Abril de 2009
Introdução à música na escola
Entre as linguagens artísticas, a música é uma das mais acessíveis e presentes no cotidiano dos alunos. A escola, no entanto, tem um papel muito importante no contato da criança com esse tipo de manifestação cultural. A ela, cabe garantir que se tome consciência dos elementos que fazem parte da linguagem musical (o som e o silêncio, os diferentes timbres dos instrumentos, a noção de ritmo, etc): conteúdos de uma iniciação à música.
A esse aspecto, a especialista em ensino de Arte Isabel Graciano relaciona outros. “Fazer música em grupo é uma vivência à qual muitas crianças só têm acesso no ambiente escolar”, diz ela. “Além disso, é função do professor ampliar o repertório de ritmos e estilos musicais dos alunos.”
A seguir, destacamos alguns materiais que ajudam a preparar atividades de iniciação musical com turmas de Educação Infantil e séries iniciais. Confira os links e bom trabalho!
Música para aprender e se divertir
Reportagem sobre projetos de iniciação musical com crianças de Educação Infantil e 1º ano. Ainda dá dicas de atividades com o uso de áudio e vídeo, pular corda para desenvolver a noção de tempo rítmico, construção de objetos sonoros e mais.
Ritmos de Aprendizagem
Plano de aula com crianças de 0 a 3 anos que propõe usar canções e brincadeiras de roda para a iniciação musical das crianças. O objetivo é a experiência de fazer música em grupo.
Corpo musical
A iniciação musical também é válida para crianças mais velhas. Na reportagem, a turma se envolve em uma atividade de percussão e aprende sobre os diferentes timbres e compassos, escala e notação musical.
Origens africanas num país chamado Brasil
No vídeo, a Educadora Nota 10 de 2008 Luciana Nascimento Santos mostra o projeto que desenvolveu com seus alunos da Educação Infantil. Estudando a influência cultural africana, as crianças tocaram pandeiro, alfaia e zabumba.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário