sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Porcentagem - Teoria e exercicios


Porcentagem

A palavra porcentagem ou percentagem vem do latim – per e cento – e significa por um cento. Ao que parece, o símbolo % foi usada por um comerciante inglês do século XVII, para registrar os cálculos que efetuava em suas operações comerciais.
Denomina-se porcentagem a medida da razão que apresenta como base o número 100 (razão centesimal). Isto é, toda razão a : b, na qual b= 100 pode ser escrita na forma de taxa percentual, utilizando o símbolo %.
Assim, admitindo a razão 2 : 5, podemos transformá-la em centesimal de um método fácil: achando a sua forma decimal (dividindo o numerador pelo denominador), e multiplicando-a por 100. Veja:
0,4 . 100 = 40% (forma porcentual)

Desse modo a razão centesimal 40 para 100 é equivalente a expressão 40 por cento e pode ser representada por 40% (forma porcentual).

Exemplos
1. Maria juntou 45% do seu salário, que é de R$ 900. Quanto de dinheiro Maria juntou?

Assim, Maria juntou R$ 405,00.


2. Numa pesquisa, foram entrevistadas 100 pessoas. Perguntadas sobre seu esporte preferido, responderam conforme a tabela abaixo:


Representar o percentual de preferência de cada esporte
a. Nos diagramas quadriculados
b. Na forma fracionária
c. Na forma decimal

Considerando a mesma pesquisa, responder:
Se das 100 pessoas entrevistadas, 60 forem homens e 40 forem mulheres, e se todos os homens escolherem futebol, quantas mulheres escolherão cada um dos outros esportes?

Represente os resultados obtidos na forma de fração e na forma percentual em relação ao número de mulheres entrevistadas.


Exercícios
1) Um fichário tem 25 fichas numeradas. Sabe-se que 13 dessas fichas têm números ímpares e as fichas restantes têm números pares. Nessas condições, as fichas que têm números pares representam quantos por cento das fichas numeradas do fichário?

2) Quanto vai custar um casaco cujo preço era de 65 reais e teve um aumento de 12%?
3) Uma TV de plasma que custava R$ 1.200 passou a custar R$ 900 durante uma promoção. Qual foi a porcentagem de desconto da TV?

4) Na papelaria da esquina estão dando um desconto especial de 15% para os alunos da minha escola. Fiz umas compras para o clubinho de ciências e gastei 153 reais. Qual seria o preço da compra sem o desconto?

5) Um corretor de imóveis recebe 6% de comissão nas vendas que realiza. Qual foi sua comissão em uma venda de R$ 60 000,00?

6) Uma financeira cobra multa de 11% ao mês em caso de conta paga com atraso. Qual deverá ser o valor cobrado por uma conta de R$ 7 500,00, vencida há um mês?

7) Um posto de gasolina oferece um desconto de 2% se o cliente completar o tanque. Se o total gasto for de R$ 85, 00, qual será o valor pago com desconto?

8) Das 15 crianças que foram acampar 10 são meninas. Qual é a porcentagem de meninas em relação ao número total de crianças?

9) Em uma trilha de 12 quilômetros, os alunos percorreram 9,6km. Qual foi a porcentagem percorrida desta trilha?


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2 comentários:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Caro amigo:
Esta postagem, mais do que o ensinamento teórico e prático, traz algo muito esquecido nos dias de hoje: a história do conteúdo.
Estes dias estive assistindo a um documentário A HISTÓRIA DO NÚMERO 1, e achei simplesmente fenomenal.
Acredito que se pudéssemos trabalhar os conteúdos de modo completo, e não como uma corrida de informações, produziriamos uma geração de estudantes que certamente seriam amantes da Matemática.
Um feliz fim de semana

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Obrigado, isto me motiva a continuar com as postagens, valeu.

Conversas sobre Didática,