sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Dia (15/11/2024) do Aparecimento de Sri Nimbarkacharya por Ramai Swami


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Shri Nimbarka Acharya vem da linhagem de Kumara Sampradaya e acredita-se que tenha vivido por volta dos séculos XI e XII. Nascido na moderna Murgarapattam, na província dravidiana do sul, ele era filho de Aruni e Jayanti, um brâmane muito piedoso, um casal da ordem Tailanga.

 Ele foi um grande asceta da ordem Tridandi. Ele escreveu muitos livros de acordo com o Dvaitadvaitavada e viveu a maior parte de sua vida devocional em um lugar chamado Nimbagrama perto de Govardhana em Vrindavana.

Enquanto estava em Nimbagrama, ele derrotou um grande pandit Jain em uma discussão. O Jain se recusou a jantar com ele dizendo que o Sol já havia se posto e então ele não comeria nada. Com isso, Nimbarka por sua própria potência fez o sol aparecer de uma árvore Nimba e o atônito Jain aceitou sua hospitalidade. Diz-se que seu nome Nimbarka ou Nimbaditya foi derivado deste milagre de Aditya ou Arka que significa sol de uma árvore nimba.

Certa vez, em uma vila perto da floresta de Bilva Paksha, um grupo de brâmanes veio se envolver na adoração do Senhor Shiva. Assim como o Senhor Vishnu fica muito satisfeito quando Lhe são oferecidas as folhas de Sua mais amada Tulasi, o Senhor Shiva fica satisfeito com as oferendas de folhas da árvore bilva ou bael. Assim, os brâmanes adoraram o Senhor Shiva oferecendo folhas de bilva, por um período de quinze dias e satisfizeram muito o Senhor Shiva.

Entre aqueles brahmanas havia um cujo nome era Nimbarka. Ele tinha sido particularmente atento em sua adoração ao Senhor Shiva. Estando especialmente satisfeito com a devoção de Nimbarka, o Senhor Shiva apareceu pessoalmente a ele.

“Nimbarka,” disse o Senhor Shiva, “na borda desta vila há uma floresta sagrada de bael. Lá, naquela floresta, os quatro Kumaras estão absortos em meditação. Pela misericórdia deles você receberá conhecimento transcendental, pois eles são seus mestres espirituais, e ao prestar serviço a eles você receberá tudo o que é de valor.” Depois de dizer isso, o Senhor Shiva desapareceu. 

Nimbarka foi imediatamente para aquele lugar e com grande determinação procurou os quatro Kumaras em todas as direções, até que finalmente os encontrou, brilhando tão intensamente quanto o sol. Eles estavam sentados em uma plataforma natural muito bonita sob uma árvore e pareciam fogo ardendo em um altar. Eles eram todos muito jovens, parecendo não ter mais do que cinco anos de idade, mas pareciam muito nobres em caráter enquanto estavam sentados ali nus, absortos em meditação. Nimbarka ficou tão animado que gritou: "Hare Krishna!"

Este som repentino assustou os quatro irmãos, interrompendo sua meditação. Abrindo os olhos, eles viram diante deles a forma feliz de um Devoto ideal, e com grande prazer eles abraçaram Nimbarka, um após o outro.

“Quem é você,” eles perguntaram, “e por que veio aqui? Certamente estamos prontos para responder a todas as suas preces.”

Nimbarka caiu aos pés dos quatro irmãos como uma vara e, com grande humildade, apresentou-se.

 Com um doce sorriso no rosto, Sanat Kumara então disse: "A todo-misericordiosa Suprema Personalidade de Deus, sabendo que Kali-yuga será extremamente problemática para as entidades vivas, resolveu proagir serviço devocional a Si mesmo. Com esse objetivo em mente, Ele capacitou quatro personalidades com devoção e as enviou a este mundo para pregar.

Ramanuja, Madhva e Vishnuswami são três e você é a quarta dessas grandes almas. Lakshmi aceitou Ramanuja como discípulo, Brahma aceitou Madhva, Rudra aceitou Vishnuswami e, ao conhecê-lo hoje, temos a boa sorte de poder instruí-lo. Esta é a nossa intenção.

Anteriormente, estávamos engajados em meditar no Brahman impessoal, mas pela misericórdia sem causa do Senhor Vishnu, fomos aliviados dessa atividade pecaminosa. Desde que percebi que é essencial pregar o serviço devocional puro, compus uma obra literária intitulada Sanat Kumara Samhita. Depois de receber iniciação de mim, você deve seguir as instruções que estabeleci nela.”

Nimbarka ficou muito animado com a perspectiva de tomar iniciação e imediatamente correu para tomar banho no Ganges. Depois disso, ele rapidamente retornou e se prostrou mais uma vez diante dos irmãos refulgentes.

“Ó libertadores dos caídos”, disse Nimbarka, com toda a humildade, “por favor, libertem este patife de origem humilde”.

Os quatro Kumaras deram-lhe o mantra Radha-Krishna e o instruíram no método de adoração a Radha e Krishna com os sentimentos de grande amor chamado Bhava Marga.

Naquela floresta sagrada de bael, Nimbarka começou a adorar Shri Shri Radha Krishna de acordo com o Sanat Kumara Samhita e ele cantou o mantra que eles lhe deram. Muito em breve Radha e Krishna se revelaram a Nimbarka. Eles estavam diante dele, espalhando uma refulgência que iluminava todas as direções. Em vozes doces, Eles se dirigiram a ele assim: “Nimbarka, você é muito afortunado, pois você realizou Sadhana em Shri Navadwipa. Nós dois nos combinamos e assumimos uma forma, como o filho de Sachidevi.” Naquele momento, Radha e Krishna se combinaram e exibiram Sua forma de Gauranga.

Contemplando essa esplêndida visão, Nimbarka começou a tremer. “Nunca,” ele disse, “nunca eu vi ou ouvi falar de tal forma em qualquer momento.”

O Senhor Gauranga então disse: “Mantenha esta forma, que agora lhe mostro, em segredo por enquanto. Apenas pregue sobre o serviço devocional e os passatempos de Radha e Krishna, pois Eu ganho grande satisfação com isso. Quando Eu fizer Minha aparição e executar Meus passatempos de educação, você também aparecerá.

Nascido na Caxemira como um grande pandit, você viajará por toda a Índia derrotando toda a oposição. Sua reputação e aprendizado serão celebrados em todos os lugares e você será conhecido como Keshava Kashmiri. Enquanto vaga em Shri Navadwipa, você chegará a Shri Mayapur. Simplesmente por ouvir seu nome, todos os grandes pandits de Navadwipa fugirão.

Intoxicado com orgulho escolar, terei grande prazer em derrotá-lo. No entanto, pela misericórdia da Mãe Saraswati, a deusa do aprendizado, você perceberá Minha verdadeira identidade. Abandonando seu falso orgulho, você se abrigará em Mim e Eu o recompensarei com o supremo presente do serviço devocional amoroso e novamente o despacharei para pregar. Assim, você pode Me satisfazer pregando a filosofia de dvaita-advaita.

Mantenha Minha identidade em segredo. No futuro, quando Eu começar Meu movimento de sankirtan, Eu pessoalmente pregarei, tomando a essência de sua filosofia e as filosofias de Madhva, Ramanuja e Vishnuswami.”

Após instruir Nimbarka dessa forma, o Senhor Gauranga desapareceu, e cheio de intenso êxtase, Nimbarka começou a derramar lágrimas de amor. Após adorar os pés de lótus de seus gurus e obter sua permissão, ele deixou Shri Navadwipa para começar sua missão de pregação.

   (Fonte: Shri Navawipa-dham mahatmya) 

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Fontes:  http://www.ramaiswami.com/sri-nimbarkacharya-appearance-3/



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Tulasi-Saligrama Vivaha (casamento) hoje dia 15/11/2024 sexta-feira.

Tulasi - Shaligram Vivaha
 
Esta é a celebração da cerimônia de casamento de Srimati Tulsi Devi e do Senhor Sri Krishna.
 
Casamento de Shalagrama e Tulasi escrito por Sri Padmanabha Gosai.
Shri Vasishthaji disse que o que ouvi nos tempos antigos do Senhor Brahma sobre o casamento de Tulasi, agora descreverei de acordo com o que está escrito no Narada-pancaratra. Primeiro, deve-se plantar Tulasi na casa ou na floresta, e depois de três anos pode-se realizar seu casamento. Os momentos auspiciosos em que se pode realizar o casamento de Shalagrama e Tulasi são descritos a seguir. Quando o sol está se movendo no norte, Júpiter e Vênus estão nascendo, no mês de Kartika, do Ekadashi até a lua cheia no mês de Magha, e quando constelações que são auspiciosas para o casamento aparecem, especialmente o dia de lua cheia. - Primeiro, deve-se arranjar um local para o sacrifício (yajna-kunda) sob um dossel (mandapa). Então, depois de realizar shanti-vidhana, deve-se instalar dezesseis deusas e fazer a cerimônia shraddha para suas ancestrais maternas femininas.

Deve-se chamar quatro brâmanes eruditos no Veda, e nomear um para ser o Brahma, um para ser o acarya, um para ser o rishi, e um para ser o sacerdote. Deve-se estabelecer um pote de água auspicioso (mangala-ghat) sob esse mandapa de acordo com os rituais Vaishnava. Então deve-se estabelecer um shalagrama-shila atraente (Lakshmi-Narayana). Depois disso deve-se realizar o sacrifício doméstico (griha-yajna), adorar as dezesseis deusas, e fazer a cerimônia shraddha. - Quando estiver anoitecendo deve-se instalar uma Deidade dourada de Narayana e uma murti prateada de Tulasi de acordo com os meios. Com o mantra vasa-shanta dois panos devem ser amarrados juntos, com o mantra yadavandha as pulseiras de casamento (kangana) devem ser amarradas nos pulsos, e com o mantra ko' dat o casamento deve ser consagrado. Então o anfitrião junto com o acarya, rishi e outros devem fazer nove oferendas no yajna-kunda. Após esses ritos de casamento terem sido feitos, o sábio gurudeva deve oferecer sacrifício de acordo com os rituais Vaishnava cantando, "Om namo bhagavate keshavaya namah svaha." - O anfitrião com sua esposa, amigos e parentes devem então fazer parikrama de Tulasi quatro vezes com shalagrama-shila. Todos devem então recitar as seguintes orações em frente ao yajna-kunda: shatkumbha-sukta, pavamani-sukta, shakti-kadhyaya, nava-sukta, jiva-sukta e vaishava-samhita.

Depois disso, as mulheres devem soprar conchas e outros instrumentos semelhantes, cantar canções auspiciosas e recitar mangalacarana. Depois disso, o sacrifício final deve ser feito (purnahuti) e então abhisheka. Um boi deve ser dado ao Brahma, uma vaca, pano e cama ao acarya, e pano ao rishi. Dakshina deve ser dado a todos. - Desta forma, instalando Tulasi Devi, deve-se começar sua adoração regular junto com o Senhor Vishnu. Quem quer que veja o casamento de Tulasi Devi terá todos os pecados acumulados de sua vida removidos. Quem com devoção planta Tulasi, coleta suas folhas ou a instala junto com Vishnu alcançará a liberação, a morada do Senhor, todas as variedades de prazer e desfrutará junto com Shri Hari.

*O autor é um conhecido Vaishnava Acharya e Sumo Sacerdote do famoso Radharaman Mandir em Vrindavana, Índia.
 
 
Uma perspectiva hindu:
Tulsi Vivah ou Casamento: Este é talvez o festival mais sentimental, mas não o menos importante, que cai no 11º dia da metade brilhante de Kartik. Esta história de Padma Puram gira em torno de Tulsi, a planta Ocimum Sanctum que em seu nascimento anterior era Vrinda, a filha de um gigante chamado Nemi, e a esposa fiel do demônio Jalandhar. Nascido na água, Jalandhar reivindica soberania sobre o oceano e exige os 14 tesouros produzidos do oceano na segunda encarnação de Vishnu. Ele declara guerra e se torna uma causa de perigo para os semideuses. Mais ainda por causa de uma bênção de que ele seria livre da morte até que sua esposa Vrinda fosse casta.

Como último recurso para matar Jalandhar, Vishnu engana Vrinda assumindo a forma de seu marido. Vrinda em sua ira se enfurece e transforma o Senhor Vishnu em uma Pedra Negra (Salagram) por seu engano. Vishnu também retalia, mas em admiração por sua castidade e piedade impecáveis, ele a transfere para a planta sagrada Tulsi e promete se casar com ela anualmente neste dia de Kartik. A origem da pedra negra amonite ou Salagram encontrada no leito do rio Gandaki pode ser atribuída à sua lenda.
 
Como consequência, todas as mulheres hindus devotas adoram a planta Tulsi com flores e leite, assumindo que o Senhor Krishna esteja presente nela neste dia auspicioso. Literalmente, um casamento simulado é realizado entre o Tulsi e o Salagram. A crença é que aquele que realiza esta cerimônia de doar Tulsi, considerando-as suas próprias filhas, recebe o crédito por fazer um Kanyadan, que é considerado um ato extremamente meritório em nossa religião. Este dia cerimonial sagrado marca a abertura auspiciosa da temporada anual de casamentos dos hindus.
 
 
Vivaha Prayog Simples:
  • Pode-se vestir a panela dela com uma linda saia vermelha.
  • Pode-se adornar seus galhos com pulseiras vermelhas, kum kum vermelho e bindhis vermelhos.
  • Como sutra mangal, pode-se usar raiz de Haldi (cúrcuma) fresca ou seca.
  • E enfeite-a com guirlandas vermelhas.
  • Se você tiver um Shaligram, você pode realizar o Vivaha para eles como faria para qualquer yajuman que fosse passar por isso.
Aqui temos uma forma MUITO simplificada disso.
 
Kanya Sampradanam - Entrega da noiva:
A noiva é entregue pelo seu pai ou responsável após recitar sua linhagem e pedigree, juntamente com os do noivo.
 
Honrando o noivo. O noivo recebe um assento e é honrado. Amarre o fio vermelho kankabandanam em cada um deles. (simbolicamente Seu pulso direito Seu pulso esquerdo)
 
Medite em ungir Seus pulsos com óleos e chandan, e apenas toque-os em Seus corpos.
 
Mala Dharanam – troca de guirlandas:
Coloque uma bela guirlanda na planta Tulsi e no Swayamvyakta Shaligram. Troque as guirlandas três vezes. As guirlandas dela o enfeitam e então as guirlandas dele a ela, assim. Tulasi primeiro enfeita seu senhor, reivindicando seu rito swayamvarya.
 
Sindhur Danam - unção da noiva com sindhur:
Em Seu nome, marque as folhas e o tronco superior dela com sindhur três vezes, reivindicando-a como Sua.
 
OM SINDHUR IVA PRADHVANE SUGHANASO
VATA PRAMIYAH PATAYANTI YAHVAH
GHRTASYA DHARA ARUSO NAH VAJI
KASTHA BHINDAN URMIBHIH PINVAMANAH

Mangal Sutra Dharanam - Colocação do sagrado Tali:
O fio sagrado e o ornamento (mangal sutra) são santificados e então amarrados ao redor do pescoço da noiva como um símbolo de seu estado civil, a irmã do noivo o ajuda com isso e recebe um presente da família da noiva. Um cinto simbolizando a castidade é amarrado ao redor de sua cintura (pode ser amarrado ao redor do pote ou colocado no solo como se fosse sua cintura.
 
mangal yatantunanena bhartr jiva ahetunaa
kanthe bandhnami subhage saa jiva saradah shatam
 
Vastra Bandhanam - Amarrando suas roupas, fortalecendo seus laços:
Tentando as roupas superiores. Granthi banadhanam - amarrando o vínculo do casamento. O Shaligram precisará de um angavaastra especialmente para isso, que pode ser amarrado na parte superior do vaastra que Tulsi está usando - mantenha-os amarrados por sete noites a partir de agora. Polvilhe o pano unido com resíduos do samanya arghya.
 
Laja Homa - Oferenda de arroz tufado para a longevidade do marido e fertilidade da esposa:
Este ritual é feito para rezar pelo bem-estar da noiva e de seus futuros descendentes, bem como pela prosperidade e felicidade de toda a família.
Talvez você tenha que meditar somente sobre isso.
 
OM IDAM ASMANAM AROHA
ASMEVA TVAM STHIRA BHAVA
DVISANTAM APAVADHASYA
MA CA TVAM DVISATAM ADHAH
 
"Monte esta pedra e, como uma pedra, seja firme em devoção aos pés do Senhor. Aniquile aqueles que ousarem lhe fazer mal. Que você nunca caia sob a influência deles."
 
Saptapadi Grahanam - A tomada simbólica de sete passos representando os sete grandes sacrifícios de Vivaha:
O casal dá sete passos juntos, simbolizando a jornada da vida que estão começando e na qual serão companheiros inseparáveis. Cada passo é santificado com uma bênção.
 
1. OM EKAM ISE VISNUH TVA NAYATU
"Um: Que o Senhor Visnu o guie à força."
2. OM DVE URJE VISNUH TVA NAYATU
"Dois: Que o Senhor Visnu o leve ao poder."
3. OM TRINI VRATAYA VISNUH TVA NYATU
"Três: Que o Senhor Visnu o guie para cumprir seus votos."
4. OM CATVARI MAYOBHAVAYA VISNUH TVA NAYATU
"Quatro: Que o Senhor Visnu o conduza à felicidade."
5.OM PANCA PASUBHYO VISNUH TVA NAYATU
"Cinco: Que o Senhor Visnu o leve a muitas vacas."
6. OM SAD RAYAS POSAYA VISNUH TVA NAYATU
"Seis: Que o Senhor Visnu o leve à multiplicação da riqueza espiritual."
7. OM SAPTA SAPRABHYO HOTRABHYO VISNUH TVA NAYATU
"Sete: Que o Senhor Visnu o guie para manter esses sete sacrifícios."
 
Pani Grahanam - Unindo-os no casamento:
Pegando a Mão. O noivo aceita formalmente a noiva e pega sua mão enquanto recita fórmulas rituais. Medite sobre Elas segurando as mãos e recite o seguinte.
 
"Para a boa fortuna, eu uno suas mãos para que você possa atingir a velhice na companhia de seu marido. Os quatro Kumaras deram você a ele para a execução de tarefas domésticas.
 
"Seja gentil de olhos, protegendo seu marido. Seja gentil com os animais, seja bem-intencionada, bela. Seja a mãe dos heróis, mãe da vida e querida pelo Senhor Krsna, trazendo a mais alta felicidade. Dessa forma, seja boa para todos nós, tanto homens quanto animais.
 
"Que Vishnu gere progênie para você. Que o Senhor Krsna mantenha vocês juntos até a velhice. Entre agora na casa de seu marido, com auspiciosidade. Dessa forma, seja bom para nós, tanto homens quanto animais.
 
"Ó Vishnu, engravide-a, faça filhos bons e fortes nela. Coloque dez filhos nela, faça onze homens em sua casa.
 
"Seja o governante do pai do seu marido. Seja o governante da mãe do seu marido. Seja o governante das irmãs do seu marido. Seja o governante dos irmãos do seu marido.
 
"Que seu coração esteja fixo nos objetivos mais elevados da vida. Que sua mente siga a de seu marido. Com corpo e alma, seja devotada às suas palavras. Que o Senhor Visnu os una."
 
Regue-os com akshata (arroz seco cru colorido com açafrão).
 
OM ASMIN VIVAHA KARMANI
ANGA HINAM KRIYAN HINAM VIDHI HINAM CA YAD BHAVET
ASTU TAT SARVA ACCHIDRAM KRSNA KARSNA PRASADATAH
YAT KINCIT CAIGUNYAM JATAM
TAD DOSA PRASAMANAYA
SRI VISNU SMARANAM KAROMI
 
"Que todas as deficiências nas regras e atividades da cerimônia vivaha sejam absolvidas pela misericórdia do Senhor Sri Krsna e Seus devotos. Agora me lembro do Senhor Supremo Vishnu para anular quaisquer falhas que possam haver nos procedimentos."
 
Sri Sriyuts Tulasi e Shaligram Vivaha ki jaya


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Sri Krsna Saradiya Rasayatra [a rasa-lila do outono] ou Śrī Kṛṣṇa Rāsa-yātrā . Hoje é dia da Lila eterna da Dança da Rasa de outono. 15/11/2024 sexta-feira.


  

 Sri Krishna executa rasa lila de duas formas, uma na estação do outono (saradiya) e outra na primavera (vasanta).
 A primeira lua cheia da estação do outono marca a celebração da dança de Krsna com as gopis. Neste dia, as divindades de Vrndavana estão bem decoradas com branco. Os dramas de Krsna lila são encenados. Como a lua é muito auspiciosa, os vraja vasis deixam os potes de arroz doce expostos à lua cheia durante toda a noite, para transformar o arroz doce em amrita ambrosial.

  A dança rāsa ocorre durante o oitavo ano de Krsna. 
Sukadeva Gosvami, no Srimad-Bhagavatam, descreve a saradiya-rasa.
Kātyāyanī

  Quando Kṛṣṇa viu a noite de lua cheia da estação śarat [outono], Ele se decorou com várias flores sazonais, especialmente as flores mallikā, que são muito perfumadas. Ele se lembrou das orações das gopis à deusa Kātyāyanī, onde elas oravam para Kṛṣṇa ser seu marido. Ele achava que a noite de lua cheia da estação era adequada para uma boa dança. Assim, o desejo que as gopis tiveram de ter Kṛṣṇa como marido seria então cumprido.
flores mallikā

   Introdução à Dança Rasa, Capítulo 29 do Livro de Krsna de Srila Prabhupada:

  A aparência da lua aumentou o desejo de Kṛṣṇa de dançar com as gopis. As florestas estavam cheias de flores perfumadas. A atmosfera estava esfriando e festiva. Quando o Senhor Kṛṣṇa começou a soprar Sua flauta, as gopis por toda a Vṛndāvana ficaram encantadas. Sua atração pela vibração da flauta aumentou mil vezes, devido à lua cheia, ao horizonte vermelho, à atmosfera calma e fresca e às flores desabrochando. Todas essas gopis eram por natureza muito atraídas pela beleza de Kṛṣṇa, e quando ouviram a vibração de Sua flauta, elas se tornaram aparentemente lascivas para satisfazer os sentidos de Kṛṣṇa.
          Vamsivata, em Vrndavana
 

  Imediatamente após ouvir a vibração da flauta, todas elas deixaram seus respectivos compromissos e seguiram para o local onde Kṛṣṇa estava.

   Enquanto corriam muito rapidamente, todos os brincos balançavam para frente e para trás. Todas elas correram em direção ao Vamsivata. Algumas delas estavam engajadas em vacas leiteiras, mas deixaram o negócio da ordenha meio terminado e imediatamente foram para Kṛṣṇa. Uma delas tinha acabado de coletar leite e ia  colocá-lo em uma panela de leite no fogo para ferver, mas ela não se importava se o leite fosse derramado e imediatamente saiu para ir ver Kṛṣṇa. 


  Algumas delas estavam amamentando seus bebês pequenos e algumas estavam envolvidas na distribuição de alimentos para os membros de suas famílias, mas elas deixaram todos esses compromissos e imediatamente correram para o local onde Kṛṣṇa estava tocando Sua flauta. 


  Algumas estavam empenhadas em servir seus maridos, e outras estavam engajadas em comer, mas não se importavam em servir seus maridos nem comer e, imediatamente partiramAlgumas delas queriam decorar seus rostos com pomadas cosméticas e vestir-se muito bem antes de irem ver Kṛṣṇa, mas infelizmente não podiam terminar suas decorações cosméticas nem vestir seus vestidos da maneira certa por causa de sua ansiedade de encontrar Kṛṣṇa imediatamente. Seus rostos estavam decorados apressadamente e terminados de maneira desordenada; algumas até colocam a parte inferior de seus vestidos na parte superior de seus corpos e a parte superior na parte inferior.

 Na saradiya rasa-lila, a rasa-lila do outono, muitos grupos de gopis se reuniram, tais como: svapaksa, vipaksa, tatastha paksa, suhrda paksa, sruticari, municari, yauthiki e ayauthiki. Essa saradiya-rasa também se chama panchaiaty rasa e ocorreu em Vrndavana, às margens do rio Yamuna.

"Assim, esta discussão de rasa-lila é o ápice da consciência de Krishna. Não é uma coisa comum. Eles são puramente espirituais. Não há nada material.” (Srila Prabhupada Palestra, Los Angeles, 15 de novembro de 1968)





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quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Srila Kasisvara Pandita – hoje é dia de seu sagrado Desaparecimento dia 14/11/2024 quinta-feira.

Sri Kasisvara Pandita Gosvami tinha um templo perto de Sri Rampura em Catara. Mahaprabhu o enviou para Vrindavana mais tarde em sua vida. Seu discípulo era Sri Govinda Gosai, o pujari de Sri Govinda Deva.

Quando Srila Rupa Gosvami descobriu o Sri Vigraha de Sri Govinda Deva em Gomati tila, ele imediatamente enviou uma mensagem para Mahaprabhu em Puri. Mahaprabhu, por sua vez, solicitou que Sri Kasisvara Pandita fosse para Vrindavana. Kasisvara, no entanto, expressou que "ter que desistir de sua associação fará com que meu coração seja dividido em dois. Portanto, por favor, considere como posso honrar seu pedido sem desistir de minha vida."

Mahaprabhu podia entender o coração de Kasisvara e, portanto, deu a ele uma Divindade automanifestada de Si mesmo. Mahaprabhu sentou-se junto com este Vigraha e aceitou prasad no qual a fé de Kasisvara foi acesa. Mahaprabhu o intimidou com esta Deidade e o estabeleceu no lado direito de Sri Govinda Deva. Então ele começou a servi-Los com grande amor.


Gaudiya Vaishnava Viraha Bhajan (Canção Cantada em Separação de Vaishnava)



fonte; https://iskcondesiretree-com.translate.goog/page/srila-kasisvara-pandita?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc


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Hoje ´dia do sagrado desaparecimento de Sri Bhugarbha Gosvami: o amigo de Sri Lokanatha Gosvami. 14/11/2024 quinta-feira.

Srila Bhugarbha Goswami.

 Segundo o Caitanya-caritamrta, Srila Bhugarbha era um discípulo de Sri Gadadhara Pandita. No Gaura-ganodesa-dipika de Kavi Karnapura, ele é identificado em Krsna-lila como Prema-manjari. 

 Srila Bhugarbha Goswami, junto com seu amigo íntimo Lokanatha Goswami, encontrou lugares sagrados perdidos situados em Vrindavana pela ordem de Sri Caitanya Mahaprabhu. Para evitar distrações materiais, Bhugarbha Goswami executava sua adoração a Krishna em uma caverna. Por causa disto, ele recebeu o nome de Bhugarbha (bhu significa “terra”, garbha significa “caverna” ou lugar escondido). (Veja Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 12.82).

Seu samadhi no SRI RADHA DAMODAR TEMPLE
O décimo primeiro galho de Gadādhara Gosvāmī foi Bhūgarbha Gosāñi, e o décimo segundo foi Bhāgavata Dāsa. Ambos foram para Vṛndāvana, onde residiram toda a vida. [Śrī caitanya-caritāmṛta Ādi-līlā 12.82]

Comentário de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Bhūgarbha Gosāñi, anteriormente conhecido como Prema-mañjarī, foi um grande amigo de Lokanātha Gosvāmī, o qual construiu o templo de Gokulānanda, um dos sete templos importantes de Vṛndāvana – a saber, Govinda, Gopīnātha, Madana-mohana, Rādhāramaṇa, Śyāmasundara, Rādhā-Dāmodara e Gokulānanda – que são instituições autorizadas dos vaiṣṇavas gauḍīyas.


Quero ser professor? A formação que tenho e o mestrado me ajudam, nessa ...