quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Hoje é dia de Sat-tila jejum de Ekadasi 5 - 31/01/2019

Sat-tila jejum de Ekadasi 5


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                       Dalbhya rsi disse a Pulastya muni:

                   -Quando a alma espiritual entra em contato com a energia material ela começa de imediato a executar atividades pecaminosas, tais como: furtar, matar e sexo ilícito. Ela pode até mesmo executar outros atos terríveis, tais como matar um brahmana. Ó mais pura dentre as personalidades, diga-me por favor como estas almas desafortunadas podem escapar da punição de serem enviadas as regiões infernais da criação. Bondosamente me informe como alguém pode livrar-se facilmente de seus pecados, fazendo até mesmo um pouco de caridade.

                   Pulastya muni respondeu:

                   -Ó afortunado, você me fez uma boa pergunta e muito confidencial, a qual nem mesmo Brahma, Vishnu, Siva ou Indra nunca perguntaram. Ouça por favor muito cuidadosamente a minha resposta.

                   Com a chegada do mês Magha (janeiro/fevereiro), a pessoa deve se banhar, controlando cuidadosamente seus sentidos e abandonando a luxúria, ira, orgulho, ciúmes, crítica aos outros e a cobiça, e então deve meditar na Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Sri Krishna. A pessoa deve então coletar um pouco de esterco de vaca antes que este caia tocando o chão e após isto, misturá-lo com sementes de gergelim e algodão, fazendo 108 bolas. Isto deve ser feito no dia em que a constelação Purvasadha-naksatra aparecer. A pessoa deve então seguir as regras e regulações do Ekadasi, as quais eu explicarei agora para você.

                   Após banhar-se, a pessoa deve adorar o Senhor Supremo pretendendo observar o Ekadasi. Enquanto ora ao Senhor Krishna, através do canto de Seu nome, a pessoa deve prometer respeitar o jejum de Ekadasi. Ela deverá permanecer desperta durante toda noite e executar Homa. O devoto deve então fazer a cerimônia de arati para o Senhor - o qual carrega um búzio, disco, maça e assim por diante em suas mãos - oferecendo a Ele pasta de sândalo, incensos aromáticos, cânfora, uma lamparina de ghee acesa e preparações de deliciosos alimentos. Depois o devoto deve oferecer as 108 bolas preparadas com esterco de vaca, gergelim e algodão, e secas ao sol, no fogo do sacrifício, enquanto canta os santos nomes do Senhor Supremo, Krishna. Durante todo dia e noite ele deve observar o jejum padrão do Ekadasi, o qual neste caso é um jejum de cereais e feijões. Nesta ocasião ele deve oferecer ao Senhor, abóbora, coco e goiaba. Caso estes itens não sejam disponíveis, pode-se substitui-los por noz de betel.

                   O devoto deve orar ao Senhor Janardana, o benfeitor de todos os seres, desta maneira: "Ó Senhor Sri Krishna, Você é a toda misericórdiosa Personalidade de Deus e aquele que libera todas almas caidas. Ó Senhor, caimos no oceano da existência material. Por favor seja bondoso conosco. Ó divindade dos olhos de lótus, por favor aceite nossas mais humildes e amorosas reverências. Ó protetor do mundo, nós lhe oferecemos respeitos repetidamente. Ó espírito Supremo, ó Pessoa Suprema, ó fonte de todos os antepassados, que Você e Sua consorte, Srimati Lakshmi-devi, aceitem por favor estas humildes oferendas."

                   O devoto deve então tentar agradar um brahmana qualificado por meio de uma calorosa recepção; um pote com água; um guarda chuva; um par de sapatos ou roupas adequadas. Implorar a ele que lhe conceda suas bençãos, através das quais pode-se desenvolver amor puro por Krishna. De acordo com a possibilidade pessoal, deve-se doar também uma vaca preta a este brahmana, especialmente se ele for bem versado em todas as injunções das escrituras védicas. Também deve-se oferecer a ele um pote cheio de gergelim.

                   Ó exaltado Dalbhya muni, sementes de gergelim negras são adequadas especialmente para adoração formal e sacrifícios de fogo, enquanto que as sementes de gergelim claras e marrons destinam-se a serem comidas por um brahmana qualificado. Aquele que pode providenciar a doação destes tipos de gergelim neste sagrado Sat-tila Ekadasi, será promovido aos planetas celestiais por tantos milhares de anos quanto o número de sementes que seriam produzidas, se as sementes doadas fossem plantadas e crescessem dando espigas repletas de sementes.

                   Neste Ekadasi a pessoa fiel deve banhar-se em água misturada com gergelim; esfregar no corpo pasta de gergelim(tahini); oferecer gergelim em sacrifício; comer gergelim; doar gergelim em caridade e aceitar como presente caridoso, gergelim. Estas são as seis(sat) maneiras que as sementes de gergelim(tila) devem ser utilizadas para a purificação espiritual neste Ekadasi. Portanto, ele se chama Sat-tila Ekadasi.

                   O grande deva-rsi Narada-ji certa vez perguntou à Suprema personalidade de Deus, Sri Krishna:

                   -Ó Senhor de braços poderosos, ó você que é muito bondoso para com seus amados devotos, por favor aceite minhas mais humildes reverências. Ó Yadava, bondosamente diga-me os resultados que obtem a pessoa que observa o Sat-tila Ekadasi.

                   O Senhor Sri Krishna respondeu:

                   -Ó melhor dentre os duas vezes nascidos, vou narrar-te um incidente que testemunhei pessoalmente. Muito tempo atrás vivia na terra uma velha mulher brahmini a qual adorava-Me todos os dias com os sentidos controlados. Ela observou muito fielmente muitos jejuns, especialmente em dias auspiciosos honrrando-Me e servindo-Me com toda devoção, desprovida de qualquer motivação pessoal. Seu jejum rigoroso tornou-a muito magra e fraca. Ela dava caridade aos brahmanas e às jovens donzelas e até mesmo planejou dar sua casa em caridade. Ó melhor dentre os brahmanas, embora esta mulher espiritualmente inclinada ofertasse presentes caridosos para as pessoas merecedoras, o aspecto extraordinário de sua austeridade era que ela nunca dava alimentos para os brahmanas e semideuses.

                   Eu comecei a refletir sobre a sua curiosa omissão: "Esta mulher purificou-se jejuando em todas as ocasiões auspiciosas oferecendo-Me adoração devocional estrita. Desta maneira ela tornou-se certamente elegível para entrar em Minha morada pessoal, a qual não é alcançada por pessoas ordinárias." Assim, Eu desci a este planeta para examina-la, disfarçando-Me como um seguidor do senhor Shiva, completo, com uma guirlanda de caveiras pendurada no pescoço e um pote de mendigar em minha mão.

                   Quando Me aproximei dela, ela Me disse:

                   -Ó pessoa respeitável diga-me sinceramente por que você veio aqui?

                   Eu respondi:

                   -Ó bela, Eu vim aqui para obter de você alguma esmola sagrada.

                   Ela então iradamente jogou um grande pedaço de lama em Meu pote de mendicante! Ó Narada, Eu simplesmente virei-Me e voltei para Minha morada pessoal, atônito com a mistura peculiar de grande magnanimidade e mesquinharia desta boa brahmani.

                   Por fim esta dama austera chegou ao mundo espiritual em seu próprio corpo, tão grande foram seus esforços no jejum e caridade. E porque ela tinha realmente Me oferecido um pedaço de lama, Eu transformei esta lama numa bela casa. Entretanto, ó Narada-ji, esta casa em particular estava completamente desprovida de qualquer grão comestível e também de toda mobília e ornamentação. Quando ela entrou, encontrou somente uma estrutura vazia. Ela portanto se aproximou de Mim e disse muito irada:

                   -Eu jejuei repetidamente em tantas ocasiões auspiciosas, tornando meu corpo magro e fraco. Adorei Você e orei a Você de tantas formas diferentes, pois Você é realmente o mestre e protetor de todos os universos. Mesmo assim, apesar de tudo isto, não há alimento ou riqueza para ser vista em minha casa nova, ó Janardana, por que isso? (nota 1)

                   Eu respondi:

                   -Volte para sua casa por favor. Depois de algum tempo as esposas dos semideuses irão lhe visitar por curiosidade pra ver quem chegou de novo, porém não abra a sua porta até elas terem lhe descrito as glórias e importancia do Sat-tila Ekadasi.

                   Ouvindo isto, ela voltou para casa. Eventualmente as esposas dos semideuses chegaram lá e disseram em uníssono:

                   -Ó bela, nós viemos para obter seu darsana. Ó auspiciosa, por favor abra sua porta e deixe-nos vê-la.

                   A dama respondeu:

                   -Ó queridas, se vocês desejam que eu abra minha porta, vocês terão que me descrever o mérito que a pessoa alcança pela observação de jejum no Sat-tila Ekadasi.

                   No entanto, nenhuma das esposas respondeu. Depois, contudo, elas voltaram na casa e uma das esposas explicou muito bem a natureza sublime deste Ekadasi sagrado. E quando a dama finalmente abriu sua porta, elas viram que não era nem semideusa, nem gandharvi, nem demônia, nem sequer uma naga-patni. Era simplesmente uma dama comum.

                   A partir dai a dama observou o Sat-tila Ekadasi, o qual concede gozo material e liberação ao mesmo tempo, conforme foi descrito para ela. Então ela finalmente recebeu as belamobílias e cereais que esperava para sua casa. Além disso, aquele corpo material comum, transformou-se numa bela forma espiritual com uma compleição delicada. Assim, pela misericórdia e graça do Sat-tila Ekadasi, tanto a dama quanto sua casa nova no mundo espiritual, tornaram-se finalmente esplêndidas e brilhantes com ouro, prata, jóias e diamantes.

                   Ó Narada-ji, a pessoa não deve ostentosamente observar o Ekadasi devido a ganância, com desejo de obter riquezas desonestamente. Sem egoísmo, deve-se simplesmente dar gergelim, roupas, e alimentos de acordo com sua capacidade financeira, pois fazendo isto obtem-se boa saúde e consciência espiritual exaltada, nascimento após nascimento (nota 2). Por fim, liberação e admissão na morada suprema do Senhor serão concedidas para o desfrute. Esta é Minha opinião. Ó melhor dentre os semideuses.

                   Pulastya rsi concluiu:

                   -Ó Dalbhya muni, aquele que observa corretamente o maravilhoso Sat-tila Ekadasi com grande fé, livra-se de todo tipo de pobreza (espiritual, mental, física, social e intelectual) bem como de todo tipo de má-sorte e maus presságios. Realmente, seguindo este jejum de Ekadasi, dando doações, fazendo sacrifícios ou comendo gergelim a pessoa se livra de todos pecados passados, sem dúvidas. A pessoa não precisa ficar admirada de como isto acontece. A alma rara que executa corretamente estes atos de caridade de maneira devocional, seguindo as injunções védicas, torna-se-á totalmente livre de todas as reações pecaminosas e voltará a Deus, de volta a casa no mundo espiritual.

Acaba assim a narração das glórias do Magha-krishna Ekadasi ou Sat-tila Ekadasi, do Bhavisya-uttara Purana.

-NOTAS-

1) Embora no mundo espiritual a ira e o desejo material estejam totalmente ausentes, Sri Krishna providenciou que a dama
    manifestasse essas qualidades de forma que as glórias do Sat-tila Ekadasi pudessem ser reveladas.

2) Para os vaishnavas, dar cariadade significa dar a consciência de Krishna, especialmente o cantar do mantra Hare Krishna.

    Como disse Sri Caitanya Mahaprabhu:  "Ó irmão, por favor cante Hare Krishna pelo menos uma vez...esta é a única   
caridade que Eu lhe peço."  Se um devoto tem algum poder aquisitivo, poderá dar gergelim, roupas e alimentos em caridade para uma pessoa merecedora, mas isto não é obrigatório.

-FIM-


Para fazer jejum na pratica procure um endereço perto de você na nossa Agenda

Para saber tudo sobre Jejum ou ekadasi clique nos links abaixo:
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Para ler mais ou baixar livros gratis sobre este conhecimento clique aqui


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quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

ALEXANDRE GARCIA SACODE AS REDES SOCIAIS AO DENUNCIAR AS MORDOMIAS DOS E...



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Mantra Gayatri cantado pelos brâmanes vaishinava da Iskcom . E Srila Prabhupada o Fundador recitando o Gayatri.

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1.  om bhur bhuvah svah tat savitur varenyam bhargo davasya  dhi­mahi dhiyo yo nah pracodayat

2. aim gurave namah

3.  aim  gurudevaya  vidmahe krsnanandaya dhimahi  tan  no  guroh pracodayat. 

4. klim gauraya namah.

5.  klim caitanyaya vidmahe visvambharaya dhimahi tan  no  gaurah pracodayat.

6. klim krsnaya govindaya gopijana-vallabhaya svaha.

7.  klim  kamadevaya vidmahe puspabanaya dhimahi tan  no'  nangah  pracodayat.

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Fonte http://www.radha.name/news/philosophy/gayatri-mantras-and-explanations


sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Como ser útil em casa, e ajudar meus pais. Como ser um melhor estudante.




Materiais Adequados para escrita , lápis , lapiseira, canetas esferográficas e canetas tinteiro . http://abcfeliz.blogspot.com/2012/04/... http://abcfeliz.blogspot.com/p/lapis-... Série Bom Livro - Clássicos da Literatura Brasileira e Poesia http://abcfeliz.blogspot.com/2015/02/... Coleção Clássicos da Literatura Juvenil da Abril Cultural , 1971 http://abcfeliz.blogspot.com/2013/07/... Preguiça mental , de onde vem ? ! http://abcfeliz.blogspot.com/2013/07/... Lista completa de livros da coleção Vaga-Lume por décadas https://www.1news.com.br/noticia/5128... 7 DICAS PARA TOMAR NOTAS DE AULAS Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/ar... As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência (a #9 é a minha preferida) https://mude.vc/estudo-10-melhores-fo... A Arte de Ler – Mortimer J. Adler http://lelivros.love/book/baixar-livr...




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Tom Browne - Funkin' For Jamaica




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quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Brasil não valoriza professor e fica em último em ranking mundial

educação infantil

Pesquisa da Varkey Foundation foi feita em 35 nações e também levantou que só 9% dos brasileiros acreditam que o aluno respeita o docente
 

Dos 35 países pesquisados no Global Teacher Status Index 2018, o Brasil ficou em último na temática sobre se a sociedade valoriza o professor. Outra informação é que apenas 9% dos brasileiros acreditam que o aluno respeita o docente, o que também acaba colocando o país na última posição em mais outra categoria.
A pesquisa entrevistou mil pessoas de 16 a 64 anos e foi realizada pela instituição internacional Varkey Foundation, que realiza ações em prol de uma boa educação.
Brasileiro não valoriza professor
No ranking dos países que acreditam que o professor é valorizado, a China é a primeira colocada (foto: Shutterstock)
Em 2013, aconteceu a primeira edição do Global Teacher, e na classificação de status do professor, o Brasil tinha ficado em penúltimo, na frente apenas de Israel. Ou seja, nesta edição, em comparação com a primeira, o país caiu uma colocação e ainda foi um dos únicos que não sofreu evolução.
O relatório acompanhou os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), realizado pela OCDE.
O fundador da Varkey Foundation, Sunny Varkey, enxerga que os resultados da pesquisa apontam que para um país ter uma boa educação o professor precisa ser valorizado e receber um bom salário.

Status do professor em outros países

No ranking de status do docente, a primeira colocada é a China. A Finlândia, reconhecida por uma boa educação ficou em 17º lugar.
Outro ponto curioso da pesquisa é que, no Brasil, a carreira de professor é comparada à de um bibliotecário; já na China, por exemplo, a sociedade a compara com um médico.
Para ler a pesquisa clique aqui.

Leia também:

Conheça escolas públicas que rompem barreiras e oferecem ensino de qualidade
fonte:http://www.revistaeducacao.com.br/brasil-desvaloriza-professor/ 

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sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Música para aprender e se divertir


A iniciação musical na Educação Infantil e nas séries iniciais do Fundamental estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Além, é claro, de ser um grande barato!

POR:
Giovana Girardi


A professora Katia Cassia dos Santos, de Diadema, busca a afinação com sua turma de 1ª série: flauta doce na iniciação musical. (Crédito: Gustavo Lourenção)

"Quem já viu um prato?" 
- Eeeeeeeeuuuuuu!!! 
- Mas não é o de comer. 
- Aahhh... 
- É aquele que quando bate faz... Querem ver? - (Toca no aparelho de CD o som do prato de bateria) 
- Eu já ouvi, eu já ouvi! 
- Eu também! 

O diálogo acima, comandado pelo professor de Educação Infantil Fausto José de Gouveia, deu início a uma das atividades de música da Escola Municipal Serraria, em Diadema (SP). Fausto conduzia a turminha de 5 anos com a leitura do livro Conheça a Orquestra (Ann Hayes, Ed. Ática, 18,50 reais). O objetivo era apresentar, além dos instrumentos musicais, noções de agudo e grave por meio da comparação com o som dos bichos. A criançada se divertia enquanto imaginava o rugido do leão e o "pom, pom, pom" do baixo. Com isso aprendia: "Cada animal, um som diferente, assim como os instrumentos". Na seqüência, as crianças ouviram mais histórias, sapatearam, cantaram e brincaram de Escravos de Jó, reunindo canto, ritmo e coordenação motora. Entre versos e rimas, noções de intensidade e pulsação.
Em uma classe perto dali, um pouco mais velhos, os alunos da 1ª série da professora Katia Cassia Santos, da Escola Municipal Anita Malfati, começavam uma nova etapa do aprendizado musical: tocar flauta doce. Dedinho indicador e polegar fechando os primeiros buraquinhos do instrumento, um em cima, outro na parte inferior, todos faziam, de início, a maior algazarra. Aos poucos afinavam a nota. 

Música para quê? 

Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. "A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. É como se tornássemos o nosso 'hardware' mais poderoso", explica a pedagoga Maria Lúcia Cruz Suzigan, especialista no ensino de música para crianças. Essas áreas se interligam e se influenciam. Sem música, a chance é desperdiçada. Segundo Maria Lúcia, quanto mais cedo a escola começar o trabalho, melhor. "Essa linguagem, embora antes fosse mais comum, faz parte de cultura das crianças por causa das canções de ninar e das brincadeiras. O pouco que ainda resta abre um oportuno espaço para o trabalho na escola." 

Se você já sabe que a linguagem musical é importante para as crianças, mas tem medo, se acha desafinado, não toca um instrumento e não sabe por onde começar, os pesquisadores da área procuram desfazer o mito de que é difícil ensinar música para crianças sem ser músico. "Não é complicado, só trabalhoso. Não se espera que o professor de música seja um músico, assim como não se imagina que o alfabetizador é um grande escritor", enfatiza Maria Lúcia. Ela criou nas prefeituras de Diadema e Itu, em São Paulo, um programa de capacitação dos professores da rede que inclui formação e planejamento de atividades. 

Para aprender coisas novas é necessário enfrentar a barreira do medo e quebrar o paradigma do dom. "Se você não é muito afinado, não faz mal, pode usar uma gravação e cantar com a criançada. Quando na escola há alguém que toca violão, essa pessoa pode fazer um acompanhamento", afirma Rozelis Aronchi Cruz, que coordena o projeto em Diadema. 

Se não há o amparo da rede de ensino, não desanime. "Aventure-se um pouco", defende José Henrique Nogueira, que há 18 anos dá atividades de música na Educação Infantil e recentemente começou ensinar como se faz isso no curso de pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis, no Rio de Janeiro. De início ele sugere a leitura do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. O volume 3 traz orientações para crianças de 0 a 6 anos e uma discografia. 

"Ajuda muito um planejamento das atividades que inclua a preocupação constante com a linguagem musical. A música não pode ficar restrita a eventos como festas e datas marcantes, mas deve ser uma prática diária", completa Elvira de Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano e orientadora dos programas de ensino musical das prefeituras de Blumenau (SC), Coronel Fabriciano (MG) e Guarulhos (SP).

Fausto inicia uma atividade de educação Infantil com o livro Conhecendo a Orquestra

 

Repertório não falta

Mas o que tocar, como montar a atividade?, você perguntaria. Comece pela ampliação do repertório. "Além dos infantis, a criança pode ouvir de tudo: do erudito ao jazz, do folclore à MPB", afirma Maria Lúcia. Mas cuidado ao pedir que a meninada cante. "Nessa hora, não dá para usar uma Tetê Espíndola, porque a criança não vai conseguir alcançar o tom", explica Katia. Existem títulos em CD preparados para cada fim (veja quadro). 

Contar historinhas musicadas é também um caminho interessante. Tanto Fausto como Katia usam esse recurso para dar início à atividade e "esquentar" a criançada. Como o professor trabalha com crianças mais novas, improvisa sobre uma cantiga infantil e pede que seja acompanhada por gestos: "Fui ao mercado comprar café, veio a formiguinha e picou o meu pé. Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir". Trocando o café por outros ingredientes e o pé por outras partes do corpo, ele mantém a rima e faz todos pularem e cantarem (no ritmo). Com a turma descontraída, fica mais fácil iniciar uma atividade que pede mais concentração, como a dos Escravos de Jó. 

Katia, com sua turma de 7 anos, está um pouco mais à frente. Munida de um avental com fantoches de dedo nos bolsos, ela conta A Bela Adormecida. Depois, coloca para a classe ouvir A Linda Rosa Juvenil (versão musicada da história) e pede à garotada que cante: ora as meninas, ora os meninos e em seguida todos juntos. O trabalho com instrumentos já é desenvolvido na turma, mas só deve começar a partir dos 6 anos, recomenda Maria Lúcia. José Henrique sugere ainda que se utilize a música em um contexto maior para a criança vivenciar toda a história que a envolve. E cita como exemplo o aniversário de 90 anos de Dorival Caymmi. "Ótima ocasião para explorar suas músicas, estudar a Bahia, o cacau, o mar", propõe. 

Os exemplos não são isolados. Fausto não ficará apenas na cantiga e José Henrique não se resumirá ao contexto cultural. As atividades se complementam em um conteúdo integral, cujo objetivo é ensinar uma linguagem que a criança poderá compreender e com a qual poderá se expressar, a da música.

O certo e o errado na iniciação musical

Orquestra afinada 
Cantar muito Varie o repertório. Se você se sentir muito desafinado, recorra aos CDs. Alguns foram feitos para esse fim, como Músicas Folclóricas Brasileiras e Festas na Escola (Ed. G4, 15 reais cada). Outras opções são os livros acompanhados de CD O Tesouro das Cantigas para Crianças (Vol. 1 e 2, Ana Maria Machado, Ed. Nova Fronteira, 35 reais cada) e Cadernos de Atividades (Roseli Lepique e Mônica Lima, Ed. G4, 30 reais). 

Brincar de roda É uma forma divertida de fazer a criança cantar, apurar a afinação, a percepção rítmica e melódica. O livro Brincando de Roda (Íris Costa Novaes, Ed. Agir, esgotado) traz uma série de sugestões. 

Assistir a filmes Uma sugestão é o vídeo Pedro e o Lobo, da coleção Meus Contos Favoritos (Disney, 26,50 reais). As crianças poderão conhecer o som de diferentes instrumentos da orquestra. 

Contar histórias As crianças gostam de ouvir, de contar e de cantar histórias. Use fantoches e proponha dramatizações. Ajuda nessa atividade o CD Mil Pássaros (Palavra Cantada, 22 reais). 

Bater bola Bater a bola no chão (como no basquete) desenvolve o senso rítmico e a manutenção do andamento. É um desafio para crianças mais novas. Outra brincadeira tradicional, de bater bola na parede, pegá-la de volta realizando malabarismos enquanto se recita uma parlenda, também estimula muito a construção do controle rítmico. 

Adivinhar Guarde em uma caixa objetos com sons diferentes: sininhos, chocalhos, apitos de pássaros, reco-reco, latas, flauta. No primeiro momento, deixe a turma olhar e experimentar. Depois, cubra os olhos das crianças e faça você o som, para que elas tentem descobrir o objeto. É um exercício preparatório para a percepção do timbre. 

Pular corda Parece simples: duas crianças giram a corda e outra pula. Mas na atividade as crianças desenvolvem a nada trivial capacidade de prever o tempo rítmico. As crianças que giram a corda, por mais "ensaiadas", variam a velocidade. É como a dinâmica, nada constante, de um quinteto de jazz que interpreta uma canção. Há uma variação normal do movimento. A criança que pula tem de prever o movimento e pular no instante certo, se adaptando ao que vai acontecer e não ao que já aconteceu. 

Construir objetos sonoros Encha potinhos de plástico ou latinhas de refrigerante (tenha o cuidado de pintá-los da mesma cor) com diferentes materiais (pedrinhas, botões, milho, arroz) e mostre às crianças as diferenças de sons (graves, médios e agudos). Depois peça a elas para organizá-los do mais grave para o mais agudo e vice-versa. O exercício pode evoluir para o toque do xilofone. O ideal é usar os que podem ser desmontados, para que a criança remonte seguindo as ordens acima. 

Escutar o ambiente Convide todos a fechar os olhos e escutar. Depois converse sobre o que ouviram. Sons naturais (canto dos pássaros, latido de cães, vozes, vento, chuva) ou produzidos por máquinas e instrumentos musicais. Vale a pena também passear com as crianças pela escola para que elas observem os sons do cotidiano nos diferentes ambientes, como pátio, cozinha, corredores. Depois as crianças podem fazer mapas registrando suas observações, o que vai estimular a audição. 

Tocar flauta doce Muitas secretarias de educação e escolas particulares têm adotado o uso da flauta na educação musical. É um instrumento fácil de ser dominado a partir de 5 anos. Você também pode aprender rapidamente. Um livro bastante usado é o Método de Flauta Doce, com CDs (Editora G4, 30 reais), que traz 22 músicas (com a melodia e apenas com o acompanhamento). 

Ih, desafinou!
  • É um erro pensar que trabalhando somente a letra da música você está fazendo educação musical. Nesse caso, você apenas está trabalhando poesia.
  • É um equívoco trabalhar a música apenas em ocasiões especiais, sem que se faça um planejamento a longo prazo
  • Evite usar a música somente para formar hábitos e atitudes - como lavar as mãos, escovar os dentes - ou para ajudar a memorizar números ou letras do alfabeto. Essas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais que são imitados pelas crianças de forma mecânica, sem criatividade.
  • Focar as atividades em bandinhas rítmicas ou na confecção de instrumentos de sucata também não é recomendável. Esse material geralmente fica com uma qualidade sonora deficiente e reforça a imitação, deixando pouco espaço para as atividades de criação e percepção.
fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/131/musica-contribui-para-o-desenvolvimento-infantil

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terça-feira, 11 de dezembro de 2018

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

B.N.C.C. Base Nacional Comum Curricular. Indicação de leitura: Maquiável...




MAQUIAVEL PEDAGOGO: EDUCAÇÃO NA NOVA ORDEM MUNDIAL - OLAVO DE CARVALHO https://www.youtube.com/watch?v=lFD7W... MAQUIAVEL PEDAGOGO de PASCAL BERNARDIN O LIVRO NO BRASIL: Editora: Ecclesiae e Vide Editorial http://www.videeditorial.com.br/VIDE-... A obra anti-globalista de Pascal Bernardin http://www.midiasemmascara.org/artigo... Em Maquiavel Pedagogo, o autor explica a "revolução pedagógica que assolou o mundo e continua causando danos. Apoiou-se, principalmente, em publicações oficiais de organizações internacionais (UNESCO, OCDE, Conselho da Europa, Comissão de Bruxelas) para demonstrar que o objetivo dos sistemas educacionais não é mais dar uma formação intelectual mas modificar os valores, as atitudes e os comportamentos, proceder a uma revolução psicológica, ética e cultural. Para alcançá-lo, utilizam-se técnicas de manipulação psicológica e sociológica. (...) Os documentos apresentados em Maquiavel Pedagogo não deixam nenhuma dúvida sobre o aspecto globalista e revolucionário da reforma psicológica. O formidável potencial subversivo desse processo bastaria por si só para assegurar o sucesso da Revolução em uma ou duas gerações. Maquiavel Pedagogo estabelece, portanto, de maneira certeira que a Revolução prossegue atualmente por meio do sistema educacional. Ora, as técnicas de manipulação psicológica e sociológica descritas nessa obra não poderiam ser difundidas no sistema educacional mundial se não seguida de um trabalho muito longo, cuidadosamente planejado e rigorosamente executado. Não poderia em caso algum tratar-se de um fenômeno espontâneo, e os textos produzidos o provam abundantemente. É certo que antes da perestroica, os comunistas (e aqueles que os patrocinaram depois de 1917...) haviam criado as estruturas nacionais e internacionais, permitindo que a Revolução prosseguisse por meios menos visíveis que os utilizados quando de sua fase bolchevique". P. Bernardin mostra ainda que as técnicas de manipulação psicológica, que em nada se distinguem das técnicas de lavagem cerebral, são utilizadas em todos os níveis. Os alunos são, naturalmente, as primeiras vítimas. Mas os professores e o pessoal administrativo (diretores, etc.) não são, em nada, poupados. Esta Revolução Silenciosa e totalitária quer fazer dos povos massas ignorantes e submissas. Ilustra, de maneira exemplar, a filosofia manipulatória e ditatorial que sustenta a Nova Ordem Mundial e os modos de ação sutis e indiretos, mas também poderosos, que ela utiliza. Compreende-se também, que P. Bernardin tenha concluído que sua obra poderia intitular-se "Breviário da Escravidão"... arece que esta estratégia foi aplicada em outras áreas, notadamente naquela que foi o objeto do segundo volume (de 592 páginas) de P. Bernardin: O Império Ecológico ou a Subversão da Ecologia pelo Globalismo. Mais em: EDUCAÇÃO NA NOVA ORDEM MUNDIAL - MAQUIAVEL PEDAGOGO - PASCAL BERNARDIN http://conspiratio3.blogspot.com.br/2... Lei obriga que crianças de 4 anos sejam matriculadas na pré-escola http://www1.folha.uol.com.br/educacao... FORMAÇÃO DO IMBECIL COLETIVO PELA EDUCAÇÃO http://conspiratio3.blogspot.com.br/2... EDUCAR PARA ESCRAVIZAR http://www.youtube.com/watch?v=FKYq8J... REFORMAS ORTOGRÁFICAS TORNAM INACESSÍVEL O CONHECIMENTO PASSADO http://youtu.be/gHRaZ1LfLrM POR QUE O MEC QUER ACRESCENTAR 20 DIAS AO ANO ESCOLAR? http://conspiratio.blogs.sapo.pt/1088... TRABALHO INFANTIL NAO É ESCRAVIDAO OBRIGATORIAMENTE - OLAVO DE CARVALHO http://youtu.be/JhHY5OQ6vYU Palmada não pode, mas estupro pode: PEDOFILIA VIA ONU - FUNÇÃO DA MÍDIA É OCULTAR - OLAVO DE CARVALHO http://videos.sapo.ao/AjLlfzz3sdQvZzS... Dr Damares Alves Saiba o que estão querendo fazer com nossas Crianças http://www.youtube.com/watch?v=4jJPho... EDUCAÇÃO NO PAÍS QUE NÃO VALORIZA O CONHECIMENTO - OLAVO DE CARVALHO http://youtu.be/QPrbMjnykiA EDUCAÇÃO NA NOVA ORDEM MUNDIAL - MAQUIAVEL PEDAGOGO http://conspiratio3.blogspot.com.br/2... Livro - REVOLUÇÃO CURTURAL - Manifesto contra o marxismo na educação Prof. B. O. Rothschild http://www.estantevirtual.com.br/q/CU... * Excerto dos rascunhos inéditos do livro A Mente Revolucionária. http://www.midiasemmascara.org/artigo... Olavo de Carvalho - "Maquiavel ou a Confusão Demoníaca" http://www.youtube.com/watch?v=_E_g-P... * http://www.olavodecarvalho.org/true_o... http://www.youtube.com/user/CanalMSM http://www.youtube.com/user/trueoutspeak http://www.midiasemmascara.org http://www.seminariodefilosofia.org/ http://olavettes.org/

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Eduardo Bolsonaro impressiona jornalista em entrevista nos Estados Unido...




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quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Mais médicos, Cuba e Bolsonaro. O que está acontecendo de Fato?




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Instrumentalização Ideológica da Educação. João Maria andarilho utópico.




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Normal e o patológico desenvolvimento infantil. . João Maria

Publicado em 4 de dez de 2018 1. Tabela de peso e estatura (percentil 50) utilizando como referencial o NCHS 77/8 - gênero masculino e feminino. http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_... DE Livros citados APRENDIZAGEM autor: Elisabete da Assunção José e Maria Teresa Coelho. editora: Ática coleção: SERIE EDUCAÇÃO O Comportamento Infantil, Mielnik,Isaac - Ibrasa Patologia é o estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais nas células, tecidos e órgãos, que visa explicar os mecanismos pelos quais surgem os sinais e os sintomas das doenças. A palavra "patologia" significa literalmente "estudo da doença"​ e tem origem no grego, onde Pathos = doença e Logos = estudo. No entanto, "patologia" também é usada como sinônimo de doença​. Na medicina, a patologia está dividida em: Patologia Geral: Estudo das reações aos estímulos anormais que ocorrem em todas as células e tecidos; Patologia Sistêmica ou Especial: Estudo das reações específicas de cada tecido ou órgão a determinada agressão. https://www.significados.com.br/patol... Origem da palavra normal Do latim Norma, régua de carpinteiro. Daí significar "de acordo com as medidas", "de acordo com as regras". https://www.dicionarioetimologico.com...


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domingo, 2 de dezembro de 2018

Sistemas, tem a finalidade de contribuir para a divulgação das linhas de pensamento dentro das várias Religiões e Filosofias de todo o mundo, na compreensão de que todas partilham afinal uma linguagem comum.
pág. 1 de 1
Srimad Bhagavad - 3 
de Swāmi Prabhavānanda
em 16 Jan 2018
  Um dia o Rei Parīkṣit, governante de toda a índia, quando estava na margem do rio Sarasvatī, viu um homem a atormentar e maltratar um touro e uma vaca. Tal crueldade irritou o rei. Ele pediu ao homem para explicar o seu comportamento covarde, dizendo-lhe ao mesmo tempo que estava dentro de seu poder real puni-lo com a morte por tal conduta. Então, sem esperar uma resposta, o rei voltou sua atenção para os animais que ainda tremiam de medo, e falou-lhes com tanta bondade que logo os inspirou com segurança e confiança.
Continuação do Livro "A Sabedoria de Deus"

Capítulo III

O Rei Parīkṣit, encontra-se com Kali

Enquanto o rei meditava sobre a situação do touro, perguntando-se quem poderia ter cortado suas pernas, o touro, que era a personificação da virtude, falou como se segue:
"Vossa Majestade, nós agradecemos a vossa amável protecção. Vós estais curiosos para saber a causa do meu sofrimento, mas eu não sei o que é. Há muitas opiniões diferentes sobre a verdadeira causa da dor e sofrimento neste mundo. Dizem que nós mesmos causamos nossa própria felicidade e sofrimento, outros dizem que as estrelas (§) ou as condições planetárias são as causas - ou, porventura, o destino, outros dizem que o Karma é a única causa. Alguns outros acham que Deus nos envia felicidade ou miséria. Não faço ideia nenhuma de qual dessas opiniões é correcta.”

Ouvindo um touro a falar, o rei ficou admirado. Então, enquanto meditava profundamente sobre as palavras proferidas, um véu parecia ser removido de sua visão, e reconheceu o touro como a personificação da virtude, a vaca como a personificação da mãe (§) terra e o homem que os estava atormentando como Kali, A personificação da idade do ferro ou do vício.
Então ele se dirigiu ao touro, dizendo:

"Vós sois realmente a personificação da virtude, assumiram a forma de um touro, vossos quatro pés são austeridade, pureza, caridade e veracidade; mas quando a dúvida, o apego e o orgulho entraram no mundo, vocês perderam três pés. Agora estão levantados em um pé, que é a verdade, e este homem, Kali, a personificação da idade do ferro, estava prestes a esmagar também este pé."
Assim dizendo, ele virou-se para Kali de espada em punho, pronto para matá-lo; mas Kali caiu a seus pés pedindo perdão e salvação, sabendo que um rei não pode matar qualquer criatura que clama por sua protecção. O rei susteve sua mão, mas ordenou a Kali que deixasse seu reino. Kali então pediu ao rei para lhe dar todas as partes do seu reino onde floresciam os quatro vícios do jogo, da bebida, do tratamento desumano das mulheres e da crueldade com os animais. Este pedido foi concedido pelo rei. Então Kali, desejando expandir o seu reino, pediu ainda mais território, que o rei lhe ofereceu como os domínios da falsidade, do orgulho, da luxúria, do ciúme e da hostilidade.

Portanto, se um homem não quisesse ser dominado por Kali, ele devia de evitar esses males.
O rei restaurou então as pernas ao touro, deixando-o firme nas virtudes da austeridade, pureza, caridade e veracidade.
   

fonte: http://fundacaomaitreya.com/artigo.php?ida=955


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Kali Yuga: o Apocalipse Hindu


Kali Yuga: o Apocalipse Hindu


Kalki 


Segundo as antigas escrituras indianas, estamos vivendo em plena Kali Yuga, a Era do demônio Kali (não confundir com a deusa Kálí), o período crepuscular do fim dos tempos.

É dito no Bhagavata Purana que Kali, o soberano das trevas, recebeu permissão de Brahma-Vishnu-Shiva para viver onde quer que houvesse matança de vacas, jogatina, prostituição e embriaguez, sendo essas as características predominantes da Kali Yuga, a Era do Ferro e das Trevas.

Yuga (não confundir com Yoga) significa quarto: assim, a Lua tem quatro Yugas. Segundo Mircea Eliade, o demônio Kali está associado à "discórdia, conflitos, disputas". Sendo assim, é a era em que a sociedade humana chega a seu nível máximo de degenerescência, de barbárie, de desintegração. Para os indianos, que gostam de jogar dados, Kali designa a face que perde, aquela com um só ponto... As quatro Yugas têm o nome das faces do dado:

Krita, ou Krita Yuga, é a Idade do Ouro da humanidade, a face do dado com quatro pontos.
Treta, ou Treta Yuga, é a Idade de Prata, a face com três pontos;
Dvâpara, ôu Dvâpara Yuga, a Era do Cobre, a face com dois pontos;
Kali, ou Kali Yuga, a Era do Ferro, é a face que perde, com um só ponto.

O que dizem e predizem as escrituras, os Puranas, sobre esse Yuga? Nada muito alegre, e segundo o Mahabharata e o Bhagavata Purana: “Pouco dotados de senso, os seres humanos estarão sujeitos a todos os tipos de doenças do corpo e do espírito, eles pecarão todos os dias e tudo aquilo que pode afligir os viventes, tudo o que é vicioso e impuro será engendrado durante a era de Kali.

“Quando a era de Kali estiver no final, os homens formarão seitas heréticas e brigarão por causa das muheres. Isso está fora de dúvida... Nessa Era do Ferro haverá epidemias, fome, secas, revoluções. Os homens não terão virtude, terão poderes maléficos, serão irascíveis, rudes e desnestos. Haverá muitos mendigos entre o povo, a vida será breve; a preguiça, as doenças e a miséria prevalecerão, causadas pela ignorância e pelo pecado.

“Na Kali Yuga, até Mahadeva, o deus dos deuses, não será divino para os homens. Os seres deterior-se-ão rapidamente, adotando um modo de vida contrário (às regras)”.

Por seu lado, o Harivamsha, especifica: “Durante o último siclo, haverá grandes guerras, grandes tumultos, grandes temporais, grandes terrores”. E o Linga Purana profetiza: “Os homens da Kali Yuga serão atormentados pela inveja, serão irritadiços, indiferentes às consequências de seus atos... seus desejos serão mal orientados, seu saber será utilizado para fins maléficos... os chefes de Estado serão em sua maioria de baixa extração. Serão ditadores e tiranos...

“Os ladrões se tornarão reis e os reis, ladrões. As mulheres virtuosas serão raras. Generalizar-se-á a promiscuidade...  a terra já quase nada produzirá em certos lugares, mas será abundante em outros. Os poderosos se apropiarão dos bens públicos e deixarão de proteger o povo... pessoas sem moralidade pregarão a virtude... formar-se-ão associações criminosas nas cidades e nos países”.

O  fim dos tempos, ou seja, a Kali Yuga será marcada pela vinda de Kalki, o décimo e último avatar de Vishnu. Ao mesmo tempo vingador e redentor, ele virá como um guerreiro montado em seu cavalo branco alado. Em uma das mãos brandirá uma foice, na outra, um disco, que assim como o tridente, também é uma insígnia de Shiva; o disco é o de Vishnu, o segundo membro da trindade hindu. Kalki travará uma grande batalha contra Kali e seus seus sequazes, eliminará o mal e fará a restauração do dharma (lei natural), podendo assim iniciar uma nova Era de Ouro ou Satya Yuga.

Fontes:

DANIÉLOU, Alain. Shiva e Dionisos. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
LISEBETH, André Van. Tantra: o culto da feminilidade. São Paulo: Summus, 1994.

fonte; http://sabedoria-eterna.blogspot.com/2012/07/kali-yuga-era-terrivel-e-apocaliptica.html

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Inteligências múltiplas: quais são e como abordá-las na escola?

Compartilhar: Uma sala de aula é um ambiente diverso, com alunos com diferentes habilidades e aptidões, ou  inteligências múltiplas . Essa t...