Saraswati Devi, numa escultura japonesa chamada Benzaiten |
Saraswati com a Vina |
Frontispício do tempo Enoshima |
Saraswati - Benzaiten no Japão |
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Saraswati Devi, numa escultura japonesa chamada Benzaiten |
Saraswati com a Vina |
Frontispício do tempo Enoshima |
Saraswati - Benzaiten no Japão |
Barbarika dá sua cabeça para Krishna |
Shiva dá o arco de Agni e as flechas para Barbarika |
Krishna coloca uma folha embaixo do seu pé. |
namaḥ — ofereço minhas respeitosas reverências; ātma-pradīpāya — a Ele, que é autorrefulgente ou que ilumina as entidades vivas; sākṣiṇe — que, como testemunha, está situado no coração de todos; parama-ātmane — à Alma Suprema, a Superalma; namaḥ — ofereço minhas respeitosas reverências; girām — pelas palavras; vidūrāya — que é impossível de ser alcançado; manasaḥ — pela mente; cetasām — ou pela consciência; api — mesmo.
Ofereço minhas respeitosas reverências à Suprema Personalidade de Deus, a Superalma autorrefulgente, que é a testemunha no coração de todos, que ilumina a alma individual e que não pode ser alcançado pelos esforços da mente, das palavras ou da consciência.
SIGNIFICADO—Não é através de exercícios mentais, físicos ou intelectuais que a alma individual conseguirá entender Kṛṣṇa, a Suprema Personalidade de Deus. É pela graça da Suprema Personalidade de Deus que a alma individual se ilumina. Portanto, o Senhor é aqui descrito como ātma-pradīpa. O Senhor é como o Sol, que ilumina tudo e não pode ser iluminado por ninguém. Portanto, se alguém quer compreender seriamente o Supremo, deve receber iluminação dEle, como se ensina na Bhagavad-gītā. Ninguém pode compreender a Suprema Personalidade de Deus se valendo de poderes mentais, físicos ou intelectuais.
sattvena — pelo serviço devocional puro; prati-labhyāya — à Suprema Personalidade de Deus, que é alcançado por essas atividades devocionais; naiṣkarmyeṇa — pelas atividades transcendentais; vipaścitā — pelas pessoas que são suficientemente eruditas; namaḥ — ofereço minhas respeitosas reverências; kaivalya-nāthāya — ao senhor do mundo transcendental; nirvāṇa — para alguém completamente livre de atividades materiais; sukha — da felicidade; saṁvide — que é o outorgador.
A Suprema Personalidade de Deus é compreendida pelos devotos puros que agem no estado transcendental de bhakti-yoga. Ele é o outorgador da felicidade pura e é o senhor do mundo transcendental. Portanto, ofereço-Lhe meus respeitos.
SIGNIFICADO—Como se afirma na Bhagavad-gītā, pode-se compreender a Suprema Personalidade de Deus apenas através do serviço devocional. Bhaktyā mām abhijānāti yāvān yaś cāsmi tattvataḥ. Se alguém quiser conhecer a Suprema Personalidade de Deus verdadeiramente, deve adotar as atividades do serviço devocional. Essas atividades são chamadas sattva ou śuddha-sattva. No mundo material, as atividades de bondade, que são manifestas no brāhmaṇa puro, são apreciadas. Mas as atividades próprias do serviço devocional são śuddha-sattva; em outras palavras, elas estão na plataforma transcendental. Somente através do serviço devocional alguém pode entender o Supremo.
O serviço devocional se chama naiṣkarmya. A mera rejeição de atividades materiais não algo que perdurará. Naiṣkarmyam apy acyuta-bhāva-varjitam. Se alguém não executa atividades relacionadas com a consciência de Kṛṣṇa, a interrupção de todas as atividades materiais em nada o ajudará. Na esperança de alcançar naiṣkarmya, livrar-se da ação material, muitos sannyāsīs altamente elevados interromperam suas atividades; todavia, fracassaram e retornaram à plataforma material para agir como materialistas. Porém, tão logo se ocupe em atividades espirituais de bhakti-yoga, a pessoa não cai. Portanto, nosso movimento da consciência de Kṛṣṇa procura sempre ocupar todas as pessoas em atividade espiritual, mediante o que se transcendem as ações materiais. As atividades espirituais de bhakti-mārga – śravaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇoḥ smaraṇaṁ pāda-sevanam – levam todos a compreender a Suprema Personalidade de Deus. Por conseguinte, como se afirma aqui, sattvena pratilabhyāya naiṣkarmyeṇa vipaścitā: “A Suprema Personalidade de Deus é compreendida pelos devotos puros que agem na posição transcendental de bhakti-yoga.”
A Gopāla-tāpanī Upaniṣad (15) diz: bhaktir asya bhajanaṁ tad ihāmutropādhi-nairāsyenaivāmuṣmin manasaḥ kalpanam etad eva ca naiṣkarmyam. Essa é uma definição de naiṣkarmya. Age em naiṣkarmya quem se ocupa plenamente em atividades conscientes de Kṛṣṇa e não tem desejos materiais de desfrutar, seja aqui, seja nos sistemas planetários superiores, na vida atual ou em uma vida futura (iha-amutra). Anyābhilāṣitā-śūnyam. Quando alguém está livre de toda a contaminação e age em serviço devocional sob a orientação do mestre espiritual, ele atinge a plataforma de naiṣkarma. Através desse serviço devocional transcendental, o Senhor é servido. Ofereço-Lhe minhas respeitosas reverências.
Por Urmila devi dasi
Eu observo o sol nascendo no horizonte onde o Oceano Pacífico toca o céu. Na beleza de seu brilho vermelho pintando o mar, o céu e as nuvens, eu canto o mantra Brahma gayatri, uma meditação sobre o sol. Receber e cantar este mantra é uma parte essencial de diksa, iniciação na sucessão de professores espirituais e discípulos desde o início da criação universal. Aqueles não familiarizados com o gayatri podem se perguntar por que as pessoas educadas modernas meditariam sobre o sol, tendo sido ensinadas que apenas os primitivos se envolvem na adoração ao sol. Cada vez mais, no entanto, pessoas interessadas em ioga e iluminação ouviram falar desta rainha dos mantras que permite a entrada na sabedoria e realização avançadas. A tradução de Srila Prabhupada do sânscrito do Brahma gayatri é: "Vamos meditar naquela efulgência adorável do sol divino que entusiasma nossa meditação."
No sagrado Bhagavatam, descobrimos que grandes santos como Bharata meditavam regularmente em um mantra solar. Srila Prabhupada comenta (SBp 5.7.13): “A Deidade predominante dentro do sol é Hiranmaya, o Senhor Narayana. Ele é adorado pelo mantra gayatri. Ele também é adorado por outros hinos mencionados no Rg Veda, por exemplo: dhyeyah sada savitr-mandala-madhya-varti. Dentro do sol, o Senhor Narayana está situado e Ele tem uma tonalidade dourada.” E em seu comentário sobre o próximo verso, Prabhupada escreve: “Na verdade, Narayana dentro do sol está mantendo o universo inteiro. Portanto, Narayana deve ser adorado pelo mantra gayatri ou pelo mantra Rg.”
Não apenas pessoas santas ao longo da história cantaram este mantra, mas o próprio Senhor Supremo Krishna canta o mantra gayatri. Nas cidades de Dwaraka e Mathura, é parte de Suas atividades diárias. Embora Krsna seja a fonte do mantra, nos passatempos do Senhor Garga Muni iniciou Krsna no gayatri e deu a Ele o fio sagrado. Este fio cruza a parte superior do corpo e se enrola nos dedos da pessoa enquanto canta gayatri e, portanto, indica uma pessoa que foi iniciada no gayatri. A adoração ao sol também existe em Vrndavana, onde a consorte de Krishna, Radharani, adora o sol diariamente. O sagrado Rio Yamuna em Vrndavana é a filha do deus sol. Seu irmão gêmeo é Yamaraja, o senhor da morte.
Qual é o benefício pelo qual estamos cantando este mantra Brahma gayatri? E por que ele nos dá esse tipo de benefício? Ao responder a essas perguntas, examinaremos a natureza e a origem do mantra.
Benefício de cantar o Brahma gayatri
Em seu significado no Bhagavad Gita (10.35), Prabhupada diz que cantar este mantra gayatri é destinado à realização do Senhor Supremo. No primeiro verso do Bhagavatam, as palavras satyam param dhimahi indicam que todo o Bhagavatam é uma expansão do mantra Brahma gayatri, que também contém a palavra dhimahi. Ao comentar este verso, Srila Prabhupada diz que ao cantar o Brahma gayatri, obtém-se a realização espiritual, que é um pré-requisito para entrar nas lilas ou passatempos esportivos da Suprema Personalidade de Deus, Krsna. Às vezes, em uma faculdade ou escola, um curso tem pré-requisitos — para estudar um curso, você pode já ter estudado outra coisa. Então, para, como Prabhupada coloca, "saborear" a lila de Krsna, é necessária a purificação, que é alcançada pelo canto do mantra Brahma gayatri. Prabhupada também diz, em 4.21.22 do Bhagavatam, que ao cantar este mantra gayatri, a pessoa manterá a força espiritual. As pessoas frequentemente perguntam como podem ser estáveis na prática espiritual. A principal fonte dessa força espiritual é Balarama, o guru original. A força espiritual dada por Gayatri está conectada ao fato de que a pessoa só pode receber os frutos de cantar este mantra Brahma gayatri ao recebê-lo de um guru. Se alguém apenas lê o mantra, digamos, procurando por ele na Internet, ou ouvindo alguma apresentação musical de alguém cantando, não haverá nenhum benefício. Um guru genuíno deve apenas dar o mantra gayatri para “pessoas espiritualmente avançadas” para as quais ele se destina. (Bg 10.35) A força espiritual encontrada ao cantar o mantra, portanto, vem do guru, bem como do próprio mantra.
A natureza e o poder do Brahma gayatri
Por que o mantra gayatri dá o benefício de ser capaz de realizar Deus, e a purificação que alguém pode então saborear Krsna lila? Krsna diz no décimo capítulo do Bhagavad Gita que o mantra gayatri é Ele mesmo em forma poética. Então gayatri é Deus como poesia. Também Prabhupada diz lá no significado que gayatri é a encarnação sonora de Brahman (espírito que tudo permeia) e, portanto, nos permite realizar aham bhrmasmi: Eu sou um ser espiritual separado do corpo e da mente. Curiosamente, embora no Bhagavad Gita diga que gayatri é a encarnação sonora de Krsna, no Bhagavatam (3.13.35), diz que Krsna é a encarnação do mantra gayatri. Isso porque eles não são diferentes, e podem ser vistos de qualquer perspectiva.
O Brahma gayatri é conhecimento completo. Caitanya Mahaprabhu, falando com Seu discípulo Sanatana Goswami, (CC Madhya lila 25.147), diz que gayatri contém sambanda e abedeya, ou identidade e o processo para realizá-la. Nossa identidade é que somos uma parte da Verdade Suprema e nosso processo é meditar sobre essa Verdade. O Brama gayatri também contém prayojana, ou o resultado de tal meditação, uma condição de alegria e entusiasmo.
Na descrição do Bhagavatam da encarnação de Krishna como Varaha, os sábios dizem que o mantra gayatri é o toque da pele do Senhor (3.12.45). A pele de Krsna é muito macia. É descrito no Bhakti-rasamrita Sindhu que se o Senhor apenas roçar em uma planta, Sua pele mudará de cor; é tão delicada. Há muitas descrições em escritos sagrados, especialmente em Ananda vrindavanacampu, sobre como a pele do Senhor é macia como manteiga. Pode-se sentir o toque do Senhor simplesmente cantando o mantra gayatri. O toque de Krsna é descrito da seguinte forma:
Pelo toque da mão do Senhor Krsna (em Sua forma de Nṛsiṁhadeva) na cabeça de Prahlāda Mahārāja, Prahlāda foi completamente liberto de todas as contaminações e desejos materiais, como se tivesse sido completamente purificado. Portanto, ele imediatamente se tornou transcendentalmente situado, e todos os sintomas de êxtase se manifestaram em seu corpo. Seu coração se encheu de amor, e seus olhos com lágrimas, e assim ele foi capaz de capturar completamente os pés de lótus do Senhor dentro do âmago de seu coração.
SB 7.9.6
O mantra gayatri também é o som da flauta do Senhor, que podemos ouvir se meditarmos neste mantra. No alvorecer da criação cósmica, Krsna tocou Sua flauta, cujo som entrou nos orifícios dos ouvidos de Brahma, o engenheiro universal. Após entrar em seus ouvidos, o som da flauta saiu de sua boca como o mantra gayatri. Desse mantra, todas as literaturas sagradas dos Vedas se expandiram, então o gayatri é a essência dos mantras védicos, como o doce de leite fervido (burfi) é a essência do leite. Dessa forma, o som da flauta de Krsna manifestou os ensinamentos espirituais da humanidade. Neste mundo, as pessoas às vezes ficam hipnotizadas ao ouvir uma música especialmente bonita, então o que falar de uma canção de flauta que o próprio Deus toca! Uma das muitas descrições da canção de flauta de Krsna é a seguinte:
A beleza do sorriso de Kṛṣṇa é a característica mais doce de todas. Seu sorriso é como uma lua cheia que espalha seus raios pelos três mundos — Goloka Vṛndāvana, o céu espiritual dos Vaikuṇṭhas, e Devī-dhāma, o mundo material. Assim, a beleza brilhante de Kṛṣṇa se espalha em todas as dez direções. Seu leve sorriso e iluminação perfumada são comparados à cânfora, que entra na doçura de Seus lábios. Essa doçura é transformada e entra no espaço como vibrações dos orifícios de Sua flauta. O som da flauta de Kṛṣṇa se espalha nas quatro direções. Embora Kṛṣṇa vibre Sua flauta dentro deste universo, seu som perfura a cobertura universal e vai para o céu espiritual. (CC Mad 21.139-141)
Considerando as muitas maneiras pelas quais o Brahma gayatri é descrito, não é de se surpreender que cantar este mantra nos traga a realização de Krishna e nos qualifique para saborear os passatempos de Krishna.
Alcançando a iluminação
O Brahma gayatri é geralmente entendido, como dito anteriormente, como adoração ao sol. O mantra é um pedido para ser iluminado, entusiasmado, com a luz do conhecimento espiritual, como o sol ilumina o cosmos. Ser iluminado, em um sentido, significa ser capaz de ver. Se a eletricidade acabar à noite, não podemos ver nada ou fazer nada. Mesmo materialmente sem o sol, o que podemos fazer? A maioria das pessoas vai trabalhar quando o sol nasce. É assim que fazemos nossas atividades. Portanto, o sol não está apenas simbolicamente, mas literalmente nos dando uma visão clara. Podemos ver as coisas como elas são. A visão e a iluminação definitivas são perceber: "Quem sou eu? Qual é a natureza deste mundo? Quem é Deus? O que eu faço? Qual é o melhor curso de ação?"
Precisamos de uma visão clara para saber como definir a nós mesmos e o sucesso, bem como para ver o caminho mais eficaz para esse sucesso. Todas essas respostas vêm com luz ou iluminação, como Krsna diz, “jnana-dipena bhasvata (Bg 10.11)” Eu, habitando em seus corações, destruo com a lâmpada brilhante do conhecimento a escuridão nascida da ignorância. O mantra Brahma gayatri é uma maneira poderosa para essa luz brilhante nos levar ao conhecimento. O humor de cantar o mantra é de petição por graça. Como Prabhupada escreve:
A Suprema Personalidade de Deus, Krsna, não pode ser compreendida pela alma individual por meio de exercícios mentais, físicos ou intelectuais. É pela graça da Suprema Personalidade de Deus que a alma individual é iluminada. Portanto, o Senhor é descrito aqui como atma-pradipa [que dá iluminação às entidades vivas]. O Senhor é como o sol, que ilumina tudo e não pode ser iluminado por ninguém. Portanto, se alguém leva a sério a compreensão do Supremo, deve receber iluminação Dele. (suposto SB 8.3.10)
Além da esfera ígnea do sol e sua refulgência, o santo Jiva Gosvami explicou o Brahma gayatri como indicando Krsna e Sua energia Radha. Similarmente, Srila Prabhupada (CC Mad 8.265p) disse que o sol mencionado no Brahma gayatri é o Senhor Krishna em Sua forma de Caitanya Mahaprabhu, o sol supremo. Certamente o sol supremo, a luz suprema, é o próprio Deus. Krsna diz no Bhagavad gita, "Eu sou a luz do sol." E no 8º canto do Bhagavatam, o disco de Krsna, sudarsana, também é identificado como o sol. Tanto o sol quanto o disco sudarsana são chamados de "olho do Senhor." Sudarshana significa visão auspiciosa, e quando alguém é iluminado, obtém uma visão da realidade, que é toda auspiciosa.
Por meio do estudo dos benefícios e da natureza do Brahma gayatri, aqueles de nós que já receberam este mantra de um guru genuíno podem aprofundar nossa meditação quando cantamos diariamente ao nascer do sol, meio-dia e pôr do sol. Aqueles de nós que não receberam o mantra gayatri podem meditar três vezes ao dia na luz do sol como Krsna, o olho do Senhor que está realmente sustentando tudo. Para nos qualificarmos para a iniciação no canto do mantra gayatri, podemos ter uma vida cheia de luz, com bondade. Como dizem os Vedas: Tamaso ma jyotir gamaya, que significa "Não permaneça na escuridão, venha para a luz." (palestra Bhagavad-gita 2.16 — Cidade do México, 16 de fevereiro de 1975). Krsna no Gita descreve a bondade como sendo sintomatizada por todos os portões (sentidos) do corpo que são iluminados pelo conhecimento. Em um sentido prático, tal vida significa que permitimos apenas que coisas iluminadoras, esclarecedoras e edificantes entrem em nossos sentidos. Por exemplo, come-se apenas comida vegetariana oferecida a Krsna. Então, tem-se uma vida que é cheia de luz.
Além da bondade, aquele que quer ser qualificado para cantar gayatri deve almejar uma vida cheia de luz transcendente. A esse respeito, há uma canção de Bhaktivinoda Thakura, Mama Mana Mandire, na qual ele pede a Krsna para entrar no templo de seu coração. Bhaktivinoda escreve sobre receber Krsna com a cerimônia arti, um ritual de boas-vindas onde o elemento mais importante é uma lâmpada com uma chama. Há um hotel na América que tem seu slogan, "Nós deixamos as luzes acesas para você". Quando as luzes estão acesas, você sabe que alguém está em casa. Se você quer deter criminosos, você deixa as luzes acesas. Quando há grandes festivais, temos luzes. Cada cultura no mundo tem um festival que tem algo a ver com luzes, ou fogos de artifício, ou decorações de luz, ou lâmpadas de iluminação. Até mesmo para festas de aniversário no Ocidente, acendemos velas. Então, a luz é para receber, acolher, amar. Bhaktivinoda Thakura diz: “Que tipo de lâmpada eu vou usar para saudá-lo, meu querido Senhor, quando você entrar no templo da minha mente?” Prema pradip, a luz do amor. Quando enchemos nosso coração com a luz do amor de Deus, estamos verdadeiramente entusiasmados em nossa meditação — o objetivo do Brahma gayatri.
Observação:
As três partes do mantra gayatri são descritas no Bhagavatam 5.9.5 desta forma: vyāhṛtibhiḥ sapraṇava-śiras tripadīṁ sāvitrīṁ. Sāvitrīṁ é outro nome para o sol e se refere ao fato de que este mantra foca naquela fonte de luz e iluminação. Vyāhṛtibhiḥ significa os sistemas planetários. Os sábios dividem os planetas e estrelas no universo em grupos de 14 ou 3 ou às vezes 7. No gayatri eles são divididos em três: bhūr bhuvaḥ svaḥ: Terra, os planetas celestiais e os planetas dos sábios. Às vezes os acaryas explicam que essas três divisões são elementos de nossa própria corporificação. Como os iogues místicos sabem, o corpo universal existe em um microcosmo em nosso próprio corpo, assim como o universo é o corpo do Senhor Brahma. Temos, também, um pequeno universo em nosso próprio corpo. Às vezes, bhūr é considerado o corpo grosseiro, bhuvaḥ a mente e svaḥ a inteligência. Então a próxima palavra neste verso é Sa, significando isso, e então as palavras praṇava-siras. Siras significa cabeça ou chefe, e pranava indica Omkara. A palavra praṇava é entendida como uma junção de pra e nu. O significado mais simples de “nu” é simplesmente fazer um som. O prefixo pra- tem um sentido algo como “para frente”. Então, praṇava seria a produção de um som, especialmente um zumbido ou zumbido. Como “om” é, em um sentido, o som mais fundamental, ele é chamado praṇava. No entanto, como pode haver muitos sons essenciais, om é aqui chamado de sapraṇava-śiras, o chefe de todos os sons. Então tripadīṁ significa três passos ou três pés. Na verdade, gayatri indica o metro usado na poesia. No entanto, se você contar o programa no resto do Brahma gayatri, a primeira linha na verdade tem sete, não tem oito; então sete, oito, oito. A estrutura total do Brahma gayatri, portanto, é que depois de dizer o chefe de todos os sons, om, e então os nomes dos três sistemas planetários, o núcleo do mantra gayatri são três linhas de oito sílabas cada.
Fonte: http://urmiladasi.com/enlightenment-brahma-gayatri-mantra/
yatra — onde; yoga-īśvaraḥ — o senhor do misticismo; kṛṣṇaḥ — o Senhor Kṛṣṇa; yatra — onde; pārthaḥ — o filho de Pṛthā; dhanuḥ-dharaḥ — o portador do arco e flecha; tatra — ali; śrīḥ — opulência; vijayaḥ — vitória; bhūtiḥ — poder excepcional; dhruvā — certo; nītiḥ — moralidade; matiḥ mama — minha opinião.
Onde quer que esteja Kṛṣṇa, o senhor de todos os místicos, e onde quer que esteja Arjuna, o arqueiro supremo, com certeza também haverá opulência, vitória, poder extraordinário e moralidade. Esta é a minha opinião.
O Bhagavad-gītā começa com uma pergunta formulada por Dhṛtarāṣṭra. Ele confiava na vitória de seus filhos, auxiliados por grandes guerreiros como Bhīṣma, Droṇa e Karṇa. Estava esperançoso de que a vitória estaria a seu lado. Porém, depois de descrever a cena no campo de batalha, Sañjaya disse ao rei: “Estás pensando em vitória, mas na minha opinião, onde Kṛṣṇa e Arjuna estiverem presentes, haverá toda a boa fortuna”. Ele confirmou diretamente que Dhṛtarāṣṭra não podia esperar que a vitória estivesse do seu lado. A vitória na certa ficaria do lado de Arjuna porque Kṛṣṇa estava ali presente. O fato de Kṛṣṇa aceitar o cargo de quadrigário de Arjuna foi a manifestação de uma outra opulência. Kṛṣṇa é pleno de todas as opulências, e a renúncia é uma delas. Há muitos exemplos dessa renúncia, pois Kṛṣṇa também é o senhor da renúncia.
Na verdade, a luta foi travada entre Duryodhana e Yudhiṣṭhira. Arjuna estava lutando em prol de seu irmão mais velho, Yudhiṣṭhira. Porque Kṛṣṇa e Arjuna estavam do lado de Yudhiṣṭhira, a vitória de Yudhiṣṭhira era certa. A batalha definiria quem governaria o mundo, e Sañjaya predisse que o poder seria transferido para Yudhiṣṭhira. Também se prediz aqui que Yudhiṣṭhira, após obter a vitória nesta batalha, prosperaria cada vez mais, não só porque ele era justo e piedoso, mas também porque era um moralista estrito. Durante sua vida, ele nunca disse uma mentira.
Há muitas pessoas menos inteligentes que aceitam o Bhagavad-gītā como uma simples conversa entre dois amigos num campo de batalha. Mas uma espécie de livro assim não pode ser uma escritura. Alguns podem alegar que Kṛṣṇa incitou Arjuna a lutar, e isso é imoral, mas a realidade da situação está claramente afirmada: o Bhagavad-gītā é a suprema instrução sobre o que é moralidade. O Nono Capítulo, verso trinta e quatro, declara a suprema instrução sobre moralidade: man-manā bhava mad-bhaktaḥ. É necessário tornar-se um devoto de Kṛṣṇa, e a essência de toda a religião é render-se a Kṛṣṇa (sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja). As instruções do Bhagavad-gītā constituem o supremo processo de religião e de moralidade. Todos os outros processos podem ser purificantes e podem levar a este processo, mas a última instrução do Gītā é a palavra máxima em toda a moralidade e religião: render-se a Kṛṣṇa. Este é o veredicto do Décimo Oitavo Capítulo.
Através do Bhagavad-gītā, podemos compreender que perceber o eu através da especulação filosófica e através da meditação é apenas um processo, mas render-se completamente a Kṛṣṇa é a perfeição mais elevada. Esta é a essência dos ensinamentos do Bhagavad-gītā. O caminho dos princípios reguladores segundo as ordens da vida social e os diferentes métodos de religião talvez seja um caminho confidencial de conhecimento. Mas embora os rituais religiosos sejam confidenciais, a meditação e o cultivo de conhecimento são ainda mais confidenciais. E render-se a Kṛṣṇa em serviço devocional em plena consciência de Kṛṣṇa é a instrução mais confidencial. Esta é a essência do Décimo Oitavo Capítulo.
Outro aspecto do Bhagavad-gītā é que a verdade efetiva é a Suprema Personalidade de Deus, Kṛṣṇa. A Verdade Absoluta é compreendida sob três aspectos — o Brahman impessoal, o Paramātmā localizado e, enfim, a Suprema Personalidade de Deus, Kṛṣṇa. Conhecimento perfeito acerca da Verdade Absoluta quer dizer conhecimento perfeito acerca de Kṛṣṇa. Se alguém compreende Kṛṣṇa, então todos os departamentos do conhecimento estão incluídos nesta compreensão. Kṛṣṇa é transcendental, pois Ele sempre está situado em Sua eterna potência interna. As entidades vivas manifestam-se de Sua energia e dividem-se em duas classes, eternamente condicionadas e eternamente liberadas. Essas entidades vivas são inumeráveis, e são consideradas partes fundamentais de Kṛṣṇa. A energia material manifesta-se em vinte e quatro divisões. A criação é efetuada pelo tempo eterno, e é produzida e dissolvida pela energia externa. Esta manifestação do mundo cósmico se torna visível e invisível repetidas vezes.
No Bhagavad-gītā, comentam-se cinco assuntos principais: a Suprema Personalidade de Deus, a natureza material, as entidades vivas, o tempo eterno e todas as espécies de atividades. Tudo depende da Suprema Personalidade de Deus, Kṛṣṇa. Todas as concepções sobre a Verdade Absoluta — Brahman impessoal, Paramātmā localizado e qualquer outra concepção transcendental — estão incluídas na compreensão acerca da Suprema Personalidade de Deus. Embora superficialmente a Suprema Personalidade de Deus, a entidade viva, a natureza material e o tempo pareçam ser diferentes, nada é diferente do Supremo. Mas o Supremo é sempre diferente de tudo. A filosofia do Senhor Caitanya menciona inconcebivelmente “igualdade e diferença simultâneas”. Este sistema de filosofia constitui conhecimento perfeito acerca da Verdade Absoluta.
Em sua posição original, a entidade viva é espírito puro. Ela é exatamente como uma partícula atômica do Espírito Supremo. Assim, o Senhor Kṛṣṇa pode ser comparado ao Sol, e as entidades vivas, ao brilho solar. Porque são energia marginal de Kṛṣṇa, as entidades vivas têm a tendência de estar em contato com a energia material ou com a energia espiritual. Em outras palavras, a entidade viva está situada entre as duas energias do Senhor, e como ela pertence à energia superior do Senhor, ela tem uma partícula de independência. Pelo uso correto dessa independência, ela aceita ficar sob a ordem direta de Kṛṣṇa. Assim, ela atinge sua posição normal na potência de onde todo o prazer deriva.
Neste ponto encerram-se os significados Bhaktivedanta do Décimo Oitavo Capítulo do Śrīmad Bhagavad-gītā que trata da Conclusão — a Perfeição da Renúncia.
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