terça-feira, 19 de março de 2024

Curso de formação pedagógica de Matemática é avaliado ´pelo e.MEC dom Ministério da Educação.











Inep divulga indicadores que avaliam cursos e instituições

    • Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019, 13h23
    • Última atualização em Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019, 15h04


    Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) são constituídos a partir dos resultados do Enade


    Estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2018. Os indicadores avaliam cursos e instituições de ensino superior, respectivamente, e são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A divulgação é anual.

    Os indicadores produzidos pelo Inep buscam subsidiar decisões para o aprimoramento da educação superior. Pelos números, é possível saber o que funciona e o que precisa melhorar. A divulgação do CPC 2018 e do IGC 2018 encerram o ciclo de apresentação de resultados do Enade 2018.

    Para o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi, os índices mostram como as instituições e o ensino superior no Brasil estão se comportando. “Um dos destaques que vale a pena mencionar é a educação a distância”, afirmou. “Os alunos que estão concluindo os cursos a distância foram avaliados, e estão com os mesmos resultados que os alunos presenciais”, continuou. A declaração foi dada após participação em um encontro técnico com jornalistas, na quarta-feira, 11 de dezembro.

    CPC – É o conceito que avalia o curso, em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

    Na edição 2018, 8.520 cursos de graduação brasileiros têm o CPC 2018 divulgado. O cálculo só é realizado para cursos com, no mínimo, dois estudantes com resultados válidos no Enade. Por isso, 301 cursos ficaram sem o conceito CPC. Na faixa 3, encontram-se 4.822 cursos (56,6%) do total avaliado; na faixa 4, estão 2.702 (31,7%); na faixa 5, estão 149 cursos (1,7%); na faixa 2, 813 cursos (9,5%) e 34 (0,4%) ficam na faixa 1.

    IGC – É o indicador que avalia a instituição. Fazem parte do cálculo do IGC: média dos CPCs do último triênio do Enade (2016, 2017 e 2018) relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de mestrado e doutorado atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC, na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

    Na edição 2018, 2.052 instituições têm indicadores divulgados, em valores que vão de 1 a 5. O IGC 2018 levou em conta, nos cálculos, o CPC de 23.228 cursos, além de 4.356 programas stricto sensu da CAPES 2018. Na faixa 3, estão 1.306 instituições (63,6%); na faixa 4, encontram-se 438 (21,3%); na faixa 5, 42 (2%); na faixa 2, são 259 instituições (12,6%) e 7 instituições (0,3%) estão na faixa 1.

    O Conceito Enade e o IDD, divulgados em 4 de outubro pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC), junto com o CPC e o IGC, constituem os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O indicador é divulgado anualmente para os cursos em que pelo menos dois estudantes concluintes participaram do exame. Já o IDD mede o valor agregado pelo curso em relação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Os indicadores de qualidade mantêm relação direta com o ciclo avaliativo do Enade.

    Cursos avaliados – Foram 27 áreas avaliadas no Enade 2018: administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; design; direito; jornalismo; psicologia; publicidade e propaganda; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia; turismo; tecnologia em comércio exterior; tecnologia em design de interiores; tecnologia em design de moda; tecnologia em design gráfico; tecnologia em gastronomia; tecnologia em gestão comercial; tecnologia em gestão da qualidade; tecnologia em gestão de recursos humanos; tecnologia em gestão financeira; tecnologia em gestão pública; tecnologia em logística; tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.

    Enade – Aplicado desde 2004 e realizado anualmente pelo Inep/MEC, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes. É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário socioeconômico. Quem falta à prova ou não preenche o questionário não cola grau.

    Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep



    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

    segunda-feira, 18 de março de 2024

    Manda para seu amigo ou sua amigo não desistir ainda dá tempo.




    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

    Vídeo: Ministro do STF admite ”ausência de tentativa clara de golpe” no 8 de Janeiro. Em entrevista a TV portuguesa em 18/01/2023




    Em uma entrevista concedida a uma emissora de televisão de Portugal, o ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que não houve uma tentativa clara de golpe no dia 8 de janeiro de 2023. Essa afirmação pública coloca-o em discordância com seu colega Alexandre de Moraes, que sustenta a tese de que houve uma tentativa de tomada de poder, inclusive resultando na condenação de indivíduos por esse ato, alguns dos quais receberam penas de até 17 anos, mesmo sem histórico criminal.

    Mendes declarou: “Não houve de forma muito clara, não se pode dizer, que houve uma tentativa de golpe. Não houve quem quisesse assumir o poder. Ocuparam o Supremo Tribunal Federal, ocuparam o Palácio do Planalto e parte do Legislativo, mas de qualquer forma causaram um imenso tumulto, estamos discutindo, inclusive no exterior, aqui em Portugal e em outros lugares.”

    Está foi a primeira vez que um ministro da mais alta corte do país se posicionou dessa maneira em relação aos distúrbios ocorridos naquele período. A entrevista foi realizada em 18 de janeiro do mesmo ano, dez dias após os eventos. É importante ressaltar que no mesmo dia dos incidentes, Moraes e o governo de Lula classificaram as invasões como um golpe. No entanto, ao longo dos processos, Gilmar validou a tese de golpe ao votar pela condenação dos acusados.

    Veja

     
     
     

    Alan Fardin

    Editor-chefe e Jornalista, 38 anos, capixaba. Fale comigo: contato@opiniaoes.com


    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

    Wálter Maierovitch pede prisão do Bolsonaro. Vamos analisar o desespero desse pessoal.


    “Merece acolhida a distinção elaborada pelo mestre SILVA FRANCO quando traça as características dos institutos. Nos três institutos, ocorre uma ação realizada pelo agente cuja vontade, de acordo com o plano previamente esboçado, está dirigida à produção de um resultado ilícito que não chegou, contudo, a consumar-se. A partir daí, no entanto, os institutos se distinguem. A consumação não é alcançada por razões diversas: na tentativa, por circunstâncias alheias à vontade do agente; na desistência voluntária e no arrependimento eficaz, por manifestação de vontade do agente. E tal manifestação de vontade, expressa em momentos diversos no processo de execução do delito, serve para separar nitidamente o conceito de desistência voluntária do de arrependimento eficaz. Na desistência voluntária, o agente abandona a execução do crime quando ainda lhe sobra, do ponto de vista objetivo, uma margem de ação. No arrependimento eficaz, não há margem alguma, porque o processo de execução está encerrado, e o agente atua então para evitar que sobrevenha o resultado.” (PACELLI, Eugênio. Manual de Direito Penal. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 311-312).

    domingo, 17 de março de 2024

    Elementos da música - Música sem Segredos


    Há três elementos básicos na nossa música: A melodia, a harmonia e o ritmo. A combinação destes elementos é  a base de qualquer composição. Há outros como:  timbre, altura, tempo, altura, textura, forma, etc. No entanto se você quer iniciar o estudo musical deve começar pelos três primeiros. Então valos lá!

    O Ritmo

    O ritmo é o elemento mais primitivo da música. O ritmo é caracterizado pela repetição de um padrão de alternância entre movimentos fortes e fracos. O batimento do coração segue em padrão rítmico assim como as ondas do mar. O número de batidas fortes e fracas e a duração de cada uma delas em um período de tempo é diferente em cada estilo musical. Basta ouvir o som do batuque da escola de samba para se identificar com o samba brasileiro.

    Compre seu instrumento online e receba na sua casa – Loja Parceira do Magazine Luiza

    Representação gráfica do ritmo

    Para representar o ritmo é preciso estabelecer o conceito de figuras que determinam a duração de cada nota. A batida rítmica em um surdo ou caixa de repique é de certa forma uma nota musical. O tímpano, por exemplo, é um instrumento musical afinado e sua nota coincide com a nota musical dos demais instrumentos. Então, para estabelecer os padrões rítmicos precisamos definir quatro grandezas musicais.

    As 4 grandezas musicais

    A primeira  é o andamento  que é medido em batidas por minuto ou bpm ( em inglês: beat per minute). O segundo é o padrão de repetição que chamaremos de fórmula de compasso. Assim, uma valsa é uma batida forte seguida de duas fracas. O terceiro elemento são os valores das figuras que determinarão a  sua duração e o quarto é o tempo de duração de cada nota.  Os valores das notas mostram quanto tempo ela estará soando em relação às demais. É importante notar que o tempo é uma grandeza relativa enquanto o andamento ou beat é uma grandeza absoluta. Grandezas absolutas são medidas em relação a um referencial, ou seja, 40 batidas por minutos podem ser cronometradas. Já o tempo divide um determinado trecho da composição que chamaremos de compasso e repete o mesmo padrão até o final ou até que haja alguma indicação de que ele deva ser alterado. Vamos imaginar que tenhamos uma valsa. Então o ritmo será forte, fraco, fraco, forte, fraco, fraco, forte,fraco, fraco, etc. Percebemos que há um padrão repetindo a cada batida forte. Então definimos o nosso compasso como ternário. Isto significa que haverá três batidas por compasso. A duração das batidas, no caso da valsa são  iguais, ou seja, possuem a mesma duração.

    A nota de maior duração é a semibreve que é representada por uma figura fechada e sem preenchimento. A esta representação se adicionamos uma haste, reduzimos sua duração pela metade e esta figura passa a se chamar mínima. Uma vez preenchida a cabeça da nota ela reduz novamente pela metade o seu valor quando comparada à mínima e passa a se chamar semínima. Quando acrescentamos um sinal de colcheia a esta figura, novamente reduzimos seu valor pela metade e seu nome passa a ser colcheia. Acrescentando mais um sinal de colcheia à figura temos a semicolcheia que tem a metade da duração da colcheia. Fazendo novamente o mesmo procedimento temos a fusa e que vale metade da semicolcheia e a semifusa que tem metade da duração da fusa. Com isso, podemos representar graficamente um ritmo.

    A Harmonia

    A própria definição da palavra nos diz que este elemento busca combinar os sons de forma que sejam agradáveis. A música moderna faz uso de técnicas que vão além da harmonia clássica, mas mesmo uma distorção mais pesada de uma guitarra é feita dentro de um contexto. A música popular  usa os conceitos de harmonia da música clássica que por sua vez está embasada na física do som.



    A descoberta de Pitágoras

    Este assunto foi estudado primeiramente por Pitágoras que datam do século VI a.C. Sim, é o  mesmo cara do teorema do triângulo retângulo. Pasmem, mas a harmonia musical está embasada em conceitos de geometria. Na verdade, o conceito de afinação de um instrumento está baseada nestes conceitos tão antigos.  Pitágoras percebeu que há uma relação sonora que de certa forma casa uma nota com outra formando um som agradável ao ouvido. Chamamos a estes sons de série harmônica. Quanto mais grave for uma nota mais frequências são ouvidas simultaneamente quando  tocamos aquele som.  Experimente tocar a sequência de notas a seguir ao piano: dó, dó, sol, dó, mi, sol… Percebe a consonância do som? Na verdade é isso que caracteriza o acorde e na verdade estamos tocando o acorde de dó maior que é formado sobre a série harmônica de dó. Desta forma, a harmonia preenche a música com sons que possuem uma combinação agradável ao nosso ouvido. A música clássica é bastante rígida quanto às regras de harmonia, já a música contemporânea permite-nos um range maior de experimentação que pode agradar a uns e não a outros. É comum considerar que a harmonia é a sobreposição de notas em uma da escala. Na verdade, não é só isso.

    A melodia

    A melodia é a sucessão de notas musicais dentro de um contexto rítmico e harmônico. A melodia é o tema de uma composição. Se a composição musical fosse comparada com um livro, a melodia seria  texto que deve seguir às regras gramaticais e de pontuação da mesma forma que o músico ao compor deve seguir as regras de harmonia e ritmo.

    Uma canção pode ou não ter letra, mas a melodia não pode faltar. Na música popular, a letra segue a mesma relação de ritmo e harmonia que a melodia. Um improviso de jazz é uma melodia que está sendo composta em tempo real, e assim como devemos conhecer o idioma que falamos para não cometer gafes, o músico deve conhecer as relações entre escalas, tonalidades, ritmos, enfim, toda a “gramática musical” para uma performance perfeita.


    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

    O Sistema Eco Woke Sofreu... Arthur Machado fala sobre a mudança de ventos em relação à Agenda ESG


    No terceiro vídeo especial sobre Geoeconomia, Arthur Machado fala sobre a mudança de ventos em relação à Agenda ESG: há um aumento significativo de bancos cancelando financiamentos à campanhas e iniciativas woke, algo quase inimaginável nos dias de hoje. Além disso, tem as inúmeras sanções aplicadas pelo governo Biden à China e os alertas de Donald Trump com as guerras que assolam o mundo atualmente.

    quinta-feira, 14 de março de 2024

    ESPECIAL DE 15 ANOS DO COF | ESTRÉIA 14/03, 20H


    Especial de 15 anos do COF: uma produção original do Seminário de Filosofia, na qual investigaremos a essência da filosofia de Olavo de Carvalho e o caminho proposto àqueles que desejam buscar a verdade — com a revelação de conteúdos inéditos do Professor!

    Professores da rede municipal de São Vicente fazem paralisação para cobrar reajuste salarial A greve acontecerá nesta quinta-feira, em dois horários. Prefeitura detalha proposta, que foi recusada pela categoria


    Por: ATribuna.com.br  -  13/03/24  -  08:09
    Professores municipais de São Vicente fazem greve nesta quinta-feira (14)
    Professores municipais de São Vicente fazem greve nesta quinta-feira (14)   Foto: Divulgação

    Os professores das escolas municipais de São Vicente farão um dia de paralisação. A greve está prevista para esta quinta-feira (14), às 8h e às 13h, em frente à Prefeitura.

    Em nota para A Tribuna, o Sindicato dos Trabalhadores no Magistério e na Educação Municipal (Sintramem), contou que o motivo da paralisação é que a proposta de ajuste salarial foi reduzida ao índice inflacionário para contemplar a antecipação do pagamento do Prêmio Educação, que seria pago em 2025.

    Em comunicado, a Prefeitura de São Vicente informou que é obrigatório que 70% dos profissionais do magistério e da educação municipal devem permanecer em atividade em cada unidade educacional, e que caso isso não aconteça, a falta do servidor, ocasionada pela greve, deverá ser vista como injustificada.

    Com isso, os professores passaram a questionar o sindicato, pedindo por soluções contra esta medida. Após o comunicado da Prefeitura, muitos profissionais pensaram em não participar, com medo de possíveis consequências.

    Uma professora, que trabalha na rede municipal há mais de 20 anos e prefere não ser identificada, contou que já participou de outras paralisações, mas o resultado não foi positivo, e que não concorda com o comunicado emitido pelo município. "Não é bem assim, todos sabem que a falta do trabalhador não pode ser dada como injustificada", disse.

    Posicionamento

    Em nota, a Prefeitura de São Vicente disse que foi notificada pelo sindicato após a categoria não aceitar a proposta de reajuste salarial, e ressaltou uma decisão judicial sobre ter pelo menos 70% de colaboradores trabalhando, sob pena de multa diária. Confira a resposta na íntegra.

    A Prefeitura de São Vicente através da Secretaria de Gestão informa que foi notificada pelo Sintramem, Sindicato dos Trabalhadores no Magistério e na educação municipal de São Vicente, sobre a possível paralisação, visto que a categoria não aceitou a proposta de reajuste salarial de 4,62% e o abono no valor de R$ 1500 para os profissionais da educação.

    É importante ressaltar que o reajuste foi aceito por todos os outros servidores da administração, com exceção, apenas, dos professores. O reajuste salarial, o maior dos últimos anos, também foi aprovado pelos vereadores.

    A Prefeitura de São Vicente informa, ainda, que nos 4 anos da atual gestão os professores tiveram os maiores reajustes da história. Um exemplo desse fato é que professores de educação básica 1 somaram reajustes de 48% na hora-aula.

    Na gestão anterior esse reajuste atingiu a marca de apenas 12% hora-aula. Em resumo, a gestão atual reajustou quatro vezes mais que a gestão anterior, mesmo em um momento de diminuição de repasses federais como o FUNDEB, frutos da baixa do ICMS que assolou o cenário nacional, bem como, a perda de aproximadamente R$ 23 milhões de salário educação, fato que prejudicou demais os municípios do Estado de São Paulo.

    Mesmo diante desse cenário desafiador a administração municipal não atrasa salários, e trata como prioridade todas as melhorias da educação. Além de propor um reajuste que nos garante o pagamento de todos os proventos sem insegurança para os educadores e demais profissionais da área, que em anos de antigas gestões ficaram sem receber no dia correto.

    Embora seja um direito legítimo, é importante considerar o impacto da paralisação na educação das crianças e na impossibilidade dos pais de trabalharem enquanto cuidam de seus filhos nesse periodo. Assim, em virtude da essencialidade deste serviço, o Tribunal de Justiça determinou que todas as unidades mantenham pelo menos 70% de seus colaboradores trabalhando, sob pena de multa diária ao sindicato da categoria.

    A Prefeitura de São Vicente seguirá à disposição para esclarecer qualquer dúvida e garantir os direitos de seus servidores, além do compromisso de que os serviços públicos não sejam comprometidos e os mais de 40 mil alunos não sejam prejudicados.


    Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

    Conversas sobre Didática,