quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Hoje é do desaparecimento sagrado de Sri Charanga Takura dia 28/11/2024 quinta-feira.


Shri Saranga Murari Thakura costumava residir em Modadrumadwipa Mam-gachi, onde suas divindades de Shri Shri Radha-Gopinath ainda estão presentes. Há também uma árvore Bakul lá que talvez exista desde a época de Sharanga Thakura. Há uma lenda local sobre esta árvore. Um dia, quando Mahaprabhu chegou lá, ele percebeu que a árvore Bakul no pátio do templo de Saranga estava morrendo. Então ele perguntou a Saran-ga: "Esta árvore Bakul está morrendo, então o que você vai fazer?"
Sharanga Thakura respondeu: "Além de Sua misericórdia, Prabhu, não vejo nenhuma esperança para esta árvore." Então Mahaprabhu abraçou aquela árvore, que permaneceu saudável até hoje e agora é bem grande.
Sharanga Thakura havia resolvido que não aceitaria nenhum discípulo, mas Mahaprabhu, no entanto, repetidamente solicitou que ele o fizesse. Finalmente, ele cedeu e concordou, dizendo: "Amanhã de manhã, a primeira pessoa que eu vir, iniciarei com o mantra divino."
 No dia seguinte, de manhã cedo, ele foi tomar banho no Ganges. Por acaso, um corpo morto veio e tocou seus pés quando ele entrou na água. Pegando o corpo, ele disse: "Quem é você? Levante-se." Por trás, Mahaprabhu, que estava testemunhando tudo, gritou: "Saranga! Diga o mantra em seu ouvido!" Então, quando Saranga disse o mantra no ouvido daquela criança morta, o corpo ficou consciente. Ele disse: "Meu nome é Murari. Eu sou seu servo. Por favor, conceda sua misericórdia a mim." 
No dia em que este menino seria investido com o cordão sagrado, ele foi mordido por acaso por uma cobra e morreu. Como ele era apenas um menino, o costume não era queimar o corpo, mas sim colocá-lo em uma jangada de bananeiras e fazê-lo flutuar rio abaixo. Quando seus pais receberam a notícia de que seu filho estava vivo, eles foram lá para levá-lo para casa. No entanto, Murari se recusou a acompanhá-los até sua antiga casa.  Ele lhes disse: "Eu e permanecerei a serviço daquele que me deu a vida novamente, pois estou em dívida com ele."
Vrindavana dasa Thakura descreveu este Murari Chaitanya dasa da seguinte forma: "Havia uma consciência externa presente no corpo transcendental de Chaitanya dasa. Ele entrava na floresta apenas para perseguir tigres. Às vezes, ele pulava nas costas de um tigre, que por sua influência permanecia inerte. Em outras ocasiões, ele colocava um phython em seu colo e brincava com grande prazer. Foi pela misericórdia de Avadhuta Mahasaya (Nityananda Prabhu) que ele foi capaz de brincar dessa maneira com tigres e cobras. Shri Nityananda Raya é muito afetuoso com seus servos e, portanto, com uma simples piscada de olhos, eles são capazes de desfrutar de doçuras que nem mesmo são acessíveis ao Senhor Brahma.
"Chaitanya estava constantemente em esquecimento de si mesmo, absorto como estava na bem-aventurança de falar seus pensamentos internos.  Às vezes, ele permanecia dentro da água por 2 ou 3 dias sem sofrer nenhum inconveniente corporal. Ele parecia quase insensível e, portanto, suas atividades eram imperceptíveis. Tal era a intensidade feroz de sua proeza incomensurável. Quanto posso descrever das transformações intermináveis ​​de seus sentimentos devocionais?” [Chaitanya Bhagavat Antya-lila. 5:426-434] Os descendentes de sua família ainda residem em Sargram, no distrito de Barddhaman.
De acordo com Gaur-Ganoddesa-Dipika (texto 172), Sharanga Thakura era anteriormente Nandi Mukhi, em Braja lila.

vraje nandimukhi yasit
sadya saranga-thakkurah
prahlado manyate kaishchin
mat-pitraa na sa manyate

“A Vraja-brahmani Nandimukhi-devi apareceu como Saranga Takura.  Algumas pessoas pensam que Sharanga Thakura era a encarnação de Prahlada Maharaj. Meu pai (Shivananda Sena – o pai de Kavi-karnapura) não concordava com eles.”
Sua aparição é no 14º dia da quinzena escura do mês de Asar. Seu desaparecimento é no 13º dia da quinzena escura do mês de Agrahayon (Mrigarirsa – novembro-dezembro).
O templo de Sharanga Thakura e suas divindades adoráveis, Shri Shri Radha-Gopinath, ainda são adorados em Mamgachi (Jaharnagar), ao norte da atual cidade de Navadwip. As divindades adoráveis ​​de Vasudeva Datta Thakur, Shri Shri Radha-Madan Gopal também residem lá. Pode-se ir até lá de riquixá ou bonde da cidade de Navadwip.  De trem, você deve ir para o norte em direção a Katwa e descer na segunda parada, Bhandar Tikuri, onde pode facilmente perguntar e encontrar o templo.
Fonte: Calendário vaishinsva Iskcon.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Hoje é dia do desaparecimento sagrado devShri Kaliya Krishnadasa dia 27/11/2024 quarta-feira.

Shrila Kaviraja Goswami escreve (Chaitanya Charitamrta-lila Adi 11:37.) que Kaliya Krishna Dasa Thakura foi um dos principais devotos de Nityananda Prabhu. Ele não conhecia nada além dos pés de lótus de Shri Nityananda Prabhu.
De acordo com Gaura-Ganodesha-Dipika de Shrila Kavi Karnapura (texto 132.), ele foi um dos 12 gopals em Vrindavana, e nos passatempos de Krishna em Vrindavana era conhecido como Labhanga, um dos amigos vaqueiros de Krishna. Aqui ele é chamado de Kalah Krishnadasa ou Kalakrsnadasa.
No décimo segundo dia da lua escura no mês de Caitra, Shri Kaliya Krishna Dasa Thakura desapareceu deste mundo. Este não é o mesmo Kaliya Krishna dasa que acompanhou Shri Chaitanya Mahaprabhu ao sul da Índia.  Atualmente, os descendentes de Kaliya Krishnadas vivem em diferentes lugares sagrados em Bengala.
Seu local de nascimento é no distrito de Bardhaman (Burdwan) de Bengala Ocidental, a uma curta distância da estação ferroviária em Katwa, na vila chamada Akai Hatta. Esta vila está situada na antiga estrada do rei entre Nabadwipa e Katwa. Akai Hatta é uma vila muito pequena.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Hoje é dia do desaparecimento sagrado de Shri Narahari Sarkar Thakura dia 26/11/2024 terça-feira.

Shri Narahari Sarkar Thakura nasceu em Shri Khanda. Shri Krishnadasa Kaviraja Gosvami descreve que os moradores de Shri Khanda formaram um ramo da árvore do desejo do amor a Deus. “Shri Khandavasi (os moradores de Shri Khanda) Mukunda e seu filho Raghunandan eram o trigésimo nono ramo da árvore, Narahari era o quadragésimo, Chiran Jiva o quadragésimo primeiro e Sulocana o quadragésimo segundo. Eles eram todos grandes ramos da árvore misericordiosa de Chaitanya Mahaprabhu. Eles distribuíam os frutos e flores do amor a Deus em qualquer lugar e em todos os lugares. [Chaitanya Charitamrita Adi-lila 10:78-79] Shrila Jagannatha das Babaji Maharaj uma vez declarou – “Navadwip é a morada de Goloka. Vrindavana é a morada de Gokula. E Shri Khanda é a morada de Vaikuntha.”
 Shri Narahari Sarkar Thakura participou de todos os passatempos de Shri Gaurasundora. Bhakti Ratnakara afirma: “As glórias de Shri Sarkar Thakura são muito incomuns. Em Braja, ele é conhecido como Madhumati, cujas boas qualidades são ilimitadas.” (provando assim que ele não era o autor disso)
Um dia, Nityananda Prabhu chegou a Shri Khanda e disse a Narahari: “Tudo bem, sabemos quem você é. Então, onde está o mel, Madhu’?” Em Krishna-lila, Narahari é o sakhi Madhumati, cujo serviço é fornecer mel para Shri Shri Radha-Govinda e Seus associados. Então ele foi imediatamente a um lago próximo e encheu um pote que imediatamente se transformou em mel do tipo mais nectáreo. Nityananda Prabhu e Seus associados beberam deste pote para sua satisfação plena e ilimitada.
Narahari däsa Sarakära era um devoto muito famoso.  Locana däsa Thäkura, o célebre autor de Shri Chaitanya-mangala, foi seu discípulo. No Chaitanya-mangala é declarado que Shri Gadädhara däsa e Narahari Sarakära eram extremamente queridos por Shri Chaitanya Mahäprabhu, mas não há nenhuma declaração específica sobre os habitantes da vila de Srikhanta. (A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Chaitanya Charitamrita Adi-lila 10:78-79.purport)
Shri Locana dasa Thakura era o querido discípulo de Shri Narahari Sarkar. Em seu livro Chaitanya mangala ele apresenta seu guru desta forma: "Meu Thakur (mestre espiritual) é Shri Narahari das Thakura, que é muito influente entre a casta médica. Ele está continuamente absorvido em Krishna-prema, e de fato seu corpo não conhece nada além de Krishna.  Para seus seguidores ele não fala nada além do amor por Krishna.  Ele era anteriormente conhecido em Vrindavana-lila como Madhumati e era um depósito de doçura (mel) e muito querido por Radharani.  Agora ele está presente em Kali-yuga com Shri Gaurasundara como Shri Narahari.  Ele é o guardião do depósito de amor de Radha e Krishna”.  [Shri Chaitanya Mangal, Sutrakhanda]
    Isto é apoiado em Gaura Ganod-desh dipika de Kavi-karnapura 177., onde é dito:

 pura madhumati prana-
 shakhi vrindavane sthitaa
 adhuna naraharya-akhyah
 saarakarah prabhoh priyah

    “A querida amiga de Shrimati Radharani, a Vraja-gopi chamada Madhumati-devi, apareceu como Narahari Saarakaara, que era muito querido pelo Senhor Chaitanya”.
    Shrila Bhaktivinoda Thakura, em seu Gaura-arati kirtana, canta sobre alguns dos serviços íntimos que ele realizou para o Senhor Caitanya: ‘kiba narahari adikari chamara dhulaya’ “Narahari está abanando Gaurasundara com um leque de cauda de iaque (chaumara).”
Shri Narahari Sarkar Thakura era um cantor muito habilidoso, assim como poeta. Ele compôs muitas canções sobre os passatempos do Senhor Caitanya e do Senhor Nityananda. Ele compôs uma obra em sânscrito intitulada Shri Bhajanamrta. Gaurviraha-gita pada kalpataru também é atribuído a ele, embora alguns devotos estudiosos duvidem se é realmente sua própria composição.
A maioria das canções de Narahari Sarkar Thakura se misturaram com as composições de Narahari Chakravarti Thakura (Narahari Chakravarti Thakura é o autor de Bhakti-ratnakara). Portanto, é difícil determinar quais são realmente suas.  Antes do aparecimento de Shri Gaurasundara, ele também compôs muitas canções sobre os passatempos de Shri Shri Radha e Krishna.
Narahari era o único devoto que tinha o adhikara (direito) de fazer Gaura-kirtana na presença de Gaurasundara. Normalmente, se alguém louvasse Mahaprabhu em Sua presença, ou cantasse Seu Santo Nome, Ele taparia Seus ouvidos e gritaria "Visnu! Visnu!" Narahari, no entanto, desfrutou do privilégio especial de poder cantar sobre Mahaprabhu em um humor muito único e com doces descrições de Sua beleza transcendental sem objeção de Mahaprabhu.
Mas, infelizmente, pouco mais se sabe sobre ele.
Seu desaparecimento é no dia ekadasi tithi, da quinzena escura, no mês de Agrahayon (Mrigasir – Nov-Dez).

domingo, 24 de novembro de 2024

Hoje é dia do Sagrado Jejum de Sri Utpanna Ekadasi dia 26/11/2024 terça-feira origem do ekadasi #2






Tilaka: A Marca de Deus

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Rohininandana Dasa

O que é tilaka? Por que decorar o corpo? Quem pode usar? Quando usar? Por que existem diferentes tipos de tilaka? De que é feita? Como aplicar?

Qualquer um desejoso de reconhecer esta simples verdade: “Sou servo do Senhor Krishna”, pode usar tilaka, a marca de barro que os devotos usam na testa e em outros lugares em seu corpo. Você talvez não sinta que possui muita devoção a Krishna, mas você não fica proibido de usar tilaka, porque se trata de um sinal de que você está tentando ser Seu devoto. Ademais, as qualificações para ser um devoto de Krishna logo se desenvolvem em uma pessoa que aprende a arte de usar tilaka.

Por que Decorar o Corpo?

O devoto de Krishna decora o corpo porque se trata de um templo de Deus. Em vez de decorarmos nosso corpo como se fosse o eu, ou em vez de o destruirmos ou o desprezarmos por suas emissões imundas, podemos respeitá-lo e cuidar dele como a residência do Senhor Supremo. A alma vive dentro do corpo, assim como a Superalma, o Senhor. Assim como uma casa é construída e mantida para o prazer de seu proprietário, o “nosso” corpo se destina ao prazer de seu verdadeiro dono, o Senhor Krishna. Decorar o corpo com tilaka agrada-O.

Aplicar tilaka nos ajuda a nos lembrarmos de que pertencemos a Krishna. E quando outros veem uma pessoa usando tilaka, eles não apenas se lembram de Krishna como se livram de reações pecaminosas.

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Garotinha de tilaka.

Quando usamos tilaka no corpo, o Senhor nos protege de todos os lados. Quando Srila Prabhupada iniciou uma discípula com o nome de Tilaka Dasi, ele lhe disse que tilaka significa “a vitória personificada”.

Quando Usar Tilaka

Embora você possa aplicar tilaka a qualquer hora, o melhor momento é após o banho. O uso de tilaka é especialmente apropriado durante o seu puja, ou adoração, em casa. Quando estiverem adorando em família, todos podem usar, ou ao menos a pessoa que está oferecendo o arati (o pujari). Você também pode usar tilaka quando em visita a um templo ou em festivais como o Ratha-yatra.

Um importante momento para usar tilaka é na hora da morte. Quer antes de morrer, quer logo após a morte, se você aplicar tilaka pelo menos na fronte da pessoa, ela se beneficiará eternamente. É claro que a morte pode vir a qualquer momento, em virtude do que é inteligente usar tilaka sempre.

Você talvez se sinta envergonhado em relação a usar tilaka publicamente, mas não tire conclusões precipitadas quanto ao que outros pensarão. Eles talvez fiquem intrigados. Srila Prabhupada contou uma história sobre uma fábrica na Índia onde a maioria dos trabalhadores hindus costumava usar tilaka. Quando seu novo chefe, um muçulmano, disse-lhes que quem continuasse usando tilaka perderia seu emprego, todos, no dia seguinte, foram trabalhar sem nenhuma marca na testa – exceto um empregado. O chefe, então, convocou uma reunião, na qual anunciou que, daquele dia em diante, apenas aquele homem corajoso estava autorizado a usar tilaka.

Diferentes Tipos de Tilaka

Caso você viaje pela Índia, verá variadas marcas adornando a testa e o corpo das pessoas. Tais marcas indicam sua afiliação a grupos particulares e sua devoção a determinada forma de Deus ou semideus. Basicamente, você verá dois tipos de tilaka: a marca vertical dos vaishnavas, ou devotos de Krishna e Suas encarnações, e as três linhas horizontais dos shaivites, seguidores de Shiva e partidários da concepção impessoal de Deus.

Entre os vaishnavas, há muitos subgrupos, identificáveis pelo estilo de seu tilaka – seu formato, sua cor e o tipo de material utilizado para fazê-la. O tilaka usado pelos devotos no Movimento Hare Krishna indica que pertencemos à linha discipular do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. A parte superior de tal tilaka, com formato similar a um diapasão, representa a pegada do Senhor Krishna, e a parte em forma de folha sobre o nariz representa uma folha de tulasi, a planta favorita de Krishna.

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Os pés de lótus de Krishna com folhas de tulasi sobre os mesmos.

As duas linhas também representam as paredes de um templo de Radha-Krishna, e o espaço entre as linhas é a morada de Radha e Krishna. Para outros vaishnavas, as duas linhas podem indicar Brahma e Shiva, e o espaço intermediário, a morada de Vishnu. Uma linha vermelha no centro pode representar Lakshmi, a eterna consorte do Senhor Vishnu. As duas linhas também podem indicar as margens do Yamuna. Ou podem representar o Senhor Rama e Lakshmana de pé de ambos os lados de Sita. Nesse caso, o golpe na base do tilaka representa o devoto Hanuman ajoelhado aos pés dEles. Os estilos de tilaka são tão variados quanto os entendimentos por trás deles.

Como Obter o Barro

Devotos da ISKCON em geral aplicam seu tilaka com um barro cor de creme chamado gopi-candana, obtido a partir de um lago sagrado próximo a Dvaraka, a antiga cidade do Senhor Krishna na costa oeste de Guzerate. As maiores devotas de Krishna, as gopis, certa vez visitaram esse lago. Não é difícil conseguir gopi-candana com algum membro da ISKCON. Caso não consiga, o barro de Vrindavana ou de qualquer outra terra sagrada é bom. Você pode até mesmo usar argila de oleiro. De acordo com o Hari-bhakti-vilasa, um livro de autoria de Srila Sanatana Gosvami sobre práticas vaishnavas, qualquer tipo de terra pode ser utilizada para o tilaka, especialmente a terra das margens de um rio ou a terra sob um arbusto de tulasi.

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Prabhupada aplicando tilaka com a ajuda de um pequeno espelho.

Coloque um pouco de água na palma de sua mão esquerda e mova seu bloco ou bola de tilaka vigorosamente até que você obtenha uma pasta consistente. Enquanto faz isso, entoe o mantra Hare Krishna, ou, se preferir, você pode recitar um mantra do Padma Purana mencionado por Srila Prabhupada em seu comentário ao Chaitanya-charitamrita (Madhya 20.202).

Como Aplicar Tilaka                 

Aplique a tilaka com o dedo anelar de sua mão direita. Faça uma marca – aproximadamente da largura do espaço entre suas sobrancelhas – do começo do seu nariz até o começo de seu couro cabeludo. Agora, utilize outro dedo, talvez o dedo menor, para criar um espaço vazio no meio a fim de formar duas linhas verticais. Se essas linhas saírem tortas, você pode endireitá-las com um terceiro dedo. Se sua testa for irregular, como a minha, você pode desenvolver sua própria maneira de aplicar o barro. Enquanto faz essa parte do “u” de cabeça para baixo, você deve recitar o seguinte mantraOm keshavaya namah, cujo significado é: “Ó meu Senhor Keshava, ofereço-Vos minhas respeitosas reverências”. Agora, faça a marca em formato de folha, a qual deve se estender da base das linhas até cerca de três quartos do nariz.

Após marcar sua testa, aplique o tilaka a outras onze partes de seu corpo, como na figura abaixo e com os respectivos mantras. A ordem que isso deve ser feito é a seguinte: centro da barriga, peito, garganta, lado direito da barriga, braço direito, ombro direito, lado esquerdo da barriga, braço esquerdo, ombro esquerdo, parte superior das costas e parte inferior das costas. Por fim, qualquer tilaka restante deve ser passada no topo da cabeça com este mantraOm vasudevaya namah.

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Se você não consegue obter o barro para aplicar o tilaka, ou se usar tilaka criará uma má relação entre você e seu empregador ou situação análoga, você pode fazer todo o processo ensinado usando apenas água. Use água que tenha banhado a Deidade ou um pouco de água pura que você tenha santificado entoando o mantra Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Entoando os nomes do Senhor e aplicando a invisível representação de Seu templo, você estará protegido e espiritualmente inspirado para um dia consciente de Krishna.

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Oferecendo Alimentos a Deus (Sri Krsna)

Foto: http://flickrhivemind.net/Tags/prasadam/Interesting
Como Oferecer o Alimento e torná-la Krishna-prasada
É muito fácil oferecer um alimento a Krsna. Primeiro você precisa providenciar uma foto Sri Krsna e de Srila Prabhupada (se não tiver use O Bhagavad-gitã). Faça o alimento que desejar (não pode conter carne, peixe, ovos e nem derivados).
Enquanto estiver fazendo a preparação NÃO PROVE!!! pois você vai oferecer a Krsna e ele tem que ser o 1º a provar de seu alimento. Na duvida não abuse do sal. Quando estiver pronto o alimento pegue um prato e um copo que só deve ser usado para Krishna, coloque um pouco de cada preparação e leve-o até o o pequeno altar que você montou com a foto de Krsna e Prabhupada ou coloque as oferendas na frente do Bhagavad-gitã e recite o seguintes mantras:
nama om visnu-padaya krsna presthaya bhu-thale
srimate bhaktivedanta swami iti namine
(Ofereço minhas respeitosas reverências a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que é muito querido ao Senhor Krsna, por ter se refugiado em Seus pés de lotús.)
namas te saravaste deve gaura vani-pracarine
niversesa sunyavadi pascatya desa tarine
(Nossas respeitosas reverências a ti, ó mestre espiritual, servo de Sarasvati Gosvami. Estás bondosamente pregando a mensagem do Senhor Chaitanya e libertando os paises ocidentais, que estão repletos de impersonalismo e niilismo.)
namo maha vadanyaya
krsna prema pradaya te
krsnaya krsna caitanya
namne gaura tvise namah
(Ó encarnação mais munificente! És o próprio Krsna aparecendo como Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu. Assumiste a cor dourada de Srimati Radharani, e estás distrinbuindo á vontade o amor puro por Krsna. Oferecemos nossas respeitosas reverências a Ti.)
namo bhamanya devaya
go brahmana hitaya ca
jagad dhitaya krsnaya
govindaya namo namah
(Meu Senhor, és o benquerente das vacas e dos brahmanas, e és o benquerente de toda sociedade humana do mundo.)
Bhaja Sri Krsna Caitanya Prabhu Nityananda
Sri Adwaita Gadhadara Srinivas Adi Goura Bhaktavrinda
Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Aguarde alguns minutos e pronto! você já pode voltar os alimentos oferecidos as respectivas panelas e depois de lavar o prato e copo de Krishna pode comer e distribuir esse alimento que irá alimentar seu corpo e satisfazer sua alma!
  
TEXTO RETIRADO:  http://guardioes.com


Se você tem diksaclique aqui para baixar as cartelinhas de puja, que incluem os procedimentos para acordar o Senhor, colocá-lO para dormir, oferecer-lhe bhoga, dar-Lhe banho e oferecer-Lhe arati.

A editora BRAJA disponibilizou cartelas de puja que são muito úteis para o processo de adoração das deidades em casa.

Aqui esta uma sequencia para oferecer alimentos, mas lembre-se:

SO PARA QUEM TEM DIKSA 




sábado, 23 de novembro de 2024