Pular para o conteúdo principal

Fichas Psicomotricidade


Fichas Psicomotricidade


Ficha de Observação
Nome do aluno:_____________________________________________________________
Idade :_________________Data de Nascimento:_____________Turma:___________
Está indo bem na escola?_______________________________________________
É inquieto?_________Em que momento? _______________________________________
Como se comporta em brigas?Agride ou chora?________________________________
Como reage quando contrariado?
________________________________________________________________________________
Precisa de ajuda para realizar tarefas? Quais?
________________________________________________________________________________
Apresenta dificuldades em cálculos?
________________________________________________________________________________
Apresenta dificuldades em leitura e escrita?
________________________________________________________________________________
Como é sua postura na cadeira escolar?
________________________________________________________________________________
Aponta muito o lápis?
________________________________________________________________________________
Apresenta dificuldade motora?
________________________________________________________________________________
Na leitura oral apresenta:
( ) leitura silábica
( ) leitura tropeçante
( ) leitura corrente e expressiva
( ) boa compreensão do texto lido
Como se comporta emocionalmente?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Em qual característica se enquadra?
( ) Agressivo
( ) Passivo
( ) Dependente
( ) Medroso
( ) Retraído
( ) Inquieto
( ) Impulsivo
( ) Calmo
( ) Disperso
( ) sem limites
Apresenta alguma outra dificuldade em sala de aula? Quais?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Comparada a outras crianças, parece:
( ) Mais infantil
( ) Na média
( )Mais maduro
Porquê?_________________________________________________________________________
Observações:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Data e assinatura
**********************************************************************************
FICHA DE OBSERVAÇÃO SOBRE O DITADO DO PONTO DE VISTA PSICOMOTOR


Nome do aluno:_________________________________________________________________
Turma:________________________________________________________________________

Características da escrita

Escrita incompreensível e ilegível
( ) Sim
( ) Não

Velocidade na escrita
( ) Média
( )Muito rápida
( ) Muito lenta
Má orientação espacial no papel
( ) Sim
( ) Não

Escrita em espelho
( ) Sim




Preensão do lápis no papel
( ) Muito forte com tônus muscular aumentado
( ) Muito fraca, com tônus muscular rebaixado
( ) Média


Tipos de erros

Falta de sinais de pontuação e acentuação de palavras
( ) Sim
( )Não
Troca de letras ou sílabas
( ) Sim
( )Não
Inversão de letras
( ) Sim
( )Não
Omissão de letras ou sílabas
( ) Sim
( )Não
Aglutinação
( ) Sim
( )Não
Repetição de palavras ou sílabas
( ) Sim
( )Não
Substituição de palavras por outras
( ) Sim
( )Não
Acréscimo de letras ou sílabas
( ) Sim
( )Não
Confusão de letras de formas parecidas
( ) Sim
( )Não

Postura ao escrever e forma de preensão do lápis

Postura ao escrever
( ) Correta
( ) Incorreta
Modo de pegar o lápis
( ) Correto
( ) Incorreto


Observações:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
**************************************************************************
FICHA DAS OBSERVAÇÕES SOBRE A PROVA DE MATEMÁTICA DO PONTO DE VISTA PSICOMOTOR
Nome do aluno :_________________________________________________________________
Turma:_________________________________________________________________________
Grafismo Matemático
Em operações em que se deve armar e alinhar as contas, observa-se:
( ) Obedece às colunas da dezena, centena e milhar.
( ) Obedece à direção espacial da direita para a esquerda ( quando vai realizar alguma operação matemática)
( ) Inverte os números (em espelho)
Ao ler o enunciado do problema, verifica-se:
( ) Tem dificuldade em ler e entender o que lê
( ) Possui raciocínio lógico matemático necessário
Boa noção espacial e temporal nas seguintes operações:
( ) Correspondência termo a termo
( ) Determinação do valor posicional
( ) Noção de espaço nos conjuntos matemáticos
( ) Percepção dos comprimentos e das formas
( ) Geometria
( ) Aspecto ordinal e cardinal do número ( sabe que número vem antes ou depois de outro)
Outros tipos de erros:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fonte:Oliveira; Gislane

Obrigado pela visita, volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de intenção Especialização: MODELOS DE CARTAS DE INTENÇÕES

A carta de intenção deve ser endereçada a coordenação do curso de especialização de interesse do candidato enfatizando os seguintes pontos: 

1) Identificação do candidato: Nome e formação universitária. 
2) Breve introdução sobre conhecimentos relacionados ao curso. 
3) Experiência acadêmica ou profissional na área de abrangência do curso, se houver. 
4) Interesse pessoal do candidato na área. 
5) Possibilidades de aproveitamento do curso em sua atuação profissional. 
6) Expectativas em relação ao curso. 

Obs.: A carta deve ser desenvolvida em no máximo 30 linhas. 

Estas regras eu não acredito que tenham que ser seguidas a risca. Vai do bom senso. 
O candidato deverá elaborar um documento, tendo no máximo duas laudas, escrito em Arial (tamanho 12) e espaço 1,5 entre as linhas >> 
A Carta de Intenção deverá conter as seguintes informações: 
1-Os motivos de ordem profissional e intelectual que o motivaram a candidatar-se, e qual a sua perspectiva com relação ao curso. 
2-Experiência acadêmica…

Você sabe, o que é Apostilamento de diploma. (CNS/CES).

Gostaria de falar com os estudantes de pedagogia como eu, que existe o apostilamento de diplomas. Uma vez na aula de legislação educacional, nosso professor falou sobre o apostilamento de diplomas. Mas o que vem a ser este ato.
Apostilamento de diplomas
É o registro feito no diploma quando o aluno apresenta conclusão de estudos adicionais.
O apostilamento de estudos adicionais de cursos concluídos antes da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela Secretaria de Estado de Educação.
O apostilamento de estudos adicionais em diplomas de cursos concluídos depois da Lei Federal n.º 7044/82, deve ser feito pela escola que ofereceu o curso.
Documentos necessários: Diploma, histórico escolar.
Endereços das Superintendências

Apostilamento de Diploma Pedagogia
Vamos dar um ex.: Você que cursou bacharelado em pedagogia, pela nova lei de diretrizes, se você passar em um concurso público para a vaga de professor não poderá assumir o cargo. Gostaria de contar um caso verídico que aconteceu comigo.
Eu part…

Planos de Aula: Educação Física de 1ª à 4ª série do ensino fundamental.

Planos de Aula
CONTEXTUALIZAÇÃO Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcaram e caracterizaram esta disciplina e os rumos que se delinearam. No passado a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada. Por suas origens militares e por seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção vigente na história brasileira, tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física, restringiram os conceitos de corpo e movimento (fundamentos de seu trabalho) aos seus aspectos fisiológicos e técnicos. Atualmente, a análise crítica e a busca de superação dessa concepção apontam a necessidade de que, além daque…