quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Uso de técnicas mnemônicas na aprendizagem, adendo dois livros em pdf.


Por: Simaia Sampaio

Psicóloga, Psicopedagoga, Neuropsicóloga

As técnicas mnemônicas são estratégias cognitivas e ferramentas que auxiliam na melhoria da memória e na retenção de informações. Elas têm sido utilizadas por séculos por estudantes, oradores, artistas e profissionais em várias áreas para aprimorar sua capacidade de lembrar fatos, números, nomes e conceitos. As técnicas mnemônicas são baseadas na ideia de que a memória humana pode ser aprimorada através de métodos específicos de organização e codificação das informações.

Essas técnicas aproveitam a capacidade natural do cérebro de associar informações a imagens, histórias, locais e outros elementos significativos. Ao criar essas associações, as informações se tornam mais acessíveis e fáceis de lembrar. As técnicas mnemônicas podem ser particularmente úteis quando se trata de memorizar listas, sequências e detalhes complexos.

As técnicas mnemônicas são utilizadas por muitos professores de cursinhos pré-vestibulares como forma de facilitar o aprendizado do aluno através de associações mentais. São bastante úteis na medida em que auxiliam o aluno a guardar informações novas associadas a informações já existentes em seu cérebro.

Nosso cérebro aprende por associações agregando um fato novo a um já existente, ou que pelo menos faça sentido, do contrário pode até ser decorado de forma mecânica, mas irá esquecer facilmente. Para que o cérebro jogue a informação da memória de curto prazo para a de longo prazo é preciso que a informação tenha significado. As técnicas mnemônicas nada mais são do que pegar um fato novo e associar a um já pré-existente, fazendo sentido para o aprendiz. Infelizmente muitos professores do ensino fundamental e médio não descobriram as vantagens destas técnicas e não as utiliza em sala de aula, o que acarreta uma aprendizagem mecânica e automatizada ocasionando esquecimento breve.

Utilizar-se destas técnicas é bem diferente de decorar. Decorar é ficar repetindo várias vezes algo que não tem significado e que não se compreendeu e, portanto há um rápido esquecimento. Já na utilização das técnicas mnemônicas a informação é guardada sem esforço porque o cérebro entendeu a nova informação como complemento de uma informação que ele já tinha.

Não há risco em utilizar esta técnica, mas ela deve estar associada à compreensão do conteúdo e este deve ser significativo para a vida do aluno.

O construtivismo, quando chegou às escolas, foi entendido de uma maneira errônea, os professores deixaram de exercitar esta memorização, que é importante para o cérebro, mas o construtivismo também trouxe muitos benefícios permitindo que o aluno construa sua aprendizagem e esta seja significativa. Portanto o ideal é que as duas coisas sejam associadas, porque apesar de tudo as escolas ainda exigem que conteúdos sejam memorizados como tabuada, capitais dos estados, nomes dos planetas, partes do corpo humano etc.

Por exemplo, o aluno pode ter dificuldade em lembrar-se dos planetas na ordem, desta forma poderá utilizar-se de uma técnica mnemônica: falar uma frase cujas iniciais começam com o nome do planeta: Minha Velha Traga Meu Jantar Sopa Uva Nozes (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno). Este é apenas um exemplo de muitos outros que poderão ser utilizados para facilitar o aprendizado.

Aqui estão algumas das técnicas mnemônicas mais comuns:

  1. Acrônimos: Nessa técnica, você cria uma palavra ou frase usando as letras iniciais das palavras ou conceitos que deseja lembrar. Por exemplo, a sigla "NASA" representa a "National Aeronautics and Space Administration."

  2. Histórias ou narrativas: Crie histórias vívidas e memoráveis que envolvam os conceitos ou informações que você deseja lembrar. Quanto mais detalhada e envolvente for a história, mais fácil será recordar as informações associadas a ela.

  3. Palácio da Memória (Método de Loci): Imagine um lugar que você conhece bem, como sua casa, e associe elementos a serem lembrados a locais específicos dentro desse lugar. Ao percorrer mentalmente esses locais, você pode recuperar as informações associadas a cada um deles.

  4. Rimas e canções: Transformar informações em rimas ou músicas ajuda a torná-las mais memoráveis. Muitas vezes, melodias pegajosas facilitam a recordação.

  5. Associação: Conecte as informações que você deseja lembrar a conceitos ou objetos familiares. Quanto mais vínculos você criar, mais fácil será recordar as informações.

  6. Repetição espaçada: Em vez de estudar repetidamente uma informação, reveja-a em intervalos espaçados ao longo do tempo. Isso reforça a memória de longo prazo.

  7. Visualização: Crie imagens mentais vívidas e detalhadas das informações que deseja lembrar. Quanto mais sensoriais e emocionais forem essas imagens, mais eficaz será a técnica.

  8. Chunking: Divida informações complexas em grupos menores ou "pedaços" (chunks) que são mais fáceis de lembrar. Por exemplo, ao lembrar de um número de telefone longo, divida-o em grupos menores.

  9. Mnemônicos fonéticos: Use palavras ou frases que soam semelhantes às informações que você deseja lembrar. Por exemplo, "i" antes de "e" exceto após "c" é um mnemônico fonético para regras de ortografia em inglês.

  10. Memória espacial: Associe informações a locais físicos específicos em um espaço real. Ao percorrer esse espaço, você pode recuperar as informações associadas a cada local.

Essas técnicas podem ser combinadas e adaptadas para atender às suas necessidades de aprendizado. O uso eficaz de técnicas mnemônicas pode melhorar significativamente sua capacidade de lembrar informações importantes em diversos contextos, desde a sala de aula até o trabalho e a vida cotidiana.

As técnicas mnemônicas variam em complexidade e aplicabilidade, e sua eficácia pode depender da pessoa e do tipo de informação que está sendo memorizada. No entanto, em geral, elas oferecem ferramentas valiosas para aprimorar a memória e podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais.

A pesquisa continua a explorar novas técnicas mnemônicas e como elas podem ser aprimoradas para atender às demandas modernas, incluindo o uso da tecnologia para criar sistemas de memória mais sofisticados.



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Superproteção e a relação direta com o sentimento de incapacidade Por: Simaia Sampaio Psicóloga, Neuropsicóloga e Psicopedagoga



Por inúmeros motivos muitos pais se tornam superprotetores. Acreditam que fazendo pelos filhos ajudarão em suas tarefas do dia-a-dia, principalmente as crianças com algum déficit. Crianças com déficit, apresentam dificuldades em um ou mais setores da sua vida, o que, em geral, leva os pais a quererem amenizar seu sofrimento. Neste sentido, procuram compensar ofertando demasiadamente seus serviços maternos e paternos. Logicamente são crianças que, em alguma área irá necessitar de apoio, mas isso é bem diferente de fazer tudo por ela.

A forma como crianças protegidas demais recebe estes cuidados é, a curto prazo, prazeroso. Todavia, nem a criança nem os pais, conseguem enxergar alguns anos à frente, o quanto esta atitude pode ser prejudicial para sua autonomia na escola e na vida.

A criança superprotegida torna-se essencialmente imatura. Não porque veio programada geneticamente para assim o ser, mas porque o ambiente lhe imputou esta condição, que, dada à condição de inocência e pouca experiência, aceita passivamente, por acreditar que os pais estão lhe ofertando o melhor, já que o amam.

Determinadas características de personalidade vão sendo formadas a partir desta forma de vivenciar e experienciar as facilidades com que seus pais lhe atribuem nas situações diárias. Elas passam a acreditar, ainda pequenas, que o mundo também irá lhe tratar da mesma forma, com as mesmas facilidades. A inocência tem destas coisas.

Como se não bastassem as limitações atribuídas pelos pais, as crianças começam a desenvolver, claro que inconscientemente, um sentimento de incompetência e menos valia. São filhos de pais que lhe arrancam a oportunidade de aprender como calçar e amarrar um sapato, como aprender a limpar-se sozinho, a tomar banho e escovar os dentes sem que a mãe verifique continuamente se o fez direito (numa idade que isto não cabe mais), arrumar a mochila tirando-lhe a oportunidade de aprender a organizar, selecionar, cuidar, limpar, ter zelo. Ao longo do tempo, o sentimento que se desenvolve é de que não é capaz de fazer minimamente tarefas e isto afeta, ao longo do tempo, sua autoestima.

Além disto, a criança pode desenvolver medo diante do enfrentamento do novo, já que não amadureceu suficientemente neste sentido. Na escola essa criança pode mostrar-se retraída, com pouca iniciativa e com a sensação de que pode ser atacada pelo que está por vir, já que não aprendeu a desenvolver recursos para resolução de problemas e tomada de decisões. Podem tornar-se estudantes dependentes nos estudos, mesmo sem haver qualquer alteração neurológica ou transtornos de aprendizagem.

Os pais precisam de suporte neste sentido. Profissionais da saúde e da educação podem fazer muito pela criança orientando os pais sobre os possíveis problemas que estão gerando, claro, sem nenhuma intenção de prejudicá-los, pelo contrário, “fazem porque amam demais”.


A orientação aos pais segue no sentido de primeiramente aprenderem avaliar o quanto estão atrasando o desenvolvimento da autonomia de seus filhos e aprenderem a diferenciar o que são cuidados necessários e o que são cuidados exagerados. Após esta conscientização, devem libertar-se de algumas funções e permitir que a criança se arrisque, possibilitando o desenvolvimento de tomada de decisões e de escolhas dentre algumas possibilidades ofertadas. Deixar que a criança se arrisque em suas tarefas do cotidiano antes que os pais julguem que ela está fazendo algo errado, incompleto ou mal feito. Precisam cobrar que a criança se responsabilize pelos seus pertences, guardando seus brinquedos depois da brincadeira, que forre sua cama, que ajude a tirar a louça da mesa e, numa idade maior, que ajude a lavar, que se responsabilize pela limpeza e organização dos seus materiais escolares e sua mochila. Seguirem uma rotina de estudo sem que a mãe ou o pai estejam no papel de bengala, mas permitirem que antes da ajuda ela experimente.

Pais que ofertam demais, sufocam. Além disso, os filhos não aprendem a identificar suas reais necessidades. Muitos pais não suportam o choro da criança, por julgar que estão sofrendo. A frustração é importante e faz parte do processo de amadurecimento e crescimento pessoal.

Inteligência é a capacidade de resolver problemas. Assim sendo, se não lhe permitem resolver problemas, como os pais estarão ajudando seus filhos? Ao não ter algo, eles precisam se virar. Irão pedir e, na negativa, precisarão aprender a esperar, ou a juntar dinheiro, planejar para conseguir algo similar enquanto esperam. A cognição passa a se desenvolver quando a criança não tem de imediato tudo aquilo que deseja. A falta nos move.

Na tentativa de não frustrar os filhos, oferecendo-lhe tudo, estes acabam desenvolvendo sentimentos ainda mais intensos de irritação, mau humor e birras. Com o tempo, podem aprender a ser desafiadores, opositoras e tiranos, não aceitando alternativas além daquelas que impõem. Não é preciso muito esforço para percebermos o quanto irão sofrer em outros ambientes como a escola, por exemplo.

Temos, enquanto pais, muita responsabilidade na educação de nossos filhos, e neste pacote estão inclusos afeto, amor, diálogo, carinho, atenção, mas também cobranças, limites, negativas, pois este balanço irá promover o reconhecimento que a vida é feita de prazeres, mas também de esforços, que dependem muito de como a pessoa se coloca no mundo, a forma como ela respeite os ambientes e as demais pessoas com quem convive.


Permitido compartilhamento com citação da autoria do texto.

07 de abril de 2020.



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terça-feira, 9 de janeiro de 2024

BlackRock - Como essa Empresa Controla o seu Futuro

Lista: 34 Sequências Didáticas prontas


Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem reunimos para vocês uma lista com mais de trinta Sequências Didáticas prontas para utilização em sala de aula.
Lista: 34 Sequências Didáticas prontas
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Fábulas, Carnaval, Volta às Aulas, Trabalhando nomes, matemática, português, Ensinar Pontuação e muito mais.

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segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

8/1: Paulo Figueiredo e Cel. Gerson Gomes | 1 ano depois

Aprovadas mudanças no Plano de Carreira do Magistério Público de Osasco



por Divisão de Comunicação — publicado 11/10/2023 07h20, última modificação 17/10/2023 18h54
Novo texto permitirá alteração na jornada de trabalho de modo uniforme
Aprovadas mudanças no Plano de Carreira do Magistério Público de Osasco

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

Os vereadores osasquenses aprovaram, nesta terça-feira (10), durante a 57ª Sessão Ordinária, um Projeto de Lei de iniciativa do prefeito Rogério Lins (Podemos), que altera o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público de Osasco.

A proposta altera parte do artigo 38 do Plano de Carreira da categoria, que limita o número de profissionais que podem aderir às cargas de 38 e 27 horas semanais. 

No caso do cargo de Professor de Desenvolvimento Infantil (PDI) 1 e 2, o limite era de até 300 profissionais para adesão à carga horária de 38 horas. Já para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB) 1 e Professor Adjunto de Educação Básica 1, a adesão era limitada a até 800 profissionais. 

“Com a mudança, usa-se o critério de isonomia. Então todos podem participar, nos requisitos da lei”, explicou a líder do governo na Câmara, vereadora Ana Paula Rossi (PL), na primeira discussão do texto, no último dia 5.

Zona Azul

O Plenário também aprovou projeto de iniciativa do Executivo que altera a lei da Zona Azul, a fim de permitir isenção de tarifa pelo período de até duas horas para pessoas idosas que são condutoras ou passageiras de veículos automotores.

“Esse projeto é fruto de um estudo que nós fizemos no nosso gabinete. Foi feito um estudo no número de vagas, inclusive de ampliação do número de vagas. Teve todo um trabalho por trás disso. Grupos de idosos já vieram cobrar”, aponta a líder do governo.

Com a aprovação em 2º turno nesta terça-feira, os esses dois projetos seguem para sanção do prefeito Rogério Lins.

Os vereadores ainda aprovaram outros três projetos e cinco moções.

Veja a lista de projetos aprovados na 57ª Sessão Ordinária

MULTIMÍDIA ► 57ª Sessão Ordinária | FOTOS | VÍDEO


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domingo, 7 de janeiro de 2024

Hoje é o dia do sagrado jejum de Sri Saphala Ekadasi, dia 07/01/2024 domingo. Se vc não conseguir fazer hoje vc pode fazer amanhã dia 08/01/2024



Saphala Ekadasi ocorre durante a lua minguante do mês Pausa – dezembro/janeiro. As glórias deste Ekadasi são insuperavelmente grandes. Na verdade não há como exaltar os resultados divinos da observação do Ekadasi; mas ainda assim eles são dados no Brahmananda Purana. Sri Krsna disse a Arjuna: “Ó melhor da linhagem Bharata, assim como o Senhor Sesa é o melhor entre as cobras, Garuda é o melhor entre os pássaros, o cavalo yajna é o melhor entre os sacrifícios, o Ganges é o melhor entre os rios, Sri Visnu é o melhor entre os sacrifícios. os semideuses e os brahmanas são os melhores entre os seres humanos; então, entre todos os votos de austeridade, o dia de Ekadasi é o melhor.

Era uma vez um famoso rei chamado Bahuldan que morava na cidade de Hirosena. Ele tinha quatro filhos e uma esposa muito bonita. Entre os filhos do rei, o mais velho e valente chamava-se Nalaka. Este Príncipe Nalaka era extremamente pecador. Ele frequentemente blasfemava contra os Vaishnavas, os brâmanes, os semideuses e era apegado ao jogo. Ele também visitava regularmente as casas das prostitutas. Consequentemente, seu pai, o rei Bahuldan, exilou-o para uma terra distante.

Sendo exilado longe do reino, Nalaka vivia em uma vasta selva. Ele comia frutas silvestres e trufas, raízes e brotos, carnes cruas e cogumelos para sobreviver. À noite, ele às vezes voltava ao reino de seu pai e roubava as casas dos cidadãos. Apesar de ter roubado, os cidadãos não conseguiram detê-lo por ser filho do rei.

Na floresta onde Nalaka morava havia uma figueira-da-índia gigantesca. Esta árvore era tão adorável quanto os próprios semideuses. Seus galhos desceram até o chão e reapareceram aqui, ali e em toda parte; formando uma floresta inimaginavelmente poderosa. Por algum tempo Nalaka viveu sob esta árvore tímida.

Por acidente, o dia de Saphala Ekadasi caiu enquanto Nalaka estava sob esta figueira-da-índia e ele nem percebeu. No entanto, devido à exaustão e fadiga por não comer adequadamente, Nalaka permaneceu inconsciente por muitas horas. Ele levantou-se à tarde no Ekadasi e, por estar muito fraco, não matou nenhum animal naquele dia. Ele encontrou algumas frutas e em uma condição lamentável e desamparada decidiu oferecê-las a Sri Visnu – A Suprema Personalidade de Deus. Quando o sol se pôs naquele dia, tudo o que ele conseguiu fazer foi oferecer uma palma cheia de frutas vermelhas, um ramo de amalaki e uma única fruta qualscion. Durante a noite ele permaneceu acordado devido ao medo dos lobos e à sua condição de fraqueza, onde não seria capaz de se defender.

Ao permanecer acordado em jejum, o Príncipe Nalaka observou involuntariamente Saphala Ekadasi. Lord Madhusudana aceitou suas austeridades mesmo sem perceber que era Ekadasi. Como resultado desse jejum desconhecido, o pai de Nalaka, Bahuldan, teve pena de seu miserável filho e o retirou da floresta, lavou-o e banhou-o e restabeleceu sua posição legítima como príncipe da província de Hirosena. Logo seu pai legou a terra a Nalaka e ele governou como um rei justo. Ele adquiriu uma linda esposa e teve muitos filhos.

Ao observar Saphala Ekadasi certamente receberemos benefícios insuperáveis. A fama e a libertação estão com as palmas das mãos postas diante de uma pessoa que jejua neste dia. Aqueles que escolhem jejuar neste Ekadasi são indubitavelmente grandes almas e receberão o resultado da realização de um sacrifício Asvamedha.



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MEC considera PROIBIR novos cursos EaD por SUPOSTA "BAIXA QUALIDADE" Visão Libertária



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Especialista Em Lavagem De Dinheiro Classifica 8 Golpes Em Filmes E Séries | É Realista?

 

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 / @insiderportugues   A investigadora aposentada do FBI Jerri Williams analisa oito golpes de lavagem de dinheiro em séries de TV e filmes populares, e os classifica com base em seu realismo. Ela analisa "Ozark" T1E4 (2017), "O Lobo de Wall Street" (2013), "Narcos" (2015-2017), "Breaking Bad" T5E8 (2012), "Scarface" (1983), "Mickey Olhos Azuis" (1999), "Feito na América" (2017) e "Millennium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres" (2011). No vídeo, Williams analisa cenas em que o dinheiro está sendo lavado por meio de empresas. Outra forma de lavagem de dinheiro é gastando mais de 10.000 dólares em fundos obtidos ilegalmente. Williams atuou como agente especial do FBI por 26 anos, trabalhando em grandes investigações de fraudes econômicas. Ela recebeu quatro prêmios (United States Attorney Awards for Distinguished Service) durante sua carreira. Atualmente, ela tem um podcast sobre crimes reais chamado "FBI Retired Case File Review", e trabalha como consultora técnica para filmes, séries e programas de TV que retratam o FBI.

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Explicação de um portugês sobre o "c" em actor

Aprenda com esse português como é que se diz "principais tetas", se é que há tetas secundárias ou inferiores. 🤔 pic.twitter.com/E...