domingo, 8 de novembro de 2009

Jogo da memória na aprendizagem da tabuada


O Jogo da Memória Visual é um dos jogos mais divertidos e importantes para o desenvolvimento mental das crianças. A memória é algo muito importante para a vida de todo mundo. Imagine só se não nos lembrássemos de nada? Por isso exercitá-la faz muito bem, e facilita a vida em longo prazo, além de ser divertido e descomplicado. Então que tal você e seu filho testarem a memória com o jogo da Memória Visual?

É muito simples e pode ser jogado em qualquer lugar. Basta ter disposição e muitas horas de lazer disponíveis para você e seu filho, já que certamente vai ser difícil parar de jogar. O objetivo deste jogo é muito simples: você tem que encontrar o par da figura que está virada com a imagem para baixo. Ou seja, escolhe-se um cartão e depois tenta lembrar onde está a figura igual dele.

A cada nova partida as imagens são distribuídas em posições diferentes de modo que nunca irá se repetir a situação de antes. São horas de novos desafios. Para começar você deve deixar todos os cartões com as figuras para cima, conte alguns segundos e vire tudo ao contrário. Pronto, a diversão já pode começar.

Este é um jogo que trabalha a coordenação motora, todos os tipos de memórias que você possa imaginar, além da concentração e atenção. É muito importante que você estimule o seu filho a jogar para que ele não se disperse facilmente e consiga se concentrar quando for necessário.

O jogo é encontrado em lâminas com várias figuras juntas, em cartas individuais ou no computador mesmo. Não há restrições, apenas fique atenta que a interação com o mundo real fora da tela do computador pode ser muito mais interessante e prazerosa para ele.

Jogo da Memória Visual em Lâminas

Este jogo é indicado para qualquer idade e é interessante que desde muito cedo você estimule o seu filho a jogar. A memória tem que ser trabalhada aos poucos e sempre. Quanto mais cedo você começar a brincar com ele, melhor.

Conforme vocês forem jogando, você verá os avanços que seu filho vai fazer. Não se surpreenda se ele começar a ganhar toda vez de você. Se você não quiser comprar o jogo, basta recortar um pedaço de papelão ou até tampas plásticas; cole figuras iguais em duas delas e faça assim até formar um número de peças suficiente para vocês brincarem.

Veja no link abaixo um exemplo de jogo da memória visual que pode ser jogado no computador:

 Jogo da memória na aprendizagem da tabuada

Pode-se utilizar o velho jogo da memória na aprendizagem da tabuada. Várias crianças encontram dificuldades em assimilar e em decorar a tabuada.
Pais e professores, no lugar de “tomar” a tabuada de seus filhos e alunos brinquem com eles, existem inúmeros jogos conhecidos que podem ser convertidos para a matemática e que a criançada irá aprender brincando, como o jogo da memória, veja:



OBSERVAÇÃO: a quantidade de fichas fica à escolha, desde que a quantidade de multiplicações esteja igual à quantidade de produto.

Número de participantes: 2 participantes.

Regras do jogo:

• Construa as fichas com papel cartaz. A metade delas terá que ter multiplicações e a outra metade, terá que ter os produtos (resultados) dessas multiplicações.
• O primeiro jogador determinado por sorteio vira uma ficha. Da ficha que ele virar irá aparecer o produto ou a multiplicação. Se aparecer a multiplicação ele deverá encontrar o produto correspondente ou vice versa, com apenas uma tentativa. Caso encontre o par correto, deve recolher as fichas e terá direito a mais uma jogada. Se não acertar o par deverá ceder a vez para o outro jogador e deverá deixar as fichas no lugar inicial.
• Esse jogo consiste em memorizar a localização das fichas, a fim de ir formando os pares.
• Vence quem obtiver o maior número de fichas.

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Fontes: http://www.bigmae.com/jogo-da-memoria-visual/http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jogo-memoria.htm

Obrigado por sua visita, volte sempre.


pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

VOU REVELAR O ACORDO DO PC COM O COM4NDO V3RMELHO DR. LINCOLN GAKIYA.

🗣️ FAAAAALAA! NO PODCAST #370 RECEBEREMOS O DR. LINCOLN GAKIYA. EPISÓDIO COMPLETO: https://youtube.com/live/DWimWCYVCiI QUER FAZER PART...