segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Precisa renovar a sua carteira de habilitação? ESTE VÍDEO MOSTRA O COMO FAZER.

<a href='http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&amp;vid=1m1vmfv9w&amp;from=' target='_new' title='Dicas para você renovar a sua CNH' >Vídeo: Dicas para você renovar a sua CNH</a>

<a href='http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&amp;vid=1m1r2zour&amp;from=' target='_new' title='Mecânico ensina a cuidar das correias' >Vídeo: Mecânico ensina a cuidar das correias</a>

<a href='http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&amp;vid=1m1xye2f5&amp;from=' target='_new' title='Mecânico dá dicas para você cuidar da embreagem' >Vídeo: Mecânico dá dicas para você cuidar da embreagem</a>

<a href='http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&amp;vid=1m1kc080o&amp;from={from}' target='_new' title='Cuide da suspensão do seu carro' >Vídeo: Cuide da suspensão do seu carro</a>

<a href='http://video.msn.com?vid=7a86223f-6c20-4210-b3d2-2e7a6412c4bf&amp;mkt=pt-br&amp;src=FLPl:embed::uuids' target='_new' title='iCarrosTV: Cuide dos freios do seu carro' >Vídeo: iCarrosTV: Cuide dos freios do seu carro</a>

<a href='http://video.msn.com?vid=d96c3d68-3e3b-434c-9454-b9107eee3d33&amp;mkt=pt-br&amp;src=FLPl:embed::uuids' target='_new' title='Serviço: Combustível adulterado' >Vídeo: Serviço: Combustível adulterado</a>

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A metacognição


Marian Baqués participa de Educador
Pesquisador espanhol discute aprendizagem na escola
 

O pesquisador espanhol Marian Baqués participa como conferencista, de 18 a 21 de maio, do Congresso Educador, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Baqués, autor da coleção Projeto Pai - Pensamento, Ação, Inteligência (Edições SM), trabalha no desenvolvimento de estratégias para o estímulo às chamadas competências cognitivas em escolas de educação infantil e ensino fundamental há vários anos na Universidade Ramon Llull.

O tema da conferência do pesquisador será 
Os bons hábitos da mente: desenvolvendo habilidades e competências na escola. Admirador do educador Paulo Freire, desde o início de sua carreira o espanhol se interessa pelos processos que levam à efetiva aprendizagem, especialmente aqueles ligados à palavra. Recentemente, Baqués concedeu uma entrevista à revista Idéia (especializada em avaliação educacional), em que apresenta algumas de suas sugestões sobre o tema.
A metacognição"Há diversas maneiras de descrever a metacognição, desde Flavell, que fala de conhecer o que conhecemos. Metacognição é, basicamente, uma atitude capaz de conhecer-se, auto-regular-se (no sentido de se dar regras ou normas), dar-se um plano de ação e segui-lo, é a consciência sobre processos na resolução de tarefas".

Ensinar a pensar
"Ensinar a pensar não implica não ter que dar conteúdos. Se alguém chega à sua casa e encontra a dispensa com poucos alimentos, terá poucas opções à hora de cozinhar. Se a encontra diversificada, poderá preparar uma refeição criativa. Devemos procurar que as crianças tenham uma boa bagagem de conhecimentos e que saibam administrá-los, a partir da metacognição".
 
O conceito de habilidades e de competências metacognitivas "Permita-me responder com uma metáfora. Um jovem chega pela primeira vez diante de um rio que deve atravessar. Como se conhece, senta-se e reflete sobre como chegará à outra margem. Primeira habilidade metacognitiva: conhecer-se. Propõe-se diversas maneiras de passar o rio: é a segunda habilidade, que é estabelecer regras, normas. Aí vem uma terceira habilidade, que é manter um plano de ação na hora de resolver o problema. Bem, depois, já na outra margem, o jovem pensa sobre como foram as coisas. Auto-avalia-se. Com o tempo, esse jovem automatizará a maneira de passar o rio. A imagem de passar o rio é a de aprender, a de resolver um problema".

O trabalho cognitivo e as escolas
"Você me pergunta se as escolas de hoje em dia dão uma importância desmesurada aos conhecimentos escolares. Creio que não há de deixar de exigir conhecimentos às crianças. Não se aprende do ar, e sim de conteúdos. A questão é como transmiti-los: com grandes doses de humanidade, com as melhores metodologias, ensinando a aprender... para que um dia possam ser pessoas metacognitivas, quer dizer, conhecedoras de si mesma como aprendizes".

Mais informações sobre o Educador pelo site 
www.educador.com.br.

Leia mais: 
Pesquisadora cubana Olga Franco Garcia participa de congresso


(Fonte: Grupo Promofair)

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QUEM É O CIENTISTA?


 Colunistas

Publicado em: 15/03/2007

 QUEM É O CIENTISTA?


Adilson de Oliveira

O que é necessário para se tornar um cientista? Quando eu fiz essa pergunta pela primeira vez era estudante da 6ª. série do Ensino Fundamental e foi difícil encontrar uma resposta. Ser cientista era uma “coisa do outro mundo”. Algo somente para alguns “iluminados” e uma profissão que não tem futuro, como me foi dito na época.
No imaginário popular o cientista é uma pessoa distraída, que “tem a cabeça no mundo da Lua”. Costuma andar mal vestido, traz os cabelos sempre despenteados, usa óculos com lentes grossas e veste um jaleco branco e amassado, com o bolso cheio de canetas. Para o gênero feminino, além das características citadas, imagina-se uma mulher feia, muito gorda (ou muito magra) que não se preocupa com a aparência e não tem nenhuma vaidade. Em ambos os casos a visão sobre o cientista lembra indivíduos que não são normais.
Para maioria das pessoas o cientista é um solitário que trabalha em um laboratório com muitos objetos estranhos, tubos de ensaio, vidros contendo líquidos coloridos exalando vapores, microscópios, etc. Imagina-se que o trabalho dele consiste em misturar líquidos e que a qualquer momento pode ocorrer uma explosão que mandaria o laboratório pelos ares.
Esse quadro nos remete a descrição que temos do trabalho dos magos e alquimistas da época da Idade Média. Naquela época, que precedeu o nascimento da Química como a conhecemos hoje, havia a tentativa de encontrar meios que levassem a transformação da matéria e a criação de novas substâncias. O exemplo mais famoso era a busca de encontrar a pedra filosofal, que permitiria, entre muitas coisas, transformar mercúrio em ouro.
Talvez esse estereótipo de cientista tenha sido construído dessa maneira, pois a Ciência se apresenta para o cidadão comum como misteriosa ou mágica. O cientista, para alguns, é como fosse um bruxo possuidor de uma série de conhecimentos e segredos e que somente um seleto grupo de iniciados tem acesso.
Contudo, trabalhar com ciência é bem diferente da imagem descrita acima. Por exemplo, nem sempre o cientista trabalha em um laboratório. Ele pode fazer o que se chama de pesquisa teórica, que necessita de computadores, de pesquisa em documentos, análise de informações obtidas por outros cientistas, entre outras formas.
Nos dias de hoje, devido a grande especialização que existe na Ciência é impossível alguém dominar todas as áreas de conhecimento. Se um cientista é da área de Física, embora possa ter uma visão geral desta área, ele normalmente trabalha com um tema específico. Um físico especializado em Astrofísica não tem conhecimento profundo de Física Médica, por exemplo.
Trabalhar como cientista exige muito de quem opta por essa carreira, mas sem dúvida é uma das mais apaixonantes. Convém lembrar que o cientista é uma pessoa como outra qualquer, tem os mesmos problemas e dificuldades do cidadão comum. Tem que levar as crianças na escola, fazer compras no supermercado, lavar o carro, etc.
A formação de um cientista é uma longa caminhada. Em universidades onde há pesquisa científica, como é o caso da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o estudante pode começar a sua carreira de cientista fazendo uma “iniciação científica”. Nesse caso, um professor propõe ao aluno um pequeno trabalho no qual ele começa aprender os primeiros passos da pesquisa. Após concluir o curso superior, normalmente é necessário fazer um curso mestrado, com duração de dois anos, e um doutorado, que dura em torno de quatro anos.
É comum, ainda, fazer alguns estágios de pós-doutorado, nos quais ele aprimora os seus conhecimentos. No mestrado o estudante, além de fazer cursos mais avançados e especializados, tem que desenvolver uma pesquisa sob a orientação de um professor ligado ao curso de pós-graduação. A pesquisa sobre um determinado tema deverá ser apresentada na forma de dissertação para uma banca com no mínimo três professores. No doutorado, além de se especializar mais, fazendo outras disciplinas, a pesquisa deve gerar publicações, produtos, patentes, etc. É necessário escrever uma tese e apresentá-la para uma banca com pelo menos cinco professores (que devem ser doutores). A partir daí se recebe o título de doutor (este de verdade, não o que muitos bacharéis utilizam sem tê-lo). Essa é a trajetória para se tornar cientista. Apenas, em raras exceções, não se segue esse caminho.
Contudo, não basta apenas seguir o “ritual” descrito acima. É necessário ter a atitude de cientista, ou seja, ter a curiosidade de tentar descobrir os segredos do mundo em sua volta, seja através da observação, experimentação ou teorização.
No Brasil, em particular, o termo cientista é pouco usado para designar os que fazem Ciência. É mais comum chamá-los de pesquisador, embora esse termo também se aplica às pessoas que realizam censos e pesquisas de opinião, como as eleitorais.
Atualmente, o Brasil forma em torno de 10.000 doutores por ano (na área de Física, por volta de 230). A maioria vai trabalhar em universidades ou institutos de pesquisa públicos e apenas uma pequena parcela está empregada na iniciativa privada.
Para o nosso país é fundamental existirem pessoas envolvidas na atividade científica para que não fiquemos cada vez mais distantes dos países mais avançados, não somente em termos de tecnologia, mas também de desenvolvimento humano. “A riqueza mais importante que um povo pode possuir é aquela que existe na cabeça das pessoas”.
A carreira de cientista em um país como o Brasil não tem muito prestígio, pois o retorno financeiro não é proporcional ao nível de especialização exigido para tal. Contudo, o prazer da descoberta e a satisfação de percorrer caminhos ainda não trilhados são os maiores retornos que essa carreira pode proporcionar.
 
Autor:


  • Foto de Adílson de Oliveira
  • Adilson J A de Oliveira
    São Carlos, SP, Brazil
  • Doutor em Ciências e Professor Associado do Departamento de Física da UFSCar - membro do Grupo de Supercondutividade e Magnetismo e do Núcleo de Excelência de Materiais Nanoestruturados Fabricados Eletroquimicamente, Coordenador do Laboratório Aberto de Interatividade Editor da Revista Digital de Divulgação Científica Click Ciência

    e-mail: adilson@df.ufscar.br



http://www.ufscar.br/~clickcie/print.php?id=249


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domingo, 11 de setembro de 2011

Video aula-Técnicas de Intervención y Tratamiento Psicopedagógico Bimestre: I



Enviado por em 15/05/2008
Universidad Técnica Particular de Loja
Carrera: Psicología
Materia: Técnicas de Intervención y Tratamiento Psicopedagógico
Bimestre: I
Periodo: Abril-Agosto 2008
Ponente (s): Lic. Angelina Gajardo
Tema (s): Test de Inteligencia Diferencias Individuales y de Grupo en las Habilidades Mentales

Categoria:



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sábado, 10 de setembro de 2011

Sugestão de leitura do editor do Blog- Em Seus Passos o Que Faria Jesus?



Em Seus Passos o Que Faria Jesus?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em seus passos o que faria Jesus? é o título de um livro escrito por por Charles Sheldon e publicado originalmente em 1896, nos Estados Unidos com o título "In His Steps".
Sinopse
O livro, há tempos em domínio público, jamais rendeu lucro ao seu autor, a despeito da imediata recepção desde sua publicação original emfascículos na revista "Advance". Por um descuido da revista, os direitos do livro foram erroneamente registrados, caindo no poder de diversos editores que que passaram a publicá-lo a preços baixos, sem repasse ao autor.[1]
Nessa obra, o reverendo Henry Maxwell, pastor da Primeira Igreja da cidade de Raymond, vive honestamente sua vida confortável e sem contratempos, até o dia em que surge em sua igreja um homem pobre e necessitado. O episódio o leva a questionar valores e colocar seu modo de vida e prioridades em perspectiva, colocando diante de si a seguinte questão: "O que Jesus faria?".
A partir disso, decide propor aos fiéis de sua igreja que se comprometam durante um ano a não fazer nada sem antes perguntar o que Jesusfaria na mesma situação. O desenrolar da história descreve a experiência, tanto de satisfação e realização pessoal, como também de conflito e incompreensão que as pessoas vão tendo à medida que se empenham em seguir a proposta apresentada.

Influências

O livro teve impacto imediato no meio cristão do final do século XIX, nos Estados Unidos, influenciando a visão social cristã corrente.[2]
Mais recentemente, no final dos anos 90, houve nos Estados Unidos um reavivamento do espírito inspirado pela pergunta central do livro "O Que Faria Jesus?" (What Would Jesus Do?). Desta vez, o movimento, que se alastrou por todo o país, ganhando a Europa e outros continentes voltava-se, além da ênfase no social, também para a questão do comportamento, incentivando o público jovem a ter uma postura mais crítica diante dos apelos da sociedade contemporânea.[3]

O Autor

Charles Sheldon (1857-1946), filho de um pastor, foi também pastor da Igreja Congregacional Central em TopekaKansas, além de editor-chefe do jornal Christian Herald. Desde criança gostava de escrever, contribuindo desde os 12 anos para um jornal de Boston e mais tarde para diversas publicações.[4]
Ao morrer aos 85 anos, em 1946, sua obra já aparecia na revista Publisher’s Weekly como o segundo livro mais vendido em sua época depois da Bíblia.
Sheldon incentivou intensamente em sua cidade o envolvimento dos cristãos em atividades sociais, e também combateu expressamente onazismo durante os anos da perseguição aos judeus.[1]

Referências

Ligações externas



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SP abre inscrições para atribuição de aulas de 2012



Olá, meus  amigos-as de profissão professores-as, pedagogas-os, Bom dia boa tarde ou boa noite. Recebi este Email com links, para a inscrição de professores para as atribuições 2012. Você, que é eventual como eu não deixe para a última hora.

SP abre inscrições para atribuição de aulas de 2012

Professores candidatos à contratação temporária que não atuaram na rede em 2011 podem se aplicar
A Secretaria da Educação abre inscrições para o processo de atribuição de classes/aulas voltado ao ano letivo de 2012, conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 16. Professores candidatos à contratação temporária que não atuaram na rede estadual em 2011 podem se inscrever para a Prova de Avaliação até o dia 9 de setembro em uma das 91 Diretorias de Ensino em todo o Estado. Já os docentes efetivos, estáveis e temporários atuantes em 2011 deverão fazer o cadastro diretamente no site da Educação, entre os dias 18 de agosto e 30 de setembro.

Só serão classificados para participar do processo de atribuição os professores não efetivos e candidatos à contratação que obtiverem média igual ou superior a 50% na Prova de Avaliação realizada pela Secretaria. A nota obtida no exame, somada às demais pontuações referentes a tempo de serviço e títulos, definirá a classificação do postulante no processo.

Também deverão fazer a prova os docentes estáveis em atividade na rede que não alcançaram a média mínima nas edições passadas. Para aqueles que já foram aprovados a participação é facultativa. Nesse caso, a maior nota dentre as avaliações será considerada para a atribuição.

A nota será única por campo de atuação. No momento da inscrição, o candidato deverá optar pela "Prova Classe", referente ao Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), ou "Prova Aula", referente às disciplinas correspondentes ao Ciclo II do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), ao Ensino Médio e à Educação Especial. O docente que desejar atuar no campo de aulas e classes deverá fazer as duas avaliações.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar documentos pessoais e comprovante de habilitação ou qualificação docente (diploma, histórico escolar, declaração de matrícula e frequência da instituição de ensino).

Da Secretaria da Educação


Não deixe para o último dia.

Para confirmar sua inscrição acesse o site: 
www.gdae.sp.gov.br ou http://drhunet.edunet.sp.gov.br/PortalNet
Observação: Caso já tenha efetuado sua inscrição, desconsidere essa mensagem.
 
Atenciosamente,
Departamento de Recursos Humanos 

fonte http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=215828

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Alfabetização

Alfabetização

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quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Em busca de referência


Em busca de referência
Como as escolas driblaram o atraso dos boletins de desempenho da Prova Brasil 2009 para nortear ações em prol da aprendizagem de seus alunos
 
Beatriz Rey

Resultados das provas ajudam a evidenciar as falhas de aprendizagem dos alunos
Quando foi instituída em 2005, a Prova Brasil tinha como objetivo final fornecer a gestores de cada escola informações sobre o desempenho de seus alunos, o que lhes possibilitaria saber em que e como trabalhar nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Isso seria possível graças ao envio dos boletins de desempenho para cada unidade escolar, no qual constaria a distribuição percentual de alunos e as médias obtidas por eles na escala da prova. Com o documento em mãos, o diretor poderia, além de identificar as fraquezas de seu alunado, planejar ações que combatessem as falhas.

A apropriação pedagógica das notas da Prova Brasil foi realizada normalmente até 2008, quando as escolas receberam os boletins referentes à Prova Brasil 2007. Isso porque as informações relacionadas à prova feita por 60 mil alunos em 2009 só chegaram às escolas quase dois anos após sua realização. Os boletins só foram divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 10 de agosto deste ano - em outras palavras, a três meses da edição 2011 do exame. Com o atraso, professores e gestores Brasil afora tiveram acesso apenas ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado a partir da multiplicação da nota da Prova Brasil com a taxa de aprovação, e à nota geral do exame (no país, no estado e no município). Dado o objetivo final da Prova Brasil - identificar e corrigir falhas de aprendizagem no contexto de cada unidade escolar -, surge um questionamento: na ausência dos dados, como as escolas brasileiras conseguiram se situar e planejar ações para os anos seguintes?

A partir do contato com três escolas, foi possível observar reações diversificadas. Há aquelas que conseguiram readequar seus planos pedagógicos com os resultados das avaliações realizadas no âmbito municipal. Outras optaram por se nortear pelas avaliações internas, realizadas pelos professores em sala de aula. Mas há um caso pior: escolas que sequer sabem como fazer a apropriação das notas. Este é o caso da EE Adriano Jorge, em Arapiraca (Alagoas). Por telefone, Maria Eliete da Rocha, diretora, que ocupou o cargo de coordenadora até 2010, disse que estava, naquele momento, buscando as notas da Prova Brasil 2009, com o intuito de atualizar o projeto político-pedagógico da escola. "Sem os boletins, ficou em aberto: o que conseguimos de 2007 para 2009? O que deveríamos ter feito antes da Prova Brasil 2011?", questiona a diretora. Para driblar o problema, Maria Eliete conta que optou por nortear as ações da escola apenas com o Ideb. "O Ideb acabou se tornando o cartão de visita da escola", opina. A cultura da interpretação pedagógica dos resultados, entretanto, não existe na escola. "Acredito que isso é muito de cada ambiente. No nosso caso, buscamos, internamente, melhorar a partir dos números mesmo", afirma. Maria Eliete diz, por fim, que não conhece os elementos da escala e os descritores da Prova Brasil.

Também na região Nordeste, a EE Otávio Lamartino, em Cruzeta (RN), só teve acesso aos resultados do Ideb. O atraso no envio dos boletins não impediu a diretora, Francineide Medeiros Silva, de dar continuidade ao que a equipe já observara nas edições de 2005 e 2007 da Prova Brasil. "Sinceramente, não atrapalhou. A gente vive trabalhando em cima da nossa própria avaliação", relata. Francineide conta que a avaliação interna engloba três aspectos: a evasão, a frequência e o desempenho dos alunos, que é medido com notas, participação, projetos de pesquisa, tarefas de casa, entre outros. Segundo o relato da diretora, o somatório de medidas fez com que a equipe escolar já conhecesse os alunos. "A Prova Brasil seria uma coisa a mais", diz.

Apesar do esforço da escola em sistematizar sua própria avaliação, a comparação de seus resultados com os produzidos pela Prova Brasil ao longo dos anos não é possível. Isso porque o exame federal é construído a partir da Teoria da Resposta ao Item (TRI), que mede as habilidades e competências do aluno num determinado momento de sua trajetória escolar. Em contrapartida, a avaliação interna da EE Otávio Lamartino faz apenas um "somatório" das notas.

Avaliações municipais
A Emef Olavo Pezzotti integra a rede municipal de São Paulo. A diretora da escola, Maria de Fátima de Oliveira, ficou surpresa quando questionada sobre as consequências do atraso na devolução da Prova Brasil. "Continuo sabendo como meus alunos estão porque a Prova São Paulo não deixou de chegar", afirmou. Criada em 2007, a Prova São Paulo é a avaliação externa da rede municipal que envia boletins com os desempenhos individuais de cada aluno. Até julho deste ano, quando seus resultados foram incorporados a um índice que definirá o bônus docente, o exame era usado apenas para diagnóstico das escolas.

Maria de Fátima conta que, quando recebe os boletins - tanto da Prova Brasil como da Prova São Paulo -, reúne os professores para analisar os dados. "Montamos mapas que situam a escola em relação ao país, ao estado e à rede", diz. Depois, as notas são discutidas para que se entenda o que dizem sobre os alunos. A diretora, que conhece bem a escala e a matriz da Prova Brasil, diz ter participado em 2006 de uma capacitação do Ministério da Educação e da Secretaria Municipal de Educação sobre o exame. "Sem a capacitação, teria demorado para entender as duas coisas", relata.

Na edição de 2007 do exame foi possível detectar, por exemplo, que os alunos da 8ª série apresentaram desempenho abaixo do esperado em matemática. Supondo que a nota obtida foi de 149, a equipe consultou a escala da Prova Brasil e percebeu que a nota dizia respeito a habilidades exigidas de alunos do primeiro ciclo do fundamental, e não do segundo. "Eles estavam atrasados. Com aquela nota, só sabiam localizar informações, reconhecer determinados tipos de números, saber o que é antecessor e sucessor etc.", conta. Os professores fizeram, então, uma sondagem individual com os estudantes. "Percebemos que eles estavam na 8ª série e não entendiam o que são números negativos e decimais, por exemplo", diz.

A diretora tem críticas à matriz de avaliação da Prova Brasil. Para ela, os docentes não sabem como encaixar os conteúdos que ministram nas tais "competências e habilidades". "A prova mede outra coisa, independentemente do que a escola ou o professor fazem", aponta. Outro questionamento diz respeito à distância entre os resultados produzidos por avaliações externas e internas. O problema causa, em sua escola, um processo de "neurose" com as notas. "Há caso de o melhor aluno ter apresentado o pior desempenho na Prova São Paulo. Há um surto na escola com isso", afirma.

Papéis
O atraso no envio dos boletins é preocupante porque, nos âmbitos federal, estadual e municipal, a ênfase em sistemas de avaliação externa é cada vez maior. Se um dos objetivos finais da Prova Brasil é ajudar o gestor na melhoria da aprendizagem e as informações necessárias para isso demoraram a ser oferecidas, qual é a função do exame? "O atraso compromete uma das funções da prova, que é subsidiar o planejamento das escolas", explica Sandra Zákia, da Faculdade de Educação da USP. Sandra lembra, entretanto, que é preciso tomar cuidado para não atrelar, de forma estreita, o planejamento aos resultados. "É preciso lembrar que uma das funções da Prova Brasil é subsidiar políticas públicas, o que pôde ser feito com os resultados gerais", aponta.    (Beatriz Rey)

Como fazer a apropriação pedagógica dos resultados?
Marta Avancini da Revista Escola Pública
Antes de qualquer coisa, é preciso entender os conceitos básicos que envolvem as avaliações externas no Brasil. A matriz de avaliação é diferente da matriz de ensino adotada pelas escolas, mas elas se comunicam entre si na medida em que a primeira é construída a partir da segunda. Deveria ser, ao menos. Ou seja, os conteúdos curriculares previstos nos documentos oficiais são a base para elaborar questões que compõem a Prova Brasil.

As questões que fazem parte da prova recebem a denominação técnica de item - cada questão corresponde a um item avaliado. Um item, por sua vez, testa a aprendizagem de uma habilidade específica, prevista na matriz de ensino. Os itens são elaborados por especialistas de diversas universidades brasileiras, que alimentam um Banco Nacional de Itens com um número enorme de questões utilizadas nas provas. Cada item é pré-testado antes de ser incluído no banco de itens.

As respostas dadas pelos alunos são distribuídas em uma escala, construída a partir dos itens avaliados. No caso da Prova Brasil e do Sistema Brasileiro de Avaliação (Saeb), é adotada a mesma escala, que varia de 0 a 500, com subdivisões de 25 pontos. Cada subdivisão corresponde a um nível. Desse modo, os níveis vão, por exemplo, de 125 a 149, de 150 a 174, de 175 a 199, e assim por diante. A distribuição da pontuação na escala, em si, não significa nada. Para compreender o que um ponto da escala representa, é preciso saber interpretá-lo.
1
No caso da Prova Brasil e do Saeb, existe um descritor para cada item avaliado, que informa a habilidade correspondente àquele item. Por exemplo, se os alunos do 5º ano de uma determinada escola pública obtiveram média de 172 pontos em língua portuguesa, tal pontuação está relacionada a um conjunto de habilidades. De acordo com a matriz de avaliação das provas, essa média faz parte do nível que vai de 150 a 174. Nesse nível, os alunos são capazes de, num texto, identificar o tema e localizar informações explícitas em um texto recorrendo à seleção e à comparação de dados, entre outras habilidades. Embora a escala forneça os elementos que possibilitam a interpretação dos resultados, não informa o conteúdo que os estudantes devem dominar nas séries/anos avaliados. Cabe às escolas e às redes de ensino estabelecer os patamares que seus alunos devem alcançar. 

- É preciso pensar
- A escalada da classe C
- Modelo a construir
- As casas

REVISTA EDUCAÇÃO - EDIÇÃO 173


fonte http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=13207

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Hitler's Justice: The Courts of the Third Reich by Ingo Müller. Indicação de Leitura, 67

h ttps://archive.org/details/doctrina40705 Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare...