quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

TEMAS PARA MONOGRAFIA DE PEDAGOGIA 2

 

TEMAS PARA MONOGRAFIA DE PEDAGOGIA 2


·       Roda de conversa e seus benefícios.
·       A rotina na educação infantil.
·       Porque planejar na educação infantil..
·       Perfil do professor na educação infantil..
·       Gestor na educação infantil e suas especificidades.
·       Contação de histórias.
·       Relacionamento com os familiares.
·       O currículo na educação infantil.
·       A leitura e sua importância nas séries iniciais.
·       A literatura infantil como recurso para a aquisição de linguagem.
·        A literatura infantil usada para a aquisição de linguagem.
·       Auto - estima e aprendizagem na educação infantil.
·       Exclusão digital.
·       Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil.
·       O lúdico na educação infantil.
·       Violência na escola.
·        A antecipação da escrita na educação infantil.
·       A importância do brincar na educação infantil
·       A importância dos contos para a educação infantil
·       A importância da musica na educação infantil
·       A inclusão do aluno especial no ensino regular
·       Dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização.
·       A família como eixo gerador das dificuldades de aprendizagem
·       Motivação da aprendizagem
·       A importância dos jogos na aprendizagem
·       A afetividade no desenvolvimento da criança de 4-6 anos
·       Tecnologia na Educação
·       Relações interpessoais na Supervisão Escolar
·       Violência escolar: o confronto na hora do recreio
·       Educação rural
·       Indisciplina escolar e relação professor-aluno
·       Gestão escolar como um instrumento de combate às diferenças e apoio à cidadania

 http://escolacena.blogspot.com.br/2012/01/temas-para-monografia-de-pedagogia.html

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Emile Durkheim: Fatos Sociais por João Maria Andarilho Utópico



 COSTA, Maria Cristina Castilho.
Sociologia
-- Introdução à ciência da sociedade 1. ed. São Paulo: Moderna, 1993

http://www.trabalhosfeitos.com/topicos/question%C3%A1rio-sociologia-introdu%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-ci%C3%AAncia-da-sociedade-cristina-costa/0

Emile Durkheim, os Fatos Sociais
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAZMoAK/fato-social

http://www.cepae.ufg.br/uploads/80/original_PLANO_Ensino_3%C2%BA_Ano_Sociologia.pdf?1331950384

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Ives Gandra: Hedonismo, Libertinagem, Laicismo e Abortismo




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Novas subjetivações e o mal estar na contemporaneidade - Joel Birman



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terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Comunicado aos inscritos, petições e outros chororôs




 Petição em defesa de Silas Malafaia: http://migre.me/djq2L

Petição para cassação de Jean Willys: http://migre.me/djqWl

Petição para impeachment de Renan Calheiros: http://migre.me/diQxW

ASSINE E DIVULGUE!!!

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Huguito não pode morrer



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Livro primeiro ano de filosofia



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Cientista fala sobre a Teoria da Evolução



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Corrupção na Religião - TV Mackenzie - Dr. Paulo Romeiro



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Agenda de Atividades Brahma Kumaris Campinas. Agenda da semana dias, 19, 22 e 24 de fevereiro.

 
R. Monte Aprazível, 387 – Chácara da Barra
CEP: 13090-764
(ver o mapa de localização)
Fone: 19-3241.7480
Email: campinas@br.bkwsu.org


19/02/2013 (14:30 - 16:30)
Curso: Meditação Raja Yoga - Tarde - Especial 3a. idade

Especial para grupo da 3a. idade
4 aulas - 2 semanas
Tarde: das 14h30h às 16h30

Início: 19 de Janeiro



19/02/2013 (19:30 - 21:00)
Palestra: Como vencer a preocupação e ansiedade

PALESTRA BK EM SOUSAS
- Como vencer a preocupação e ansiedade
Data: 19 de Fevereiro, Terça-feira às 19:30h
Local: Ecomercado Avisrara – Espaço Spiralis
Rua Rei Salomão, 295 – Sousas.
Fone (19) 3258.9224


22/02/2013 (19:30 - 21:00)
Palestra: O Medo e suas repercussões física e psicológica.

PALESTRA BK EM BARÃO GERALDO -
CIDADE UNIVERSITÁRIA II
- O Medo e suas repercussões Física e Psicológica
Data: 22 de Fevereiro, Sexta-feira às 19:30h
Local: Rua Dr. Luis Detela, 1111
Barão Geraldo, Cidade Universitária

24/02/2013 (18:30 - 20:00)
Palestra: Escolha a Calma no dia-a-dia. É hora de construir um novo temperamento

24/02 - Escolha a Calma no dia-a-dia. É hora de construir um novo temperamento.
Cidinha Oliveira


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É São Pedro a Rocha na qual Jesus fundou a sua Igreja



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Inclusão de cidadania e ética no currículo escolar terá que passar por votação em Plenário



Gorette Brandão

Contrário ao inchaço dos currículos escolares com novas disciplinas, o Ministério da Educação articulou-se com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), para evitar que fosse enviado imediatamente à Câmara dos Deputados projeto de lei que insere duas novas matérias na grade escolar do ensino básico: Cidadania Moral e Ética no ensino fundamental e Ética Social e Política no ensino médio.
Para atender ao ministério, Braga entrou com recurso solicitando que o PLS 2/2012, do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), também seja apreciado pelo Plenário, para decisão final. Inicialmente, a análise pelo Plenário estava dispensada, já que a proposta havia sido aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em setembro, em decisão terminativa.
Na visão do Ministério da Educação, a aprovação do projeto não é a solução mais adequada para tratar dos temas da ética e da cidadania. Em nota técnica enviada à liderança do governo, o ministério argumenta que os documentos orientadores dos currículos “não sugerem a criação ilimitada de disciplinas nem de conteúdos, mas que a escola oportunize condições para que temas socialmente relevantes sejam incluídos e tratados no desenvolvimento dos conteúdos escolares”.
Complementação
Ainda de acordo com a nota, atualmente os componentes curriculares obrigatórios, de abrangência nacional, estão estruturados em cinco áreas: Línguas, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Na avaliação do ministério, por meio desses componentes, assim como na parte diversificada, que pode ser agregada aos currículos pelos demais entes federativos e as próprias escolas, podem ser abordados temas abrangentes para complementar a formação dos alunos.
Como exemplo, a nota cita assuntos contemporâneos que afetam a vida humana em escala global, regional e local, bem como a esfera individual. Destaca temas como saúde, sexualidade e gênero, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), e a preservação do meio ambiente, nos termos da política nacional de educação ambiental (Lei 9.795/99), além de educação para o consumo, educação fiscal, trabalho, ciência e tecnologia e outros que revelem a diversidade cultural.
Tempo reduzido
A nota informa que são frequentes as iniciativas legislativas e proposições vinda da sociedade no sentido da inclusão de novas disciplinas e temáticas nos currículos. Apesar da relevância das sugestões, ressalta que antes de novas inclusões é necessário debater e decidir “sobre o tempo e o espaço que a escola e seus professores vão dispor para organizar o desenvolvimento do trabalho a ser realizado”.
O ministério assinala, ainda, que é difícil incluir a diversidade de componentes desejada diante de uma estrutura de horas de atendimento ao aluno que não se modificou desde a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases. Conforme salientado, a LDB indica apenas um mínimo obrigatório de quatro horas de atividades diárias, em um calendário de 200 dias letivos.
Esvaziamento ético
Na CE, o projeto de Sérgio Souza foi aprovado com base em relatório favorável do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). O relator elogiou a proposta, a seu ver uma iniciativa para fazer frente ao “esvaziamento ético no Brasil”.
A senadora Ana Amélia (PP-RS), por sua vez, lembrou que o projeto foi colocado em votação poucos dias depois da realização de protestos de jovens em diversas cidades contra a corrupção, durante a celebração da Independência.
Lídice da Mata (PSB-BA), no entanto, demonstrou preocupação com a criação de mais uma disciplina escolar, sugerindo que os conteúdos relativos ao tema sejam abordados no âmbito das matérias já existentes.
Sérgio Souza, o autor do projeto, ponderou que as aulas da nova disciplina poderão ocorrer no turno contrário ao das aulas normais dos estudantes.
Agência Senado


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Explicação de um portugês sobre o "c" em actor

Aprenda com esse português como é que se diz "principais tetas", se é que há tetas secundárias ou inferiores. 🤔 pic.twitter.com/E...