Demócrito de Abdera
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Demócrito de Abdera | |
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Pré-socráticos | |
Nome completo | Δημόκριτος |
Escola/Tradição: | Atomismo (co-fundador com Leucipo) |
Data de nascimento: | ca. 460 a.C. |
* Local: | Abdera, Grécia |
Data de falecimento | ca. 370 a.C. (90 anos) |
Principais interesses: | Epistemologia, Matemática, Astronomia, Metafísica,Geografia, Ética, Física |
Trabalhos notáveis: | Atomismo mecanicista |
Influenciado por: | Leucipo, Melisso, Xenófanes, Parmênides, Anaxágoras, Empédocles |
Influências: | Epicuro, Lucrécio |
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Demócrito de Abdera (em grego antigo: Δημόκριτος, Dēmokritos, "escolhido do povo"; ca. 460 a.C. — 370 a.C.) nasceu na cidade de Abdera (Trácia),[1] e é tradicionalmente considerado um filósofo pré-socrático. Cronologicamente é um erro, já que foi contemporâneo de Sócrates e, além disso, do ponto de vista filosófico, a maior parte de suas obras (segundo a doxografia) tratou da ética e não apenas da physis (cujo estudo caracterizava os pré-socráticos).
Demócrito foi discípulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto.
A fama de Demócrito decorre do fato de ele ter sido o maior expoente da
teoria atômica ou do atomismo. De acordo com essa teoria, tudo o que
existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos (do grego, "a", negação e "tomo", divisível. Átomo=
indivisível). Não há certeza se a teoria foi concebida por ele ou por
seu mestre Leucipo, e a ligação estreita entre ambos dificulta a
identificação do que foi pensado por um ou por outro. Todavia, parece
não haver dúvidas de ter sido Demócrito quem de fato sistematizou o
pensamento e a teoria atomista. Demócrito avançou também o conceito de
um universo infinito, onde existem muitos outros mundos como o nosso.
Embora amplamente ignorado em Atenas durante sua vida, a obra de Demócrito foi bastante conhecida por Aristóteles, que a comentou extensivamente. É famosa a anedota de que Platão detestava tanto Demócrito que queria que todos os seus livros fossem queimados.[2][3] Há anedotas segundo as quais Demócrito ria e gargalhava de tudo e dizia que o riso torna sábio,[4][5] o que o levou a ser conhecido, durante o renascimento, como "o filósofo que ri" ou "o filósofo hilário", ou ainda como "o abderita hilário".
Na Grécia antiga, Protágoras de Abdera teria sido seu discípulo direto[6] e, posteriormente, o principal filósofo influenciado por ele foi Epicuro. No renascimento muitas de suas idéias foram aceitas (por exemplo, Giordano Bruno), e tiveram um papel importante durante o iluminismo. Muitos consideram que Demócrito é "o pai da ciência moderna".[7]
Filosofia
O vazio e o turbilhão de Átomos
Aristóteles diz que o raciocínio que guiou Demócrito (e Leucipo) para afirmar a existência dos átomos foi o seguinte:[8][9] o movimento pressupõe o vazio no qual a matéria
se desloca, mas se a matéria se dividisse em partes sempre menores
infinitamente no vazio, ela não teria consistência, nada poderia se
formar porque nada poderia surgir da diluição sempre cada vez mais
infinitamente profunda da matéria no vazio. Daí concluiu que, para
explicar a existência do mundo tal como o conhecemos, a divisão da
matéria não pode ser infinita, isto é, que há um limite indivisível, o
átomo. "Há apenas átomos e vazio", disse ele. Observando um raio de sol
que penetrou numa fresta de um recinto escuro, Demócrito viu particulas
de poeira num movimento de turbilhão, levando-o à ideia de que os átomos
(os indivisíveis da matéria) se comportariam da mesma maneira,
colidindo aleatoriamente, alguns se aglomerando, outros se dispersando,
outros ainda nunca se juntando com outro átomo.[10]
Para Demócrito, o cosmo (o mundo e todas coisas, inclusive a alma) é formado por um turbilhão de infinitos átomos
de diversos formatos que jorram ao acaso e se chocam. Com o tempo,
alguns se unem por suas características (as vezes, as formas dos átomos
coincidentemente se encaixam tão bem como peças de quebra-cabeça) e
muitos outros se chocam sem formar nada (porque as formas não se
encaixam ou se encaixam fracamente). Dessa maneira, alguns conjuntos de
átomos que se aglomeram tomam consistência e formam todas as coisas que
conhecemos, que depois se dissolvem no mesmo movimento turbilhonar dos
átomos do qual surgiram.[10]
A consistência dos aglomerados de átomos que faz com que algo pareça
sólido, líquido, gasoso ou anímico (alma) seria então determinada pelo
formato (figura) e arranjo dos átomos envolvidos. Desse modo, os átomos de aço possuem um formato que se assemelha a ganchos, que os prendem solidamente entre si; os átomos de água
são lisos e escorregadios; os átomos de sal, como demonstra o seu
gosto, são ásperos e pontudos; os átomos de ar são pequenos e pouco
ligados, penetrando todos os outros materiais; e os átomos da alma e do
fogo são esféricos e muito delicados.[11]
Legado
Na antiguidade
O epicurismo (cujos representantes principais foram Epicuro e Lucrécio),
que teve uma ampla difusão na antiguidade, foi influeciado pelo
atomismo de Demócrito, mas com grandes mudanças. A principal diferença
foi o abandono da idéia de turbilhão de átomos e a afirmação de que os
átomos possuem peso e que, por isso, os átomos percorrem linhas
retilíneas paralelas, tal como objetos em queda livre.
Ocasionalmente, cada átomo exibe espotaneamente um desvio mínimo da
linha reta indeterminado e imprevisível, desvio esse chamado clinamen. Esse desvio mínimo é que explicaria o choque e encontro entre os átomos.
Do Renascimento até o presente
Visto que, na concepção de Demócrito, o cosmo não é determinado por
um poder que estivesse acima dele e o submetesse a algum plano ou
finalidade (tal como divindades religiosas ou a causa final que
Aristóteles defendia; ver artigo teleologia), mas sim pelo movimento imanente (auto-criador ou emergente)
do próprio cosmo, sua idéia de necessidade era intrínseca à de acaso, e
a de ordem, intrínseca à de caos. Esse modo de pensar pode ser
encontrado amplamente difundido desde o renascimento e permeia toda a
filosofia e ciência modernas, desde Giordano Bruno, Galileu Galilei e Espinoza até a física quântica e a cosmologia atual, passando pela teoria da evolução das espécies, mesmo que sua idéia original do átomo tenha se tornado obsoleta desde o século XVIII.
Obras
Demócrito foi um escritor prolífico e Diógenes Laércio o menciona como autor de cerca de noventa obras. Dentre estas, destacam-se:
- Pequena ordem do mundo;
- Da forma;
- Do entendimento;
- Do bom ânimo;
- Preceitos.
No entanto, nenhuma obra de Demócrito sobreviveu até os tempos
presente. Assim, tudo o que se sabe dele vem de citações e comentários
de outros autores. Portanto, de sua imensa obra só restaram fragmentos
(que totalizam 300) de suas teorias. A coletânea de fragmentos mais
conhecida é a organizada por Hermann Alexander Diels, em sua obra Die Fragmente der Vorsokratiker (Os Fragmentos dos Pré-socráticos).
Alguns fragmentos éticos
Sobre a agressividade
"Toda belicosidade é insensata; pois enquanto se busca prejudicar o inimigo, esquecemos o nosso próprio interesse." Fragmento 237
Contra a educação autoritária
"Melhor (educador) para a virtude mostrar-se-á aquele que usar o encorajamento e a palavra persuasiva, do que o que se servir da lei e da coerção. Pois quem evita o injusto apenas por temor a lei, provavelmente cometerá o mal em segredo; quem, ao contrario, for levado ao dever pela convicção, provavelmente não cometerá o injusto nem em segredo nem abertamente, Por isto, quem agir corretamente com compreensão e entendimento, mostrar-se-á corajoso e correto de pensamento." fragmento 181
A felicidade - agir sabendo os limites de nossas forças
"Bem mais sensato do que o homem é o animal que, em sua necessidade, sabe quanto necessita. O homem, ao contrario, quanto necessita não o sabe." Frag. 198
"Os insensatos desejam as coisas ausentes, mas desperdiçam as presentes ainda que mais valiosas que as passadas." frag. 202
"É preciso que aquele que quer sentir-se bem não faça muitas coisas nem particular nem publicamente, e que aquilo que faz não assuma além de sua força e natureza. Ao contrário, é preciso que, mesmo que a sorte lhe seja hostil e, pela aparência, o leve pouco a pouco ao excesso, tenha cuidado bastante para renunciar e não procurar mais que suas forças permitem, pois uma plenitude razoável é coisa mais segura que uma superplenitude." Frag. 3
"A moderação aumenta o gozo e acresce o prazer." Frag. 211
"Sábio é quem não se aflige com o que lhe falta e se alegra com o que possui."Frag. 231
Referências
- ↑ RUSSELL, BERTRAND (1972). A History of Western Philosophy, Simon & Schuster, pp.64–65.
- ↑ Diógenes Laércio, Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres
- ↑ RUSSELL, BERTRAND (1972). A History of Western Philosophy, Simon & Schuster.
- ↑ Cartas do Pseudo-Hipócrates, IV, XXXII, século I dC
- ↑ Seneca, de Ira, ii.10; Aelian, Varia Historia, iv.20.
- ↑ Democritus – Dictionary definition of Democritus. Página visitada em 2 de Abril de 2010.
- ↑ Pamela Gossin, Encyclopedia of Literature and Science, 2002.
- ↑ Aristóteles, Da Geração e da Corrupção
- ↑ Aristóteles, Metafísica
- ↑ a b Michel Onfray, Contra-História da Filosofia, vol 1
- ↑ Pfeffer, Jeremy, I.; Nir, Shlomo. Modern Physics: An Introduction Text. [S.l.]: World Scientific Publishing Company, 2001. p. 183. ISBN 1860942504
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dem%C3%B3crito_de_Abdera
Frases
A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar. Autor Desconhecido (atribuidas a ele Demócrito)
“Toda a terra está ao alcance do sábio, já que o pai de um alma elevada é o
universo.” [ Demócrito ]
“O melhor para o homem é levar a vida com o máximo de alegria e o mínimo
de aborrecimentos.” [ Demócrito ]
“O homem é infeliz porque não conhece a natureza.” [ Demócrito ]
“O bom e o verdadeiro são a mesma coisa para todos os homens, mas o
agradável é diferente para gente diferente.” [ Demócrito ]
“Ainda que estejas só, não deves dizer nem fazer nada ruim. Aprende a
envergonhar-te mais ante ti do que ante os demais.” [ Demócrito ]
“A felicidade não reside em rebanhos, nem em ouro; a alma é a moradia do
demônio.” [ Demócrito ]
“A natureza é auto-suficiente; por isto vence com o pouco e com o seguro, as
demasias da esperança.” [ Demócrito ]
“O homem é um microcosmo.” [ Demócrito ]
“Na realidade, não conhecemos nada, pois a verdade está no íntimo.”
Demócrito ]
“A palavra é a sombra da ação.” [ Demócrito ]
“A amizade de um único ser humano inteligente é melhor do que a amizade de
todos os insensatos.” [ Demócrito ]
“Os homens, ao fugir da morte, perseguem-na.” [ Demócrito ]
“Vida sem festas é como longo caminho sem pousadas.” [ Demócrito ]
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