terça-feira, 1 de abril de 2014

Como fazer a Justificativa de um estudo?


 


Como fazer a Justificativa de um estudo

A  justificativa é um elemento muito importante, que serve principalmente para explicar a razão pela qual a realização do seu trabalho será ou foi relevante. Deve explicar os critérios que você utilizou para escolher o tema e formular as hipóteses. Cuidado para não tentar explicar porque você formulou as hipóteses, mas sim para exaltar a importância da escolha do tema a ser estudado. É na justificativa que o pesquisador deve apresentar o estado da arte, ou seja, o ponto no qual se encontram as pesquisas científicas sobre o tema escolhido.
Ainda seguindo o problema desenvolvido na Introdução deste trabalho
Uma das maneiras de se iniciar a justificativa pode ser:

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que, quando não tratada e controlada adequadamente, pode levar a complicações que podem atingir outros órgãos e sistemas. Segundo alguns autores, a elevação da pressão arterial representa um fator de risco independente, linear e contínuo para doença cardiovascular. É uma doença que envolve custos médicos e sócio-econômicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicações, tais como: doença cerebrovascular, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica e doença vascular de extremidades.
Estudos anteriores já demonstraram que entre os fatores de risco para a hipertensão arterial estão a idade, sexo e etnia, fatores sócios-econômicos, sal em excesso, obesidade, além de outros.
Estudo observacional indica que o consumo de bebida alcoólica fora de refeições aumenta o risco de hipertensão, independentemente da quantidade de álcool ingerida.
Outros autores relatam também que o sedentarismo aumenta a incidência de hipertensão arterial.  Indivíduos sedentários apresentam risco aproximado 30% maior de desenvolver hipertensão que os ativos. O exercício aeróbio apresenta efeito hipotensor maior em indivíduos hipertensos que normotensos. O exercício resistido possui efeito hipotensor semelhante, mas menos consistente.
Após fazer esta apresentação dos diferentes fatores relacionados ao assunto escolhido que a literatura apresenta você deve então iniciar a explicação sobre a necessidade de se obter mais informações sobre o tema escolhido. Uma sugestão é finalizar a justificativa com: Em nossa experiência diária observamos que: (este é o espaço em que o autor vai explicar o que tem observado em sua atividade atual e a importância e a relevância de maiores esclarecimentos sobre o tema escolhido, bem como seus aspectos positivos e principalmente a contribuição, as vantagens e os benefícios que a pesquisa proporcionará para a coletividade). 
Um exemplo seria: “Portanto, acreditamos que uma maior compreensão da influência da atividade física na pressão arterial de pacientes segundo etnia, associada à avaliação dos fatores como idade, sexo, etc, poderá ser um instrumento para auxiliar na realização das estratégias de controle da doença”. 


fonte: http://elaboracaosimplificada.blogspot.com.br/2012/07/como-fazer-justificativa-de-um-estudo.html


QUEM SOU EU

Sanitarista com graduação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Possuo curso de Especialização em hanseníase pelo Laboratório de Hanseníase - FIOCRUZ e Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Possuo Mestrado em Saúde Pública na área de Epidemiologia das Grandes Endemias pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Possuo Doutorado em Saúde Pública na área de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Atualmente sou tecnologista III da Fundação Oswaldo Cruz, atuando como gestora do Ambulatório Souza Araújo e também na orientação de alunos de cursos de graduação e pós-graduação.


Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,