quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Estudante de pedagogia vira aluna de creche para preparar aula no futuro

Estudante de pedagogia vira aluna de creche para preparar aula no futuro

O projeto é uma parceria entre Unifesp, governo de São Paulo e prefeitura de Guarulhos

Há um projeto que tramita no Senado para regularizar essa ideia de instituir a residência pedagógica
Há um projeto que tramita no Senado para regularizar essa ideia de instituir a residência pedagógica

Alunos do curso de pedagogia estão encabeçados em um projeto, digamos, que diferente: observar as aulas ministradas para estudante de creche, ensino infantil ao fundamental, incluindo EJA. Além do estágio, os estudantes se comprometem a preparar aulas, como vivência para que no futuro possam aperfeiçoar seus ensinamentos.

Quem participou durante duas semanas foi a estudante do 3º ano de pedagogia Lays Pereira, 21. Após acompanhar diariamente a rotina do maternal, propôs novas atividades para a escola Procópio Ferreira, em Guarulhos (Grande São Paulo). Com estágio, ela pode observar que os professores usam pouco o espaço externo da creche para promover leituras de histórias e rodas de conversas.

O projeto integrado pelos alunos da Unifesp é um convênio com a Prefeitura de Guarulhos e o governo do Estado. “Como os alunos acompanham o dia todo do professor, conseguem refletir sobre o cotidiano escolar”, comenta Clecio Bunzen, professor que supervisiona os residentes.
Para a doutora em Educação, Regina de Assis, conviver de perto com a rotina dos alunos é bem mais do que estágio e conhecer a gestão da escola. “Essa experiência diminui a ansiedade e aumenta a capacidade de [o futuro professor] intervir”, diz.
“É uma modalidade diferente de estágio obrigatório e propõe a imersão do aluno no dia a dia de uma escola”, completa a tutora do Portal Educação, Emileide da Costa.
Em contrapartida, quem se beneficia é a escola. “A ajuda da universidade e dos universitários é muito bem-vinda. Eles têm um olhar que a gente não tem”, exclama Keli Cristina Gomes, coordenadora da escola municipal Elis Regina.
Há um projeto que tramita no Senado para regularizar essa ideia de melhorar a formação dos professores e instituir a residência pedagógica. Mas até agora, no entanto, não houve acordo para que seja votado.




Obrigado por sua visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

O Senhor da Morte Yamaraja e suas 4 cartas. Aproveita sua forma de vida humana. Cante Hare Krsna e seja feliz.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.