segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

URGENTE - Mobilização RIO - ATUALIZADO (Endereços em diversos estados para receber doações)

 

URGENTE - Mobilização RIO - ATUALIZADO (Endereços em diversos estados para receber doações)

Necessidades Imediatas de acordo com o José
  • Água
  • Leite em pó
  • Material de Higiene pessoal
  • Velas e Fósforos
  • Toalhas
  • Roupas intimas
  • Fraudas infantis e Geriátricas
Saiba como ajudar:
COMO FAZER A DOAÇÃO: Postos rodoviários, supermercados, os batalhões da PM, postos da Policia Rodoviária Federal nas estradas, ONGs, sites e contas em banco, além de abrigos montados nas cidades envolvidas estão recebendo donativos para ajudar as vítimas da chuva na Região Serrana do Rio.
O QUE DOAR: preferencialmente água mineral, produtos de higiene pessoal (escova e pasta de dente, absorvente, fralda…) e de limpeza (rodo, vassoura, desinfetante, detergente, sabão em pó…) roupas de cama, mesa e banho e colchonetes, além de alimentos não perecíveis (arroz, café, feijão, óleo, sal…).
ATENCÃO: Doação de sangue tambewm é MUITO importante!
Abaixo segue uma lista de como fazer as doações, por região.
EM TODO O BRASIL
- A prefeitura de Teresópolis abriu uma conta bancária, para deposito de qualquer quantia, no Banco do Brasil com o nome “SOS Teresópolis – Donativos”, ela está disponível na agência 0741-2, com o número 110000-9.
- O Viva Rio disponibilizou sua conta corrente do Banco do Brasil: 411396-9, agência: 1769-8; o CNPJ: 00343941/0001-28. Qualquer quantia aceita!
- No site Mega Abelha (http://www.megabelha.com.br), de compra coletiva, você poderá doar qualquer valor acima de R$5,00, que será repassado aos orgãos municipais, para ajudar às vitimas.
- Conta bancária da Cruz Vermelha: BANCO REAL – Ag: 0201 – C/C: 1793928-5
EM TODO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
- A partir desta quinta-feira, todos os batalhões da Polícia Militar do Estado irão receber doações para as vítimas das chuvas.
- Polícia Rodoviária Federal – a PRF disponibilizou diversos postos de arrecadação: BR-116: KM 133 (Doações 24 horas) / BR-101: KM 269 (Doações 24 horas) / BR-040: KM 109 (Doações das 8h às 17h) / BR-116: KM 227 (Doações das 8h às 17h)
- O grupo Pão de Açúcar montou postos de coletas de donativos nas 100 lojas da rede no Rio de Janeiro. As doações podem ser feitas nos supermercados Pão de Açúcar, ABC Compre Bem, Sendas, Extra Supermercados e Assaí. De acordo com a assessoria do grupo, o material será recolhido até o dia 26 de janeiro.
- A concessionaria da Rodovia Washigton Luis (BR0-40) está recolhendo doações em suas praças de pedagio.
- A Cruz Vermelha de Nova Iguaçu, também recebe doações, na rua Coronel Bernardino de Melo, 2085, e na rua Alberto Cocoza, 86, no centro.
PETRÓPOLIS
- A Universidade Estácio de Sá (Campus Petrópolis I), situada à Rua Bingen, 50 – Bingen, você poderá levar suas doações, no horário das 8h às 20h, basta procurar a Administração.
- Sede da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania na Rua Aureliano Coutinho, número 81.
- Na região de Itaipava: Centro de Cidadania de Itaipava, na estrada União da Indústria; na Igreja Wesleyana, no Vale do Cuiabá e na Igreja de Santa Luzia, na Estrada das Arcas.
- O Museu Imperial tambem recebe doações. Procure a Administração.
TERESÓPOLIS
- Foi montado um posto central de atendimento no Ginásio Esportivo Pedro Jahara, na rua Tenente Luiz Meirelles, número 211, no centro da cidade.
RIO DE JANEIRO
- A Rodoviária Novo Rio recebe doações para a Cruz Vermelha. Os donativos serão recebidos no piso de embarque inferior, das 9h às 17h.
- O Circo Voador, na Lapa, tambem está recebendo doações.
- A sede do Viva Rio na Rua do Russel, 76, Glória.
- Cruz Vermelha, na Praça Cruz Vermelha, 1012, centro.
- O Shopping Downtown está recolhendo donativos no SAC (bl 12C subsolo) ou no Espaço Cliente (bl 17).
NILÓPOLIS: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que funciona na Avenida Mirandela, 773, Centro, no horário de 8h às 18h até este sábado (15). No domingo pela manhã, as doações serão levadas até as autoridades de Petrópolis, onde será feita a distribuição para os mais necessitados das cidades atingidas.
Igreja do Nazareno, que funciona na Rua João Pessoa, 1469, Centro, durante todo dia e sem prazo de encerramento, onde as doações serão encaminhadas para Teresópolis.
DOAÇÃO DE SANGUE
O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (HemoRio) solicita que a população doe sangue para atender as vítimas das chuvas. A doação pode ser feita na sede do instituto, na rua Frei Caneca, 8, na região central da cidade do Rio de Janeiro.
As Farmácias Populares, da @, estão recebendo doações para os atingidos pelas enchentes, exceto as de Nova Friburgo e Petrópolis.

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Fique atento, veja os seminários da faculdade de educação da UNICAMP


seta II Seminário de Educação Matemática: "O desafio de ensinar e aprender matemática na Educação Básica" - de 5 a 8 de abril, na Faculdade de Educaçã - Unicamp. Realiz.: Laboratório de Psicologia Genética (LPG); FE; Unicamp
Inscrições e outras informações :
http://www.fe.unicamp.br/edumat
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  seta Liberdade para brincar e construir o conhecimento: uma perspectiva curricular construtivista para a Educação Infantil. De 19 a 21 de maio, no Centro de Convenções da Unicamp. Realiz. Laboratório de Psicologia Genética (LPG); FE; Unicamp
Inscrições e outras informações:
http://www.fe.unicamp.br/brincarconstruir
   
  seta II Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral - II COPPEM: Conflitos na instituição educativa: perigo ou oportunidade?. De 4 a 7 de julho, no Centro de Convenções da Unicamp. Realiz. Laboratório de Psicologia Genética (LPG); GEPEM; FE; Unicamp.
Inscrições e outras informações:
http://www.fe.unicamp.br/coppem



FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
Av. Bertrand Russell, 801 Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Campinas - SP - Brasil CEP 13083-865
Fone/Fax: 55 19 3289-1463
e-mail: dirfe@unicamp.br





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quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cochilo no intervalo do estudo ajuda no desempenho escolar

Cochilo no intervalo do estudo ajuda no desempenho escolar


Aquele cochilo entre um estudo, livro e trabalho escolar pode ajudar a melhorar o desempenho dos alunos. Segundo especialistas o processo ajuda na qualidade do estudo, e não deve ser levado como uma desculpa para deixar os livros de lado.
Todo adolescente gosta de uma desculpa, agora dizer que o sono é mais importante não é verdade. “O mais importante é o aluno ficar atento ao sintoma de stress durante o período de estudos, para que não interfira no futuro educacional”, destaca a tutora do Portal Educação, Emileide da Costa. A educadora destaca ainda que o sono é apenas um agregado e contribui para a qualidade de vida.
Uma pesquisa feita pela Universidade da Flórida chegou à conclusão de que a taxa de mortes entre cardíacos que sofrem de stress é três vezes maior do que entre os que não enfrentam esse problema. Embora o estresse seja uma anomalia basicamente mental, ele pode ter graves repercussões para o organismo humano. O estresse comprime os vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial e o ritmo dos batimentos cardíacos. Desse modo, o músculo do coração pode não receber todo o sangue de que precisa – uma condição conhecida como isquemia.
Segundo Giana Falkemback, psicóloga dos pré-vestibulares Máster e Riachuelo, de Santa Maria, Rio Grande do Sul, um adulto não consegue ficar mais de 20 minutos concentrado. “E se um adulto fica somente 20 minutos sem desvio de atenção, um jovem fica menos ainda”, explica a especialista.


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Tipos de sujeito



fonte: http://www.graudez.com.br/portugues/ch04s02s01.html

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domingo, 9 de janeiro de 2011

sábado, 8 de janeiro de 2011

Mnemónica

Mnemónica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Memorização dos meses do ano que contém 31 dias pelos punhos
Uma mnemónica é um auxiliar de memória. São, tipicamente, verbais, e utilizados para memorizar listas ou fórmulas, e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construções, baseados no princípio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizar dados quando estes são associados a informação pessoal, espacial ou de carácter relativamente importante, do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente. Porém, estas sequências têm que fazer algum sentido, ou serão igualmente difíceis de memorizar.
Note-se, além disso, que na linguagem de programação Assembly, são designadas como mnemónicas as palavras reservadas da linguagem, que constituem e especificam uma determinada sintaxe. Porém, a aplicação da definição anterior verifica-se, já que elas são pequenas (e incompletas) palavras para designar instruções de operação entre os registos do CPU. Exemplos: MOV (mover), ADD (adicionar, soma), MUL (multiplicação), JMP (jump, salto), etc. Podemos ver, também, em outras linguagens o uso das mnemônicas. Na linguagem Java, por exemplo, usa-se para adicionar uma espécie de memória para um botão ou aba i.e., um atalho que faz com que possuia mais agilidade ou facilidade para usar certas ferramentas de um programa arbitrário. Note que podemos identificar facilmente as mnemônicas pela marca que fica em baixo da letra (char). Um exemplo é a primeira guia da maior parte dos browsers que aparece: Arquivo. Percebe-se que essa palavra possui uma marcação em baixo de uma das letras (normalmente na letra 'A'). Esta é a sua mnemônica aplicada para ser usada como um atalho.
A palavra mnemónica partilha a etimologia de Mnemosine, o nome da deusa[1] que personificava a Memória na mitologia grega. A primeira referência a mnemónicas ocorre no método de loci, na obra De Oratore de Cícero.

Dias dos meses

Por exemplo, uma mnemónica amplamente difundida é aquela utilizada para averiguar quantos dias tem um mês utilizando os nós superiores dos dedos e os seus intervalos. A cada nó, intercalado com o intervalo com o próximo nó, é atribuído sequencialmente um mês, iniciando-se sempre no nó do indicador, em sequência até ao nó do dedo mínimo e continuando para a outra mão da mesma forma. Por serem doze meses, a contagem deverá terminar no nó do dedo anelar da segunda mão.
mão esquerda mão direita
Dedos m - A - M - I I - M - A
Meses Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
A seguinte tabela indica como deverá ser feita a contagem: para a linha dos dedos, vemos representados os nós dos dedos indicador (I), médio (M), anelar (A), e mínimo (m), bem como os seus intervalos, o hífen (-). Para os meses, iniciados em Janeiro (J), Fevereiro (F), Março (M), e assim sucessivamente.
O número de dias nos é dado da seguinte forma:
  • Se o mês em análise calha num nó do dedo, então terá 31 dias.
  • Se o mês em análise calha num intervalo, então terá 30 dias, à excepção de Fevereiro, que poderá ter 29 ou 28 dias, consoante seja ano bissexto ou não, respectivamente.
Repare-se, por exemplo, em Agosto: Por coincidir com o nó do dedo indicador da segunda mão, terá obrigatoriamente 31 dias.

Na física

Nt-mnemonic-rvi.svg
Na física, uma mnemónica bastante utilizada para a Lei de Ohm, consiste em memorizar a sigla RVI' (que se assemelha ao nome Rui), num triângulo equilátero dividido da forma ilustrada à direita. A Lei de Ohm pode ser aplicada para cada uma das grandezas, seleccionando uma dessas grandezas e construindo a equação na forma em que aparecem as outras duas. Por exemplo, para determinar:

Na química

Na química, uma mnemónica bastante utilizada para dizer que um sulfato sob determinadas circunstâncias passava a ácido sulfúrico era "bico de pato" - bICO termina da mesma forma que sulfúrICO e pATO da mesma forma que SulfATO. Na sequência da anterior, "Frederico no espeto", ajuda a memorizar que o cloreto passa a ácido clorídrico. E para terminar, "Osso de cabrito", um sulfito passa a ácido sulfuroso.
Alteração -> terminação do anião (para melhor decorar)
ico <- ato (bico de pato) oso <- ito (osso de cabrito) ídrico <- eto (Frederíco no espeto)

No Sistema Solar

Pode-se usar a frase que é usada em escolas para fazer as crianças memorizar os nomes planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno e Plutão*:

Minha velha(ou vó) traga meu jantar: sopa, uva, nozes e pão.
Ou ainda:
Minha Velha Tia Mandou Jogar Sal Úmido Nas Plantas.
Minha Vó Tem Matado Jacarés Sem Usar Nenhuma Pistola.
Minha Vó tem Muitas Jóias, Só Usa No Pescoço.
Meu Vestido Todo Molhado, Já Secou Um Novo Pedaço.
Meu Velho Tio Mandou Júnior Saborear Umas Nove Pizzas.
  • Considere que Plutão não é mais considerado um planeta.

Novas Frases

Meu Velho Tio Me Jurou Ser Um Netuniano

Referências

Veja também

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Mnemónica

Ligações externas









04 - Falta de Tempo de Estudo (4 de 13) 

05 - Aliado I (5 de 13)

 06 - Aliado II (6 de 13)

07 - Aliado III (7 de 13)

08 - Prazo pra ser aprovado (8 de 13)

09 - Inteligência (9 de 13)

10 - Memória (10 de 13)



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sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Aprendizagem acelerada



Aprendizagem acelerada
Brasílio Neto

Desde cedo, nos ensinam algumas regras sobre a escola. Algumas vêm de nossos pais, outras de nossos professores. Quando o ano letivo começa, já aprendemos ou vamos aprender logo na próxima aula que, ao estudar:

• Devemos fazer silêncio.
• Nada de botar música por perto, que atrapalha o estudo.
• É bom anotar e organizar todas as informações em listas.
• Nada de rabiscar ou escrever nos livros.
• E nem rabiscar nos cadernos. Um caderno limpo e caprichado é o primeiro sinal de um bom aluno.
• Participe ativamente das aulas. Quer dizer, quando o professor permitir. Qualquer ruído além disso é bagunça.
• Não invente. Faça exatamente o que o professor manda.
• Não tente entender as fórmulas. Basta decorá-las.
• Sua inteligência será medida pelas notas no seu boletim.
Não é de se espantar que com essa postura a descoberta de novas coisas, que deveria ser um prazer, inspira medo em alguns e enche a paciência de todos – alunos e boa parte dos professores.

Anos passam. Os alunos entram no mercado de trabalho e o que lhes é pedido? Pense em coisas novas. Crie. Aprenda coisas novas – rápido e as utilize no seu trabalho. Desafie as leis não-escritas. Não é porque seus superiores dizem algo, que aquilo está certo e é a única maneira de se trabalhar, é preciso aprender diariamente coisas novas sobre o mercado, sobre os concorrentes, sobre novas legislações.

Uma nova maneira de aprender – Não precisou muito para grandes empresas descobrirem que precisam desenvolver, treinar e ampliar os conhecimentos de seus funcionários sempre. Logo em seguida percebeu-se que o padrão de aprendizagem que a maioria traz dos colégios está longe de permitir algum progresso profissional.

É isso que Luiz Carlos Martins nos mostra no livro Aprendizagem Acelerada, publicado pela Suma Econômica. A obra relata diversas experiências e técnicas desenvolvidas para facilitar a maneira pela qual aprendemos. Muitos desses estudos invertem a seqüência de eventos a qual estamos acostumados: primeiro alguém pesquisa, os resultados são colocados em um livro didático, que é diagramado e impresso, é aprovado por um grupo de professores, distribuído para alunos que devem compreendê-lo e extrair dali informações.

Uma forma acelerada de ensino leva em conta, primeiro, a maneira pela qual a nossa mente trabalha, como aprendemos, e a partir daí desenvolver material didático apropriado, adaptar o professor a essa maneira mais natural de aprender e ensinar, e por aí vai.

Mas você pode aplicar as lições da aprendizagem acelerada mesmo sem nenhum material especial. Eis alguns exercícios que podem ajudar seus alunos a aprender de forma mais natural, fácil e rápida:

1 – ESCREVENDO TORTO POR LINHAS CERTAS

Você já escutou um caso interessante envolvendo pessoas de seu relacionamento (em outras palavras, ouviu uma fofoca) ao telefone? Em muitos casos, pode ser algo assim:

─ Anota aí o novo celular da Carminha: 99... Ah, você sabia que ela e o Fernando...

Após uns bons dez minutos, olhe para o papel em que você anotou o telefone da Carminha. Muito provavelmente ele vai conter o nome da Carminha, com o celular embaixo (e não ao lado), circundado ou sublinhado várias vezes. Em volta, alguns rabiscos que simbolizem a Carminha, o Fernando e outros personagens da história, e talvez algumas expressões do tipo "bandido!" aqui e ali.

Se é dessa maneira que você processou a informação do telefonema, porque seus alunos têm de estudar e compreender toda sua disciplina através de páginas e mais páginas de texto linear? No primário, muitos aprendem a resolver problemas matemáticos dividindo entre “raciocínio”, “cálculo” e “resposta”. Todos os três imaculadamente livres de rascunhos, quando fora da escola pesquisas e cálculos matemáticos são rabiscados e rasurados pela própria natureza.

Essa maneira de aprender e ordenar as coisas por meio de rabiscos, desenhos e setas que vêm e vão no papel foi identificada pela primeira vez em 1970 pelo inglês Tony Buzan. Uma das melhores características desses mapas é que eles podem ser expandidos ad infinitum (infinitamente), com o acréscimo de novas informações. Quantas vezes você não disse “Isso me lembra...”, pois é, você estava recorrendo ao seu mapa mental, que fez uma nova ligação naquele momento. Então, experimente, peça para os alunos registrarem uma informação sua de maneira livre, sem se preocupar que ela possa ser lida depois – basta que o conceito possa ser entendido por uma única pessoa – o aluno que o colocou no papel.

2 – MÚSICA NA SALA

Na década de 60, o psiquiatra e educador búlgaro Georgi Lozanov percebeu que a aprendizagem é facilitada com o ambiente e o estado mental correto do estudante. Assim, ele colocava uma música lenta e relaxante para os alunos antes de começar a aula (As Quatro Estações de Vivaldi era uma de suas preferidas), passava suas mensagens com uma música mais ativa e estimulante, e colocava um meio termo para quando os estudantes estivessem respondendo perguntas e exercícios, com ótimos resultados. Lógico, ele tinha a vantagem de não existir nenhuma Égüinha Pocotó naquela época, mas isso não vem ao caso.

O importante é você escolher determinado tipo de música e manter-se fiel a ele. Em casa, seus alunos também devem escolher dois ou três CDs e só tocar esses durante o estudo. Assim, ao ouvir aquelas primeiras notas, o pessoal automaticamente se coloca em um estado mais adequado ao estudo.

3 – EMOÇÕES

Outra maneira de fazer com que a compreensão dos conceitos e a aprendizagem seja mais rápida e eficiente é através do uso das emoções. Sempre nos lembramos do filme que nos fez chorar e temos um imenso estoque de piadas na nossa mente, por esse motivo: essas coisas nos emocionam, e somos movidos pela emoção. Então, apele para a imaginação de seus alunos contando histórias inerentes à sua matéria, faça com que eles vivenciem as questões.

Você pode aumentar o poder das emoções utilizando o poder das cores. Veja:

• Vermelho: induz ao movimento, à ação.
• Azul: relaxa e acalma.
• Verde: revitaliza e recarrega as baterias mentais.
• Lilás: estimula a imaginação.
• Amarelo: induz ao raciocínio e ao lúdico.

Um professor pode utilizar tais cores em suas turmas sem que ela sequer perceba. Que tal, por exemplo, colocar suas anotações em uma pasta com a cor do efeito desejado?

Para saber mais – Aprendizagem Acelerada, Luiz Carlos Martins, Suma Econômica



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Aparecimento de Jahnava Takurani dia 16/05/2024 quinta-feira

Jahnava Thakurani: Heroína Suprema Satyaraja Dasa Após a partida de Nityananda Prabhu deste mundo, sua esposa desempenhou um papel de lidera...