sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O curso Normal Superior.


O que era normal ficou superior?
Novas diretrizes acoplam a docência de séries iniciais e o preparo para cargos administrativos ao currículo do curso de pedagogia e prevêem assim o desaparecimento dos cursos normais superiores
Carolina Cassiano

Em 2005, o coordenador do curso de pedagogia das Faculdades Integradas de Botucatu passou nas classes explicando que o Ministério da Educação (MEC) estava prestes a aprovar novas diretrizes para o curso. Ana Carolina Vilas Boas ouviu as explicações, mas não entendeu bem o que aquilo significava. Aluna do primeiro ano, Ana resolveu reunir os colegas em torno de um movimento que pedia à direção da faculdade ajuda para obter mais esclarecimentos sobre o que seria do futuro profissional deles depois do currículo aprovado.

Com alunos de pedagogia e normal superior, a faculdade organizou leituras das novas diretrizes e discussões em grupo, para que os alunos pudessem entender as mudanças e participar da construção do novo currículo. Em maio de 2006, a faculdade avisou aos alunos que o MEC acabara de publicar a resolução número 1, que aprovava as novas diretrizes, cuja implantação nas instituições de ensino superior deve ser concluída até maio deste ano. "No começo, fiquei com medo de sermos prejudicados pelo novo currículo. Ainda bem que estudamos a fundo o tema, porque agora acho que a formação ficou mais completa. Estamos muito satisfeitos", diz Ana Carolina.

Se Ana está convicta de que as novas diretrizes são positivas, pelo Brasil afora, os milhares de alunos de pedagogia e do normal superior, que também se viram diretamente atingidos pelas novidades, estão cheios de dúvidas - e boa parte não sabe sequer do que se trata. Uma busca pelas comunidades temáticas do site de relacionamentos Orkut confirma esta tese. São dezenas de grupos sobre pedagogia e curso normal superior, todos eles com algum espaço em que as angústias sobre as novas diretrizes ficam patentes.

Ericah Piva é uma das estudantes que expôs na internet suas inquietações sobre o tema e pediu aos colegas informações sobre o futuro das carreiras. Em entrevista, Ericah se mostra ainda confusa. "Ouvi dizer que as matérias como filosofia, sociologia e história da educação serão eliminadas e que o gestor só será formado em nível de pós-graduação", diz a estudante da Faculdade Campos Salles, em São Paulo, que não teve acesso às diretrizes. As mudanças levantadas por Ericah não estão colocadas desta forma no novo documento, mas constituem algumas das boatarias geradas pelo novo currículo. Apesar dos temores, Ericah ouviu dizer que alunos do novo currículo teriam assegurado o direito de atuar em mais áreas da educação, já que o currículo seria mais amplo - o que, de fato, corresponde à verdade. Isso a vem fazendo cogitar a possibilidade de trancar a faculdade por um ano. "Acho que vou esperar o novo currículo entrar em vigor para fazer o último ano em 2008 e ter direito a dar aulas na educação infantil", avalia Ericah.

Entre as principais mudanças que o novo currículo traz, estão no cerne das discussões a formação em licenciatura em vez de bacharelado, a incorporação da docência para séries iniciais, a ampliação da carga horária do curso e o esvaziamento do Curso Normal Superior. As novidades surgiram não por acaso, mas após anos de debates envolvendo todo o setor acadêmico, instituições de ensino superior, profissionais da educação e até alunos de pedagogia que discutiram sobre o formato curricular do curso. Muitos especialistas dizem que as novidades são bem-vindas porque viriam "para corrigir algumas falhas da LDB", como crê Ana Cristina Canettieri, consultora em educação da Cadec Consultoria.

A polêmica sobre o tema está em pauta há décadas, mas ganhou mais fôlego desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996, cujo artigo 62 dizia que a formação docente para o ensino básico (de zero a dez anos) deveria ser feita em nível superior, por meio dos Institutos Superiores de Educação, no Curso Normal Superior. A partir daí, o cenário da formação docente virou de cabeça para baixo.

Histórico das mudanças
Até anos atrás, o professor das séries iniciais era formado no curso normal, no ensino médio e não superior. O Normal acabou e, em 1996, para garantir que estes docentes tivessem uma graduação específica para formá-los, a LDB criou o curso normal superior.

Desta forma, a lei estabelecia que não seria a pedagogia, mas sim o normal superior, a formar professores das séries iniciais. Isto seria feito por meio dos Institutos Superiores de Educação, que deveriam ser criados por todas as instituições de ensino superior que desejassem formar profissionais para esta função. O decreto que regulamentava essa medida como sendo obrigatória foi publicado em 1999 e gerou embates por cerca de um ano.

As universidades e centros universitários, que tinham autonomia para gerir seus cursos, não aceitavam criar o instituto. Em agosto de 2000, depois de muita pressão, foi publicado outro decreto, substituindo o termo "exclusivamente" por "preferencialmente" - o que permitia que a formação de professores de séries iniciais não precisaria ser feita unicamente nos institutos. As instituições com autonomia criaram habilitações em pedagogia para formar professores para as séries iniciais e, assim, não tiveram que criar outro curso para atender a esta demanda.

Outras 1.700 instituições sem autonomia, as faculdades, deveriam investir nos institutos e no Normal Superior se quisessem formar professores de séries iniciais. Já a pedagogia ficou direcionada não àqueles que queriam ser professores das séries iniciais (infantil e 1ª à 4ª), mas sim para quem queria dar aulas de 5a a 8a série, ser um teórico da educação ou assumir um cargo de gestão (administrador, inspetor, supervisor, diretor ou orientador pedagógico). "O curso de pedagogia ficou associado a uma profissão não docente. Quando a sociedade percebeu que a pedagogia não formava mais professores do ensino básico, se assustou", diz Ana Cristina.

Enquanto as escolas se adaptavam à legislação, também debatiam, nos fóruns e seminários, sobre as alterações curriculares desejáveis para a pedagogia. A mudança veio em 5 de dezembro de 2005, com as novas diretrizes, ainda em caráter extra-oficial. "A partir desse momento, as instituições sem autonomia teriam novamente que adequar sua estrutura administrativa e pedagógica. Isso gera um prejuízo grande para as faculdades", diz Ana Cristina.

O vai-e-vem de legislações faz a escola investir em novos professores, em estrutura física, em equipamentos, em divulgação das novidades e ter, dessa forma, gastos significativos. Nas Faculdades Integradas de Botucatu, o investimento em torno do Instituto Superior de Educação e do normal superior foi de cerca de R$ 300 mil. Hoje o Instituto ainda existe, mas perdeu a função inicial, já que o normal superior não é mais oferecido na instituição. "São recursos que não voltam mesmo e a instituição perde em estabilidade", diz Cecília de Anderline, diretora da mantenedora da faculdade.

Pontos centrais
Acrescentar a formação de professores das séries iniciais no novo curso amplia o preparo do docente, mas também torna a sua formação mais generalista. Isso porque as novas diretrizes concentram toda a atuação do educador, seja de docente, de gestor escolar, de educador para atuar em espaços não-escolares (empresas, ongs ou outras entidades), teórico da educação ou outras aplicações. As entidades que há anos vêm propondo mudanças comemoram. "A LDB havia criado uma cisão na área. Os antigos institutos, que são espaços de menor exigência do ponto de vista acadêmico, eram compostos por menos docentes com tempo integral ou titulares. Formar um pedagogo para diversas funções é uma luta histórica", diz Helena Lopes de Freitas, presidente da Associação Nacional de Formação de Professores (Anfop).
Com essa medida, o curso normal superior passa a não fazer mais sentido, uma vez que terá que se adaptar às exigências curriculares do curso de pedagogia. Não houve nenhum decreto que determinasse o fim do normal superior, mas, agora, a tendência é que nenhum aluno escolha este curso, que habilita apenas para a educação das séries iniciais, enquanto a pedagogia assegura também a formação para cargos de gestão, ensino fundamental e médio. Para sobreviver ao mercado, as instituições de ensino, amparadas pelas diretrizes, migrarão seus currículos de normal superior para pedagogia - o que, na prática, trará a extinção do curso.

Há instituições de ensino que lamentam essa visão por acreditar que a formação para os professores de séries iniciais requer um trabalho específico. "Todos os países do mundo têm dois níveis de formação no âmbito da educação, uma voltada para a gestão e pesquisa e outra profissionalizante, que responde às demandas do mercado. É uma perda para o Brasil", defende Gisela Wajskop, diretora do Instituto Singularidades, que ministra o curso normal superior.
A professora Eunice Durham, ex-conselheira do Conselho Nacional de Educação e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (Nupes/USP), também é bastante crítica da medida que enfraquece o normal superior. Segundo a acadêmica, seria necessário avaliar cuidadosamente os resultados do curso nos últimos anos antes de pôr em prática qualquer medida que o desmereça. "Destrói-se toda uma nova experiência que estava dando certo e se multiplicando no país, sem sequer uma avaliação dos seus resultados. É um 'golpe' porque passa por cima da legislação, pretendendo que uma mera portaria invalide determinações explícitas da lei maior da educação brasileira, a LDB", diz.

Por trás deste impasse, pulsa uma discussão polarizada da função do pedagogo, representada pela visão da USP e pela Universidade de Campinas (Unicamp). Em linhas gerais, enquanto a USP vê no pedagogo um teórico, um cientista da educação, que deve se debruçar sobre as questões macro deste segmento social, a Unicamp enxerga a pedagogia como o espaço para a ampla atuação docente. Isto faz com que a USP tenha visto com ressalvas alguns aspectos das diretrizes de pedagogia, que hoje fazem com que esta formação seja uma licenciatura, e não um bacharelado, como antes ocorria. "A formação como uma licenciatura cria um constrangimento para nós, porque a pedagogia é uma formação mais ampla, é o espaço do pesquisador, do acadêmico da educação também", diz Sonia Penin, diretora da Faculdade de Educação da USP. Embora diga ser entusiasta de mudanças curriculares, porque "a formação deve se aprimorar para acompanhar os novos tempos, as novas demandas", Sonia acredita que essas diretrizes "não contemplaram os entendimentos necessários para a formação do pedagogo".

A Unicamp, no entanto, acredita que a formação em licenciatura não impedirá que o docente se dedique à pesquisa. "O professor pode e deve produzir conhecimento. A carreira do acadêmico não é desvalorizada pelo fato de o currículo estar focado na docência", diz Angela Soligo, coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp. E acrescenta: "Em vez de ficar brigando por manter a divisão, com medo de o pesquisador perder a importância, vamos brigar para valorizar a licenciatura plena, a docência", diz.

A carga horária também mudou com o novo currículo. As antigas diretrizes determinavam 2.800 horas, 1.800 delas teóricas e 1.000 práticas. Agora, a resolução impõe 2.800 horas teóricas, 300 de estágio e outras 100 dedicadas a outras práticas enriquecedoras do currículo - o que totaliza 3.200 horas. O currículo obriga instituições de ensino a reprogramar sua grade curricular para quatro anos. "Infelizmente, tem gente resistindo e querendo fazer o curso em menos tempo. Não é possível fazer este curso em menos de quatro anos porque ele é muito denso", diz Sonia Carvalho Salles, coordenadora do curso de pedagogia da Universidade de Brasília (UnB).

Outra questão avaliada pelos especialistas diz respeito ao acesso ao mercado de trabalho destes profissionais de educação formados em pedagogia ou normal superior. "Os pedagogos reclamavam da falta de formação para a docência, cobravam esta habilitação", diz Adelson Cavalcanti de Queiroz, vice-presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem). Antes, um professor das séries iniciais deveria ser formado em normal superior e só poderia tornar-se um coordenador, supervisor ou diretor se fizesse um novo curso de graduação em pedagogia ou uma pós-graduação em gestão escolar.

Desta forma, o professor não podia ascender na carreira e virar um gestor. Do mesmo modo, um gestor também não poderia ser professor sem uma habilitação especial. O MEC comemora esta correção. "É sabido que o melhor orientador, supervisor ou diretor é aquele que já foi professor e que teve experiência em sala de aula. As novas diretrizes corrigem isso porque fazem do professor um possível gestor. Mais amplo, o currículo contribui para a gestão democrática das escolas", diz André Lázaro, secretário-executivo adjunto do MEC.

Em termos de contratações, o impacto não deve ser grande, dizem os especialistas. "Acho que os mercados não vão preterir um currículo em favor de outro. O que importa é que o pedagogo se mantenha estudando e mostre o valor que tem seu conhecimento aprofundado nas ciências da educação e na visão panorâmica do projeto pedagógico e da escola", diz Maria Inês Marcondes, professora da pós-graduação da Faculdade de Educação da PUC-Rio. O único possível ponto de conflito são os concursos públicos, que podem exigir algum dos currículos, especificamente. "Isto pode gerar alguma confusão e fazer alguns pedagogos entrarem com ações judiciais", avalia Helena, da Anfop.

Impacto na formação
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) mostra que a maioria dos jovens de 15 anos, portanto que deveriam ter terminado a 8a série, é analfabeta funcional, ou seja, incapaz de ler e entender, por exemplo, textos de livros didáticos. O Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb/MEC), hoje substituído pelo Prova Brasil, colheu, anos atrás, resultados que endossam esse quadro. Em 2001, o Saeb avaliou 300 mil alunos das séries terminais (4a e 8a do fundamental e 3a do ensino médio) em leitura e matemática. Obteve como resposta apenas 4,9% de notas consideradas adequadas. Estavam em situação crítica ou muito crítica 58,3% dos alunos brasileiros.

Segundo os especialistas, esta deficiência acompanha os alunos pelos anos escolares; as defasagens apenas se acumulam. "Uma das causas da evasão das universidades é que o aluno é mal alfabetizado e não consegue acompanhar a universidade. É um problema de ensino, não de aprendizagem", diz Ana Cristina, consultora.

Ela ainda questiona:"A reforma curricular mudará o fato de crianças, jovens e adultos, com passado escolar, não compreenderem o mundo?" Para alguns estudiosos, a formação mais ampla do educador sugerida pelo novo currículo pode contribuir, em alguma medida, para a melhora do ensino. "Acredito que é possível que o cenário da educação infantil mude com uma formação mais sólida do professor", diz Angela Soligo, da Unicamp. "Um currículo melhor é o primeiro passo", diz Wania Maria Madeira da Fonseca, presidente da Associação Universitária de Pedagogos do Brasil.

Outros acreditam que o impacto do currículo de pedagogia no quadro drástico da educação brasileira é mínimo, porque a qualidade do trabalho do professor dependeria de outros fatores que não apenas a sua formação inicial. "O desempenho do profissional também está ligado às condições de trabalho que ele tem", analisa Helena, da Anfop. "A influência do currículo neste cenário caótico é ínfima. Isso depende sim da valorização do profissional, da priorização da educação básica", diz Lourdes Hawatt, coordenadora do curso de pedagogia da Faculdade Martha Falcão, de Manaus, que já está trabalhando com o novo currículo desde o segundo semestre do ano passado.

Perspectiva legal
Depois de tantas mudanças, a expectativa dos especialistas da área é que não haja novas reformas. "O Brasil é carente de continuidade de projetos e de avaliações. Esperamos que agora a educação possa firmar suas bases nessas diretrizes sem ser surpreendida por novas alterações", analisa Ana Cristina, da Cadec. "As diretrizes não vão resolver o problema da educação e da falta de qualidade dos cursos oferecidos por muitas instituições de ensino. De todo modo, é um começo, é um norte", diz Angela Soligo, da Unicamp. Caso não haja muitas outras variáveis, daqui a dez anos o país poderá começar a enxergar os resultados agora plantados.


- A libélula e a tartaruga
- Tão longe, tão perto
- Vilã ou aliada?
- As grandes emoções dos pequenos

Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO - 01/2007 - EDIÇÃO 117

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quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O que é Cultura?


Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identifica uma sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

Principais conceitos

Na sua primeira acepção, cultura é um termo que vem do alemão e que é oriundo de palavras como "folk" e "kulture" que quer dizer povo(agricultura)
Voltaire, um dos poucos pensadores franceses do século XVIII partidários de um concepção relativista da história humana.

Diversos sentidos da palavra variam consoante a aplicação em determinado ramo do conhecimento humano.

  • Ciências sociais - (latu sensu) é o aspecto da vida social que se relaciona com a produção do saber, arte, folclore, mitologia, costumes, etc., bem como à sua perpetuação pela transmissão de uma geração à outra.
  • Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Sintetizando simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo que pertença. Na sociologia não existem culturas superiores, nem culturas inferiores pois a cultura é relativa, designando-se em sociologia por relativismo cultural, isto é, a cultura do Brasil não é igual à cultura portuguesa, por exemplo: diferem na maneira de se vestirem, na maneira de agirem, têm crenças, valores e normas diferentes... isto é, têm padrões culturais distintos.
  • Filosofia - cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Por seu turno, em biologia uma cultura é normalmente uma criação especial de organismos (em geral microscópicos) para fins determinados (por exemplo: estudo de modos de vida bacterianos, estudos microecológicos, etc.). No dia-a-dia das sociedades civilizadas (especialmente a sociedade ocidental) e no vulgo costuma ser associada à aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como melhores, superiores, ou seja, erudição; este sentido normalmente se associa ao que é também descrito como “alta cultura”, e é empregado apenas no singular (não existem culturas, apenas uma cultura ideal, à qual os homens indistintamente devem se enquadrar). Dentro do contexto da filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros. A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização. O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural. A cultura é um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos.
  • Antropologia - esta ciência entende a cultura como o totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Portanto corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.

O uso de abstração é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos. Entretanto fala-se também em cultura material (por analogia a cultura simbólica) quando do estudo de produtos culturais concretos (obras de arte, escritos, ferramentas, etc.). Essa forma de cultura (material) é preservada no tempo com mais facilidade, uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil.

A principal característica da cultura é o chamado mecanismo adaptativo: a capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais rápida do que uma possível evolução biológica. O homem não precisou, por exemplo, desenvolver longa pelagem e grossas camadas de gordura sob a pele para viver em ambientes mais frios – ele simplesmente adaptou-se com o uso de roupas, do fogo e de habitações. A evolução cultural é mais rápida do que a biológica. No entanto, ao rejeitar a evolução biológica, o homem torna-se dependente da cultura, pois esta age em substituição a elementos que constituiriam o ser humano; a falta de um destes elementos (por exemplo, a supressão de um aspecto da cultura) causaria o mesmo efeito de uma amputação ou defeito físico, talvez ainda pior.

Além disso a cultura é também um mecanismo cumulativo. As modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, de modo que a cultura transforma-se perdendo e incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência, reduzindo o esforço das novas gerações.

Um exemplo de vantagem obtida através da cultura é o desenvolvimento do cultivo do solo, a agricultura. Com ela o homem pôde ter maior controle sobre o fornecimento de alimentos, minimizando os efeitos de escassez de caça ou coleta. Também pôde abandonar o nomadismo; daí a fixação em aldeamentos, cidades e estados.

A agricultura também permitiu o crescimento populacional de maneira acentuada, que gerou novo problema: produzir alimento para uma população maior. Desenvolvimentos técnicos – facilitados pelo maior número de mentes pensantes – permitem que essa dificuldade seja superada, mas por sua vez induzem a um novo aumento da população; o aumento populacional é assim causa e conseqüência do avanço cultural.

Cultura e identidade

Ver artigo principal: Identidade cultural

Na percepção individual ou coletiva da identidade, a cultura exerce um papel principal para delimitar as diversas personalidades, os padrões de conduta e ainda as características próprias de cada grupo humano.

Para o teórico Milton Santos, o conhecimento e o saber se renovam do choque de culturas, sendo a produção de novos conhecimentos e técnicas, produto direto da interposição de culturas diferenciadas - com o somatório daquilo que anteriormente existia. Para ele, a globalização que se verificava já em fins do século XX tenderia a uniformizar os grupos culturais, e logicamente uma das conseqüências seria o fim da produção cultural, enquanto gerador de novas técnicas e sua geração original. Isto refletiria, ainda, na perda de identidade, primeiro das coletividades, podendo ir até ao plano individual.

Evolução Biológica Cultural

Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em grandes velocidades variadas nas diferentes sociedades.

Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.

A mudança acarreta normalmente em resistência. Visto que os aspectos da vida cultural estão ligados entre si, a alteração mínima de somente um deles pode ocasionar efeitos em todos os outros. Modificações na maneira de produzir podem, por exemplo, interferir na escolha de membros para o governo ou na aplicação de leis. A resistência à mudança representa uma vantagem, no sentido de que somente modificações realmente proveitosas, e que sejam por isso inevitáveis, serão adotadas evitando o esforço da sociedade em adotar, e depois rejeitar um novo conceito.

O ambiente exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não único: os homens mudam sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais quanto por transformações da consciência social.

Percepção e etnocentrismo

O ser humano comum, imerso em sua própria cultura, tende a encarar seus padrões culturais como os mais racionais e mais ajustados a uma boa vida. Quando muito, percebe algo que é inadequado e que “poderia ser de outra forma.” O que permite uma percepção cultural mais intensa é o contato com outras culturas.

Mas, uma vez que se dá este contato, a tendência natural é rejeitar a outra cultura como inferior, como inatural. É o chamado etnocentrismo, uma barreira que, a despeito de prejudicar o entendimento e relação com outras culturas, serve justamente para preservar a identidade de uma cultura frente à possível difusão de preceitos de outras culturas.

Os estudiosos da cultura utilizam o chamado relativismo cultural contra o etnocentrismo: consideram cada aspecto cultural em relação à cultura estudada, e não em relação à sua própria cultura, enquanto sujeitos formados dentro de outro sistema de valores.

Cultura em animais

É possível, na opinião de alguns cientistas, identificar uma “espécie de cultura” em alguns animais superiores, especialmente mamíferos (e dentro destes, especialmente primatas). Toda esta “espécie de cultura” é muito diferente da que se identifica na espécie humana. Sendo ainda muito inferior à humana, é unicamente física, não englobando qualquer sinal comprovativo de aplicação racional, mas do entendimento. Enquanto os animais inferiores utilizam-se de adaptações físicas e biológicas para resistir aos perigos do meio (por exemplo, reprodução exagerada para manter a espécie - contorna as facilidades na extinção de indivíduos), grupos como os primatas utilizam-se do comportamento adaptável para sobreviver. Os primatas possuem como características fundamentadoras destas opiniões: o uso de instrumentos toscos (para quebrar cascas de alimentos, para se defender), a transmissão para os filhotes de conhecimento.

Ver também

Wikiquote
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Cultura.

Ligações externas


Veja abaixo algúns vídeos sobre o que é cultura?

Curso: Complementação de Estudos
Disciplina: Princípios e Métodos de Ensino de Cultura Religiosa

De:
graduacaounitins O que é Cultura


De: camilaeiro25
Cultura e Sociedade - unama


De: nickolasxavier
Cultura e Comportamento Organizacional & Capital Intelectual

Vídeo produzido para a disciplina de Endomarketing - ministrada pelo professor Tio Flávio - Turma 21 do curso de pós-graduação em Marketing e Comunicação do UNI-BH.
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Paulo Freire - Pedagogía

De: enavideo


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O que é inclusão?


O que é inclusão?

Adiron
14/07/2004

Entenda as bases da inclusão social e escolar e evite confusões em matéria de inclusão de pessoas com deficiência

Incluir
do Lat. includere
verbo transitivo direto
compreender, abranger;
conter em si, envolver, implicar;
inserir, intercalar, introduzir, fazer parte, figurar entre outros;
pertencer juntamente com outros

No bom e velho "Aurélio" , o verbo incluir apresenta vários significados, todos eles com o sentido de algo ou alguém inserido entre outras coisas ou pessoas. Em nenhum momento essa definição pressupõe que o ser incluído precisa ser igual ou semelhante aos demais aos quais se agregou.

Quando falamos de uma sociedade inclusiva, pensamos naquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das diferenças individuais. É dentro dela que aprendemos a conviver, contribuir e construir juntos um mundo de oportunidades reais (não obrigatoriamente iguais) para todos.

Isso implica numa sociedade onde cada um é responsável pela qualidade de vida do outro, mesmo quando esse outro é muito diferente de nós.

Inclusão ou integração?

Semanticamente incluir e integrar têm significados muito parecidos, o que faz com que muitas pessoas utilizem esses verbos indistintamente. No entanto, nos movimentos sociais inclusão e integração representam filosofias totalmente diferentes, ainda que tenham objetivos aparentemente iguais, ou seja, a inserção de pessoas com deficiência na sociedade.

Os mal-entendidos sobre o tema começam justamente aí. As pessoas usam o termo inclusão quando, na verdade, estão pensando em integração.

Quais são as principais diferenças entre inclusão e integração? O conteúdo das definições do quadro abaixo é de autoria de Claudia Werneck, extraído do primeiro volume do Manual do Mídia Legal:

Inclusão: a inserção é total e incondicional (crianças com deficiência não precisam "se preparar" para ir à escola regular)
Integração: a inserção é parcial e condicional (crianças "se preparam" emescolas ou classes especiais para estar em escolas ou classes regulares)

Inclusão: exige rupturas nos sistemas
Integração: Pede concessões aos sistemas

Inclusão: mudanças que beneficiam toda e qualquer pessoa (não se sabe quem "ganha" mais; TODAS ganham);
Integração: Mudanças visando prioritariamente a pessoas com deficiência (consolida a idéia de que elas "ganham" mais)

Inclusão: exige transformações profundas
Integração: contenta-se com transformações superficiais

Inclusão: sociedade se adapta para atender às necessidades das pessoas com deficiência e, com isso, se torna mais atenta às necessidades de TODOS
Integração: pessoas com deficiência se adaptam às necessidades dos modelos que já existem na sociedade, que faz apenas ajustes

Inclusão: defende o direito de TODAS as pessoas, com e sem deficiência
Integração: Defende o direito de pessoas com deficiência

Inclusão: traz para dentro dos sistemas os grupos de "excluídos" e, paralelamente, transforma esses sistemas para que se tornem de qualidade para TODOS
Integração: Insere nos sistemas os grupos de "excluídos que provarem estar aptos" (sob este aspecto, as cotas podem ser questionadas como promotoras da inclusão)

Inclusão: o adjetivo inclusivo é usado quando se busca qualidade para TODAS as pessoas com e sem deficiência (escola inclusiva, trabalho inclusivo, lazer inclusivo etc)
Integração: O adjetivo integrador é usado quando se busca qualidade nas estruturas que atendem apenas as pessoas com deficiência consideradas aptas (escola integradora, empresa integradora etc)

Inclusão: valoriza a individualidade de pessoas com deficiência (pessoas com deficiência podem ou não ser bons funcionários; podem ou não ser carinhosos etc);
Integração: Como reflexo de um pensamento integrador podemos citar a tendência a tratar pessoas com deficiência como um bloco homogêneo (exemplos: surdos se concentram melhor; cegos são excelentes massagistas)

Inclusão: Não quer disfarçar as limitações, porque elas são reais
Integração: Tende a disfarçar as limitações para aumentar a possibilidade de inserção

Inclusão: Não se caracteriza apenas pela presença de pessoas com e sem deficiência em um mesmo ambiente
Integração: A presença de pessoas com e sem deficiência no mesmo ambiente tende a ser suficiente para o uso do adjetivo integrador


A escola e a inclusão

Os objetivos tradicionais na educação de pessoas com necessidades educativas específicas, ainda se orientam por conseguir alcançar comportamentos sociais controlados, quando deveriam ter como objetivo que essas pessoas adquirissem cultura suficiente para que pudessem conduzir sua própria vida. Ainda vivemos em um modelo assistencial e dependente quando a meta da inclusão é o modelo competencial e autônomo.

O pensamento pedagógico dos profissionais, é que "as crianças com necessidades educativas específicas são os únicos responsáveis (culpados) por seus problemas de aprendizagem (às vezes esse sentimento se estende aos pais), mas raras vezes questionam o sistema escolar e a sociedade... o fracasso na aprendizagem deve-se às próprias crianças com deficiência e não ao sistema, pensa-se que são eles e não a escola quem tem que mudar."*

É um modelo baseado no déficit, que destaca mais o que a criança não sabe fazer do que aquilo que ela pode realmente fazer. Assim, esse modelo se centra na necessidade do especialista, e se busca um modo terapêutico de intervir, como se a resolução dos problemas da diversidade estivesse sujeita à formação de especialistas que se fazem profissionais da deficiência.

Essa escola seletiva valoriza mais a capacidade dos que os processos; os agrupamentos homogêneos do que os heterogêneos; a competitividade do que a cooperação; o individualismo do que a aprendizagem solidária; os modelos fechados, rígidos e inflexíveis do que os projetos educativos abertos, compreensivos e transformadores; apóia-se em desenvolver habilidades e destrezas e não conteúdos culturais e vivenciais como instrumentos para adquirir e desenvolver estratégias que lhes permitam resolver os problemas da vida cotidiana.

Essa postura é um problema ideológico, por que o que se esconde atrás dessa atitude é a não-aceitação da diversidade como valor humano e a perpetuação das diferenças entre os alunos, ressaltando que essas diferenças são insuperáveis.

A escola inclusiva é aquela onde o modelo educativo subverte essa lógica e pretende, em primeiro lugar, estabelecer ligações cognitivas entre os alunos e o currículo, para que adquiram e desenvolvam estratégias que lhes permitam resolver problemas da vida cotidiana e que lhes preparem para aproveitar as oportunidades que a vida lhes ofereça. Às vezes, essas oportunidades lhes serão dadas mas, na maioria das vezes, terão que ser construídas e, nessa construção, as pessoas com deficiência têm que participar ativamente.

Esta incompreensão da cultura da diversidade implica em que os profissionais pensem que os processos de integração estavam destinados a melhorar a "educação especial" e não a educação em geral. Encontramo-nos em um momento de crise, por que os velhos parâmetros estão agonizando e os novos ainda não terminaram de emergir. Penso que a cultura da diversidade está colocando contra a parede o fim de uma época (o ocaso da modernidade?) educativa.

A cultura da diversidade vai nos permitir construir uma escola de qualidade, uma didática de qualidade e profissionais de qualidade. Todos teremos de aprender a "ensinar a aprender". A cultura da diversidade é um processo de aprendizagem permanente, onde TODOS devemos aprender a compartilhar novos significados e novos comportamentos de relações entre as pessoas. A cultura da diversidade é uma nova maneira de educar que parte do respeito à diversidade como valor.


*Melero, Miguel Lopez - Diversidade e Cultura: uma escola sem exclusões. Universidade de Málaga. Espanha.2002

Fonte: http://www.fraterbrasil.org.br/o%20que%20e%20inclusao.htm

Vídeo feito por Maria Paula V. Lima para trabalho escolar sobre inclusão social.
De: wuups
Inclusão Social - Todos nós temos defeitos.


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EMBARGO (em.bar.go). Palavra do Dia.


Palavra do Dia:

EMBARGO

Em visita recente ao Vaticano, o presidente Lula disse que gostaria que o presidente eleito dos EUA acabasse com o embargo que aquele país impõe a Cuba já há várias décadas.

A palavra “embargo” originou-se do verbo “embargar”, que veio do latim ‘imbarricare.’. O termo designa qualquer coisa que represente um obstáculo, empecilho. Na política e no comercio internacional, entende –se “embargo” como a proibição do comércio e da comercialização com um determinado país, a fim de se criar uma situação desconfortável para seu governo.

>> Definição do “iDicionário Aulete”:

EMBARGO (em.bar.go)

Substantivo masculino.

1 Qualquer coisa que represente um obstáculo; EMPECILHO; IMPEDIMENTO. [ + a: embargo à presença de menores.]

2 Jur. Instituto jurídico que trata de impedir a conquista de algum direito

3 Jur. Ver arresto

[Formação: Dev. de embargar. Hom./Par.: embargo (fl. de embargar)]

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quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ETIQUETA (e.ti.que.ta). Palavra do Dia.

Palavra do Dia:

ETIQUETA

A partir 2009, os veículos incluídos no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular sairão de fábrica com uma etiqueta indicando o consumo de combustível, o que oferece ao consumidor mais um critério de avaliação antes de comprar um novo veículo.

A palavra “etiqueta” originou-se no francês, ‘étiquette’, e, no sentido do texto acima, designa um adesivo, rótulo etc.. que dê informações sobre determinado produto. A palavra também designa o conjunto de regras e normas de comportamento e conduta em solenidades ou festas oficiais que tenham a participação de pessoas importantes na sociedade.

>> Definição do “iDicionário Aulete”.

ETIQUETA (e.ti.que.ta)

Substantivo feminino.

1 Conjunto de regras, de normas de conduta, que devem ser observadas na corte real ou em solenidades e festas oficiais de que participam altas autoridades.

2 Conjunto de normas de conduta us. no trato entre particulares, esp. em ocasiões formais.

3 Marca ou condição de produto feito ou vendido por fabricante ou lojista de prestígio (roupas de etiqueta)

4 Marca, rótulo, adesivo etc. que identificam ou têm informações sobre os produtos que os contém: Etiqueta de roupa, livro, bagagem, prazo de validade etc.

5 Produto que, fabricado ou vendido por fabricante ou lojista, tem fama ou prestígio: Usava um vestido de etiqueta.

[Formação: Do fr. étiquette.]

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terça-feira, 18 de novembro de 2008

Como Estudar


Como Estudar


Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar requer também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes, simples - para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo.

Uma boa dica é não deixar tudo para a véspera. De fato, não é fácil conseguir motivação hoje, e começar a estudar para uma prova que só será daqui a 2 semanas. Mas isso, é só uma questão de reeducação de hábitos. Experimente tirar 2 horas de seus dias, para estudar o conteúdo das aulas dadas naquele dia. Com o tempo, você terá mais facilidade em compreender e memorizar toda a matéria, e ainda sentirá uma queda no nível de stress das vésperas de prova, quando o conteúdo se acumula, e você não sabe nem por onde começar a estudar. Com essa metodologia, o menos vai virar mais. A matéria estará sempre fresca na sua cabeça, e estudando menos, você estará aprendendo mais.

Abaixo seguem mais algumas dicas, bastante interessantes.


Como ler bem

"Ler um livro é estabelecer um diálogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um princípio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro. Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas". (Prof. Armando Zubizarreta).

Qualquer leitor, portanto, tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler: disposto a aprender e aproveitar a leitura. Mesmo em caso de tratar-se, à primeira vista, de mera tarefa e não de algo que possa lhe dar prazer. Essa preparação exige dois pré-requisitos: prestar atenção e evitar a avidez. Devorar centenas de páginas não leva a nada.

Você vai ler? Saiba então que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranqüilo, confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura.

Recomenda-se, em geral, que não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Isso você pode conseguir, voltando e relendo o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorrendo a dicionários e enciclopédias. No entanto, não se deve interromper demais a leitura. Por isso, conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que, com o hábito de ler, essa tarefa vai ficar cada vez mais fácil.

Lembre-se sempre que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou precisa aprender. A leitura, para ser mais produtiva, pode ser dividida em fases:

» Faça um reconhecimento do texto para saber de que assunto trata. Mesmo no caso de romance é bom ter uma idéia do tema central.

» Procure isolar as informações principais. Para isso, é bom sublinhar ou assinalar passagens.

» Ao encontrar expressões especializadas, (de medicina, direito, etc.) procure conhecer e anotar seus significados. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.

» Procure separar os fatos, das interpretações que deles faz o autor. Retome as informações essenciais que foram isoladas anteriormente, para saber que relações existem entre elas.

Assim, você estará pronto para estabelecer suas próprias idéias sobre o texto. Mas lembre-se: o trabalho intelectual exige rigor. Por isso nunca é demais voltar ao texto, reler e aperfeiçoar a leitura.

Como tomar notas

A escrita é um poderoso instrumento para preservar o conhecimento. Tomar notas é a melhor técnica para guardar as informações obtidas em aula, em livros, em pesquisas de campo. Manter os apontamentos é fundamental. Logo, nada de rabiscar em folhas soltas. Mas também não se deve ir escrevendo no caderno tudo que se ouve, lê ou vê. Tomar notas supõe rapidez e economia. Por isso, as anotações têm de ser:

a. suficientemente claras e detalhadas, para que sejam compreendidas mesmo depois de algum tempo;

b. suficientemente sintéticas, para não ser preciso recorrer ao registro completo, ou quase, de uma lição.

Anotar é uma técnica pessoal do estudante. Pode comportar letras, sinais que só ele entenda. Mas há pontos gerais a observar. Quando se tratar de leitura, não basta sublinhar no livro. Deve-se passar as notas para o caderno de estudos. O aluno tem de se acostumar à síntese: aprender a apagar mentalmente palavras e trechos menos importantes para anotar somente palavras e conceitos fundamentais. Outros recursos: jamais anotar dados conhecidos a ponto de serem óbvios; eliminar artigos, conjunções, preposições e usar abreviaturas.

É preciso compreender que anotações não são resumos, mas registros de dados essenciais.

Como educar a memória

Aprender é uma operação que não se resume a adquirir noções, mas consiste em reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos. Portanto, é imprescindível educar a memória. Logo após o estudo de algum ponto ou matéria, nota-se que o esquecimento também trabalha: a mente elimina noções dispensáveis. Sem disciplina, entretanto, nunca haverá um jogo útil entre memória e esquecimento, entre horas de estudo e horas de descanso.

Para facilitar o aprendizado e fixar na memória os conteúdos aprendidos, basta proceder a uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo. Repetir é importante, mas não só: saber de cor nem sempre vai além de um papaguear mecânico. As técnicas psicológicas de memorização são complexas, mas podem ser utilizadas simplificadamente pelo estudante. Algumas indicações:

a. ler mentalmente e compreender o assunto;

b. reler em voz alta;

c. concentrar a atenção em aspectos específicos: nomes, datas, ambientes, etc.;

d. notar semelhanças, diferenças, relações;

e. repetir várias vezes em voz alta ou escrever os conhecimentos adquiridos (os pontos principais);

f. fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a seqüência das noções principais e, do outro, detalhes referentes a cada uma delas;

g. nunca esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade.

Como estudar em grupo

Estudar em conjunto é um modo produtivo de fazer render ao máximo o esforço do aprendizado. E há muitas maneiras de os estudantes se ajudarem, mesmo que não se organizem em um grupo. Entre as mais importantes: a comparação dos apontamentos das aulas e das horas de estudos. Assim, trocam-se idéias e verificam-se os pontos fundamentais e os mais difíceis.

Dois princípios a serem pensados:

a. o estudo em conjunto deve refletir uma inteligente divisão de trabalho;

b. as sínteses não garantem plena compreensão, mas são interessantes como resumo dos conhecimentos adquiridos.

Quando o estudo em grupo é uma preparação para provas ou exames, o aluno deverá estudar toda a matéria por si mesmo, de modo que o trabalho com os colegas seja apenas uma revisão, uma possibilidade de aprofundamento e, às vezes, de correção dos pontos.

Algumas possibilidades de organização e divisão de trabalho no grupo:

» Cada um estuda partes diferentes de um assunto e traz para serem fundidas na reunião;

» Cada um estuda e consulta fontes sobre o mesmo assunto e expõe ao grupo, para uma comparação e aprofundamento;

» Cada um estuda um ponto de um capítulo e faz seu relatório ao grupo, debatendo ou respondendo a perguntas depois.

É a voz corrente entre professores que a melhor maneira de aprender uma matéria é ensiná-la aos outros. Os alunos podem comprovar isso nas exposições orais de suas reuniões de grupo. E toda vez que um colega vier pedir auxílio.

Como fazer uma redação

Comunicar, eis a principal finalidade de uma redação. Ou seja: dizer algo, por escrito, a alguém. Mas o quê? A primeira operação para redigir um tema é compreender corretamente o enunciado contido no título. Um exame cuidadoso do título proposto dá ao estudante a exata delimitação do assunto, permite-lhe perceber imediatamente como desenvolver o pensamento para não fugir do tema. E conduz ao segundo passo: fazer um esboço do que vai ser dito.

Há quem prefira esboçar o tema mentalmente. Nunca é demais, porém, tenha o cuidado de anotar o plano, de modo que seja fácil segui-lo depois. Fazer um esboço depende, é claro, do conhecimento do aluno. E até mesmo do assunto. Mas um macete infalível é o da divisão em três partes: introdução, desenvolvimento, conclusão. Começa-se por chamar a atenção do leitor para o assunto, digamos, "A descoberta do Brasil", falando sobre a situação de Portugal no século XV, o florescimento cultural, a Escola de Sagres e as técnicas de navegação ali aperfeiçoadas. É a introdução, que conduzirá ao desenvolvimento: a frota de Cabral, seus objetivos, a viagem e seus problemas, a chegada a Porto Seguro, a comunicação da descoberta. Conclui-se de modo a evidenciar a importância que foi atribuída ao fato, na época, podendo-se adiantar algo sobre o significado histórico que teria depois.

Na exposição de assunto científico ou de caráter interpretativo, é bom lembrar que o sistema é: antecipar o que se vai provar, provar o que se havia proposto e enunciar o que já se provou. Nunca deixar, também, de enumerar em estrita ordem alfabética, todas as fontes e toda a bibliografia utilizada para compor o trabalho. Depois de tudo escrito, a tarefa ainda não terminou. A redação feita em casa ou em classe deve ser revista. É preciso ver se foram utilizadas as palavras mais expressivas, se não há erros de grafia, se a pontuação foi bem feita. Não se exige de ninguém um texto literariamente perfeito, mas escrever corretamente é obrigação.

Fonte: http://www.bestreader.com/port/dicas.htm
Veja abaixo, algúns vídeos sobre como estudar.

De:
bergamomkt
Como Estudar? - IAENE


De: sapoia01 TÉCNICA DO CHUTE - PARA PROVAS E CONCURSOS.

Este vídeo acima, está dividido em 8 partes, para você ter acesso clique no menu desta tela virtual em forma de seta.


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50 Cent ft Nate Dogg - 21 Questions

De: ChasinDatPaper



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segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Leis educacionais da Cidade de Campinas



Você que vai fazer o concurso de Campinas algumas leis.

2. Lei nº 7145 original

LEI Nº 7145. DE 03 DE SETEMBRO DE 1992

ESTABELECE OBJETIVO. COMPETÊNCIA E DÁ NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. CONFORME ARTIGO 230, DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS.

A Câmara Municipal aprovou ,e eu, seu presidente ,promulgo, nos termos do § 5º do artigo 51, da Lei Orgânica do Município , de 30 de março de 1990, a Lei nº 7145 , de 03 de setembro de 1992.

Artigo 1º- Fica criado o Conselho das Escolas Municipais de Campinas, de acordo com o artigo 230 da Lei Orgânica do Município de Campinas, a qual será regida pelas normas estabelecida nesta lei.

Artigo 2º- O conselho das Escolas Municipais é um órgão consultivo, deliberativo e normativo do processo educativo que acontece na Rede Municipal de Ensino.

Artigo 3º- O Conselho das Escolas Municipais tem por objetivo:

I- Participar da elaboração da política educacional do Município.
II- Participar da elaboração do orçamento Municipal, no que diz respeito à função Educação.
III- Propiciar à mais ampla maioria de população o acesso à educação pré-escolar e ao ensino fundamental;
IV- Garantir uma maior permanência do educando na rede escolar, reduzindo-se ao mínimo os índices de repetência e expulsão;
V- Garantir a melhor qualidade de ensino em todas as unidades escolares do Município;
VI- Atuar na valorização dos trabalhadores em Educação;
VII- Criar condições para que a cultura popular esteja presente no processo educativo;
VIII- Decidir sobre os pressuposto teóricos que fundamentam a ação do Município na área da Educação;
IX- Garantir meios a que seja assegurado aos adultos o direito a alfabetização e pós-alfabetização ;
X- Ser instância de democratização nas ações educativas executadas pelo poder público Municipal;
XI- Coordenar as diretrizes emanadas a partir de cada unidade escolar, sintetizando-as nas diretrizes gerais do Município;
XII- Deliberar sobre o plano Anual de Educação a ser executado pelas unidades da Rede Municipal de Ensino;
XIII- Ser o espaço de manifestação de todos os representantes da sociedade que, como pais, alunos ou educadores, exerçam essa atividade nas escolas públicas municipais.

Artigo 4º- o conselho das Escolhas Municipais será nomeado através de decreto do poder Executivo e composto pelos seguintes membros:

I- Secretário Municipal de Educação,que o preside:
II- 2 (dois) representantes da Secretaria Municipal de Educação:
III- 9 (nove) professores da Rede Municipal de Ensino sendo:
a) 3 (três) professores de ensino pré-escolar;
b) 3(três) professores de 1º a 4º séries.
c) 3(três) professores de 5º a 8º séries.
IV- 2 (dois) diretores da Rede Municipal de Ensino.
V- 2 (dois) especialistas em Educação.
VI- 2 (dois) funcionários cujos cargos estejam lotados nas unidades da Secretaria Municipal de Educação.
VII- 4 (quatro) pais de alunos.
VIII- 4 (quatro) alunos.

§ 1º- Os representantes da Secretaria Municipal de Educação serão indicados pelo Secretario Municipal de Educação e poderão ser substituídos a qualquer tempo.

§ 2º- Os representantes dos professores da Rede Municipal, dos especialistas em Educação, dos funcionários, dos pais e dos alunos deverão ser membros efetivos ou suplentes dos diversos Conselhos de Escola.

§ 3º- Os representantes citados no parágrafo anterior serão eleitos pelos seus pares em Assembléia amplamente convocados.

§ 4º- Cada segmento elegera também o dobro de suplentes correspondentes à sua representação, indicando a sua ordem, que substituirão os efetivos em suas ausências e impedimentos.

Artigo 5º- O mandato dos conselheiros eleitos será de 2 (dois) anos, com direito a uma reeleição.

Artigo 6º- A perda de vinculo legal do representante com o segmento que representa implicara na extinção concomitante de seu mandato.
Parágrafo único – O conselheiro que não mais for votado para o Conselho da Unidade, devera se afastar do Conselho das Escolas Municipais, sendo substituído pelo suplente.

Artigo 7º-Compete ao Conselho das Escolas Municipais, entre outras atribuições:

I- Estabelecer diretrizes:
a) para o funcionamento das Escolas Públicas Municipais;
b) para os organismos auxiliares das unidades educacionais;
c) a serem seguidas na utilização dos recursos financeiros próprios da unidade educacional;
d) a serem seguidas e as metas a serem alcançadas pela Rede Municipal de educação;

II- Participar da elaboração do Plano Municipal de Educação;
III- Acompanhar a execução orçamentária das dotações alocadas na função Educação;
IV- Estabelecer prioridades para a alocação dos recursos provenientes do Município, do Estado e da União,bem como de outras fontes;
V- Pronunciar-se sobre critérios para celebração de convênios da Secretaria Municipal de Educação com outros organismos das esferas Públicas ou Privadas;
VI- Indicar seus representantes para a organização e execução dos Congressos Municipais de Educação;
VII- Indicar temas de seminários, debates, plenárias, momentos culturais, que digam respeito à Educação e que promovam a participação mais ampla dos cidadãos no processo educacional;
VIII- Elaborar critérios que devam ser seguidos quanto ao aumento ou à redução do numero de classes nas unidades e ao numero de alunos nas classes;
IX- Pronunciar-se sobre as modificações a serem introduzidas no Plano Diretor do Município no que diz respeito à Educação Pública;
X- Elaborar e alterar seu Regimento Interno.

Artigo 8º- O Regimento Interno do conselho das Escolas Municipais será elaborada pelo mesmo em sua primeira reunião ordinária, que será convocada pelo Secretario Municipal de Educação em até 30 (trinta) dias após a sua nomeação no Diário Oficial.
Parágrafo Único- Para a aprovação de qualquer dos dispositivos do Regimento Interno é necessária a maioria absoluta de seus membros.

Artigo 9º- As reuniões ordinárias do Conselho das Escolas Municipais terão periodicidade bimestral, com calendário anual marcado anteriormente na primeira reunião do ano.

Artigo 10- O Conselho da Escolas Municipais poderá se reunir em qualquer época, em caráter extraordinário, mediante convocação por escrito.

I- do Secretário Municipal de Educação;
II- de 1/3 (um terço) dos conselheiros efetivos.

§ 1º- A convocação por escrito, de que trata este artigo deverá chegar individualmente a cada um de seus conselheiros, que comprovará o seu recebimento.

§ 2º- A reunião extraordinária do Conselho das Escolas Municipais se fará sempre segundo a pauta para a qual a mesma foi convocada.

Artigo 11- As reuniões do Conselho das Escolas Municipais deverão ser sempre sua pauta elaborada e aprovada no início da mesma, e suas deliberações deverão constar da ata lavrada em livro próprio para esse fim.
Parágrafo Único- As deliberações do Conselho das Escolas Municipais deverão sempre ser tornadas públicas e cópias das mesmas afixadas em local visível na Secretaria Municipal de Educação e em cada uma das unidades educacionais.

Artigo 12- As deliberações do Conselho das Escolas Municipais deverão sempre ir a voto, desde que estejam presentes a maioria absoluta os conselheiros.

Artigo 13- Os conselheiros professores, especialistas em educação e funcionários receberão vencimentos proporcionais ao número de horas dispendidos com as reuniões do Conselho das Escolas Municipais.

§ 1º- Caso a reunião do Conselho das Escolas Municipais ocorra em período de trabalho, os conselheiros citados no “caput” do artigo deverão ser liberados para a mesma, e os conselheiros representantes dos alunos dispensados das aulas que teriam no período da reunião.

Artigo 14- Para a 1A composição do Conselho das Escolas Municipais e sucessivas inovações, o Executivo Municipal publicará Edital de eleição dos Representantes, convocando as assembléias de cada segmento a ser representante conforme artigo 4º desta lei, em seus incisos III a VIII.

§ 1º- O Edital

a) especificará claramente quem tem direito a voto;
b) Estabelecerá local, data e horário da Assembléia;
c) Definirá a forma de comprovação de representação, credenciamento e inscrição.

§ 2º- Assembléia será instalada em 1A chamada com a presença de 50% dos eleitores e em 2A chamada, após 30 minutos, com qualquer número de participantes.

Artigo 15- O Executivo Municipal, em seção própria, instalará o Conselho das Escolas Municipais e dará posse aos representantes eleitos.

Artigo 16- A existência e o funcionamento regular do Conselho das Escolas Municipais é, em última instância, responsabilidade do Secretário Municipal de Educação.
Parágrafo Único- A inexistência ou não funcionamento do Conselho das Escolas Municipais importará em responsabilidade do Secretário Municipal de Educação.

Artigo 17- Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Campinas, 03 de Setembro de 1992.


MARCO ABI CHEDID
Presidente.

1. Justificativa de alteração da lei do Conselho

3. Lei 10.297 que altera a lei 7.145

4. Lei comentada 1 (Lei do Conselho de Escola Comentada)

5. Lei do Conselho de Escola, com gráficos, reduzida

6. Regimento do Conselho das Escolas Municipais

7. Regimento Interno de 3 de agosto de 2004

8. Lei nº 8_869 de 24 de junho de 1996-conselhos

9. Lei nº 10_632, de 29 de setembro de 2000-conselhos



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domingo, 16 de novembro de 2008

RAIVA (rai.va). Palavra do Dia.

Palavra do Dia:

RAIVA

O Ministério da Saúde informou na última quinta-feira, 13 de outubro, que pela primeira vez na história o Brasil obteve a cura de um paciente infectado com o vírus da raiva.

A palavra “raiva” tem sua origem no latim vulgar, “rabia” e no texto acima ela designa uma doença que acomete o sistema nervoso central de alguns mamíferos, é causada por vírus e é transmitida ao homem pela mordida de um animal infectado. Além disso, o termo designa também um acesso violento de ira, fúria.

>> Definição do “iDicionário Aulete”:

RAIVA (rai.va)

Substantivo feminino.

1 Acesso violento de ira; CÓLERA; FÚRIA: Reagiu com raiva à provocação.

2 Ressentimento, ódio, rancor: Tem raiva de todos os seus inimigos.

3 Grande aversão; HORROR; OJERIZA: Tinha raiva dos oportunistas.

4 Vet. Doença infecciosa virótica que acomete o sistema nervoso central dos mamíferos (esp. cachorro, gato, morcego), transmissível ao homem pela mordedura do animal infectado; HIDROFOBIA.

5 Lus. Cul. Biscoito feito de farinha com ovos, manteiga e açúcar.

6 Prurido nas gengivas das crianças, causado pela dentição.

7 Grande apetite; desejo irresistível.

[Formação: Do lat. vulg. rabia. Hom./Par.: raiva (sf.), raiva (fl. de raivar).]

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Mais artigos sobre raiva.

Raiva

A raiva é um vírus que afeta o homem além dos animais. Embora erradicada em Portugal a sua vacinação é obrigatória O período de incubação anterior aos sinais clínicos é muito variável. Ataca rapidamente o sistema nervoso do animal.

É uma doença infecciosa de evolução aguda, causada por um vírus, quase sempre mortal, que se manifesta entre os animais por transtornos do conhecimento, aumento da excitabilidade nervosa e sintomas paralíticos. Transmite-se entre os animais, quase sempre através da mordedura ou contaminação de ferimentos por saliva de animais doentes do mal. O vírus está contido em alta concentração na saliva, e demais excreções e secreções dos animais acometidos da doença, além de também no sangue.

Vírus da Raiva


Grupo: Grupo V ((-)ssRNA)
Ordem: Mononegavirales
Familia: Rhabdoviridae
Género: Lyssavirus
Espécie: Virus da Raiva
O vírus da Raiva é um Rhabdovirus com genoma de RNA simples de sentido negativo (a sua cópia é que é lida como mRNA na síntese proteica). O vírus tem envelope bilípidico, cerca de 100 nanómetros e forma de bala.

Vírus da Raiva

Vírus da Raiva

Susceptibilidade

São susceptíveis de contraí-la os animais mamíferos em geral, porém mais de 80% dos casos assinalados pela literatura médica são carnívoros, e em especial o cão doméstico. Interessante assinalar-se que o sintoma da fobia à água somente ocorre no homem quando acometido da moléstia, portanto o termo hidrofobia deve ser reservado exclusivamente ao homo sapiens.

Foram os pesquisadores franceses, Louis Pasteur, Roux e Chanberlain, o primeiro químico, os dois seguintes médicos, auxiliados ainda pelo veterinário também francês Thuilier, que após exaustivas experiências, conseguiram o primeiro método eficiente para seu combate, através da vacinação pelos mesmos idealizada, e evidenciaram seu caráter infecto-contagioso, além de sua etiologia vírica.

A doença pode também acometer os animais herbívoros, como o boi, o cavalo, a ovelha, a cabra, sendo que nos ruminantes como os bovinos, os sintomas são predominantemente paralíticos.

A raiva quando declarada em um animal, assim como no homem não tem cura, culminando sempre com a morte, após período breve de evolução e sintomatologia que impressiona sobremaneira.


Prevenção

Para evitar-se a doença, ou seja, como medida profilática, a vacinação dos animais susceptíveis, principalmente de cães e gatos, é a medida básica.

No caso do homem, somente é indicada a vacinação como medida terapêutica, em caso do mesmo haver sido exposto à mordedura ou contato com animais suspeitos de raiva, ou tenha se contaminado acidentalmente, e nestes casos, a urgência da vacinação é de suma importância, assim como número de doses da vacina proporcional à gravidade do caso, o que o médico assistente deve julgar e prescrever, segundo o caso em si.

Países como Portugal praticamente conseguiram erradicar de seus territórios o mal, a traves de campanhas de vacinação em massa dos animais susceptíveis de se contaminarem.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é inicialmente feito pelos sintomas manifestados pelos animais que adoecem quando contaminados pelo vírus; Inicialmente apresentam esses animais alteração de seu comportamento, procurando locais escuros para se abrigarem, já que existe a chamada fotofobia, o que é sua causa determinante; Deixam de se alimentar e beber água e mesmo de atenderem ao chamado quando instados pelos donos. Com o evoluir da doença que é extremamente rápido, quando se trata de animais das espécies carnívoras, como cães, quase sempre ocorre em seguida a chamada fase prodrómica, em que esses animais fogem de casa passando a vagarem pelas ruas, quando então passam a ser perseguidos por outros cães vadios, os quais são mordidos pelo animal com raiva, que assim agem como meio de defesa, e a través dessa mordida contaminam novos cães de rua, dando continuidade a doença. Em seguida evolui a doença para a chamada fase paralítica, em que não podendo mais se locomoverem podem tanto morrerem atropelados por automóveis nas ruas, ou mesmo sucumbirem em decúbito pelo próprio evoluir da doença. Ocorrendo a chamada paralisia do maxilar, sintoma quase sempre presente, não conseguindo fecharem a boca passam a babar copiosamente, o que chama a atenção do observador atento sendo mesmo sintoma da raiva guardado na memória popular. O latido do cão com raiva torna-se característico, sendo emitido num duplo tom o que permite o diagnóstico da doença pelo simples ouvir desse latido. Quem teve oportunidade de ouvi-lo uma única vez não o esquecerá jamais. Como já mencionado, é a saliva o principal veículo de transmissão da doença, já que nela o vírus encontra-se concentrado, porém outras secreções como a urina, fezes e até o sangue são também contagiantes para outros animais ou pessoas.


Vacina

Existem vacinas anti-rábicas apropriadas para cada espécie animal, e das mais variadas técnicas de fabricação, desde a antiga vacina Pasteuriana, preparada pela dessecação de medulas de animais inoculados com o vírus, até as mais modernas obtidas por técnicas especiais, quando o vírus é cultivado em meios vivos, como ovos embrionados de galinha, neste caso denominadas vacinas avinizadas, e até em cultivos de células de rim de porco ou de hamster.


O vírus encontrado quando isolado de um animal doente, é denominado de vírus de rua, e é altamente infectante (virulento); Já aquele cultivado em laboratório, e inativado em sua patogenicidade e virulência, por sucessivas passagens em meios de cultura próprios, e por repiques diretos no meio em que é cultivado, é denominado vírus fixo. É este último o utilizado no preparo de vacinas, pelo fato de perder sua virulência e patogenicidade, conservando não obstante sua capacidade antigênica, qualidade esta última que é a visada na vacina, por ser a responsável pelo estímulo formador de anticorpos pelo organismo no qual for inoculada.

Dependentemente da técnica empregada no preparo dessa vacina anti-rábica, poderá a mesma dar imunidade por um ou dois anos, aos animais em que venha a ser inoculada. Existem vacinas para serem aplicadas em cães, assim como em gatos, bovinos ou eqüinos e outros animais susceptíveis, devendo por essa circunstância serem procuradas e selecionadas de acordo com a espécie animal a ser imunizada. Como advertência final devo frisar não ser a Raiva doença curável quando já declarada, assim os meios profiláticos existentes de vacinação, são apenas preventivos e não curativos. Mesmo o homem quando mordido por um cão suspeito de estar com raiva, essa vacinação subsequente deve ser efetuada o mais rapidamente possível, a fim de possibilitar que o organismo humano fabrique sob o estímulo da vacina os anticorpos necessários a deterem a propagação do vírus em sentido ao cérebro, e antes que isto tenha tempo de ocorrer, já que essa propagação do vírus é em sentido centrípeto para o cérebro e lenta porque efetuada pelos nervos da região que se deu a mordida, ou foi lesada por esse traumatismo.

Drª Cristina Alves ( Veterinária )

Referências Bibliográficas:

http://www.hospvetprincipal.pt

Imagem: http://pt.wikipedia.org

Fonte deste artigo: http://br.geocities.com/amorhumanno/raiva.htm

De: WSPAbrasil Cuidado com a Raiva - Turma da Mônica

Cuidar de um animal de estimação exige responsabilidade, pois o dono deve dar darinho, vacinar, brincar e satisfazer as necessidades de seu animalzinho. A Turma da Mônica sabe disso e, neste vídeo, ela mostra a importância da vacinação anti-rábica e os cuidados que você deve ter se for mordido. E não se esqueça "Nunca abandone seu amiguinho". Para saber mais sobre o Dia da Raiva, acesse o site www.wspabrasil.org .

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Hitler's Justice: The Courts of the Third Reich by Ingo Müller. Indicação de Leitura, 67

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