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sexta-feira, 28 de junho de 2013
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Do estado natural ao estado civil: reflexões sobre a passagem do estado de natureza para o estado civil segundo Hobbes e Rousseau por Bruna Andrade Pereira
Do estado natural ao estado civil: reflexões sobre a passagem do estado de natureza para o estado civil segundo Hobbes e Rousseau Bruna Andrade Pereira from joão maria
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Efeito Doppler
Um exemplo do efeito Doppler é quando uma ambulância com a sirene ligada quando ela se aproxima ou se afasta de um observador
O nome efeito Doppler é uma referência ao físico austríaco Christian Johann Doppler, que o estudou e descreveu. Ele escreveu um artigo onde afirma que a frequência do som percebida por um observador depende do movimento relativo entre a fonte emissora do som e o observador. Esse fenômeno pode ser escrito da seguinte forma:
O efeito Doppler é a alteração da frequência sonora percebida pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador.
Um exemplo típico do efeito Doppler é o caso de uma ambulância com a sirene ligada quando ela se aproxima ou se afasta de um observador. Quando ela se aproxima do observador o som é mais agudo e quando ele se afasta o som é mais grave. Esse é um fenômeno característico de qualquer propagação ondulatória, e ele é muito mais presente no cotidiano do que pensamos.
O Efeito Doppler é utilizado para medir a velocidade de objetos através de ondas que são emitidas por aparelhos baseados em radiofrequência ou lasers como, por exemplo, os radares. Na astronomia esse fenômeno é utilizado para medir a velocidade relativa das estrelas e outros objetos celestes em relação ao planeta Terra. E na medicina o efeito doppler é utilizado nos exames de ecocardiograma para medir a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo ou do tecido cardíaco.
O efeito Doppler não ocorre somente com o som. Como foi dito, esse fenômeno é característico de propagações ondulatórias, ou seja, é possível observar esse fenômeno com qualquer tipo de onda. Dessa forma, podemos observar o efeito Doppler com a luz, que também é uma onda. Para esse caso, o fenômeno do efeito Doppler se manifesta na mudança de cor que é percebida pelo observador, uma pessoa, por exemplo, que se aproxima de um sinal de trânsito que está vermelho, percebe a coloração vermelha mais intensa se ela estiver parada, pois a frequência de onda luminosa é maior do que quando a pessoa está em movimento.
Por Marco Aurélio da SilvaPor Ricardo Normando Ferreira de Paula |
O Efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador. Foi-lhe atribuído esse nome em homenagem a Johann Christian Andreas Doppler, que o descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Doppler)
Atualmente podemos listar várias aplicações para o Efeito Doppler, dentre elas, as mais conhecidas: as medidas Doppler em geodésica global, nas técnicas navegacionais de Doppler no ar ou no espaço, do radar Doppler como auxiliar na previsão meteorológica ou suas aplicações na medicina e tecnologia como o sonógrafo Doppler para medir a velocidade do fluxo sanguíneo ou do anemômetro laser-Doppler para a velocidade de escoamento de fluidos, a descoberta em astronomia dos gases interestelares, a catalogação sistemática do desvio para o vermelho de 250 mil galáxias e com isto, dados sobre a evolução e tamanho de nosso Universo.
Doppler falece em 17 de março de 1853, em Veneza, nos braços de sua esposa, vítima das complicações pulmonares.
Tratemos, agora do amparo matemático do Efeito Doppler.
Tratemos, inicialmente, do caso de uma fonte sonora tratando acerca da situação em um observador move-se ao longo de uma mesma reta, adotando um referencial que esteja em repouso em relação ao meio através do qual as ondas se propagam. Sabendo que os círculos representam frentes de onda a partir do qual o observador se aproxima com velocidade vo. Se ambos, fonte e observador estivessem em repouso, o número de ondas recebidas na unidade de tempo seria dada por:
onde v é a velocidade do som e λ é o comprimento de onda emitido pela fonte. No entanto, em virtude do movimento do observador, em direção à fonte de ondas, ela receberá um número adicional de ondas (simultaneamente) que será dado por:
Como a freqüência de uma onda pode ser definida como o número de comprimentos de onda que serão produzidos (recebidos) na unidade de tempo, então a freqüência percebida pelo observador será a seguinte:
Tornando a relação mais geral, para o caso em que o observador se aproxime (sinal positivo) ou se afaste (sinal negativo), a freqüência percebida pelo observador poderá ser dada pela seguinte expressão:
onde o termo f´ representa a freqüência percebida pelo observador (chamada freqüência aparente) e f é a freqüência emitida pela fonte (chamada freqüência real).
Tratando agora do caso em que a fonte se move enquanto o observador permanece em repouso, os comprimentos de ondas tornar-se-ão cada vez menores (som mais agudo). Então, sabendo que a freqüência da fonte é f e vs é a velocidade das ondas emitidas (lembremo-nos que estamos tratando do som), o comprimento de onda que chegará ao observador será dado por:
Desta forma, como o som torna-se mais agudo (maior freqüência), esta poderá ser calculada da seguinte forma:
Generalizando, mais uma vez os resultados para os casos em que a fonte aproxima-se (sinal negativo) ou afasta-se (sinal positivo) do observador:
Portanto, se ambos movem-se relativamente entre si, a expressão resultante será:
Fenomenologicamente, podemos compreender o Efeito Doppler da seguinte forma: No caso de aproximação, a freqüência aparente da onda recebida pelo observador fica maior que a freqüência emitida. Ao contrário, no caso de afastamento, a freqüência aparente diminui. Um exemplo típico é o caso de uma ambulância com sirene ligada que passe por um observador. Ao se aproximar, o som é mais agudo (maior freqüência e menor comprimento de onda), enquanto que, ao se afastar, o som é mais grave (menor freqüência e maior comprimento de onda).
Na medicina, um ecocardiograma utiliza este efeito para medir a direção e velocidade do fluxo sanguíneo ou do tecido cardíaco.
Para uma demonstração prática acerca do Efeito Doppler, assista ao vídeo:
Fontes:
LAHERA, Jesús; FORTEZA, A. Ciências Físicas nos Ensinos Fundamental e Médio. Modelos e Exemplos. Porto Alegre. Art Med. 2006.
OKUNO, E.; CALDAS, I. L.; SHOW, C.; Física para ciências biológicas e biomédicas. São Paulo. Harper & Row do Brasil. 1982.
RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. S. Física 2. Rio de Janeiro. LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 1996
Revolucionário e ainda assim desconhecido! Disposto em http://www.scielo.br/pdf/rbef/v29n3/a18v29n3.pdf
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Pergunta:Pedagogo/a com Licenciatura Plena, pode atuar na educação especial? por João Maria
Olá professor João,
Meu nome é Garcia e eu gostaria de saber se você poderia tirar uma dúvida minha sobre formação em curso de Pedagogia. Gostaria de saber se um profissional formado em Pedagogia com Licenciatura Plena é autorizado a atuar na área de educação especial.
Desde já agradeço a sua atenção.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Resolução Conselho Nacional de Educação
Conselho Pleno nº 1, de 15 de maio de 2006
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura.
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/lres1_06.htm
LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013.
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1
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Srimad-Bhagavatam 1.6.34 - O Senhor, seu companheiro constante
Todas as glórias a Srila Prabhupada!
Srimad-Bhagavatam 1.6.34 - O Senhor, seu companheiro constante
Experimentei pessoalmente que aqueles que estão sempre cheios de preocupações e ansiedades devido a desejarem o contato dos sentidos com seus objetos podem cruzar o oceano da nescidade em um barco muito adequado - o cantar constante das atividades transcendentais da Personalidade de Deus.
Significado: O sintoma de um ser vivo é que ele não pode permanecer silencioso nem sequer por pouco tempo. Ele tem que estar fazendo algo, pensando em algo ou falando de algo. Os homens materialistas geralmente pensam e discutem sobre temas que satisfazem seus sentidos. Mas, como essas coisas são exercitadas sob a influência da energia ilusória externa, tais atividades sensoriais, na verdade, não lhes dão nenhuma satisfação. Ao contrário, eles se enchem de preocupações e ansiedades. Isso se chama maya, ou aquilo que não é. Aquilo que não pode lhes dar satisfação é aceito como um objeto de satisfação. Assim, Narada Muni, através de sua experiência pessoal, diz que a satisfação para tais seres frustrados que se ocupam em gozo dos sentidos é cantar sempre as atividades do Senhor. A ideia é que se deve unicamente mudar o tema. Ninguém pode deter as atividades de pensar de um ser vivo, nem os processos de sentir, desejar ou trabalhar. Mas se alguém quer felicidade verdadeira, deve apenas mudar o tema. Ao invés de falar da política de um homem mortal, deve-se discutir a política conduzida pelo próprio Senhor. Ao invés de saborear atividades dos artistas de cinema, pode-se voltar a atenção para as atividades do Senhor com Seus companheiros eternos como as gopis e Laksmis. A todo poderosa Personalidade de Deus, por Sua misericórdia sem causa, desce à Terra e manifesta atividades quase ao nível dos homens mundanos, mas, ao mesmo tempo, extraordinárias, porque Ele é todo-poderoso. Ele o faz para o benefício de todas as almas condicionadas, para que elas possam voltar sua atenção para a transcendência. Por fazê-lo, a alma condicionada será gradualmente promovida à posição transcendental e facilmente cruzará o oceano de nescidade, a fonte de todas as misérias. Afirma-se isso com base na experiência pessoal de uma autoridade como Narada Muni. E nós podemos ter também a mesma experiência, se começarmos a seguir os passos do grande sábio, o mais querido devoto do Senhor.
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Sudarshana das (HDG)http://br.groups.yahoo.com/group/krishna-katha
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