segunda-feira, 1 de julho de 2024

Hoje dia primeiro de Julho de 2024 entra em vígor a resolução 4 de 29 de maio de 2024. O que vale agora.






PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 27/5/2024, Seção 1, Pág. 49. fonte: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2024/256291-pcp004-24/file

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 
CONSELHO PLENO 
RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 4, DE 29 DE MAIO DE 2024 

 

(*) Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicialem Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos delicenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). 

  

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe confere a Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e tendo em vista o disposto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, no Decreto nº 3.276, de 6 de dezembro de 1999, e no Parecer CNE/CP nº 4, de 12 de março de 2024, resolve:

CAPÍTULO V DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS 

Art. 17. Os cursos de formação de professores que se encontram em funcionamento deverão se adaptar aos termos desta Resolução no prazo de 2 (dois) anos, a contar da data de sua publicação. Parágrafo único. Os pedidos de autorização para funcionamento de curso em andamento serão restituídos aos proponentes para que sejam feitas as adequações necessárias, nos termos de ato da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC. 
Art.18. Os processos de avaliação dos cursos de licenciatura serão realizados pelo órgão próprio do sistema e acompanhados por comissões próprias de cada área. 
Art. 19. Ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep compete elaborar um instrumento de avaliação in loco dos cursos de formação de professores, que considere o disposto nesta Resolução. 
Art. 20. Ao Inep compete elaborar o novo formato avaliativo do Enade para os cursos de formação de professores, em consonância ao que dispõe esta Resolução.
 Art. 21. Os cursos de formação inicial de professores para a Educação Básica em nível superior, em cursos de licenciatura, organizados em áreas interdisciplinares, serão objeto de regulamentação suplementar.
Art. 22. Os licenciandos matriculados nas licenciaturas até a data da homologação desta Resolução terão o direito assegurado de concluir seu curso sob a orientação curricular pela qual o iniciaram. 
Art. 23. Ficam revogadas: 16 
I - a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015; 
II - a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019; e 
III - a Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. 
Art. 24. Esta Resolução entra em vigor na data de 1º de julho de 2024. 

LUIZ ROBERTO LIZA CURI


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Hoje é dia do Jejum Sagrado de Sri Yogini Ekadasi dia 01/07/2024 na Região Metropolitana de Campinas.

Yudhisthira Maharaj disse: "Ó Senhor Supremo, ouvi as glórias do Nirjala Ekadasi, que ocorre durante a quinzena clara do mês de Jyeshtha (maio - junho).
Agora desejo ouvir de Você sobre o suddha Ekadasi que ocorre durante na quinzena escura do mês de Ashadha (junho - julho).
Por favor, descreva-me tudo sobre isso em detalhes, ó matador do demônio Madhu (Madhusudana)."

O Senhor Supremo, Sri Krishna, então respondeu: "Ó rei, eu realmente lhe falarei sobre o melhor de todos os dias de jejum, o Ekadasi que ocorre durante a parte escura do mês de Ashadha.
Famoso como Yogini Ekadasi, ele remove todos os tipos de reações pecaminosas e concede a libertação suprema
"Ó melhor dos reis, este Ekadasi liberta as pessoas que estão se afogando no vasto oceano da existência material e as transporta para a costa do mundo espiritual.
Em todos os três mundos, é o principal de todos os dias sagrados de jejum.
Vou agora revelar esta verdade a você narrando uma história contada nos Puranas.

"O rei de Alakapuri - Kuvera, o tesoureiro dos devas (semideuses) - era um devoto constante do senhor Shiva.
Ele empregou um servo chamado Hemamali como seu jardineiro pessoal.
Hemamali, um Yaksha como Kuvera, sentiu-se muito atraído por sua linda esposa, Swarupavatii, que tinha olhos grandes e encantadores
"O dever diário de Hemamali era visitar o Lago Manasarovara e trazer flores para seu mestre, Kuvera, com as quais ele as usaria nas oferendas de puja ao senhor Shiva.
Um dia, depois de colher as flores, Hemamali foi até sua esposa em vez de retornar diretamente ao seu mestre e cumprir seu dever de trazer as flores para o puja.
Absorto em casos amorosos de natureza corporal com sua esposa, ele se esqueceu de retornar à morada de Kuvera.
"Ó rei, enquanto Hemamali se divertia com sua esposa, Kuvera começou a adoração ao senhor Shiva normalmente em seu palácio e logo descobriu que não havia flores prontas para serem oferecidas no puja do meio-dia.
A falta de um item tão importante ( upachara) irritou ainda mais o grande Koshad-yaksha (tesoureiro dos devas), e ele perguntou a um mensageiro Yaksha: 'Por que Hemamali de coração sujo não veio com a oferenda diária de flores
? me pessoalmente com suas descobertas.
O Yaksha retornou e disse a Kuvera: 'Oh querido senhor, Hemamali se perdeu em desfrutar livremente do coito com sua esposa.'

"Kuvera ficou extremamente zangado quando ouviu isso e imediatamente convocou o humilde Hemamali diante dele.
Sabendo que ele havia sido negligente e demorado em seu dever e exposto como meditando no corpo de sua esposa, Hemamali se aproximou de seu mestre com grande medo.
O jardineiro primeiro prestou suas reverências e depois ficou diante de seu senhor, cujos olhos estavam vermelhos de raiva e cujos lábios tremiam de raiva.
Tão enfurecido que Kuvera gritou para Hemamali: 'Oh, seu patife pecaminoso! Ó destruidor de princípios religiosos! Você é uma ofensa ambulante para os devas!
Portanto, amaldiçoo você a sofrer de lepra branca e a se separar de sua amada esposa! Somente um grande sofrimento é merecidamente seu!
Ó tolo de origem humilde, deixe este lugar imediatamente e vá para os planetas inferiores para sofrer!'

"E então Hemamali caiu imediatamente em desgraça em Alakapuri e adoeceu com a terrível doença da lepra branca.
Ele acordou em uma floresta densa e assustadora, onde não havia nada para comer ou beber.
Assim, ele passou seus dias na miséria, incapaz de dormir à noite devido à dor.
Ele sofreu tanto no inverno quanto no verão, mas porque continuou a adorar o próprio Senhor Shiva com fé, sua consciência permaneceu puramente fixa e estável.
Embora implicado por um grande pecado e suas reações concomitantes, ele se lembrou de seu passado. vida por causa de sua piedade.

"Depois de vagar por algum tempo aqui e ali, por montanhas e planícies, Hemamali finalmente chegou à vasta extensão das cadeias de montanhas do Himalaia.
Lá ele teve a maravilhosa sorte de entrar em contato com a grande alma santa Markandeya Rishi, o melhor dos ascetas, cuja duração de vida, dizem, se estende por sete dias de Brahma.

"Markandeya Rishi estava sentado pacificamente em seu Ashrama, parecendo tão refulgente quanto um segundo Brahma.
Hemamali, sentindo-se muito pecador, ficou distante do magnífico sábio e ofereceu suas humildes reverências e orações escolhidas.
Sempre interessado no bem-estar dos outros, Markandeya Rishi viu o leproso e chamou-o para perto: 'Oh, você, que tipo de atos pecaminosos você cometeu para merecer esta terrível aflição?'

"Ouvindo isso, Hemamali, dolorosamente e envergonhado, respondeu: 'Querido senhor, sou um servo Yaksha do senhor Kuvera, e meu nome é Hemamali.
Era meu serviço diário colher as flores do lago Manasarovara para a adoração de meu mestre ao senhor Shiva, mas um dia fui negligente e demorei a retornar com a oferenda porque fiquei dominado pela paixão luxuriosa por desfrutar dos prazeres corporais com minha esposa.
Quando meu mestre descobriu por que eu estava atrasado, ele me amaldiçoou com grande raiva para ser como sou. antes de você.
Assim, estou agora privado de minha casa, de minha esposa e de meu serviço.
Mas felizmente eu encontrei você e agora espero receber de você uma bênção auspiciosa, pois sei que devotos como você são tão misericordiosos quanto o Senhor Supremo (Bhakta Vatsala) e sempre levam o interesse dos outros em primeiro lugar em seus corações. .
Essa é a sua natureza. Ó melhor dos sábios, por favor me ajude!'

"O coração mole Markandeya Rishi respondeu: 'Porque você me disse a verdade, vou lhe contar sobre um dia de jejum que irá beneficiá-lo grandemente.
Se você jejuar no Ekadasi que ocorre durante a quinzena escura do mês de Ashadha, você certamente irá liberte-se desta terrível maldição.' Hemamali caiu no chão em completa gratidão e ofereceu -

lhe suas humildes reverências repetidas vezes,
mas Markandeya Rishi ficou lá e levantou o pobre Hemamali, enchendo-o de felicidade inexprimível.

o Ekadasi jejuou e, por sua influência, ele novamente se tornou um belo Yaksha.
Então ele voltou para casa, onde viveu muito feliz com sua esposa."

O Senhor Sri Krishna concluiu: "Então, você pode ver facilmente, ó Yudhishthira, que o jejum no Yogini Ekadasi é muito poderoso e auspicioso.
Qualquer mérito obtido ao alimentar oitenta e oito mil brâmanes também é obtido simplesmente pela observação de um jejum rigoroso no Yogini Ekadasi.
Para quem jejua neste Ekadasi sagrado, ela (Ekadasi Devi) destrói muitas reações pecaminosas do passado e o torna mais piedoso.
Ó rei, assim eu te expliquei a pureza de Yogini Ekadasi."

Assim termina a narração das glórias de Ashadha-krishna Ekadasii, ou Yogini Ekadasi, do Brahma-vaivarta Purana.



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Le Pen Fatura Eleições - Treta Paula Marisa e Pavinatto - X Peita Lustr...

sábado, 29 de junho de 2024

Canal Sérgio Tavares direto de Portugal: Ricardo Felício professor dr. (climatologista e professor)


Assista a esta interessante entrevista com um dos mais reputados climatologistas do Brasil, ex-professor da Universidade de São Paulo, que irá desmontar as (falsas) teorias catastróficas em torno das alterações climáticas. Entenda como políticos e imprensa nos andam a tentar enganar e quais as razões. Este é um projeto de jornalismo independente. Poderá apoiar em www.canalsergiotavares.pt ou fazendo a sua subscrição mensal aqui:https://steadyhq.com/pt/canal-sergio-...

Democracia totalitária . #olavotemrazao



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A História do PRIMEIRO ÁLBUM de RAP 🇧🇷

Oswald Spengler: Vida, Obras e a Decadência do Ocidente Quem Foi Oswald Spengler? Descubra a História e as Profecias do Filósofo da Decadência


Escrito por Redação Olavete em 27 de junho de 2024
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Oswald Spengler foi um filósofo e historiador alemão cuja obra continua a influenciar o pensamento contemporâneo.

Seu trabalho mais conhecido, “A Decadência do Ocidente“, introduziu uma nova perspectiva sobre a história e o destino das civilizações.

Este artigo tem como objetivo explorar a vida, as principais obras e as contribuições intelectuais de Spengler, oferecendo uma visão abrangente de sua filosofia.

Spengler é frequentemente lembrado por suas ideias inovadoras e sua capacidade de prever mudanças culturais e sociais.

Através deste estudo, buscamos entender melhor o contexto histórico em que viveu, suas motivações e o impacto duradouro de suas teorias.

Com uma abordagem detalhada, examinaremos desde sua biografia até a análise de suas principais obras, destacando a relevância de seus conceitos na atualidade.

Este artigo não apenas pretende informar, mas também provocar reflexão sobre a validade e aplicabilidade das ideias de Spengler no mundo moderno.

Vida e Formação

Oswald Spengler nasceu em 29 de maio de 1880, em Blankenburg, uma pequena cidade na Alemanha.

Desde jovem, demonstrou um interesse profundo por literatura, filosofia e história, áreas que mais tarde viriam a moldar sua carreira intelectual.

Seus pais, Bernhard e Pauline Spengler, incentivaram seu desenvolvimento acadêmico, proporcionando-lhe uma educação sólida e diversificada.

Spengler frequentou a Universidade de Munique, onde estudou ciências naturais, matemática, filosofia e história.

Durante seus estudos universitários, ele foi particularmente influenciado pelas obras de Goethe, Nietzsche e Schopenhauer, que deixaram uma marca indelével em seu pensamento.

Após completar seus estudos, Spengler trabalhou como professor de matemática e ciências em escolas secundárias, uma carreira que manteve até se dedicar totalmente à escrita e pesquisa.

Influências

A formação acadêmica de Spengler foi marcada por um ecletismo notável, abrangendo desde as ciências exatas até as humanidades.

Sua paixão por Goethe o inspirou a ver a história como um processo orgânico, enquanto Nietzsche lhe forneceu uma perspectiva crítica sobre a modernidade e o progresso.

Schopenhauer, com seu pessimismo filosófico, influenciou profundamente a visão de Spengler sobre a inevitabilidade da decadência das civilizações.

Essas influências se combinaram para formar a base do pensamento de Spengler, que seria posteriormente articulado em suas obras mais importantes.

Carreira Profissional

Após sua formação acadêmica, Spengler começou a lecionar, mas rapidamente se desiludiu com a carreira de professor.

Em 1911, ele se mudou para Munique, onde começou a trabalhar em “A Decadência do Ocidente“, seu projeto mais ambicioso.

Vivendo de uma pequena herança deixada por sua mãe, Spengler dedicou-se inteiramente à escrita e pesquisa, afastando-se da vida pública.

A publicação de “A Decadência do Ocidente” em 1918 catapultou Spengler à fama, trazendo reconhecimento internacional e uma série de debates acalorados sobre suas teorias.

Apesar da controvérsia, ele continuou a escrever e a desenvolver suas ideias até sua morte em 8 de maio de 1936, em Munique.

Spengler deixou um legado duradouro, com suas obras continuando a influenciar pensadores e historiadores ao longo do século XX e além.

A Decadência do Ocidente

A Decadência do Ocidente” é a obra mais famosa de Oswald Spengler, publicada em dois volumes entre 1918 e 1922.

Este trabalho monumental propôs uma nova forma de entender a história, através do conceito de ciclos das civilizações.

Spengler argumentava que as culturas passam por fases de nascimento, crescimento, apogeu e declínio, de maneira semelhante aos organismos vivos.

Contexto da Obra

A obra foi escrita em um período tumultuado, durante e após a Primeira Guerra Mundial, quando a Europa estava mergulhada em crises sociais, políticas e econômicas.

Spengler via a guerra e suas consequências como um sinal do declínio inevitável da civilização ocidental.

Este contexto histórico influenciou profundamente suas ideias e sua visão pessimista sobre o futuro da Europa.

Conceitos Centrais

No coração de “A Decadência do Ocidente” está a distinção entre cultura e civilização.

Para Spengler, culturas são organismos vivos que nascem, crescem e eventualmente morrem.

A civilização, por outro lado, é a fase final e decadente de uma cultura, marcada por materialismo, racionalismo e a perda de vitalidade espiritual.

Ele também introduziu a ideia de que cada cultura tem seu próprio “destino” e que a história não é linear, mas cíclica.

Recepção e Críticas

A recepção de “A Decadência do Ocidente” foi mista.

Enquanto alguns elogiaram a obra como uma contribuição profunda e inovadora à filosofia da história, outros criticaram Spengler por seu determinismo e pessimismo exagerado.

Muitos acadêmicos rejeitaram suas teorias por considerarem-nas fatalistas e sem base empírica suficiente.

No entanto, a obra teve um impacto significativo e provocou debates intensos, consolidando Spengler como uma figura importante no pensamento filosófico do século XX.

Através de suas ideias, ele desafiou a visão progressista da história e ofereceu uma perspectiva alternativa que continua a ser estudada e discutida até hoje.

Decadência do Ocidente

Outras Obras Importantes

Além de “A Decadência do Ocidente”, Oswald Spengler produziu outras obras significativas que contribuíram para seu legado intelectual.

Esses trabalhos complementam e expandem suas ideias sobre a história, a cultura e o destino das civilizações.

O Homem e a Técnica

Em “O Homem e a Técnica“, publicado em 1931, Spengler explora a relação entre a humanidade e a tecnologia.

Ele argumenta que a técnica é uma força fundamental que molda as culturas e suas trajetórias.

Para Spengler, a técnica não é apenas um conjunto de ferramentas e métodos, mas uma expressão do espírito humano.

Ele vê a ascensão da técnica como um indicador do declínio cultural, à medida que as sociedades se tornam mais mecanizadas e menos espirituais.

Anos Decisivos

Anos Decisivos“, publicado em 1933, é uma reflexão sobre o período crítico que Spengler acreditava que o mundo estava atravessando.

Neste livro, ele analisa os eventos políticos e sociais de sua época, oferecendo previsões sombrias sobre o futuro.

Spengler defende que o Ocidente estava em um ponto de inflexão, enfrentando crises que determinariam seu destino final.

Sua análise é marcada por um senso de urgência e um apelo para que as sociedades ocidentais reconheçam e enfrentem os desafios de sua decadência iminente.

Essas obras, junto com “A Decadência do Ocidente”, formam o núcleo do pensamento de Spengler, proporcionando uma visão abrangente e coerente de sua filosofia da história.

Sua abordagem interdisciplinar e seu estilo provocativo continuam a inspirar e desafiar estudiosos em diversas áreas do conhecimento.

Filosofia e Teorias

Oswald Spengler desenvolveu uma filosofia singular que desafia a visão linear da história, propondo em seu lugar um modelo cíclico.

Essa abordagem influenciou profundamente a forma como entendemos o desenvolvimento das civilizações e seu eventual declínio.

Teoria dos Ciclos Civilizacionais

No centro da filosofia de Spengler está a teoria dos ciclos civilizacionais.

Ele acreditava que as culturas são organismos vivos que nascem, crescem, atingem seu apogeu e, inevitavelmente, entram em declínio.

Cada cultura, segundo Spengler, possui um “destino” único que determina sua trajetória histórica.

Por exemplo, ele comparava a civilização ocidental à civilização clássica, sugerindo que ambas passaram por fases similares de desenvolvimento e decadência.

Fatalismo Histórico

Outro conceito-chave no pensamento de Spengler é o fatalismo histórico.

Ele argumentava que os eventos históricos são determinados por forças maiores que escapam ao controle humano.

Para Spengler, a história não é uma progressão contínua de progresso, mas uma série de ciclos predeterminados.

Essa visão fatalista desafia a ideia iluminista de que a humanidade pode continuamente melhorar através da razão e do progresso científico.

Influências e Comparações

As ideias de Spengler foram fortemente influenciadas por filósofos como GoetheNietzsche e Schopenhauer.

De Goethe, ele adotou a visão orgânica da história.

De Nietzsche, ele incorporou o conceito de decadência cultural.

De Schopenhauer, ele herdou o pessimismo filosófico.

Comparado a outros historiadores e filósofos contemporâneos, Spengler oferece uma perspectiva única que enfatiza o caráter inevitável e cíclico dos eventos históricos.

Suas teorias provocaram debates intensos e continuam a ser um ponto de referência para estudos sobre a natureza e o destino das civilizações.

Essa combinação de influências e ideias próprias fez de Spengler uma figura singular na filosofia da história, cuja obra ainda ressoa na análise contemporânea das culturas e civilizações.

Relevância Atual

Os conceitos e teorias de Oswald Spengler permanecem relevantes até os dias de hoje, influenciando tanto o pensamento acadêmico quanto os debates públicos.

Seus insights sobre o ciclo de vida das civilizações oferecem uma perspectiva crítica sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelo mundo ocidental.

A influência de Spengler pode ser observada em diversas áreas, desde a filosofia até a política, refletindo a profundidade e a abrangência de suas ideias.

Influência na Filosofia e História Contemporânea

Spengler é frequentemente citado em discussões sobre o declínio cultural e as transformações sociais.

Seus trabalhos inspiraram filósofos e historiadores a reconsiderar as narrativas lineares da história e a explorar os padrões cíclicos de ascensão e queda das civilizações.

Acadêmicos modernos utilizam suas teorias para analisar fenômenos como a globalização, a crise ambiental e o esgotamento dos recursos naturais, vendo paralelos com os sinais de decadência que ele identificou.

Discussões Modernas

No século XXI, as ideias de Spengler têm sido reavaliadas à luz de eventos globais recentes.

Crises econômicas, questões climáticas e conflitos geopolíticos são frequentemente interpretados como indicadores de uma possível decadência da civilização ocidental, ecoando as previsões de Spengler.

Debates sobre a sustentabilidade do modelo de desenvolvimento atual e a perda de valores culturais reforçam a pertinência de sua obra.

Mesmo críticos de seu fatalismo reconhecem a importância de suas contribuições para a compreensão das dinâmicas históricas e culturais.

A relevância contínua de Spengler se deve, em grande parte, à sua capacidade de captar a complexidade dos processos históricos e sua visão de que a história é marcada por ciclos inevitáveis de crescimento e declínio.

Sua obra serve como um alerta e um convite à reflexão sobre o futuro das sociedades humanas, incentivando uma análise crítica e profunda das trajetórias culturais e civilizacionais.

Conclusão

Oswald Spengler deixou um legado complexo e profundo que continua a ser objeto de estudo e debate.

Sua visão cíclica da história desafia as narrativas tradicionais de progresso linear, oferecendo uma perspectiva alternativa sobre o destino das civilizações.

Ao longo de sua vida e obras, Spengler apresentou uma visão do mundo marcada pelo pessimismo histórico e pela crença na inevitabilidade do declínio cultural.

Resumo dos Principais Pontos

Ao longo deste artigo, exploramos a vida de Spengler, desde sua formação e influências até suas principais obras, como “A Decadência do Ocidente”.

Discutimos seus conceitos centrais, incluindo os ciclos civilizacionais e o fatalismo histórico, bem como a recepção e as críticas a suas ideias.

Também examinamos a relevância contínua de seu pensamento e a influência que ele exerce sobre a filosofia e a história contemporânea.

Considerações Finais

O impacto duradouro de Oswald Spengler reside na sua capacidade de provocar reflexão e debate.

Suas teorias, embora controversas, continuam a oferecer insights valiosos sobre a natureza das culturas e civilizações.

À medida que enfrentamos novos desafios globais, a obra de Spengler serve como um lembrete poderoso da complexidade e da fragilidade das sociedades humanas.

Refletir sobre suas ideias pode nos ajudar a entender melhor nosso próprio tempo e a navegar pelas incertezas do futuro.

Spengler, com sua visão única e provocadora, permanece uma figura central na análise histórica e cultural, desafiando-nos a pensar





O Decadência do Ocidente

Autor: 

Comentário dos Gigantes:

Olavo de Carvalho, COF 101 - 00:18:50 :
"Teorias cíclicas são obras de arte, neste sentido elas tem uma função meramente literária e sugestiva, isso se refere a teoria de Oswald Spengler na ''Decadência do Ocidente' ou em Toynbee 'A Study of History' ou de Carroll Quigley em 'Tragedy and Hope' ou no mais recente 'The Fire and the Stones' de Nicholas Hagger". Todas essas teorias cíclicas tem que ser tomandas com um pouco de ironia;
Otto Maria CarpeauxUma Nova História da Música, Alhambra, 4ª edição, página 9. :
A música, assim como a entendemos, é um fenômeno específico da civilização do Ocidente; esta tese foi afirmada por Spengler na famosa página ''Declínio do Ocidente' (vol I, página 231).

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Etimologia

Narayan Aiyangar afirma que o significado da palavra sânscrita 'Narayana' pode ser rastreado até as Leis de Manu (também conhecidas como Manusmriti , um texto Dharmaśāstra ), [8] que afirma:

As águas são chamadas narah, (pois) as águas são, de fato, descendentes de Nara; como foram sua primeira residência (ayana), daí ele se chama Narayana.

-  Capítulo 1, Versículo 10 [9]

Esta definição é usada em toda a literatura pós-védica, como o Mahabharata e o Vishnu Purana . [8] [10] 'Narayana' também é definido como o 'filho do homem primitivo ', [11] e 'Ser Supremo que é a base de todos os homens'. [12]

  • 'Nara' (sânscrito नार) significa 'água' e 'homem' [13]
  • 'Yana' (sânscrito यान) significa 'veículo', 'navio', ou mais vagamente, 'morada' ou 'casa' [14]

  1. "Dicionário de Sânscrito para Sânscrito Falado 'yana' " .spokenskrit.org . Recuperado em 5 de dezembro de 2019 .


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