domingo, 6 de janeiro de 2013

Alimentos LIBRAS



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Libras - Frutas e Verduras



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Dicas de memorização e concentração



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Dicas para se fazer um bom resumo



Dicas para se fazer um bom resumo

Veja dicas para fazer um bom resumo com as mais variadas informações e palavras necessárias para um ótimo trabalho escolar confira.

Mão escrevendo.                                          
O resumo  é uma forma de exercício e avaliação dos professores comuns nas salas de aulas de todas as séries do ensino fundamental, médio e também no superior.  Em casos de resumo de livros , por exemplo, você deve atentar-se principalmente para os temas e elementos centrais da narração. A apresentação deve ser sucinta, com respeito à ordem das apresentações do enredo, sem repetições de ideias, sem cópias de trechos (quando necessário, fazer por meio de aspas). Se você apresenta dificuldades com o domínio da palavra e com a elaboração de um resumo, sugerimos algumas dicas  que podem auxiliá-lo em seu trabalho escolar.

Dicas para se fazer um bom resumo  passo 1


Enredo, personagens, tempo, espaço, tema, assunto, devem ser inseridos em poucas linhas e de forma coerente capacidade e seletiva. Quando ao tamanho, condicionamos a extensão do trabalho fica condicionada à habilidade aluno de sintetizar as informações da leitura, ou, conforme a exigência do professor.

Dicas para se fazer um bom resumo  passo 2


Menina na biblioteca.Moça lendo.Para um bom resumo, coloque em destaque as palavras e ideias principais. Reconstrua o texto lido, a partir de tais elementos. Verifique se existe coerência entre os parágrafos da obra e do seu resumo: deve-se evitar a construção de mais de um parágrafo. Um dos detalhes mais importantes sobre o resumo é que, diferentemente da resenha, o resumo não deve ser crítico ou interpretativo (salvo quando solicitado pelo docente), sem impressão de opiniões próprias.

Dicas para se fazer um bom resumo  passo 3


Esse tipo de resumo pode ser classificado com indicativo, quando indica apenas os pontos principais do texto, sem apresentar dados qualitativos, quantitativo, etc, ou ainda Informativos, quando tem o objetivo de esclarecer ao seu leitor a conveniência da leitura do texto, sublinhando a finalidade, metodologia, resultados e conclusões. Por sua vez, a resenha deve conter uma análise fortemente interpretativa do documento.



óculos em cima de livros.Dicas como não usar frases negativas ou símbolos, frases, fórmulas, expressões e diagramas sem que seja preciso são essenciais. O acúmulo de informações desnecessárias faz com que o resumo perca seu caráter de precisão e objetividade.

 

 

Veja mais dicas para se fazer um bom resumo



http://situado.net/dicas-para-se-fazer-um-bom-resumo/





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As consequências não intencionais das ações afirmativas



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Livro mostra como cientistas dos Estados Unidos foram pioneiros nas práticas de "limpeza racial"

Livros
O lado escuro da América
 



Livro mostra como cientistas dos
Estados Unidos foram pioneiros
nas práticas de "limpeza racial"
 Jerônimo Teixeira

O biólogo Davenport: papa da eugenia americana


Carrie Buck (à esq.), com sua mãe: guerra aos "inferiores"
Trechos do livro

Em 1934, quando Hitler completava um ano no poder, um médico americano protestava em um jornal da Virgínia: "Os alemães estão nos vencendo em nosso próprio jogo". O nome do jogo era eugenia, e suas regras eram simples: "incapazes" e membros de raças "inferiores" deveriam ser impedidos de se reproduzir, em prol dos melhores espécimes humanos, previsivelmente de olhos claros e cabelos louros. O placar a favor dos alemães era mantido pelas cifras de esterilização. O obscuro médico que elogiou os nazistas estava certo sobre a vitória deles: o programa de esterilização na Alemanha vitimava em média 5.000 pessoas por mês. Mas ele também estava certo em afirmar que aquele era um jogo dos americanos. Em A Guerra contra os Fracos (tradução de Tuca Magalhães; A Girafa; 860 páginas; 68 reais), o jornalista Edwin Black demonstra que os Estados Unidos foram pioneiros no racismo científico que conduziria ao holocausto europeu. Black é conhecido por IBM e o Holocausto, no qual revelava que a IBM prestou serviços de processamento de dados fundamentais para os levantamentos raciais do nazismo. A Guerra contra os Fracos é uma empreitada histórica mais alentada. Black coordenou uma equipe de mais de cinqüenta pesquisadores, que devassaram arquivos e bibliotecas na Europa e nos Estados Unidos, reunindo mais de 50.000 documentos. O resultado final é um painel surpreendente da pseudociência racista no século XX.
A palavra "eugenia" foi cunhada pelo cientista inglês Francis Galton no fim do século XIX. Primo de Charles Darwin, Galton acreditava que o talento era hereditário. Sua utopia era a implementação de uma eugenia positiva, que encorajasse os mais talentosos a cruzar entre si. Os americanos desenvolveriam essas idéias em outro sentido. Investiram na eugenia negativa, cujo objetivo era impedir a reprodução dos supostamente inferiores. O papa da eugenia americana foi o biólogo Charles Davenport. Fruto de uma rígida educação puritana, ele traduziria seus preconceitos em linguagem científica, erguendo a raça nórdica como padrão de qualidade genética. Em 1904, Davenport montou um laboratório experimental em Cold Spring Harbor, Long Island, no qual muita pesquisa genética legítima seria realizada – o laboratório existe até hoje e já teve até James Watson, um dos descobridores da hélice dupla do DNA, entre seus diretores. Mas Cold Spring Harbor também abrigou um escritório de registro dedicado a coletar dados sobre linhagens humanas. Seus pesquisadores percorriam o país, visitando prisões e hospícios, na tentativa de descobrir padrões hereditários para o crime e até mesmo para a pobreza. Orientadas por uma paródia de método científico, essas pesquisas foram amparadas por algumas das maiores fortunas americanas – a Fundação Rockefeller estava entre os financiadores de Davenport.
A eugenia conseguiu se infiltrar na sociedade americana ao longo das primeiras décadas do século XX, exercendo influência sobre várias políticas públicas. Nos anos 20, por exemplo, a legislação do Estado da Virgínia proibiu índios, negros e mestiços de contrair matrimônio com brancos "puros". Pela mesma época, Harry Laughlin, um dos mais raivosos colaboradores de Davenport, tornou-se consultor científico do Congresso para assuntos relacionados à imigração. Em 1922, ele apresentou um relatório em que dizia: "Particularmente no campo da insanidade, as estatísticas indicam que os Estados Unidos, nos últimos anos, têm sido um despejadouro para os habitantes mentalmente instáveis de outros países. Essas degenerações e incapacidades hereditárias são inerentes ao sangue". Seu trabalho foi fundamental para dar respaldo à lei que, em 1924, impôs cotas raciais à imigração. A nova lei restringiu a entrada de italianos, judeus e eslavos, privilegiando os imigrantes de cepa nórdica.
Até Hollywood se rendeu à eugenia: o filme The Black Stork (A Cegonha Negra), de 1917, defendia a eutanásia de bebês com defeitos congênitos. O astro principal era Harry Haiselden, médico de Chicago polêmico por ter admitido publicamente que negava cuidados a recém-nascidos deficientes. O carro-chefe da campanha eugenista era a esterilização compulsória. Em 1927, a Suprema Corte, órgão máximo do Judiciário americano, ratificou a determinação de esterilizar Carrie Buck, mãe solteira de 18 anos que os médicos tacharam de "débil mental" (a classificação era muito elástica, incluindo qualquer um que não tivesse educação formal). O caso fixou a jurisprudência sobre o tema e abriu as comportas para vários programas estaduais de esterilização, alguns dos quais seguiram em atividade até os anos 70. Black calcula que cerca de 60.000 americanos foram esterilizados.
Com essas realizações, não é de surpreender que os americanos trocassem figurinhas com seus colegas alemães. Nos anos que antecederam a II Guerra, o Eugenical News, órgão oficial da eugenia americana, estampava artigos elogiando as políticas raciais do nazismo – alguns chegavam quase a lamentar a existência da democracia, incômodo obstáculo para as mais saudáveis práticas eugênicas adotadas pelo totalitarismo alemão. No pós-guerra, os campos de concentração seriam fonte de constrangimento para muitos cientistas, dos dois lados do Atlântico. Hoje, a própria palavra "eugenia" tem uma aura maldita.


"Três gerações de imbecis são suficientes"
"Em 2 de maio de 1927, no julgamento da Suprema Corte, com uma única discordância, a do juiz Pierce Butler, o juiz Holmes escreveu a sentença.
'É melhor para todos que, em vez de esperar para executar descendentes degenerados por crimes, ou deixar que morram de fome por causa de sua imbecilidade, a sociedade possa impedir os que são claramente incapazes de continuar a espécie. O princípio que sustenta a vacinação compulsória é amplo o bastante para cobrir o corte das trompas de Falópio. Três gerações de imbecis são suficientes.'
Ponto final. Carrie Buck foi esterilizada antes do meio-dia, em 19 de outubro de 1927. Daquele momento em diante, a esterilização eugenista tornou-se a lei da terra. As comportas ficaram completamente abertas."
Trecho de A Guerra contra os Fracos

Capa da revista.
fonte http://veja.abril.com.br/210104/p_108.html

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Blog do João Maria andarilho utópico sou contra as cotas raciais




Publicado em 06/01/2013
Thomas Sowell analisa as políticas de ação afirmativa ao redor do mundo
http://www.youtube.com/watch?v=r2sn0pIygEI

Ação Afirmativa, a máquina de produzir etnias
http://www.filosofiacirurgica.com/2010/04/acao-afirmativa-maquina-de-produzir...

Thomas Sowell
http://es.wikipedia.org/wiki/Thomas_Sowell

Vaga reservada
A política de cotas está em pleno funcionamento no Brasil - mais de 40 universidades já reservam vagas para alunos negros. Agora só falta o país responder duas perguntas: precisamos disso? E dá certo? Por Mauro Tracco
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_274295.shtml


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Ação Afirmativa, a máquina de produzir etnias
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Thomas Sowell
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cotas
Vaga reservada
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Olavo de Carvalho X Ziraldo



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Lucas 17


Lucas 17

  1 E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!


2 Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos.

3 Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.

4 E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.

5 Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.

6 E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: 

7 Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.

8 E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa?

9 E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu?

9 Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.

10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.

11 E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;

12 E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;

13 E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.

14 E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.

15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;

16 E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.

17 E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?

18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?

19 E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.

20 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.

21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.

22 E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis.

23 E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vades, nem os sigais;

24 Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.

25 Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração.

26 E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.

27 Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.

28 Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;

29 Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.

30 Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.

31 Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás.

32 Lembrai-vos da mulher de Ló.

33 Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.

34 Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado.

35 Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada.

36 Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado.

37 E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias.



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sábado, 5 de janeiro de 2013

AlaindeBotton_2011G-low-es.mp4 Um homem que propõe uma "religião para at...



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Saiba sobre o TED (conferência)



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Logotipo da fundação
TED (acrônimo para Technology, Entertainment, Design; Tecnologia, Entretenimento, Projeto ou Desenho em português) é fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos[1] mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas".[2] Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet.
O grupo foi fundado em 1984, e a primeira conferência aconteceu em 1990. Originalmente influenciada pelo Vale do Silício, sua ênfase era tecnologia e design, mas com o aumento da popularidade os temas abordados passaram a ser mais amplos, abrangendo quase todos os aspectos de ciência e cultura. Entre os palestrantes das conferências estão Bill Clinton, Al Gore, Gordon Brown, Richard Dawkins, Bill Gates, os fundadores da Google, Billy Graham e diversos ganhadores do Prêmio Nobel.[3]

Organização

Bill Clinton se apresentando na TED, 2007
Os funcionários da fundação estão localizados em Nova Iorque e Vancouver. A conferência tem sido feita em Monterey desde o começo, mas desde 2009 ela passou para Long Beach, devido ao grande público crescente.[4] Mais de quinhentas palestras estão disponíveis na Internet. Até abril de 2009, elas foram assistidas mais de cem milhões de vezes, por mais de quinze milhões de pessoas.[5][6]

TEDx

No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou, em 2009, o programa chamado TEDx. O TEDx é um programa de eventos locais, e organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. Com eventos espalhados pelo o mundo, o TED conseguiu um alcance ainda maior de disseminação de boas ideias, de tal forma que em 2010 foram realizadas as primeiras conferências em países como o Líbano[7], Arábia Saudita[8] e Arménia[9].
No Iraque foi a 12 de novembro de 2011 a primeira conferência após a invasão com o mote "tornar o impossível possível", cuja abertura da TEDxBaghdad[10] foi realizada pelo Primeiro Ministro Nouri al-Maliki e transmitida para todo o mundo através da Internet.

TEDx em Portugal

O primeiro TEDx organizado na língua portuguesa foi o TEDxEdges[11]a 18 de setembro de 2009, em Lisboa. Tendo sido das primeiras conferências TED na Europa, o seu nome derivou do facto de Portugal ser um país periférico da Europa (“at the Edge of Europe”). Desde então, a experiência TED tem sido promovida de forma crescente nas várias cidades portuguesas como no Porto[12] e Aveiro em 2010[13].
Em 2011 a oradora Sandra Fisher-Martins foi nomeada para figurar no sítio oficial do TED com o tema "Direito a Compreender"[14]. Em novembro de 2011 Braga[15] participou em simultâneo com 45 países no evento global TEDxYouth com o mote "Inspira-te", e a 26 de novembro Viseu[16] promoveu na Pousada o tema "City R-Evolution" para discutir assuntos interligados com o urbanismo, como a Tecnologia, Entretenimento e Design mas também educação, cidadania, cultura e turismo.

TEDx no Brasil

No Brasil, a experiência TED tem chegado pelas portas do TEDx. Em novembro de 2009, o país teve seu primeiro evento no estilo TED, o TEDx São Paulo[17] que aconteceu na capital paulista, com o tema "O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?". Em maio de 2010, ocorreu o segundo evento TEDx no país: O TEDxSudeste[18] no Rio de Janeiro sob o tema "Colaborando para transformar". Ainda em 2010, no mês de novembro, realizou-se o TEDxPortoAlegre.
A 7 de novembro de 2011 teve lugar o TEDxSalvador[19] no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura no Salvador Shopping, e em 5 de novembro de 2011 ocorreu o TEDxFIAP - Empreendedores do Futuro no auditório da Microsoft, São Paulo. Em Brasília, o primeiro TEDx da capital foi o TEDx AsaSul que aconteceu no dia 10 de novembro de 2011. Em 10 de junho de 2012 aconteceu o TEDxFortaleza[20] com o tema "Mentes Compartilhando Ideias", com a participação de Maria da Penha.

Prêmio TED

2005 [21] 2006 [22] 2007 [23] 2008 [24] 2009 [25] 2010 [26] 2011 [27]
Bono Larry Brilliant Bill Clinton Neil Turok Sylvia Earle Jamie Oliver JR
Edward Burtynsky Jehane Noujaim Edward O. Wilson Dave Eggers Jill Tarter
Robert Fischell Cameron Sinclair James Nachtwey Karen Armstrong José Antonio Abreu

Referências

  1. http://www.ted.com/pages/view/id/42
  2. Tradução livre do original, "ideas worth spreading". http://www.ted.com/pages/view/id/5
  3. TED: Speakers acessado em 6 de fevereiro de 2009
  4. Kim, Victoria. "Long Beach to host influential TED conference", Los Angeles Times, 16 de janeiro 2008. Página visitada em 13 de fevereiro de 2010.
  5. Walters, Helen. "Tapping Into TED", Business Week, 27 de fevereiro 2008. Página visitada em 13 de fevereiro de 2010.
  6. Heffernan, Virginia. "Confessions of a TED Addict", The New York Times Magazine, 25 de janeiro 2009, p. 13. Página visitada em 13 de fevereiro de 2010.
  7. TEDxBeirut. TEDxBeirut.
  8. TEDxArabia. TEDxArabia.
  9. TEDxYerevan. TEDxYerevan.
  10. TEDxBaghdad. TEDxBaghdad.
  11. TEDxEdges. TEDxEdges.
  12. TEDxOporto. TEDxOporto.
  13. TEDxAveiro. TEDxAveiro.
  14. TEDxTalks. TED.com.
  15. TEDxViseu. TEDxYouthBraga.
  16. TEDxViseu. TEDxViseu.
  17. TEDx São Paulo. TEDxSaoPaulo.com.br.
  18. TEDxSudeste. TEDxSudeste.com.br. Página visitada em 2010-04-23.
  19. TEDxSalvador. TEDxSalvador.com.br.
  20. TEDxFortaleza. TEDxFortaleza.com.br.
  21. TED Prize 2005. TEDPrize.org. Página visitada em 2008-11-30.
  22. TED Prize 2006. TEDPrize.org. Página visitada em 2008-11-30.
  23. TED Prize 2007. TEDPrize.org. Página visitada em 2008-11-30.
  24. TED Prize 2008. TEDPrize.org. Página visitada em 2008-11-30.
  25. TED Prize 2009. TEDPrize.org. Página visitada em 2008-11-30.
  26. TED Prize 2010. TEDPrize.org. Página visitada em 2009-12-21.
  27. TED Prize 2011. TEDPrize.org. Página visitada em 2011-11-15.

Ver também

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre TED (conferência)

Ligações externas

 http://pt.wikipedia.org/wiki/TED_%28confer%C3%AAncia%29

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4 coisas que os ateus podem aprender com as religiões




A sociedade sempre foi dividida entre os que acreditam em uma entidade divina e aqueles que não. A proporção entre os dois grupos no Ocidente sempre foi muito grande, com o primeiro sendo a maioria esmagadora até meados do século XV. Com a chegada do Renascimento e sem o perigo de terminar na fogueira por conta da Inquisição, a elite pensante quis aplicar a racionalidade em todos os aspectos do homem, inclusive nas crenças religiosas. A partir daí, o número de ateus começou a crescer.
Contudo, a “crença” ateísta não evoluiu muito com o passar do tempo. Se ser ateu é não acreditar na existência de um deus, a maioria passa simplesmente a criticar as crenças daqueles que acreditam. Isso é fácil de fazer: pegar um sistema complexo, com milhares de anos de existência, encontrar uma falha na base do sistema (ou pensar que encontrou) e desmerecer todo o resto.
Se você parar para pensar, as religiões estão por aí há bastante tempo. Bastante mesmo. Nelas, há mais do que apenas crença num ser divino superior. É um conjunto de costumes e tradições que vêm se acumulando há muitas gerações. Simplesmente assumir que está tudo errado e não repousar um olhar mais atento à complexidade dessas crenças é cometer o crime do reducionismo.
Baseado nessa linha de pensamento, o filósofo Alain de Botton sugere, em uma palestra do TED, o nascimento de uma nova versão do ateísmo – o que ele chama de Ateu 2.0. Esse novo perfil de descrente vai além da mesmice de negar, negar, negar. Ele estuda as religiões e tenta entender o que tudo aquilo pode ensinar.
Abaixo, discuto quatro pontos que extraí do que ele falou.

Link TED | Um homem que propõe uma “religião para ateus” merece seus 20 minutos no TED

1. A religião educa melhor

As instituições de ensino, principalmente as Universidades, partem do pressuposto que somos seres humanos adultos e independentes, que precisamos apenas de informação e dados. Isso se reflete no modo de ensino: geralmente um conceito é estudado uma vez na sala, cobrado uma vez na prova e pronto, o sistema acredita que os alunos vão saber aquilo para o resto da vida. Errado.
As religiões, por outro lado, partem de um pressuposto bem diferente: elas nos enxergam como seres humanos com fraquezas, necessidades, sofrimentos, dúvidas etc. Isso se reflete na forma como as coisas nos são ensinadas: repetição. Sim, você vai à Igreja e ouve o mesmo sermão várias e várias vezes. A religião nos vê como seres que precisam ser educados (e não como máquinas de aprendizado) e, para isso, a repetição é fundamental.
Note que, de fato, as pessoas que realmente se dedicam ao estudo religioso, padres, pastores, monges, aprendem muito bem. Eu fico me perguntando como não vi nenhuma pesquisa de grande porte para investigar esse aprendizado.

"Este panfleto está em branco." "Nós somos ateístas."

2. Nós não somos apenas cérebros, somos também corpos

Nossa sociedade é muito racional. Inspirada pela filosofia dos gregos antigos, há um culto muito forte da racionalidade. Mas, a verdade é que somos um conjunto formado por corpo e mente; focar em apenas uma das partes não nos leva muito longe. As religiões parecem entender isso.
Por exemplo, há a importância da pureza na cultura judaica. Eles não apenas citam isso em sermões ou em livros escritos, há rituais em torno da ideia. Se você for a uma comunidade judaica ortodoxa, toda sexta-feira haverá um mikveh, no qual as pessoas se submergem na água, relacionando a ideia de purificação.
Uma ação física reforça uma ideia filosófica.

3. O uso didático da arte

Há a ideia de que artistas são pessoas de “outro mundo”, que vivem em bolhas pessoais e cujo processo de criação artística é algo que foge à compreensão humana. Há um consentimento geral que obras de artes são feitas não para serem compreendidas, mas sim para abrir espaço a várias interpretações. Por isso, a sensação mais comum quando você entra em um museu é de incompreensão.
Com essa abordagem da arte, perdemos a possibilidade de utilizá-la para fins didáticos. E isso a religião faz muito bem. Ao entrar em um igreja ou catedral, por exemplo, você vê que as imagens são quase autoexplicativas.
Se você pensar, os grandes artistas cristão foram propagandistas de seus ideais, como Rembrandt. E não há nada de errado nisso. A arte, em todas as suas formas (pintura, escultura, escrita etc), deve também servir a objetivos humanos e não apesar considerar-se um fim em si mesma.
Pietá, por Michelangelo
Legal olhar para um escultura e entender o que ela signifca. Um alô para os artistas contemporâneos.

4. Nós precisamos nos unir

Em outras palavras, você não vai mudar o mundo sozinho. Não é publicando um livro sozinho, ou protestando sozinho, ou xingando no Twitter sozinho. Por mais que uma pessoa possa fazer só, nunca será o suficiente. É preciso arrastar massas para mudar o status quo. Disso a religião entende muito bem.
Você pode não concordar com o motivo que os juntou, mas ver, por exemplo, 5 milhões de pessoas juntas em uma marcha, só em São Paulo, é algo grandioso.
“Então, ateus, deus não existe, nem fantasmas, nem coisas sobrenaturais? Ok, vamos seguir adiante. Isso não é o fim, mas simplesmente o começo de tudo.” – Alain de Bottom
Se você não acredita em uma religão, você não precisa negar o “pacote inteiro”. Você não precisa escolher entre uma vida religiosa, ritualística e uma vida atéia e isolada. Você pode fazer uma mistura, pegar o que achar de melhor em cada crença.
Há muita gente que não acredita na doutrina, mas gosta dos rituais. Por exemplo, não é Cristão, mas gosta do feriado e do clima do Natal. Ou é budista, mas curte visitar um bar Mitzvah. Seu posicionamento como ateu não te restringe a negar todas as crenças, mas te dá a liberdade de visitar todas elas e colher (ou pelo menos absorver enquanto conhecimento) aquilo que curte e vê sentido.
Eu já fui o tipo de ateu chato, que gostava de debater por nada. Eu achava divertido. Hoje, vejo qual o ponto disso. Se o outro acredita ou não em um deus, qual o sentido? O que você realmente deveria estar procurando? O objetivo final é se conectar com as pessoas. Então, leia a Bíblia, o Alcorão, os Mandalas… quanto mais você souber, mais mundos você poderá visitar, e mais pessoas você poderá conhecer.



http://papodehomem.com.br/4-coisas-que-os-ateus-podem-aprender-com-as-religioes/



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Ciência VS Designer inteligente



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Respondendo ao "Eu, Ateu" sobre a Igreja Católica



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Método e Metodologia quais às diferenças. Metodologia da pesquisa científica.

MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA ? • Metodologia é o estudo dos métodos e especialmente dos métodos da ciência, enquanto método é o modo...