Gayatri Japa
por Swami SivanandaMEDITAÇÃO SOBRE GAYATRI
"Om bhur bhuvah svah tat savitur varenyam;
Bhargo devasya dheemahi dhiyo yo nah prachodayat. "
SHABDA-ARTHA
Om - Pará Brahman; Bhur - Bhuloka (Plano Físico); Bhuvah – Antariksha Svah; Svarga Loka Tat – Paramatma Savitur; Isvara (Surya); Varenyam; Adequado para ser adorado; Bhargo – Removedor de pecados e ignorância; Devasya - Glória (Jnana Svaroopa); Dheemahi – Meditamos; Dhiyo - Buddhi (Intelecto); Ei - Qual; Nah - Nosso; Prachodayat – Iluminar.
BHAVA-ARTHA
"Meditemos em Isvara e Sua Glória que criou o Universo, que é digno de ser adorado, que é o removedor de todos os pecados e ignorância. Que ele ilumine nosso intelecto."
O aspirante ora a Mãe Gayatri: "Ó Mãe Amada! No presente momento tomei meu corpo como o eu devido a Avidya ou ignorância, através de meu intelecto impuro. Dê-me um intelecto puro que me permitirá conhecer minha verdadeira natureza. Dê-me luz e conhecimento."
Este é o Mantra Brahma-Gayatri. Gayatri é a 'Mãe Abençoada' dos Vedas. Não existe leite superior ao leite de vaca. Mesmo assim não existe nenhum Mantra superior ao Gayatri. Assim como Omkara ou Pranava é para Sannyasins, Gayatri também é para Brahmacharis e chefes de família. Os frutos alcançados pela meditação em Omkara podem ser alcançados pela meditação em Gayatri. O mesmo objetivo alcançado por um Paramahamsa Sannyasin pode ser alcançado por um Brahmachari ou um chefe de família meditando em Gayatri.
Acordar às 4h da manhã em Brahmamuhurta e iniciar Japa e meditação em Gayatri (Panchmukhi ou Devi de cinco faces sentada em flor de lótus), sentado em Padmasana, Siddhasana ou Virasana, voltado para Norte ou Leste. Queime incenso na sala. No verão você pode tomar banho. No inverno você pode simplesmente lavar o rosto, as mãos e os pés e fazer apenas acharana. Continue o Japa por duas horas ou mais. Faça outra sessão à noite entre 19h e 20h. Sinta constantemente que está recebendo luz, pureza e sabedoria de Gayatri. Isto é importante. Mantenha a imagem do Gayatri no Trikuti, o espaço entre as sobrancelhas, fechando os olhos e concentre-se ali, ou mantenha a imagem no lótus do coração e concentre-se ali. Você terá Darshan de Gayatri.
É melhor fazer Japa de Gayatri 3.000 a 4.000 vezes ao dia. Seu coração será purificado rapidamente. Se você não conseguir fazer esse número, poderá fazer 1.008 vezes ao dia. Se você achar difícil fazer esse número também, faça pelo menos 108 vezes ao dia, 36 vezes ao nascer do sol, 36 vezes ao meio-dia, 36 vezes ao pôr do sol. Há uma força espiritual especial e misteriosa ou um poder magnético maravilhoso no Sandhi ou na junção do tempo, nascer e pôr do sol. A mente será elevada rapidamente. Será preenchido com Sattva. A concentração virá por si mesma, sem nenhum esforço neste momento. Se você achar difícil levantar-se em Brahmamuhurta, levante-se antes do nascer do sol. Aquele homem que falha em fazer Gayatri nos Sandhis falha no cumprimento de seus deveres diários. Ele se torna um Bhrashta ou homem caído. Ele perde vigor, vitalidade e Brahma-tejas.
No Gayatri Mantra existem 9 nomes, viz. , 1. Om, 2. Bhur, 3. Bhuvah, 4. Svah, 5. Tat, 6. Savitur, 7. Varenyam, 8. Bhargo e 9. Devasya. Através destes nove nomes o Senhor é louvado. Dheemahi é adoração ao Senhor. Dhiyo Yo Nah Prachodayat é oração. Aqui há cinco paradas ou paradas, viz. , 'Om' é a primeira parada; 'Bhur Bhuvah Svah' o segundo; 'Tat Savitur Varenyam' o terceiro; 'Bhargo Devasya Dheemahi' o quarto; e 'Dhiyo Yo Nah Prachodayat' o quinto. Ao cantar ou fazer Japa do Mantra, devemos parar um pouco a cada parada ou parada.
Savita é a divindade que preside o Gayatri Mantra, Fogo (Agni) é a boca, Vishwamitra é o Rishi e Gayatri é o medidor. É recitado na investidura do cordão sagrado, prática de Pranayama e Japa. O que Gayatri é, o mesmo é Sandhya, e o que Sandhya é, o mesmo é Gayatri. Sandhya e Gayatri são idênticos. Aquele que medita em Gayatri, medita no Senhor Vishnu.
Um homem pode repetir Gayatri mentalmente em todos os estados enquanto está deitado, sentado, andando, etc. Não há pecado de comissão e omissão de qualquer tipo em sua repetição. Deve-se, portanto, realizar Sandhya três vezes com este Gayatri Mantra todos os dias, de manhã, ao meio-dia e à noite. É apenas o Gayatri Mantra que pode ser comumente prescrito para todos os hindus. O Senhor ordena nos Vedas: “Que um Mantra seja comum a todos” “Samano Mantrah”. Portanto, o Gayatri deveria ser o único Mantra para todos os Hindus. “A sabedoria secreta dos Upanishads é a essência dos quatro Vedas, enquanto Gayatri com os três Vyahritis é a essência dos Upanishads.” Ele é o verdadeiro Brâmane que conhece e entende assim, o Gayatri. Sem o seu conhecimento ele é um Sudra, embora bem versado nos quatro Vedas.
GLÓRIA DE GAYATRI
(MANU SMRITI, CAPÍTULO II)
76. Brahma extraiu, por assim dizer, dos três Vedas, a letra A, a letra U e a letra M; estes formam, por sua coalizão, os três monossílabos trilaterais, junto com três palavras misteriosas, Bhur, Bhuvah, Svah, ou terra, céu, céu.
77. Também dos três Vedas, o Senhor das criaturas incompreensivelmente exaltado, extraiu com sucesso as três medidas daquele texto inefável, começando com a palavra Tat, e intitulado Savitri ou Gayatri.
79. E um homem nascido duas vezes, que repetir 1000 vezes esses três (Om, o Vyahritis e o Gayatri) fora da multidão (EKANTA) será libertado em um mês, mesmo de uma grande ofensa, como uma cobra de seu lamaçal. .
81. As três grandes palavras imutáveis, precedidas pela sílaba triliteral e seguidas pelo Gayatri que consiste em três compassos, devem ser consideradas como a boca ou parte principal do Veda.
82. Quem repetir dia após dia, durante três anos, sem negligência, aquele texto sagrado, deverá doravante aproximar-se da Essência Divina, mover-se tão livremente como o ar e assumir uma forma etérea.
83. Os três monossílabos triliterais são um emblema do Supremo, as supressões da respiração com a mente fixada em Deus são a devoção mais elevada; mas nada é mais exaltado que o Gayatri; uma declaração da verdade é mais excelente que o silêncio.
84. Todos os ritos ordenados no Veda, oblações ao fogo e sacrifícios solenes desaparecem; mas aquilo que não passa é declarado ser a sílaba OM, daí chamada Akshara; já que o Japa deve ser finalizado diariamente antes do meio-dia e não deve ser feito à tarde. Todas as palavras devem ser repetidas lentamente, sem mutilação e Akshara Suddhi (claridade na pronúncia). Você não deve ser precipitado na execução do Japa. Você deve ter sempre o significado de Gayatri diante dos olhos da mente. Você deve realizar um Havan no final para propiciar a Deusa. Como substituto da Havan você pode realizar 6 lakhs de Japa. Você pode fazer quantos Purascharanas quiser.
85. Frutos dos três tipos de Japa – O ato de repetir Gayatri em voz alta (Vaikhari Japa) é 10 vezes melhor que o sacrifício designado; 100 vezes melhor quando não é ouvido por ninguém (Upamasu Japa), feito em tom sussurrante; e 1.000 vezes melhor quando é puramente mental (Manasic Japa).
87. Os quatro sacramentos domésticos que são acompanhados do sacrifício designado não são iguais, embora todos estejam unidos, a uma décima sexta parte do sacrifício realizado por uma repetição do Gayatri.
Pela única repetição do Gayatri, um sacerdote indubitavelmente alcança a beatitude, quer ele pratique ou não, qualquer outro ato religioso.
Benefícios do Gayatri Japa
Gayatri é a mãe dos Vedas e a destruidora dos pecados. Não há nada mais purificador na terra e no céu do que o Gayatri. O Japa de Gayatri traz o mesmo fruto da recitação de todos os quatro Vedas junto com os Angas. Este único Mantra, se repetido três vezes ao dia, traz o bem (Kalyan ou Moksha). É o Mantra dos Vedas. Isso destrói pecados. Confere esplêndida saúde, beleza, força, vigor, vitalidade e aura magnética ao rosto (refulgência Brahmica).
Gayatri destrói os três tipos de Taapa ou dor. Gayatri concede os quatro tipos de Purushartha, a saber. , Dharma (retidão), Artha (riqueza), Kama (objetos desejados) e Moksha (liberação ou liberdade). Destrói os três Granthis ou nós de ignorância, Avidya, Kama e Karma. Gayatri purifica a mente. Gayatri concede Ashta Siddhis. Gayatri torna o homem poderoso e altamente inteligente. Gayatri eventualmente proporciona libertação ou emancipação da roda de nascimentos e mortes.
A mente é purificada pela adoração constante. Está cheio de pensamentos bons e puros. A repetição da adoração fortalece os bons Samskaras. "Como um homem pensa, isso ele se torna." Esta é a lei psicológica. A mente de um homem que se treina em ter pensamentos bons e santos desenvolve uma tendência a ter bons pensamentos. Seu caráter é moldado e transformado por bons pensamentos contínuos. Quando a mente pensa na imagem de Gayatri durante a adoração, a substância mental na verdade assume a forma da imagem. A impressão do objeto fica na mente. Isso é chamado de Samskara. Quando o ato é repetido com muita frequência, os Samskaras ganham força pela repetição e uma tendência ou hábito é formado na mente. Aquele que nutre pensamentos sobre a Divindade torna-se realmente transformado na própria Divindade pelo pensamento e meditação constantes. Seu Bhava ou disposição é purificado e divinizado. O meditador e o meditado, o adorador e o adorado, o pensador e o pensamento tornam-se um e o mesmo. Isto é Samadhi. Este é o fruto da adoração ou Upasana.
GAYATRI PURASCHARANA
O Brahma-Gayatri-Mantra tem vinte e quatro Aksharas. Portanto, um Gayatri Purascharana constitui a repetição ou Japa de 24 lakhs de tempos do Gayatri Mantra. Existem várias regras para Purascharana. Se você repetir 3.000 vezes ao dia, deverá manter o número diariamente até terminar os 24 lakhs completos. Limpe o espelho de Manas de seu Mala e prepare o terreno para a semeadura da semente espiritual. Sua graça é muito, muito importante.
Os Maharashtrianos gostam muito de Gayatri Purascharana. Existem em Poona e em outros lugares pessoas que realizaram Purascharana várias vezes. Sri Pandit Madan Mohan Malaviyaji foi um devoto do Gayatri Purascharana. O sucesso em sua vida e o estabelecimento de uma grande Universidade Hindu em Benares são todos atribuíveis ao seu Gayatri Japa e à benigna Graça da Abençoada Mãe Gayatri.
Swami Vidyaranya, o renomado autor do célebre Panchadasi, executou Gayatri Purascharana. A mãe deu-lhe Darshan e concedeu uma bênção a Vidyaranya. Swami Vidyaranya perguntou: “Ó Mãe! Há uma grande fome no Deccan. Que haja uma chuva de ouro para aliviar a imensa angústia do povo”. Conseqüentemente, houve uma chuva de ouro. Tal é o poder ou Sakti do Gayatri Mantra.
Yoga-Bhrashtas e pessoas de mente pura só podem ter Darshan de Gayatri fazendo apenas um Purascharana. Como as mentes da grande maioria das pessoas nesta Idade do Ferro estão cheias de vários tipos de impurezas, é preciso fazer mais de um Purascharana de acordo com o grau de impureza da mente. Quanto mais impurezas, maior será o número de Purascharana. O famoso Madhusudana Swami fez dezessete Purascharanas do Krishna Mantra. Ele não recebeu o Darshan do Senhor Krishna por causa dos pecados cometidos ao matar 17 brâmanes em seus nascimentos anteriores. Mas ele teve o Darshan do Senhor quando estava na metade do caminho do décimo oitavo Purascharana. A mesma regra também se aplica ao Gayatri-Purascharana.
DICAS SOBRE GAYATRI-JAPA
Antigamente, as senhoras hindus também costumavam usar fio sagrado (Yajnopavita) e repetir o Gayatri. Manu não era a favor disso.
Depois que o Purascharana terminar, faça Havan e alimente os Brâmanes, Sadhus e pessoas pobres para propiciar a Deusa.
Aqueles que desejam fazer Purascharana podem viver de leite e frutas. Isto torna a mente sáttvica. Obteremos grandes benefícios espirituais.
Não há restrições de qualquer tipo quando você repete um Mantra com Nishkama Bhava para atingir Moksha. Restrições ou Vidhis só entram quando você quer pegar algumas frutas, quando você faz o Japa com Sakama Bhava.
Quando um Purascharana de Gayatri é feito nas margens do Ganga, debaixo de uma árvore Asvattha ou Panchavriksha, o Mantra-Siddhi surge rapidamente.
Se você repetir o Gayatri 4.000 vezes ao dia, poderá terminar o Purascharana em um ano, sete meses e vinte e cinco dias. Se você fizer o Japa devagar levará 10 horas para terminar 4.000 diariamente. O mesmo número deve ser repetido diariamente.
Você deve observar Brahmacharya estrito ao fazer Purascharana. Então você poderá ter o Darshan de Gayatri facilmente. Aqueles que não conseguem praticar o celibato estrito devem ser muito moderados na cópula. Esta é a segunda melhor coisa.
A prática de Akhanda Mauna (silêncio ininterrupto) durante o Purascharana é altamente benéfica. Aqueles que não conseguem praticar isso podem observar Mauna completo durante uma semana do mês ou aos domingos.
Aqueles que praticam Purascharana não devem se levantar do Asana até terminarem o número fixo. Eles também não devem mudar a pose.
A contagem pode ser feita através de Maala, dedos ou relógio. Conte o número exato que você pode fazer em uma hora. Suponha que você possa fazer 400 Gayatri Mantras em uma hora, então Japa por 10 horas significa 10x400 = 4.000. Há mais concentração na contagem através do relógio.
Existem três variedades de imagens Gayatri para meditação de manhã, meio-dia e noite. Muitos meditam no Gayatri de cinco faces apenas durante o dia.
ESPIGAS
"Na verdade, toda esta criação é Gayatri. A fala é Gayatri; pela fala toda esta criação é preservada. Esse Gayatri é verdadeiramente esta terra. O Gayatri é verdadeiramente composto de quatro pés e possui seis características. As criações constituem as glórias de Gayatri. Essa Brahman, ou seja, o ser indicado no Gayatri, é verdadeiramente um espaço que cerca a humanidade "(Chhandogya Upanishad: III-xii.)
"Na verdade o homem é Yajna (sacrifício). Os primeiros vinte e quatro anos de sua vida constituem o ritual matinal (Pratah savana). O Gayatri inclui 24 letras e é o Gayatri através do qual o ritual matinal é realizado." III-xvi.)
CONCLUSÃO
Concluindo, terei que dizer que a repetição de Gayatri Japa traz o Darshan de Gayatri e eventualmente leva à realização do Brahman Advaítico ou unidade de consciência, ou unidade (Tanmayata, Talleenata, Tadrupata, Tadakarata) e o aspirante que pediu A luz de Gayatri, no início, canta agora com alegria exuberante: “Eu sou a Luz das luzes, que dá luz a Buddhi”.
Que Gayatri, a Abençoada Mãe dos Vedas, conceda-nos o entendimento correto, o intelecto puro, a conduta correta e o pensamento correto! Que Ela nos guie em todas as nossas ações! Que Ela nos livre da roda Samsárica de nascimentos e mortes! Glória! Glória a Gayatri, a criadora, a geratriz deste Universo!
Gayatri JapAM 2024 | Rituais Gayatri Japam
Gayatri Japam é um dia muito glorioso e sagrado para os hindus. É observado logo após Shravana Purnima (dia de lua cheia no mês hindu de Shravana) de acordo com o calendário hindu tradicional . Esta data corresponde aos meses de julho a agosto do calendário gregoriano.
No dia auspicioso do Gayatri Japam, também conhecido como 'Gayatri Japa Sankalpam', os Brahmins Sama Vedi, Rig e Yajur cantam o mantra Gayatri com maior devoção e dedicação. Nos estados do sul da Índia, este ritual faz parte dos rituais Avani Avittam e Upakarma.
Hoje é Gayatri JapamDurante este ritual, os brâmanes que usam o 'janeyu' ou cordão sagrado, cantam o mantra Gayatri 108 vezes. O dia Gayatri Japam é celebrado com todo fervor em toda a Índia e é popularmente chamado de Gayatri Padyami ou Gayatri Pratipada nas regiões de Telangana e Andhra, pois cai no Padyami ou Pratipada tithi.
Fonte da imagem: Prokerala.comRituais durante o Gayatri Japam:- Os brâmanes levantam-se antes do nascer do sol e tomam banho cedo no dia do Gayatri Japam. Eles primeiro oferecem orações às suas divindades para serem iluminados com conhecimento e sabedoria.
- Depois de terminar os ritos iniciais de puja, os brâmanes cantam o Gayatri Mantra 108 ou 1008 vezes continuamente. O modo e a sequência de realização deste ritual dependem principalmente da afiliação do vira-lata. O ritual Gayatri Japam é realizado durante a manhã e no horário especulado.
- Não apenas os brâmanes, mas qualquer indivíduo pode realizar o ritual Gayatri Japam. Um Brahmachari (que segue o celibato), um Grihastha (chefe de família) ou mesmo alguém em 'Vanaprastha' (velhice) pode cantar este mantra abnegadamente com a consciência pura.
- O mantra Gayatri é dedicado ao Deus Sol. Acredita-se que seja altamente meritório cantar o Gayatri Mantra três vezes durante o dia: pela manhã, quando o sol nasce, ao meio-dia, quando o Sol atinge seu ápice, e à noite, quando o Sol se põe. Gayatri Mantra é aquele que une o indivíduo ao Poder Supremo, o Todo-Poderoso.
Nascer do sol | 20 de agosto, 6h09 |
Pôr do sol | 20 de agosto, 18h51 |
Tempo de Purnima Tithi | 19 de agosto, 03h05 - 23h55 |
Local: Ujjain [Índia] Ver mais |
Ano | Data |
---|---|
2020 | Terça-feira, 4 de agosto |
2021 | Segunda-feira, 23 de agosto |
2022 | Sexta-feira, 12 de agosto |
2023 | Quinta-feira, 31 de agosto |
2024 | Terça-feira, 20 de agosto |
2025 | Sábado, 9 de agosto |
2026 | Sexta-feira, 28 de agosto |
2027 | Terça-feira, 17 de agosto |
2028 | Sábado, 5 de agosto |
2029 | Sexta-feira, 24 de agosto |
2030 | Terça-feira, 13 de agosto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário