sexta-feira, 28 de junho de 2013

Descritores e distratores, na educação e pedagogia.





Obrigado pela visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

A Igreja e o Mercado: Fé, Família e Liberdade.



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: O que é Actvist Cash - Precauções saudáveis Ola...

Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: O que é Actvist Cash - Precauções saudáveis Ola...: Se o prezado leitor deseja entender algo do mundo atual, o mínimo indispensável de prudência recomenda que se atenha às seguintes reg...

Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

O que é Actvist Cash - Precauções saudáveis Olavo de Carvalho Diário do Comércio, 24 de novembro de 2009



Se o prezado leitor deseja entender algo do mundo atual, o mínimo indispensável de prudência recomenda que se atenha às seguintes regras no julgamento das informações que lhe chegam:

Regra 1: O que quer que venha rotulado como consenso da opinião mundial, aprovado unanimemente por vários governos, pelos organismos internacionais, pela grande mídia, pela indústria do show business e pelos intelectuais públicos mais em moda, ou seja, pela quase totalidade dos "formadores de opinião", é suspeito até prova em contrário.

Sei que ao dizer isso pareço contrariar um dos preceitos tradicionais do pensamento aristotélico-escolástico, segundo o qual, embora a opinião humana seja falível e o argumento de autoridade seja o mais fraco dos argumentos, a espécie humana tomada na sua totalidade dificilmente se equivocará em questões essenciais, sendo portanto arriscado contestar aquilo em que "todos, em toda parte, sempre acreditaram" (quod ubique, quod semper, quod ab omnibus creditum est).

Mas é só aparência. Na perspectiva escolástica, o valor da opinião unânime depende inteiramente da sua permanência temporal imutável nas mais diversas circunstâncias culturais, religiosas e sociopolíticas. Em vez de identidade, há uma diferença radical -- para não dizer uma oposição insanável -- entre a universalidade da opinião humana ao longo dos tempos e um consenso repentino, surgido como que do nada e imposto urbi et orbi como se fosse a coisa mais óbvia e inegável do mundo; consenso que, ademais, não é consenso nenhum, visto que há tanta resistência a ele por toda parte fora dos círculos interessados.

Por "círculos interessados" entendo, de um lado, a elite -- financeira, política e burocrática -- empenhada na instauração de um governo mundial estatista, invasivo e controlador de tudo (vale a pena consultar a respeito o site de Daniel Estulin, www.danielestulin.com/?idioma=en); de outro, a militância inumerável espalhada em ONGs e universidades por toda parte, pronta a ecoar as palavras-de-ordem ditadas pela elite. Entre as duas, a classe jornalística, os intelectuais ativistas e o beautiful people das artes e espetáculos formam uma espécie de camada intermediária incumbida de formatar como modas elegantes as propostas mais revolucionárias de mutação sociocultural, tornando-as palatáveis à população maior, gerando, pela variedade das formas e canais, a impressão enganosa de unanimidade espontânea, e encobrindo assim a unidade estratégica que a circulação de dinheiro entre os três níveis comprova da maneira mais contundente (v. a documentação exaustiva em www.discoverthenetwork.org e www.activistcash.com).

O que quer que venha por esses três canais ao mesmo tempo -- não necessariamente o que venha só de um deles em particular -- não é quase nunca informação confiável. (O termo "quase" não é usado aqui para atenuar a regra, mas apenas para assinalar aquela dose mínima de veracidade modesta sem a qual nenhuma mentira ambiciosa teria jamais credibilidade alguma e para dar o devido relevo a eventuais falhas e até rombos do sistema, sempre inevitáveis). A rigor, não é informação de maneira alguma: é estímulo pré-calculado para produzir no público, aos poucos, as desejadas mudanças de atitude, segundo pautas de engenharia social elaboradas com uma antecedência, em geral, de décadas. A continuidade da ação histórica de longo curso, aí, garante parcialmente a sua própria invisibilidade, transcendendo o horizonte de visão tanto da população imediatista, que nada enxerga, quanto dos "teóricos da conspiração" que crêem enxergar para além do que enxergam realmente e acabam inflando a imagem de poder dos "controladores" até dimensões quase míticas. Este último fenômeno é aliás um caso característico de "paralaxe cognitiva", já que o próprio número de denúncias, proliferantes na internet e nas livrarias, evidencia os erros, debilidades e fracassos de um controle universal "secreto" que aí se descreve, no entanto, como quase onipotente.

Regra 2: Quando a unanimidade é negativa, isto é, quando não consiste em alardear alguma história inventada (como o aquecimento global, a epidemia de gripe suína ou os riscos mortíferos do fumo passivo), mas em suprimir fatos e em achincalhar ostensivamente quem deseje ao menos investigá-los, então já não se trata de mera suspeita, mas da probabilidade altíssima de estarmos em presença de uma tentativa global de controle da opinião pública por meio do recorte premeditado do noticiário. Essas tentativas jamais alcançam sucesso absoluto, mas também nunca são desmascaradas no todo e de uma vez para sempre: no mínimo, resta a possibilidade de um eficiente gerenciamento de danos, transmutando-se a negação peremptória em aceitação atenuada, anestesiante, como ocorreu -- para dar um exemplo brasileiro -- no caso do Foro de São Paulo, que passou da categoria de inexistente à de irrelevante tão logo desmoralizado o dogma da sua inexistência.

Embora não tendo a menor idéia de onde nasceu Barack Obama, não hesito em incluir nesse gênero de tentativas a ocultação geral, sistemática, histérica e obstinada de praticamente todos os documentos essenciais para o estudo da biografia do presidente americano, a começar pela sua certidão original de nascimento. Quando a grande mídia dos EUA em peso chama de desequilibrados e loucos aos que cobram de Obama a exibição desses documentos, o que ela está proclamando é que o normal, o saudável, o obrigatório para a razão humana, consiste em acreditar, sem perguntas, que um cidadão gastou quase dois milhões de dólares com um escritório de advocacia para ocultar seus papéis sem que houvesse neles nada digno de ser ocultado. A inversão da lógica e da distinção entre o normal e o patológico é aí tão flagrante, que vale como uma prova: uma prova do contrário daquilo que se desejaria impingir à opinião pública.

http://www.olavodecarvalho.org/semana/091124dc.html

Obrigado pela visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

ONGs e movimentos sociais são as formas de ação do imperialismo de esquerda



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

O mito do plano colômbia, a ajuda de Clinton às FARC



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

O mito do plano colômbia, a ajuda de Clinton às FARC



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

A Origem dos Termos Direita, Esquerda e Centro, usados em Política



Ainda que sejam expressões praticamente em desuso, diante da grande mistura ideológica partidária atual, transformando tudo em consenso, principalmente quando se trata de macro-economia e investimentos públicos, nunca é demais lembrar que estes termos remontam a Revolução Francesa, quando Girondinos e Jacobinos se opunham na Assembléia Nacional (parlamento).

Os membros do Partido da Gironda, cujo termo refere-se a um departamento (território) francês, era composto pela aristocracia nacional, à nobreza favorável à manutenção do rei e conciliação com a monarquia; fervorosamente contrária à Revolução e à Salvação Nacional, sentavam-se à direita da Mesa do Presidente da Casa.

Nos assentos à esquerda, ficavam os membros do Partido Jacobino, oriundo do Clube dos Jacobinos, nome devido ao Convento dos Jacobinos, à rua onde se instalou (St. Jacques = jacobus em latim; Jacobins, em francês) agremiação protagonista da Revolução Francesa, convertida em partido político.

O Partido Jacobino (representante dos sans-culottes, a parcela mais humilde da população), radical em seu posicionamento quanto ao avanço e aprofundamento da Revolução e comprometido com as mudanças sociais, era composto por deputados hostis e totalmente contrários à monarquia francesa, às casas reais européias em geral, aos títulos nobiliárquicos, suas prerrogativas e seu status.

Ao centro, ficava o grupo mais heterogêneo e sempre disposto ao consenso.
Com membros da alta, média, pequena burguesia e alguns aristocratas, não possuía perfil ideológico característico definido ou comprometimento com os dois grupos mais atuantes, votando ora com um, ora com outro, todavia, sem converter-se em seus antagonistas.

Daí em diante, os termos passaram a referir-se ao perfil ideológico e político adotado de forma individual ou coletiva.

De Direita, é o indivíduo ou grupo reacionário, burguês, conservador do ponto de vista social e científico, adepto do status quo e das instituições, ou liberal, do ponto de vista econômico, aderindo à iniciativa e investimentos privados nos empreendimentos, o chamado laissez faire.

De esquerda, identificado com o coletivismo, as questões sociais, o socialismo, o intervencionismo estatal, ideais progressistas, o domínio do estado sobre a iniciativa pessoal ou particular, anticlerical e anticapitalista.

De Centro, sem comprometimento direto, moderado, articulista e que rejeita a política panfletária e o embate direto em questões controversas, adepto das “alianças suprapartidárias”, acomodando-se “em cima do muro “.

Posteriormente, todos estes termos tornaram-se flexíveis, admitindo a centro-esquerda e a centro-direita, por exemplo, para caracterizar um maior comprometimento ideológico; ou extrema-direita e extrema-esquerda, para identificar radicalismo político e intolerância.

A extrema-direita caracteriza-se por recorrer ao nacionalismo, à religião, à xenofobia e, por vezes, à truculência e intimidação; ao militarismo ou para-militarismo, à propaganda estatal, ao Estado policialesco e às armas para impor sua linha de raciocínio, negando a intervenção democrática e a discussão social; impondo-se pela ditadura, através do controle personalista de um líder.

Uma parcela considerável dos “Golpes de Estado”, com deposição de chefes de governos, ou ascensão fraudulenta ao poder, historicamente, foi promovida por adeptos desse ramo ideológico.

A extrema-esquerda não tem se diferenciado, pelo emprego dos métodos, em bases gerais, da definição da extrema-direita, não fosse o fundamento do sistema de idéias, a noção de Estado, Economia e Produção.

A esta definição, inclui-se oposição ao conjunto democrático vigente, pregando o
rompimento do sistema como é conhecido, através do combate armado ao capital e seus representantes; a adoção do niilismo e a exportação da revolução a todos os continentes.
Também faz feroz oposição aos partidos socialistas e comunistas, a quem acusa de subversão dos ideais soviéticos.

Tem se caracterizado, para alcançar o poder, pelo emprego de intentona (rebelião) ou processos revolucionários

http://www.osabetudo.com/a-origem-dos-termos-direita-esquerda-e-centro-usados-em-politica/#_
Leia no oSabeTudo.com: A Origem dos Termos Direita, Esquerda e Centro, usados em Política | oSabeTudo.com

Obrigado pela visita, e volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

O Homem-Massa - Ortega y Gasset



O Homem-Massa

Numa boa ordenação das coisas públicas, a massa é o que não actua por si mesma. Tal é a sua missão. Veio ao mundo para ser dirigida, influída, representada, organizada – até para deixar de ser massa, ou, pelo menos, aspirar a isso. Mas não veio ao mundo para fazer tudo isso por si. Necessita referir a sua vida à instância superior, constituída pelas minorias excelentes. Discuta-se quanto se queira quem são os homens excelentes; mas que sem eles – sejam uns ou outros – a humanidade não existiria no que tem de mais essencial, é coisa sobre a qual convém que não haja dúvida alguma, embora leve a Europa todo um século a meter a cabeça debaixo da asa, ao modo dos estrúcios para ver se consegue não ver tão radiante evidência. Porque não se trata de uma opinião fundada em factos mais ou menos frequentes e prováveis, mas numa lei da «física» social, muito mais incomovível que as leis da física de Newton. No dia em que volte a imperar na Europa uma autêntica filosofia – única coisa que pode salvá-la –, compreender-se-á que o homem é, tenha ou não vontade disso, um ser constitutivamente forçado a procurar uma instância superior. Se consegue por si mesmo encontrá-la, é que é um homem excelente; senão, é que é um homem-massa e necessita recebê-la daquele.




Ortega y Gasset, in 'A Rebelião das Massas'

http://www.citador.pt/textos/o-homemmassa-jose-ortega-y-gasset

Obrigado pela visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Proteja você e sua familia. O mudo caminha a passos lentos para descentralização. Veja os sinais.

CURSO RENATO TREZOITÃO SOBRE BITCOIN - AULA 1 INTRODUÇÃO - COMO USAR BITCOIN  #bitcoin   #btc   #cripto link abaixo do curso ht...