terça-feira, 20 de agosto de 2024

DESISTI DE SER PROFESSOR DO ESTADO DE SP: professor Thiago Inspira


DESENVOLVIMENTO INFANTIL: COGNITIVO, EMOCIONAL E SOCIAL - Blog do Baroni Educar


O que é desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento infantil é a maturação da habilidade de aprender, se conhecer e se relacionar na sociedade.

Sobre a habilidade de aprender, nos referimos ao desenvolvimento cognitivo. A habilidade de se conhecer e reconhecer suas emoções é marcada pelo desenvolvimento emocional. Já a habilidade de lidar com o outro e com a sociedade se refere ao desenvolvimento social.

As três formas de desenvolvimento são codependentes, ou seja, uma não consegue evoluir sem a outra.

Para saber mais sobre desenvolvimento da criança, a importância do brincar no desenvolvimento infantil, a arte na educação infantil e sua contribuição para o desenvolvimento, os marcos do desenvolvimento infantil e como estimular o desenvolvimento infantil, peça nos comentários que a gente responde e posta um artigo bem completo sobre o assunto. Combinado?

Desenvolvimento Cognitivo

Piaget: o desenvolvimento infantil

Jean Piaget elaborou a principal teoria sobre o desenvolvimento cognitivo-intelectual infantil, sendo um marco para a pedagogia moderna. Sua teoria ofereceu um resposta prática sobre como o indivíduo se desenvolve desde o nascimento até a adolescência, estabelecendo tanto a maturidade do aparelho psíquico quanto a importância da interação com o meio.

Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo se dá pela integração do mundo físico com o social e se desenvolve em estágios.

Marcos do desenvolvimento segundo Piaget :

Piaget divide o desenvolvimento infantil em estágios que se dão por idade, acompanhando a maturidade física do aparelho cognitivo da criança.

Estágio: Sensório motor

Idade: 0 a 2 anos.
Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciando-o do restante do mundo físico. O desenvolvimento da inteligência ocorre em três etapas:

  1. Reflexos de fundo hereditário;
  2. Organização e hábitos;
  3. Inteligência prática.

Estágio: Pré-operacional

Idade: 2 a 7 anos.
Desenvolvimento da linguagem com três consequências para a vida mental:

  1. Socialização da ação, com trocas entre os indivíduos;
  2. Desenvolvimento do pensamento, a partir do pensamento verbal (finalismo – porquês animismo e artificialismo);
  3. Desenvolvimento da intuição.

Estágio: Operacional concreto

Idade: 7 aos 12 anos.
Desenvolvimento das operações concretas, pensamento lógico sobre coisas concretas:

  1. Compreensão da relação entre coisas e capacidade para classificar objetos;
  2. Superação do egocentrismo da linguagem;
  3. Aparecimento das noções de conservação de substância, peso e volume.

Estágio: Operacional formal

Idade: 12 anos em diante.
Desenvolve a habilidade de construir sistemas e teorias abstratas:

  1. Forma e entende conceitos de amor, de justiça, de democracia…
  2. Transfere um pensamento concreto sobre coisas para um pensamento para o abstrato.
  3. Torna se hipotético-dedutivo, capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses. Se A é maior que B, B é maior que C…

Piaget acredita que existem diferentes momentos no desenvolvimento humano. Por exemplo, uma maneira de pensar, calcular, ou de se chegar a uma conclusão podem parecer absolutamente correta em um determinado período de desenvolvimento e absurda em outros momentos. Para Piaget, a forma que a criança raciocina e aprende passa por estágios. O estágio motor é o primeiro estágio. Nele, se desenvolvem os órgãos sensoriais e os reflexos neurológicos básicos como o sugar do seio materno. O pensamento se dá somente sobre as coisas presentes na ação que desenvolve. Por volta dos dois anos de idade, a criança evolui do estágio sensório motor para o pré-operatório. Na etapa do pré-operatório a criança torna-se capaz de fazer uma coisa e imaginar outra. Ela faz isso quando brinca de boneca e representa situações vividas em dias anteriores.

Por volta dos sete anos, ela passa por outra progressão quando alcança o estágio operatório concreto. Ela consegue refletir sobre o inverso das coisas para concluir um raciocínio. Como exemplo, é capaz de perceber que 2 + 2 = 4 porque sabe que 4 – 2 = 2. Por fim, progride-se para o estágio operatório formal. Nesse estágio o adolescente começa a desenvolver ideias abstratas, sem precisar da relação direta com a experiência concreta. O conhecimento e o desenvolvimento da inteligência seriam construídos na experiência, a partir da ação do sujeito sobre a realidade.

Para saber mais sobre Piaget e as fases do desenvolvimento infantil é só pedir nos comentários!

😉

Vygotsky: o desenvolvimento cognitivo infantil

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento intelectual humano se dá por uma interação constante e ininterrupta entre processos internos e externos. Sendo assim, o indivíduo não nasce pronto nem é cópia do mundo social. Dessa forma, Vygotsky se posiciona contra o pensamento inatista, segundo o qual as pessoas já nascem com característica como inteligência e estados emocionais pré-determinados. Ao mesmo tempo, Vygotsky também nega a teoria contrária ao inatismo, o empirismo, que defende que nascemos uma “folha em branco” e que nossas experiências determinam nossas características.

Vygotsky entende que o desenvolvimento do conhecimento é fruto de uma grande influência das experiências do indivíduo, mas características inatas geram em cada indivíduo um significado particular a essas vivências. Para Vygotsky, desenvolvimento cognitivo e aprendizado estão intimamente ligados, pois, para nos desenvolvermos precisamos aprender. Esse desenvolvimento não depende apenas da maturação física, como defendem os inatistas. Apesar de ter condições maturacionais para falar, uma criança só falará se participar, ao longo de sua vida, do processo cultural de um grupo, isto é, se tiver contato com uma comunidade de falantes.

Vygotsky identifica duas zonas de desenvolvimento:

  1. Desenvolvimento proximal: para que as informações sejam assimiladas, elas precisam fazer sentido. Isso acontece quando elas incidem no que Vygotsky chama de zona de desenvolvimento proximal, a distância entre o que a criança já sabe fazer sozinha e o novo conhecimento;
  2. Desenvolvimento real: contrário ao desenvolvimento proximal, o desenvolvimento real é o que a criança é capaz de realizar com ajuda de alguém mais experiente.

Ensinar o que a criança já sabe é pouco desafiador e ir além do que ela pode aprender é ineficaz. O ideal é partir do que ela domina para ampliar seu conhecimento.

Se você quer entender melhor Vygotsky e o aprendizado e desenvolvimento como um processo sócio-histórico, não deixe de pedir nos comentários.

Desenvolvimento Emocional

Daniel Goleman: a inteligência emocional

Coleman, psicólogo PHD de Harvard, desenvolveu a teoria da Inteligência Emocional, na qual afirma que temos dois tipos de inteligência distintas:

  • Inteligência Tradicional: pode ser medida pelo QI (quociente de inteligência). É uma escala que avalia e compara habilidades racionais referentes às áreas do pensamento, como matemática básica, atenção e lógica;
  • Inteligência Emocional: pode ser medida pelo QEquociente emocional. É a capacidade de lidar com as próprias emoções, além de ser empático quanto às emoções dos outros.

Para Coleman, pessoas de sucesso dependem 20% do Quociente Intelectual e 80 % do Quociente Emocional.

Como desenvolver a Inteligência emocional?

A inteligência emocional pode ser desenvolvida a partir do desenvolvimento do autoconhecimento, da administração das emoções, da automotivação, da empatia e do relacionamento.

  • Autoconhecimento: capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e usá-los nas tomadas de decisões, para que elas gerem melhores resultados em satisfação pessoal. Quem desenvolve um bom autoconhecimento direciona a vida com melhor qualidade, consegue tomar decisões mais acertadas e menos impulsivas.
  • Administrar as emoções: habilidade de controlar impulsos e conter arrebatamentos, ânsias e tentações.
  • Automotivação: habilidade de provocar ânimo em si mesmo, de persistir mesmo na dificuldade. É sobre ter controle sobre a angustia, se mantendo sempre otimista e com perspectivas positivas.
  • Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro, de entender o outro e de ter atenção aos sentimentos alheios, mesmo que não verbalizados.
  • Relacionamento: capacidade de ministrar as emoções externas, de criar ambientes de segurança emocional, interagindo com tato e acolhimento e desenvolver relações e companheirismo.

Características da autoconsciência emocional

A autoconsciência emocional é a habilidade de estar sempre buscando alternativas para se tornar uma pessoa melhor, sabendo o que precisa para si mesma e o que os outros esperam dela.

Algumas das principais características das pessoas autoconscientes emocionalmente são:

  • Feedbacks: buscar nos outros a reação às suas ações tentando descobrir o impacto positivo ou negativo do seu comportamento. Se possível, descobrir o que e porque a pessoa aprovou ou reprovou certa atitude e o que fazer para melhorar.
  • Sugestões e críticas: Tomar sugestões e críticas como oportunidades de aprender sobre si e entender o outro. Se levar para o lado pessoal isso só trará sofrimento e rancor, mas se for compreendida como algo uma observação positiva e estar sempre aberto a sugestões, permite o autodesenvolvimento e melhor integração social.
  • Motivação:capacidade de se auto motivar e de motivar outros. Geralmente a motivação se reúne com a ideia de apresentar oportunidades, desafios e dá feedbacks construtivo

Percebendo o desenvolvimento da consciência emocional

A criança demonstra sua autoconsciência em várias pequenas situações, como ao começar a usar pronomes pessoais para se referir a ela mesmo, seus gostos particulares por roupa, comidas etc. Além da identificação de características pessoais como saber que é tímida ou reconhecer que é boa em uma atividade. Posteriormente, durante o desenvolvimento sócio afetivo, começa a se interessar por ter amigos e se aventurar a compartilhar seus brinquedos e mostrar empatia.

Na fase da adolescência (puberdade) – entre 11 e 14 anos (meninas) entre 12 e meio e 16 anos (meninos) – a autoconsciência que desenvolveram na infância será determinante. O adolescente que durante a infância manteve um vínculo e relacionamento adequado com os pais (afeto, segurança, limites e valores) tende a apresentar uma adolescência mais tranquila. É importante destacar como é benéfico para o menino que na sua infância ele viva e continue mantendo uma intimidade respeitosa com seu pai (sentimento de respeito e aceitação incondicional – sentimento de conforto para dividir os próprios problemas e dificuldades com os pais).

O desenvolvimento da adolescência é concomitante com a maturação corporal e sexual. Percebe-se uma maior autoconsciência e reorganização da personalidade. Percebe-se nessa fase um interesse e ênfase nos processos de amizade. Já na fase da juventude, o jovem se prepara também para a vida adulta, estando pronto para assumir conscientemente responsabilidades sociais e até econômicas.

Já na idade adulta, com o amadurecido da autoconsciência, a pessoa passa a controlar melhor alguns comportamentos emocionais:

  • Controla suas emoções: percebe, entende e controla as próprias emoções. Esse é o primeiro passo para chegar à autoconsciência emocional. Se tem o costume de agir no impulso, começa a pensar um pouco antes de tomar as decisões. Além disso, sempre que possível, reserva um tempo para refletir a respeito de como reage diante das situações e analisa o impacto disso na sua vida.
  • Analisa o seu comportamento: além de analisar a forma como se comporta diante dos problemas, pensa na sua reação frente às conquistas. Identifica também as coisas que fazem com que ela se sinta bem e o que faz com que ela saia da zona de conforto. Com este conhecimento entende melhor suas ações e comportamento.
  • Pratica a empatia: apende a se colocar no lugar do outro e tenta entender a forma como as pessoas pensam. Atingindo os comportamentos acima, pode-se perceber uma ampliação da sua consciência emocional. Afinal, para ser autoconsciente emocionalmente, é preciso entender não apenas si mesmo, mas também quem está à sua volta.

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Desenvolvimento Social

Processo de socialização

O homem é um animal social”. Essa frase do filósofo grego Aristóteles provém de uma de suas teorias que defende o ser humano como um indivíduo que não só gosta, mas precisa estar em sociedade para viver plenamente. Ainda afirma que o homem não pode ser feliz fora da sociedade (sozinho).

Essa não é uma característica exclusivamente humana. Há vários animais sociais na natureza, como os lobos, leões e muitos outros. Esses animais não conseguem viver fora de seus grupos e costumam morrer se são expulsos ou se perdem. Alguns morrem pois não sabem caçar ou se defender sozinhos, mas muitos simplesmente desistem e se isolam esperando a morte chegar.

Diante dessa percepção, a sociedade é fundamental, pois nela criamos relacionamentos pessoais e profissionais. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Em outras palavras, a socialização é o processo de adquirir conhecimento social, é o processo que transforma o ser humano de um ser biológico para um ser social. No processo de socialização, portanto, existem dois aspectos mutuamente associados:

  • Pressão social: a tentativa da sociedade para moldar o comportamento do indivíduo. Isso acontece desde a infância e passa por toda a vida adulta. Abrange os valores éticos, religião, moda, estilo musical etc. É necessário ceder em algum nível às pressões sociais, pois é assim que você se identifica como membro de uma sociedade e é reconhecido pelo grupo. Por outro lado, é preciso tomar cuidado para não ceder excessivamente, pois pode perder sua essência e personalidade, sendo desvalidado enquanto indivíduo.
  • Individualização: a tentativa de manter sua singularidade enquanto faz algumas concessões aos vários grupos dos quais é membro. É a tentativa de se destacar em meio a sociedade que tenta igualar as pessoas por meio da pressão social. É a definição de quem você é dentro da sociedade.

Durante a infância, a criança participa da sociedade por meio dos pais e cuidadores e desenvolve sua individualização a partir do que os pais fornecem de experiências e informações.

Ao entrar na escola, por volta dos 6 anos, a criança expande a sua socialização para os colegas e professores, criando assim novas percepções e aprendendo a lidar com pressões sociais conflitantes, pois as regras na escola e em casa muitas vezes são diferentes. Assim, a criança aprende que comportamentos sociais variam de acordo com a o ambiente que ela está.

Na adolescência, a sociedade ganha um novo aspecto, pois a puberdade leva o jovem a buscar instintivamente parceiros sexuais. Assim, a pressão social passa a ser muito maior vinda de seus pares (outros jovens) do que de autoridades (pais, professores etc). É também nessa fase que a criança mais sofre com a pressão social, pois sente uma necessidade intensa de participar da sociedade, ao mesmo tempo que quer se destacar e desenvolver seu próprio processo de individualização.

Depois de adulto aprendemos melhor a lidar com a sociedade e com nós mesmos, o que não significa que superamos pressões sociais ou necessidade de individualização.

Relacionamento entre pais e filhos

O relacionamento entre pais e filhos é o mais importante na formação social das pessoas. Não é unicamente a tarefa de educar e disciplinar uma criança, mas também de permitir que ela se desenvolva de forma integral.

A socialização da criança requer a imposição de certos controles e o estabelecimento de certas de regras. Sem esse controle não seria possível a aprendizagem de habilidades, atitudes e comportamentos necessários à vida em grupo, em sociedade. Existem problemas na socialização da criança que estão visíveis devido ao tipo de disciplina que está sendo aplicada pelos pais.

 De modo geral, a disciplina que os pais estabelecem pode ser categorizada em três formas:

  1. Disciplina pela afirmação do poder: baseada na punição, que inclui o uso de agressão física, a retirada de privilégios ou objetos materiais, ameaças e humilhações. A obediência que se estabelece fundamenta-se no medo. Educar uma criança empregando castigos corporais não é uma boa técnica de socialização, pois provoca efeitos indesejáveis como o ato de mentir, fugir, dissimular, como forma de evitar a punição. Em geral, pais que usam castigos físicos como forma de punição são muito autoritários.
  2. Disciplina pela afirmação do poder: a retirada do amor é visível. Os pais geralmente expressam direta ou indiretamente seu desgosto pelo fato de a criança ter se comportado de maneira inadequada. Nesse caso, eles ignoram a criança, recusando-se a falar, ouvir e ameaçam com o abandono. Essa técnica é altamente punitiva e, como a criança é totalmente dependente dos pais e não consegue compreender que o isolamento é temporário, ela pode sentir ansiedade e desespero. Outra forma de afirmar o poder é expondo a criança ao ridículo, fazendo comparações e diminuindo a criança. Esse tipo de intervenção faz com que a criança desenvolva sentimentos de inadequação e desprestígio.
  3. Disciplina pelo respeito à criança: é quando os pais são acolhedores, amorosos e encorajam a autonomia. Esses pais, ao mesmo tempo que sabem quando permitir que a criança cresça sozinha e apresente sua personalidade, sabem também quando dizer não e impor limites. Para desenvolver essa relação é importante o diálogo, de modo que a criança possa ser ouvida e também entender as razões pelas quais ela pode ou não pode fazer alguma coisa. Essas conversas devem ser objetivas e a linguagem tem que acompanhar a idade da criança para a total compreensão da informação. A criança também deve ter liberdade para expressar suas emoções que devem ser acolhidas pelos pais. Os pais devem pedir a opinião da criança e respeitar seus sentimentos, elogiar suas realizações e incentivar sua autonomia e independência dentro dos limites de sua idade. Nesse caso, o respeito à autoridade fundamenta-se na admiração, no afeto e na responsabilidade.

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Fonte blog.baronieducar.com.br/psicanalise-infantil/desenvolvimento-infantil-cognitivo-emocional-e-social/


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Śrīmad-Bhāgavatam (Bhāgavata Purāṇa) Capitulo 2 verso 32. de Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupāda, Ācārya-Fundador da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna


ŚB 10.2.32

ye ’nye ’ravindākṣa vimukta-māninas
tvayy asta-bhāvād aviśuddha-buddhayaḥ
āruhya kṛcchreṇa paraṁ padaṁ tataḥ
patanty adho ’nādṛta-yuṣmad-aṅghrayaḥ

Sinônimos

ye anye — qualquer um, ou todos os outros; aravinda-akṣa — ó pessoa de olhos de lótus; vimukta-māninaḥ — falsamente consideran­do-se livres do cativeiro da contaminação material; tvayi — acerca de Vós; asta-bhāvāt — especulando de várias maneiras, embora não conheçam ou desejem informações precisas sobre Vossos pés de lótus; aviśuddha-buddhayaḥ — cuja inteligência ainda não está purificada e que não conhecem a meta da vida; āruhya — muito embora atingindo; kṛcchreṇa — submetendo-se a rigorosas austeridades, penitências e trabalho árduo; param padam — a posição mais elevada (de acordo com a imaginação e especulação deles); tataḥ — dessa posição; patanti — caem; adhaḥ — de volta à existência material; anādṛta — negligen­ciando a devoção a; yuṣmat — Vossos; aṅghrayaḥ — pés de lótus.

Tradução

[Alguém pode dizer que, além dos devotos, que sempre buscam o refúgio dos pés de lutas do Senhor, existem aqueles que, não sendo devotos, aceitaram diferentes processos para atingir a salvação. O que lhes acontece? Em resposta a essa pergunta, o senhor Brahmā e os outros semideuses disseram]: Ó Senhor de olhos de lótus, embora os não-devotos que aceitaram rigorosas austeridades e penitências para atingir a posição mais elevada possam julgar-se liberados, a in­teligência deles é impura. Eles caem de suas posições aparentemente superiores, pois não dão importância alguma a Vossos pés de lótus.

Comentário

SIGNIFICADO—Além dos devotos, existem muitos outros, os não-devotos, conhe­cidos como karmīsjñānīs ou yogīs, filantropos, altruístas, políticos, impersonalistas e niilistas. Há muitas classes de não-devotos que aceitam seus respectivos métodos de liberação, mas, como simples­mente desconhecem o refúgio dos pés de lótus do Senhor, embora falsamente julguem terem se libertado ou elevado à mais excelsa posição, voltam a cair. Como o próprio Senhor afirma claramente na Bhagavad-gītā (9.3):

aśraddadhānāḥ puruṣā
dharmasyāsya parantapa
aprāpya māṁ nivartante
mṛtyu-saṁsāra-vartmani

“Aqueles que não são fiéis neste serviço devocional não podem Me alcançar, ó subjugador dos inimigos. Por isso, eles voltam a trilhar o caminho de nascimentos e mortes neste mundo material.” Não importa o fato de alguém ser karmījñānīyogī, filantro­po, político ou o que quer que seja; se não tem amor pelos pés de lótus do Senhor, ele cai. É esse o veredito que o senhor Brahmā apresenta neste verso.

Existem pessoas que advogam a aceitação de qualquer processo e que dizem que qualquer processo que se aceite levará à mesma meta, mas refuta-se isso neste verso, no qual se definem tais pessoas como vimukta-māninaḥ, o que quer dizer que, embora julguem ter atingido a perfeição mais elevada, não a atingiram de fato. Nos dias atuais, em toda parte do mundo, eminentes políticos creem que, através de estratagemas, podem ocupar os mais elevados cargos políticos de presidente ou primeiro-ministro, mas vemos na reali­dade que, mesmo nesta vida, esses importantes primeiros-ministros, presidentes e demais políticos, devido ao fato de serem não-devotos, caem (patanty adhaḥ). Tornar-se presidente ou primeiro-ministro não é uma tarefa fácil; deve-se trabalhar arduamente (āruhya kṛcchreṇa) para se alcançar tais cargos. E muito embora alguém possa alcançar sua meta, pode ser chutado pela natureza ma­terial a qualquer momento. Na sociedade humana, há muitos exemplos nos quais grandes e renomados políticos caíram do posto de governantes e ficaram excluídos da história. A causa disso é aviśuddha-buddhayaḥ: a inte­ligência deles era impura. Os śāstras dizem que na te viduḥ svārtha­-gatiṁ hi viṣṇum (Śrīmad-Bhāgavatam 7.5.31). Atinge a perfeição da vida quem se torna devoto de Viṣṇu, mas as pessoas não sabem disso. Portan­to, como se declara na Bhagavad-gītā (12.5), kleśo ’dhikataras teṣām avyaktāsakta-cetasām. As pessoas que, em última análise, não aceitam a Suprema Personalidade de Deus nem adotam o serviço devocio­nal, mas que, em vez disso, apegam-se ao impersonalismo e ao niilismo, têm de se submeter a grandes esforços para alcançarem suas metas.

śreyaḥ-sṛtiṁ bhaktim udasya te vibho
kliśyanti ye kevala-bodha-labdhaye

Para atingir a compreensão, semelhantes pessoas trabalham muito ar­duamente e submetem-se a rigorosas austeridades, mas o traba­lho árduo e as austeridades são suas únicas conquistas, pois eles, na realidade, não alcançam a verdadeira meta da vida.

A princípio, Dhruva Mahārāja quis obter o maior reino material e mais posses materiais do que seu pai, mas, ao ser realmente fa­vorecido pelo Senhor, que apareceu diante dele para lhe conferir a bênção por ele desejada, Dhruva Mahārāja recusou a mesma, dizendo que svāmin kṛtārtho ’smi varaṁ na yāce: “Agora, estou inteiramente satisfeito. Não desejo nenhuma bênção material.” (Hari-bhakti-sudhodaya 7.28) Essa é a perfeição da vida. Yaṁ labdhvā cāparaṁ lābhaṁ manyate nādhikaṁ tataḥ. (Bhagavad-gītā 6.22) Se alguém alcança o refúgio dos pés de lótus do Senhor, fica plenamente satisfeito e não precisa pedir nenhuma bênção material.

À noite, ninguém pode ver um lótus, pois as flores de lótus desa­brocham apenas durante o dia. Portanto, a palavra aravindākṣa é significativa. Alguém que não fica cativado pelos olhos de lótus ou forma transcendental do Senhor Supremo está na escuridão, exata­mente como a pessoa que não pode ver um lótus. Alguém que não chegou à plataforma na qual se veem os olhos de lótus e a forma transcendental de Śyāmasundara é um fracassado. Premāñjana-cchurita-bhakti-vilocanena santaḥ sadaiva hṛdayeṣu vilokayanti. Aqueles que se apegam amorosamente à Suprema Personalidade de Deus sempre veem os olhos e pés de lótus do Senhor, ao passo que os outros não conseguem ver a beleza do Senhor e, em razão disso, são classifi­cados como anādṛta-yuṣmad-aṅghrayaḥ, ou pessoas que negligen­ciam a forma pessoal do Senhor. Aqueles que negligenciam a forma do Senhor são um verdadeiro fiasco em todos os caminhos da vida, mas, se alguém desenvolve mesmo um pouco de amor pela Suprema Personalidade de Deus, liberta-se sem dificuldade alguma (svalpam apy asya dharmasya trāyate mahato bhayāt). Portanto, na Bhagavad-gītā (9.34), a Suprema Personalidade de Deus reco­menda que man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru: “Simplesmente pensa em Mim, torna-te Meu devoto, adora-Me e oferece-Me alguma homenagem singela.” Através desse simples pro­cesso, fica garantido que a pessoa retorna ao lar, retorna ao Supremo, e, dessa maneira, alcança a perfeição mais elevada. Continuando, o Senhor afirma na Bhagavad-gītā (18.54-55):

brahma-bhūtaḥ prasannātmā
na śocati na kāṅkṣati
samaḥ sarveṣu bhūteṣu
mad-bhaktiṁ labhate parām
bhaktyā mām abhijānāti
yāvān yaś cāsmi tattvataḥ
tato māṁ tattvato jñātvā
viśate tad-anantaram

“Aquele que está situado nessa posição transcendental compreende de imediato o Brahman Supremo e torna-se completamente feliz. Ele nunca se lamenta nem deseja ter nada, e é equânime para com todas as entidades vivas. Nesse estado, ele passa a Me prestar serviço devocional puro. É unicamente através do serviço devocional que alguém pode compreender-Me como sou, como a Suprema Personalidade de Deus. E quando, mediante tal devoção, ele se absorve em plena consciência de Mim, ele pode entrar no reino de Deus.”


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Gayatri Japam 2024: DIA 20/08/2024 TERÇA-FEIRA.

Gayatri Japa

por Swami Sivananda

MEDITAÇÃO SOBRE GAYATRI

"Om bhur bhuvah svah tat savitur varenyam;
Bhargo devasya dheemahi dhiyo yo nah prachodayat. "

SHABDA-ARTHA

Om - Pará Brahman; Bhur - Bhuloka (Plano Físico); Bhuvah – Antariksha Svah; Svarga Loka Tat – Paramatma Savitur; Isvara (Surya); Varenyam; Adequado para ser adorado; Bhargo – Removedor de pecados e ignorância; Devasya - Glória (Jnana Svaroopa); Dheemahi – Meditamos; Dhiyo - Buddhi (Intelecto); Ei - Qual; Nah - Nosso; Prachodayat – Iluminar.

BHAVA-ARTHA

"Meditemos em Isvara e Sua Glória que criou o Universo, que é digno de ser adorado, que é o removedor de todos os pecados e ignorância. Que ele ilumine nosso intelecto."

O aspirante ora a Mãe Gayatri: "Ó Mãe Amada! No presente momento tomei meu corpo como o eu devido a Avidya ou ignorância, através de meu intelecto impuro. Dê-me um intelecto puro que me permitirá conhecer minha verdadeira natureza. Dê-me luz e conhecimento."

Este é o Mantra Brahma-Gayatri. Gayatri é a 'Mãe Abençoada' dos Vedas. Não existe leite superior ao leite de vaca. Mesmo assim não existe nenhum Mantra superior ao Gayatri. Assim como Omkara ou Pranava é para Sannyasins, Gayatri também é para Brahmacharis e chefes de família. Os frutos alcançados pela meditação em Omkara podem ser alcançados pela meditação em Gayatri. O mesmo objetivo alcançado por um Paramahamsa Sannyasin pode ser alcançado por um Brahmachari ou um chefe de família meditando em Gayatri.

Acordar às 4h da manhã em Brahmamuhurta e iniciar Japa e meditação em Gayatri (Panchmukhi ou Devi de cinco faces sentada em flor de lótus), sentado em Padmasana, Siddhasana ou Virasana, voltado para Norte ou Leste. Queime incenso na sala. No verão você pode tomar banho. No inverno você pode simplesmente lavar o rosto, as mãos e os pés e fazer apenas acharana. Continue o Japa por duas horas ou mais. Faça outra sessão à noite entre 19h e 20h. Sinta constantemente que está recebendo luz, pureza e sabedoria de Gayatri. Isto é importante. Mantenha a imagem do Gayatri no Trikuti, o espaço entre as sobrancelhas, fechando os olhos e concentre-se ali, ou mantenha a imagem no lótus do coração e concentre-se ali. Você terá Darshan de Gayatri.

É melhor fazer Japa de Gayatri 3.000 a 4.000 vezes ao dia. Seu coração será purificado rapidamente. Se você não conseguir fazer esse número, poderá fazer 1.008 vezes ao dia. Se você achar difícil fazer esse número também, faça pelo menos 108 vezes ao dia, 36 vezes ao nascer do sol, 36 vezes ao meio-dia, 36 vezes ao pôr do sol. Há uma força espiritual especial e misteriosa ou um poder magnético maravilhoso no Sandhi ou na junção do tempo, nascer e pôr do sol. A mente será elevada rapidamente. Será preenchido com Sattva. A concentração virá por si mesma, sem nenhum esforço neste momento. Se você achar difícil levantar-se em Brahmamuhurta, levante-se antes do nascer do sol. Aquele homem que falha em fazer Gayatri nos Sandhis falha no cumprimento de seus deveres diários. Ele se torna um Bhrashta ou homem caído. Ele perde vigor, vitalidade e Brahma-tejas.

No Gayatri Mantra existem 9 nomes, viz. , 1. Om, 2. Bhur, 3. Bhuvah, 4. Svah, 5. Tat, 6. Savitur, 7. Varenyam, 8. Bhargo e 9. Devasya. Através destes nove nomes o Senhor é louvado. Dheemahi é adoração ao Senhor. Dhiyo Yo Nah Prachodayat é oração. Aqui há cinco paradas ou paradas, viz. , 'Om' é a primeira parada; 'Bhur Bhuvah Svah' o segundo; 'Tat Savitur Varenyam' o terceiro; 'Bhargo Devasya Dheemahi' o quarto; e 'Dhiyo Yo Nah Prachodayat' o quinto. Ao cantar ou fazer Japa do Mantra, devemos parar um pouco a cada parada ou parada.

Savita é a divindade que preside o Gayatri Mantra, Fogo (Agni) é a boca, Vishwamitra é o Rishi e Gayatri é o medidor. É recitado na investidura do cordão sagrado, prática de Pranayama e Japa. O que Gayatri é, o mesmo é Sandhya, e o que Sandhya é, o mesmo é Gayatri. Sandhya e Gayatri são idênticos. Aquele que medita em Gayatri, medita no Senhor Vishnu.

Um homem pode repetir Gayatri mentalmente em todos os estados enquanto está deitado, sentado, andando, etc. Não há pecado de comissão e omissão de qualquer tipo em sua repetição. Deve-se, portanto, realizar Sandhya três vezes com este Gayatri Mantra todos os dias, de manhã, ao meio-dia e à noite. É apenas o Gayatri Mantra que pode ser comumente prescrito para todos os hindus. O Senhor ordena nos Vedas: “Que um Mantra seja comum a todos” “Samano Mantrah”. Portanto, o Gayatri deveria ser o único Mantra para todos os Hindus. “A sabedoria secreta dos Upanishads é a essência dos quatro Vedas, enquanto Gayatri com os três Vyahritis é a essência dos Upanishads.” Ele é o verdadeiro Brâmane que conhece e entende assim, o Gayatri. Sem o seu conhecimento ele é um Sudra, embora bem versado nos quatro Vedas.

GLÓRIA DE GAYATRI

(MANU SMRITI, CAPÍTULO II)

76. Brahma extraiu, por assim dizer, dos três Vedas, a letra A, a letra U e a letra M; estes formam, por sua coalizão, os três monossílabos trilaterais, junto com três palavras misteriosas, Bhur, Bhuvah, Svah, ou terra, céu, céu.

77. Também dos três Vedas, o Senhor das criaturas incompreensivelmente exaltado, extraiu com sucesso as três medidas daquele texto inefável, começando com a palavra Tat, e intitulado Savitri ou Gayatri.

79. E um homem nascido duas vezes, que repetir 1000 vezes esses três (Om, o Vyahritis e o Gayatri) fora da multidão (EKANTA) será libertado em um mês, mesmo de uma grande ofensa, como uma cobra de seu lamaçal. .

81. As três grandes palavras imutáveis, precedidas pela sílaba triliteral e seguidas pelo Gayatri que consiste em três compassos, devem ser consideradas como a boca ou parte principal do Veda.

82. Quem repetir dia após dia, durante três anos, sem negligência, aquele texto sagrado, deverá doravante aproximar-se da Essência Divina, mover-se tão livremente como o ar e assumir uma forma etérea.

83. Os três monossílabos triliterais são um emblema do Supremo, as supressões da respiração com a mente fixada em Deus são a devoção mais elevada; mas nada é mais exaltado que o Gayatri; uma declaração da verdade é mais excelente que o silêncio.

84. Todos os ritos ordenados no Veda, oblações ao fogo e sacrifícios solenes desaparecem; mas aquilo que não passa é declarado ser a sílaba OM, daí chamada Akshara; já que o Japa deve ser finalizado diariamente antes do meio-dia e não deve ser feito à tarde. Todas as palavras devem ser repetidas lentamente, sem mutilação e Akshara Suddhi (claridade na pronúncia). Você não deve ser precipitado na execução do Japa. Você deve ter sempre o significado de Gayatri diante dos olhos da mente. Você deve realizar um Havan no final para propiciar a Deusa. Como substituto da Havan você pode realizar 6 lakhs de Japa. Você pode fazer quantos Purascharanas quiser.

85. Frutos dos três tipos de Japa – O ato de repetir Gayatri em voz alta (Vaikhari Japa) é 10 vezes melhor que o sacrifício designado; 100 vezes melhor quando não é ouvido por ninguém (Upamasu Japa), feito em tom sussurrante; e 1.000 vezes melhor quando é puramente mental (Manasic Japa).

87. Os quatro sacramentos domésticos que são acompanhados do sacrifício designado não são iguais, embora todos estejam unidos, a uma décima sexta parte do sacrifício realizado por uma repetição do Gayatri.

Pela única repetição do Gayatri, um sacerdote indubitavelmente alcança a beatitude, quer ele pratique ou não, qualquer outro ato religioso.

Benefícios do Gayatri Japa

Gayatri é a mãe dos Vedas e a destruidora dos pecados. Não há nada mais purificador na terra e no céu do que o Gayatri. O Japa de Gayatri traz o mesmo fruto da recitação de todos os quatro Vedas junto com os Angas. Este único Mantra, se repetido três vezes ao dia, traz o bem (Kalyan ou Moksha). É o Mantra dos Vedas. Isso destrói pecados. Confere esplêndida saúde, beleza, força, vigor, vitalidade e aura magnética ao rosto (refulgência Brahmica).

Gayatri destrói os três tipos de Taapa ou dor. Gayatri concede os quatro tipos de Purushartha, a saber. , Dharma (retidão), Artha (riqueza), Kama (objetos desejados) e Moksha (liberação ou liberdade). Destrói os três Granthis ou nós de ignorância, Avidya, Kama e Karma. Gayatri purifica a mente. Gayatri concede Ashta Siddhis. Gayatri torna o homem poderoso e altamente inteligente. Gayatri eventualmente proporciona libertação ou emancipação da roda de nascimentos e mortes.

A mente é purificada pela adoração constante. Está cheio de pensamentos bons e puros. A repetição da adoração fortalece os bons Samskaras. "Como um homem pensa, isso ele se torna." Esta é a lei psicológica. A mente de um homem que se treina em ter pensamentos bons e santos desenvolve uma tendência a ter bons pensamentos. Seu caráter é moldado e transformado por bons pensamentos contínuos. Quando a mente pensa na imagem de Gayatri durante a adoração, a substância mental na verdade assume a forma da imagem. A impressão do objeto fica na mente. Isso é chamado de Samskara. Quando o ato é repetido com muita frequência, os Samskaras ganham força pela repetição e uma tendência ou hábito é formado na mente. Aquele que nutre pensamentos sobre a Divindade torna-se realmente transformado na própria Divindade pelo pensamento e meditação constantes. Seu Bhava ou disposição é purificado e divinizado. O meditador e o meditado, o adorador e o adorado, o pensador e o pensamento tornam-se um e o mesmo. Isto é Samadhi. Este é o fruto da adoração ou Upasana.

GAYATRI PURASCHARANA

O Brahma-Gayatri-Mantra tem vinte e quatro Aksharas. Portanto, um Gayatri Purascharana constitui a repetição ou Japa de 24 lakhs de tempos do Gayatri Mantra. Existem várias regras para Purascharana. Se você repetir 3.000 vezes ao dia, deverá manter o número diariamente até terminar os 24 lakhs completos. Limpe o espelho de Manas de seu Mala e prepare o terreno para a semeadura da semente espiritual. Sua graça é muito, muito importante.

Os Maharashtrianos gostam muito de Gayatri Purascharana. Existem em Poona e em outros lugares pessoas que realizaram Purascharana várias vezes. Sri Pandit Madan Mohan Malaviyaji foi um devoto do Gayatri Purascharana. O sucesso em sua vida e o estabelecimento de uma grande Universidade Hindu em Benares são todos atribuíveis ao seu Gayatri Japa e à benigna Graça da Abençoada Mãe Gayatri.

Swami Vidyaranya, o renomado autor do célebre Panchadasi, executou Gayatri Purascharana. A mãe deu-lhe Darshan e concedeu uma bênção a Vidyaranya. Swami Vidyaranya perguntou: “Ó Mãe! Há uma grande fome no Deccan. Que haja uma chuva de ouro para aliviar a imensa angústia do povo”. Conseqüentemente, houve uma chuva de ouro. Tal é o poder ou Sakti do Gayatri Mantra.

Yoga-Bhrashtas e pessoas de mente pura só podem ter Darshan de Gayatri fazendo apenas um Purascharana. Como as mentes da grande maioria das pessoas nesta Idade do Ferro estão cheias de vários tipos de impurezas, é preciso fazer mais de um Purascharana de acordo com o grau de impureza da mente. Quanto mais impurezas, maior será o número de Purascharana. O famoso Madhusudana Swami fez dezessete Purascharanas do Krishna Mantra. Ele não recebeu o Darshan do Senhor Krishna por causa dos pecados cometidos ao matar 17 brâmanes em seus nascimentos anteriores. Mas ele teve o Darshan do Senhor quando estava na metade do caminho do décimo oitavo Purascharana. A mesma regra também se aplica ao Gayatri-Purascharana.

DICAS SOBRE GAYATRI-JAPA

Antigamente, as senhoras hindus também costumavam usar fio sagrado (Yajnopavita) e repetir o Gayatri. Manu não era a favor disso.

Depois que o Purascharana terminar, faça Havan e alimente os Brâmanes, Sadhus e pessoas pobres para propiciar a Deusa.

Aqueles que desejam fazer Purascharana podem viver de leite e frutas. Isto torna a mente sáttvica. Obteremos grandes benefícios espirituais.

Não há restrições de qualquer tipo quando você repete um Mantra com Nishkama Bhava para atingir Moksha. Restrições ou Vidhis só entram quando você quer pegar algumas frutas, quando você faz o Japa com Sakama Bhava.

Quando um Purascharana de Gayatri é feito nas margens do Ganga, debaixo de uma árvore Asvattha ou Panchavriksha, o Mantra-Siddhi surge rapidamente.

Se você repetir o Gayatri 4.000 vezes ao dia, poderá terminar o Purascharana em um ano, sete meses e vinte e cinco dias. Se você fizer o Japa devagar levará 10 horas para terminar 4.000 diariamente. O mesmo número deve ser repetido diariamente.

Você deve observar Brahmacharya estrito ao fazer Purascharana. Então você poderá ter o Darshan de Gayatri facilmente. Aqueles que não conseguem praticar o celibato estrito devem ser muito moderados na cópula. Esta é a segunda melhor coisa.

A prática de Akhanda Mauna (silêncio ininterrupto) durante o Purascharana é altamente benéfica. Aqueles que não conseguem praticar isso podem observar Mauna completo durante uma semana do mês ou aos domingos.

Aqueles que praticam Purascharana não devem se levantar do Asana até terminarem o número fixo. Eles também não devem mudar a pose.

A contagem pode ser feita através de Maala, dedos ou relógio. Conte o número exato que você pode fazer em uma hora. Suponha que você possa fazer 400 Gayatri Mantras em uma hora, então Japa por 10 horas significa 10x400 = 4.000. Há mais concentração na contagem através do relógio.

Existem três variedades de imagens Gayatri para meditação de manhã, meio-dia e noite. Muitos meditam no Gayatri de cinco faces apenas durante o dia.

ESPIGAS

"Na verdade, toda esta criação é Gayatri. A fala é Gayatri; pela fala toda esta criação é preservada. Esse Gayatri é verdadeiramente esta terra. O Gayatri é verdadeiramente composto de quatro pés e possui seis características. As criações constituem as glórias de Gayatri. Essa Brahman, ou seja, o ser indicado no Gayatri, é verdadeiramente um espaço que cerca a humanidade "(Chhandogya Upanishad: III-xii.)

"Na verdade o homem é Yajna (sacrifício). Os primeiros vinte e quatro anos de sua vida constituem o ritual matinal (Pratah savana). O Gayatri inclui 24 letras e é o Gayatri através do qual o ritual matinal é realizado." III-xvi.)

CONCLUSÃO

Concluindo, terei que dizer que a repetição de Gayatri Japa traz o Darshan de Gayatri e eventualmente leva à realização do Brahman Advaítico ou unidade de consciência, ou unidade (Tanmayata, Talleenata, Tadrupata, Tadakarata) e o aspirante que pediu A luz de Gayatri, no início, canta agora com alegria exuberante: “Eu sou a Luz das luzes, que dá luz a Buddhi”.

Que Gayatri, a Abençoada Mãe dos Vedas, conceda-nos o entendimento correto, o intelecto puro, a conduta correta e o pensamento correto! Que Ela nos guie em todas as nossas ações! Que Ela nos livre da roda Samsárica de nascimentos e mortes! Glória! Glória a Gayatri, a criadora, a geratriz deste Universo!


Gayatri JapAM 2024 | Rituais Gayatri Japam

Gayathri Japam 2023 foi em 31 de agosto.
 
Gayatri Japam 2024 • Rituais e significado

Gayatri Japam é um dia muito glorioso e sagrado para os hindus. É observado logo após Shravana Purnima (dia de lua cheia no mês hindu de Shravana) de acordo com o calendário hindu tradicional . Esta data corresponde aos meses de julho a agosto do calendário gregoriano.

No dia auspicioso do Gayatri Japam, também conhecido como 'Gayatri Japa Sankalpam', os Brahmins Sama Vedi, Rig e Yajur cantam o mantra Gayatri com maior devoção e dedicação. Nos estados do sul da Índia, este ritual faz parte dos rituais Avani Avittam e Upakarma.

Hoje é Gayatri Japam

Durante este ritual, os brâmanes que usam o 'janeyu' ou cordão sagrado, cantam o mantra Gayatri 108 vezes. O dia Gayatri Japam é celebrado com todo fervor em toda a Índia e é popularmente chamado de Gayatri Padyami ou Gayatri Pratipada nas regiões de Telangana e Andhra, pois cai no Padyami ou Pratipada tithi.

Deusa Gayatri DeviFonte da imagem: Prokerala.comRituais durante o Gayatri Japam:
  • Os brâmanes levantam-se antes do nascer do sol e tomam banho cedo no dia do Gayatri Japam. Eles primeiro oferecem orações às suas divindades para serem iluminados com conhecimento e sabedoria.
  • Depois de terminar os ritos iniciais de puja, os brâmanes cantam o Gayatri Mantra 108 ou 1008 vezes continuamente. O modo e a sequência de realização deste ritual dependem principalmente da afiliação do vira-lata. O ritual Gayatri Japam é realizado durante a manhã e no horário especulado.
  • Não apenas os brâmanes, mas qualquer indivíduo pode realizar o ritual Gayatri Japam. Um Brahmachari (que segue o celibato), um Grihastha (chefe de família) ou mesmo alguém em 'Vanaprastha' (velhice) pode cantar este mantra abnegadamente com a consciência pura.
  • O mantra Gayatri é dedicado ao Deus Sol. Acredita-se que seja altamente meritório cantar o Gayatri Mantra três vezes durante o dia: pela manhã, quando o sol nasce, ao meio-dia, quando o Sol atinge seu ápice, e à noite, quando o Sol se põe. Gayatri Mantra é aquele que une o indivíduo ao Poder Supremo, o Todo-Poderoso.
Horários importantes no Gayathri Japam 2024
Nascer do sol20 de agosto, 6h09
Pôr do sol20 de agosto, 18h51
Tempo de Purnima Tithi19 de agosto, 03h05 - 23h55
Local: Ujjain [Índia]  Ver mais
Significado do Gayatri Japam:A supremacia do Gayatri Mantra é mencionada em várias escrituras religiosas hindus e puranas. A grandeza deste mantra é conhecida desde os tempos védicos. Este mantra é mais poderoso do que qualquer outro mantra e constitui a base para todos os outros mantras do Hinduísmo. De acordo com as lendas, Gayatri é conhecida como a Deusa Suprema e também como Deusa Mãe. Acredita-se que uma pessoa que pratica Gayatri Japam com sinceridade será agraciada com toda felicidade espiritual e mundana. O poder do mantra Gayatri é tal que liberta o indivíduo de todos os seus pecados, além de oferecer autopurificação.O festival Gayathri Japam data entre 2020 e 2030
AnoData
2020Terça-feira, 4 de agosto
2021Segunda-feira, 23 de agosto
2022Sexta-feira, 12 de agosto
2023Quinta-feira, 31 de agosto
2024Terça-feira, 20 de agosto
2025Sábado, 9 de agosto
2026Sexta-feira, 28 de agosto
2027Terça-feira, 17 de agosto
2028Sábado, 5 de agosto
2029Sexta-feira, 24 de agosto
2030Terça-feira, 13 de agosto


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