quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Demócrito de Abdera (filósofo greco 460 a.c.)

Demócrito de Abdera

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Demócrito de Abdera
Pré-socráticos
Democritus2.jpg
Nome completo Δημόκριτος
Escola/Tradição: Atomismo (co-fundador com Leucipo)
Data de nascimento: ca. 460 a.C.
* Local: Abdera, Grécia Grécia
Data de falecimento ca. 370 a.C. (90 anos)
Principais interesses: Epistemologia, Matemática, Astronomia, Metafísica,Geografia, Ética, Física
Trabalhos notáveis: Atomismo mecanicista
Influenciado por: Leucipo, Melisso, Xenófanes, Parmênides, Anaxágoras, Empédocles
Influências: Epicuro, Lucrécio
Portal Filosofia
Demócrito de Abdera (em grego antigo: Δημόκριτος, Dēmokritos, "escolhido do povo"; ca. 460 a.C.370 a.C.) nasceu na cidade de Abdera (Trácia),[1] e é tradicionalmente considerado um filósofo pré-socrático. Cronologicamente é um erro, já que foi contemporâneo de Sócrates e, além disso, do ponto de vista filosófico, a maior parte de suas obras (segundo a doxografia) tratou da ética e não apenas da physis (cujo estudo caracterizava os pré-socráticos).
Demócrito foi discípulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto. A fama de Demócrito decorre do fato de ele ter sido o maior expoente da teoria atômica ou do atomismo. De acordo com essa teoria, tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos (do grego, "a", negação e "tomo", divisível. Átomo= indivisível). Não há certeza se a teoria foi concebida por ele ou por seu mestre Leucipo, e a ligação estreita entre ambos dificulta a identificação do que foi pensado por um ou por outro. Todavia, parece não haver dúvidas de ter sido Demócrito quem de fato sistematizou o pensamento e a teoria atomista. Demócrito avançou também o conceito de um universo infinito, onde existem muitos outros mundos como o nosso.
Embora amplamente ignorado em Atenas durante sua vida, a obra de Demócrito foi bastante conhecida por Aristóteles, que a comentou extensivamente. É famosa a anedota de que Platão detestava tanto Demócrito que queria que todos os seus livros fossem queimados.[2][3] Há anedotas segundo as quais Demócrito ria e gargalhava de tudo e dizia que o riso torna sábio,[4][5] o que o levou a ser conhecido, durante o renascimento, como "o filósofo que ri" ou "o filósofo hilário", ou ainda como "o abderita hilário".
Na Grécia antiga, Protágoras de Abdera teria sido seu discípulo direto[6] e, posteriormente, o principal filósofo influenciado por ele foi Epicuro. No renascimento muitas de suas idéias foram aceitas (por exemplo, Giordano Bruno), e tiveram um papel importante durante o iluminismo. Muitos consideram que Demócrito é "o pai da ciência moderna".[7]

Filosofia

O vazio e o turbilhão de Átomos

No Renascimento, Demócrito era conhecido como "o filósofo que ri".
"Demócrito risonho", pintura de Giuseppe Antonio Petrini.
Auto-retrato (1629) de Rembrandt intitulado O Jovem Rembrandt como Demócrito, o Filósofo que Ri.
Aristóteles diz que o raciocínio que guiou Demócrito (e Leucipo) para afirmar a existência dos átomos foi o seguinte:[8][9] o movimento pressupõe o vazio no qual a matéria se desloca, mas se a matéria se dividisse em partes sempre menores infinitamente no vazio, ela não teria consistência, nada poderia se formar porque nada poderia surgir da diluição sempre cada vez mais infinitamente profunda da matéria no vazio. Daí concluiu que, para explicar a existência do mundo tal como o conhecemos, a divisão da matéria não pode ser infinita, isto é, que há um limite indivisível, o átomo. "Há apenas átomos e vazio", disse ele. Observando um raio de sol que penetrou numa fresta de um recinto escuro, Demócrito viu particulas de poeira num movimento de turbilhão, levando-o à ideia de que os átomos (os indivisíveis da matéria) se comportariam da mesma maneira, colidindo aleatoriamente, alguns se aglomerando, outros se dispersando, outros ainda nunca se juntando com outro átomo.[10]
Para Demócrito, o cosmo (o mundo e todas coisas, inclusive a alma) é formado por um turbilhão de infinitos átomos de diversos formatos que jorram ao acaso e se chocam. Com o tempo, alguns se unem por suas características (as vezes, as formas dos átomos coincidentemente se encaixam tão bem como peças de quebra-cabeça) e muitos outros se chocam sem formar nada (porque as formas não se encaixam ou se encaixam fracamente). Dessa maneira, alguns conjuntos de átomos que se aglomeram tomam consistência e formam todas as coisas que conhecemos, que depois se dissolvem no mesmo movimento turbilhonar dos átomos do qual surgiram.[10]
A consistência dos aglomerados de átomos que faz com que algo pareça sólido, líquido, gasoso ou anímico (alma) seria então determinada pelo formato (figura) e arranjo dos átomos envolvidos. Desse modo, os átomos de aço possuem um formato que se assemelha a ganchos, que os prendem solidamente entre si; os átomos de água são lisos e escorregadios; os átomos de sal, como demonstra o seu gosto, são ásperos e pontudos; os átomos de ar são pequenos e pouco ligados, penetrando todos os outros materiais; e os átomos da alma e do fogo são esféricos e muito delicados.[11]

Legado

Na antiguidade

O epicurismo (cujos representantes principais foram Epicuro e Lucrécio), que teve uma ampla difusão na antiguidade, foi influeciado pelo atomismo de Demócrito, mas com grandes mudanças. A principal diferença foi o abandono da idéia de turbilhão de átomos e a afirmação de que os átomos possuem peso e que, por isso, os átomos percorrem linhas retilíneas paralelas, tal como objetos em queda livre. Ocasionalmente, cada átomo exibe espotaneamente um desvio mínimo da linha reta indeterminado e imprevisível, desvio esse chamado clinamen. Esse desvio mínimo é que explicaria o choque e encontro entre os átomos.

Do Renascimento até o presente

Visto que, na concepção de Demócrito, o cosmo não é determinado por um poder que estivesse acima dele e o submetesse a algum plano ou finalidade (tal como divindades religiosas ou a causa final que Aristóteles defendia; ver artigo teleologia), mas sim pelo movimento imanente (auto-criador ou emergente) do próprio cosmo, sua idéia de necessidade era intrínseca à de acaso, e a de ordem, intrínseca à de caos. Esse modo de pensar pode ser encontrado amplamente difundido desde o renascimento e permeia toda a filosofia e ciência modernas, desde Giordano Bruno, Galileu Galilei e Espinoza até a física quântica e a cosmologia atual, passando pela teoria da evolução das espécies, mesmo que sua idéia original do átomo tenha se tornado obsoleta desde o século XVIII.

Obras

O Choroso Heraclito e o Risonho Demócrito, afresco de Donato Bramante (1444–1514), Pinacoteca di Brera, Milão.
Demócrito foi um escritor prolífico e Diógenes Laércio o menciona como autor de cerca de noventa obras. Dentre estas, destacam-se:
  • Pequena ordem do mundo;
  • Da forma;
  • Do entendimento;
  • Do bom ânimo;
  • Preceitos.
No entanto, nenhuma obra de Demócrito sobreviveu até os tempos presente. Assim, tudo o que se sabe dele vem de citações e comentários de outros autores. Portanto, de sua imensa obra só restaram fragmentos (que totalizam 300) de suas teorias. A coletânea de fragmentos mais conhecida é a organizada por Hermann Alexander Diels, em sua obra Die Fragmente der Vorsokratiker (Os Fragmentos dos Pré-socráticos).

Alguns fragmentos éticos

Sobre a agressividade

"Toda belicosidade é insensata; pois enquanto se busca prejudicar o inimigo, esquecemos o nosso próprio interesse." Fragmento 237

Contra a educação autoritária

"Melhor (educador) para a virtude mostrar-se-á aquele que usar o encorajamento e a palavra persuasiva, do que o que se servir da lei e da coerção. Pois quem evita o injusto apenas por temor a lei, provavelmente cometerá o mal em segredo; quem, ao contrario, for levado ao dever pela convicção, provavelmente não cometerá o injusto nem em segredo nem abertamente, Por isto, quem agir corretamente com compreensão e entendimento, mostrar-se-á corajoso e correto de pensamento." fragmento 181

A felicidade - agir sabendo os limites de nossas forças

"Bem mais sensato do que o homem é o animal que, em sua necessidade, sabe quanto necessita. O homem, ao contrario, quanto necessita não o sabe." Frag. 198
"Os insensatos desejam as coisas ausentes, mas desperdiçam as presentes ainda que mais valiosas que as passadas." frag. 202
"É preciso que aquele que quer sentir-se bem não faça muitas coisas nem particular nem publicamente, e que aquilo que faz não assuma além de sua força e natureza. Ao contrário, é preciso que, mesmo que a sorte lhe seja hostil e, pela aparência, o leve pouco a pouco ao excesso, tenha cuidado bastante para renunciar e não procurar mais que suas forças permitem, pois uma plenitude razoável é coisa mais segura que uma superplenitude." Frag. 3
"A moderação aumenta o gozo e acresce o prazer." Frag. 211
"Sábio é quem não se aflige com o que lhe falta e se alegra com o que possui."Frag. 231

Referências

  1. RUSSELL, BERTRAND (1972). A History of Western Philosophy, Simon & Schuster, pp.64–65.
  2. Diógenes Laércio, Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres
  3. RUSSELL, BERTRAND (1972). A History of Western Philosophy, Simon & Schuster.
  4. Cartas do Pseudo-Hipócrates, IV, XXXII, século I dC
  5. Seneca, de Ira, ii.10; Aelian, Varia Historia, iv.20.
  6. Democritus – Dictionary definition of Democritus. Página visitada em 2 de Abril de 2010.
  7. Pamela Gossin, Encyclopedia of Literature and Science, 2002.
  8. Aristóteles, Da Geração e da Corrupção
  9. Aristóteles, Metafísica
  10. a b Michel Onfray, Contra-História da Filosofia, vol 1
  11. Pfeffer, Jeremy, I.; Nir, Shlomo. Modern Physics: An Introduction Text. [S.l.]: World Scientific Publishing Company, 2001. p. 183. ISBN 1860942504


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Frases

A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar. Autor Desconhecido (atribuidas a ele Demócrito) 
“Toda a terra está ao alcance do sábio, já que o pai de um alma elevada é o
universo.” [ Demócrito ]

“O melhor para o homem é levar a vida com o máximo de alegria e o mínimo
de aborrecimentos.” [ Demócrito ]

“O homem é infeliz porque não conhece a natureza.” [ Demócrito ]

“O bom e o verdadeiro são a mesma coisa para todos os homens, mas o
agradável é diferente para gente diferente.” [ Demócrito ]

“Ainda que estejas só, não deves dizer nem fazer nada ruim. Aprende a
envergonhar-te mais ante ti do que ante os demais.” [ Demócrito ]

“A felicidade não reside em rebanhos, nem em ouro; a alma é a moradia do
demônio.” [ Demócrito ]

“A natureza é auto-suficiente; por isto vence com o pouco e com o seguro, as
demasias da esperança.” [ Demócrito ]

“O homem é um microcosmo.” [ Demócrito ]

“Na realidade, não conhecemos nada, pois a verdade está no íntimo.”
Demócrito ]

“A palavra é a sombra da ação.” [ Demócrito ]

“A amizade de um único ser humano inteligente é melhor do que a amizade de
todos os insensatos.” [ Demócrito ]

“Os homens, ao fugir da morte, perseguem-na.” [ Demócrito ]

“Vida sem festas é como longo caminho sem pousadas.” [ Demócrito ]

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terça-feira, 22 de janeiro de 2013

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O Brasil vermelho (18/01/2013) - Comentário de Luiz Carlos Prates



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Sermões (21/01/2013) - Comentário de Luiz Carlos Prates



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Motivação - Seu nome será lembrado? - Cena do Filme Tróia



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TEDxSP 2009 - Ronaldo Lemos



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O que acontece quando lemos



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O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: Fernando Hadad já mostra a que veio ciclovias e mo...

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: Fernando Hadad já mostra a que veio ciclovias e mo...: Obrigado pela visita, e volte sempre.

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2 - Criação e Teologia do corpo- (Acesso Livre)



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Dia 22 de Janeiro Jejum completo de grãos e cereais para: PUTRADA EKADASI

http://br.groups.yahoo.com/group/krishna-katha
Dia 22 de Janeiro
Jejum completo de grãos e cereais para: PUTRADA EKADASI
Dia 23 de Janeiro
Sri Jagadisa Pandita – Aparecimento
Dia 26 de Janeiro
Sri Krsna Pusya abhiseka

Durante o puja (adoração) matinal a Deidade ou uma salagrama é banhada em puro ghi. Srila Prabhupada uma vez explicou este festival assim: "Krishna era só um brinquedo nas mãos das gopis, então um dia as gopis decidiram que 'Nós vamos decorá-lO'. Pusyabhisheka quer dizer uma cerimônia para decorar com abundância a Deidade com flores, ornamentos, tecidos etc. Depois disso deve haver uma procissão pelas ruas, de forma que todos os cidadãos vejam quão belo Krishna se apresenta".

Dia 31 de Janeiro
Sri Ramacandra Kaviraja – Desaparecimento

Srila Gopala Bhatta Goswami – Aparecimento

Dia 1 de Fevereiro
Sri Jayadeva Goswami – Desaparecimento

Dia 2 de Fevereiro

Sri Locana Dasa Thakura – Desaparecimento
..................................................................................................
Putrada Ekadasi.  


               Maharaja Yudhisthira disse:
                   -Ó Madhusudana, por favor seja misericordioso comigo e descreva o Ekadasi que ocorre durante o quarto-crescente do mês Sravana(julho/agosto).
                   O Senhor Supremo Sri Krishna respondeu:
                   -Sim, ó rei, narrarei com alegria estas glórias para você, porque simplesmente por ouvir sobre este Ekadasi sagrado, a pessoa obtém o mérito da execução de um Asvamedha-ygna.
                   No começo da Dvapara-yuga vivia um rei chamado Mahijita, o qual governava o reino de Mahismati-puri. Devido a não ter filhos, todo seu reino parecia-lhe completamente triste. Um homem casado que não tem filhos não é feliz nem nesta vida nem na próxima(nota 1). Por muito tempo o rei tentou em vão obter um herdeiro. Vendo que sua idade avançava o rei Mahijita tornava-se cada vez mais ancioso. Um dia ele disse na assembléia de seus conselheiros:
                   -Não cometi pecados nesta vida, e não há dinheiro ilegal no meu tesouro. Nunca usurpei as oferendas aos semideuses ou brahmanas. Quando me ocupei em guerrear e conquistar reinos, eu segui as regras e regulações da arte militar, e tenho protegido meus súditos como se eles fossem meus próprios filhos. Eu puni até meus parentes caso eles desobedecessem a lei, e se meu inimigo fosse gentil e religioso eu lhe dava as boas vindas. Ó almas duas-vezes nascidas, embora eu seja um seguidor fiél e religioso dos padrões védicos, mesmo assim minha casa não tem filhos. bondosamente digam-me a razão para isto.
                   Ouvindo isto, os conselheiros brahmanas do rei discutiram o assunto entre eles, e com o próposito de beneficiar o rei, eles visitaram vários asramas de renomados sábios. por fim eles chgaram em um sábio que era austero, puro, auto-satisfeito e que estava observando estritamente o voto de jejum. Seus sentidos estavam completamente sob controle, ele tinha conquistado sua ira e era experto em executar seu dever ocupacional. Na verdade, este grande sábio era experto em todas as conclusões dos vedas e tinha prolongado sua duração de vida como a mesma do senhor Brahma. Seu nome era Lomasa rsi e ele conhecia o passado, presente e futuro. Após a passagem de uma Kalpa(nota 2), um cabelo costumava cair da sua cabeça.
Todos os conselheiros brahmanas do rei aproximaram-se com muita alegria um a um para oferecer seus humildes respeitos.
                   Cativados por esta grande alma, os conselheiros do rei Mahijita ofereceram reverências a ele e disseram mui respeitosamente:
                   -Ó sábio, somente devido a nossa grande boa fortuna nos foi permitido vê-lo.
                   Lomasa rsi viu eles cuvarem-se e respondeu:
                   -Bondosamente, deixem-me saber por que vocês vieram aqui; por que vocês estão me glorificando? Farei tudo o que puder para resolver seus problemas, pois sábios como eu só tem um interesse: ajudar os outros. Não tenham dúvidas disto(nota 3).
                   Os representantes do rei disseram:
                   -Nós viemos até aqui, ó sábio exaltado, para pedir a sua ajuda na solução de um problema muito sério. Ó sábio, você é como o senhor Brahma. Na verdade, não há sábio melhor em todo mundo. Nosso rei, Mahijita, não tem filhos, embora ele nos tenha sustentado e protegido como se fossemos seus filhos. Vendo-o tão infeliz devido a não ter filhos, nós ficamos mui pesarosos, e portanto, ó sábio, entramos na floresta para executar severas austeridades. Por nossa boa fortuna encontramos por acaso com você. Simplesmente pelo seu darshana os desejos e atividades de todos tornam-se bem sucedidos. Assim, pedimos humildemente que nos diga como nosso bondoso rei pode obter um filho.
                   Ouvindo o apêlo sincero deles, Lomasa rsi absorveu-se em meditação profunda por um momento e logo compreendeu a vida anterior do rei. Então ele disse:
                   -Na vida passada seu governante era um mercador, e achando que sua riqueza era insuficiente, ele cometeu ações pecaminosas. Ele viajou por muitas vilas para negociar suas mercadorias. Uma vez ao meio-dia, no dia após o Ekadasi que acontece durante o quarto-crescente do mês Jyestha, ele sentiu sede enquanto viajava de um lugar para outro. Ele chegou a um belo açude nos arredores de uma vila, mas bem na hora que estava prestes a beber água no açude, chegou ali uma vaca com seu bezerro recém-nascido. Estas duas criaturas estavam também muito sedentas devido ao calor, porém quando a vaca e o bezerro começaram a beber água, o mercador rudemente empurrou-os para o lado e egoísticamente saciou sua própria sede. Esta ofensa contra a vaca e seu bezerro, resultou em seu rei ficar agora sem um filho. No entanto, as boas ações que ele executou em sua vida anterior deram-lhe o dominio sobre um reino sem pertubações.
                   Ouvido isto, os conselheiros do rei responderam:
                   -Ó renomado rsi, ouvimos dizer que nos vedas descreve-se como alguém pode nulificar os efeitos dos pecados passados conseguindo méritos. Seja bondoso e nos dê alguma instrução para que os pecados de nosso rei possam ser destruidos, por favor conceda-lhe a sua misericordia para que um príncipe nasça em sua família.
                   Lomasa rsi disse:
                   -Existe um Ekadasi chamado Putrada, o qual ocorre durante o quarto-crescente do mês Sravana. Neste dia todos vocês, incluindo seu rei, devem jejuar e permanecer acordados todo noite, seguindo estritamente as regras e regulações. Então voces devem dar todo mérito por esse jejum ao rei. Se voces seguirem estas minhas instruções, ele certamente será abençoado com um esplêndido filho.
                   Todos os conselheiros do rei ficaram muito contentes em ouvir estas palavras de Lomasa rsi, e todos eles ofereceram-lhe suas reverências agradecidos. Então com os olhos brilhando de felicidade eles voltaram para casa.
                   Quando chegou o mês de Sravana, os conselheiros do rei lembraram-se das palavras de Lomasa rsi, e sob a direção deles todos os habitantes de Mahismati-puri, juntamente com o rei, jejuaram no Ekadasi. E no dia seguinte, Dvadasi, os habitantes ofereceram submissamente ao rei o mérito obtido. Pela força de todo este mérito, a rainha ficou grávida e eventualmente deu luz a um filho muito belo.
                   -Ó Yudhisthira, o Senhor Krishna concluiu, o Ekadasi que ocorre durante o quarto-crescente do mês Sravana tornou-se, com razão, famoso como Putrada(que concede um filho). Quem quer que deseje felicidade neste mundo e no próximo, certamente deve jejuar de todos cereais e leguminosas neste dia santo. Realmente, Qualquer pessoa que simplesmente ouça as glórias do Putrada Ekadasi, livra-se completamente de todos os pecados e é abençoado com um bom filho, subindo ao céu após a morte.
                   Assim acaba a narração das glórias do Sravana-sukla Ekadasi, ou Putrada Ekadasi

                                                               do Bhavisya-uttara Purana.

                                                                            -NOTAS-

1)A palavra sânscrita para "filho" é putra. Pu é o nome de um inferno em particular e tra significa "salvar". Assim a palavra  putra significa a pessoa que salva alguém do inferno pu. Portanto, todo homem casado deve gerar pelo menos um filho e educa-lo espiritualmente, então o pai será salvo de uma condição infernal de vida. No entanto, esta injunção não se aplica aos devotos sérios do Senhor Vishnu ou Krishna, pois o Senhor torna-se seus filhos, pai e mãe.
   Sobre este assunto, Canakya Pandita declara o seguinte:
   "A verdade é minha mãe, conhecimento meu pai, o dever ocupacional meu irmão, a bondade meu amigo, tranquilidade minha esposa e o perdão meu filho. Estes são os seis membros da minha família."
   Dentre as vinte e seis principais qualidades de um devoto do Senhor, perdão é a principal. Portanto os devotos devem fazer um esforço extra para desenvolver esta qualidade. Acima Canakya Pandita diz que o perdão é meu filho, portanto o devoto do Senhor, muito embora possa estar no caminho da renúncia, pode observar o Putada Ekadasi e orar para obter este tipo de filho.
2)Uma kalpa, ou doze horas do senhor Brahma é igual a 4.320.000.000 anos.
3)Lomasa rsi tem todas as boas qualidades porque é um devoto do Senhor Supremo. Como se afirma no Srimad-Bhagavatam(5.18.12): "Naquele que o serviço devocional a Sri Krishna é resoluto, todas as boas qualidades de Krishna e dos semideuses manifestam-se consistentemente. Entretanto, aquele que não tem devoção pela Suprema Personalidade de Deus, não tem boas qualificações porque está ocupado em especulação mental na existência material, a qual é o aspecto externo do Senhor."
                                                                                   -FIM-
*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *   *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  * 
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segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Saci sutam astakam (glorificação de Caitanya Mahaprabhu o filho de mãe Saci)


(1) nava gaura-varam nava-puspa-saram nava-bhava-dharam nava-lasya-param nava-hasya-karam nava-hema-varam pranamami saci-suta-gaura-varam 

(2) nava-prema-yutam nava-nita-sucam nava-vesa-krtam nava-prema-rasam navadha vilasat subha-prema-mayam pranamami saci-suta-gaura-varam 

(3) hari-bhakti-param hari-nama-dharam kara-japya-karam hari-nama-param nayane satatam pranayasru-dharam pranamami saci-suta-gaura-varam 

(4) satatam janata-bhava-tapa-haram paramartha-parayana-loka-gatim nava-leha-karam jagat-tapa-haram pranamami saci-suta-gaura-varam 

(5) nija-bhakti-karam priya-carutaram nata-nartana-nagara-raja-kulam kula-kamini-manasa-lasya-karam pranamami saci-suta-gaura-varam 

(6) karatala-valam kala-kantha-ravam mrdu-vadya-suvinikaya madhuram nija-bhakti-gunavrta-natya-karam pranamami saci-suta-gaura-varam 

(7) yuga-dharma-yutam punar nanda-sutam dharani-sucitram bhava-bhavocitam tanu-dhyana-citam nija-vasa-yutam pranamami saci-suta-gaura-varam 

 (8) arunam nayanam caranam vasanam vadane skhalitam svaka-nama-dharam kurute su-rasam jagata jivanam pranamami saci-suta-gaura-varam


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Video aula Psicopatologia



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Videoaula | Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano

Publicado em 03/04/2012 http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/cursos/144/curso-de-psicomotricid... Aborda o conceito, história e vertentes, etapas do desenvolvimento da linguagem, escrita e da leitura, físico e do pensamento, da importância brincadeira para o desenvolvimento e da sexualidade na adolescência.

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domingo, 20 de janeiro de 2013

Fernando Hadad já mostra a que veio ciclovias e motos vão t



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Blog o Santo Nome: significado da palavra "Karma" por joao maria andaril...



 Bhagavad Gita Como ele é A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, The Bhaktivedanta Book Trust

Capa do livro Bgavad Gita Como Ele É versão inglesa.



Srila Prabhupada fundador acarya da ISKCON e BBT




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Filés de soja da marca SORA você conhece ?



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QUEM CONTROLA A MORAL CONTROLA A POLÍTICA



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Língua, religião e alta cultura (Olavo de Carvalho)



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Método e Metodologia quais às diferenças. Metodologia da pesquisa científica.

MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA ? • Metodologia é o estudo dos métodos e especialmente dos métodos da ciência, enquanto método é o modo...