sábado, 16 de novembro de 2013

Narayana Suktam

Narayana Suktam



            Os suktam são conjuntos de versos que devem ser empregados na meditação, pois contém elementos de apoio à compreensão do que se deseja acessar através de sua recitação. No caso específico do Narayana Suktam, ele começa descrevendo as qualidades do Senhor e, então, ensina a localizá-lo na região do coração, o que pode ser feito durante a meditação e ao longo da vida. Mas, compreenda-se que a Superalma (Paramatma), que pode ser aí localizada, não é nossa própria alma, mas sim a Fonte Eterna de todas as almas. Através de sua presença no coração, nossa própria Divina Presença se expressa para nós, a partir da relação íntima que podemos re-estabelecer com o Supremo Senhor. Os versos são os seguintes:

sahasra-sirsam devam visvaksam visva-sambhuvam

visvam narayanam devam-aksaram paramam padam
 

A Suprema Personalidade de Deus tem milhões de cabeças (Sahasra sirsa), Ele é onisciente (Visvaksa), Ele é o criador da auspiciosidade no universo (Visvasambhuva), a forma causal do universo (Visva), o Divino Narayana, o indestrutível (Aksara), a Suprema Moradia (Paraman Padam).

visvatah paraman-nityam visvam narayanagm harim

visvamevedam purusas-tad visvam upajivati


Ele é o maior no universo (Visvata paramam), eterno (Nitya), a forma universal (Visva). Ele é o abrigo no qual todas as entidades repousam (Narayana), Ele destrói os pecados dos seus devotos (Hari). Ele é deveras a forma do mundo (Visvamidam), a Pessoa Suprema (Purusa), Ele dá vida ao universo (Visvam upajivati).

patim visvasyatmesvaragm sasvatagm sivam acyutam

Ele é o Senhor de todos os mundos (Patim visvasya), Senhor de todos os seres (Atmesvara), eterno (Sasvata), Auspicioso (Siva), Infalível (Acyuta).

narayanam mahagnyeyam vishvatmanam parayanam 

narayana paro jyotir-atma narayanah parah



O Senhor Narayana é o Conhecimento Maior (Mahajneya), a alma do mundo (Visvatma) e o melhor refúgio (parayana). Narayana é o mais fulgurante (Parajyoti), Narayana é a Superalma (Paramatma).


narayanam param brahma tatvam narayanah parah

narayana paro dhyata dhyanam narayanah parah


Narayana é o Absoluto Supremo (Parambrahma), Narayana é o Tattva Supremo (Paratattva). Narayana é o melhor dentre aqueles que meditam (Paradhyata) e a melhor das meditações (Paradhyana)."

yac ca kincij-jagat sarvam drsyate sruyate ‘pi va

antar bahisca tat sarvam vyapya narayanah sthitah


Tudo o que é visto e ouvido neste mundo material tem suas bases no Senhor Narayana, que manifesta tudo dentro e fora.

anantam avyayam kavigm samudre’ntam visvasambhuvam
padma-kosa-pratikasagm hrdayam capy-adho mukham

Deve-se meditar no Ilimitado, Indestrutível, Onisciente Senhor Supremo, que reside no oceano causal e dentro de todos os seres e é a causa de toda auspiciosidade no mundo. Medita-se sobre Ele no coração, o que é comparado a um lótus invertido.

adho nistya vitas tyan te nabhyam uparitisthati 

hrdayam tad vijaniyad visvasya yatanam mahat(e)


Deve-se saber que o coração, que está localizado a um dedo de distância abaixo do pomo de Adão e acima do umbigo, é a grande moradia do universo.

santatagm silabhistu lambatya kosasannibham 

hrdayam tad vijaniyad visvasyad yatanam mahat(e)


O coração, como o botão de um lótus, é cercado por artérias. Nele há um estreito espaço (susumna) onde tudo é suportado.

tasya madhye mahan agnir visvacir visvato mukhah

so’grabhug vibhajan tistham naharam ajarah kavih


No meio (daquele espaço) queima um grande fogo que é eterno, onisciente e tem chamas por todos os lados. Ele desfruta do alimento apresentado diante do corpo e continua a consumi-lo.

tirag urdhvam adhas sayi rasmayas tasya santata 

santa payati svam deham apada talamastakah


Os raios (daquele fogo) continuamente se propagam na vertical e na horizontal. Isso aquece o corpo desde a palma dos pés ao topo da cabeça.

tasya madhye vahnisikha aniyordhva vyavasthitah 

nilato yad amadhyastad vidyullekheva bhasvara


No centro daquele fogo há uma língua flamejante a qual é a mais alta das coisas sutis. Ela aparece como um deslumbrante lampejo de luz dentro de uma nuvem escura azulada.

nivara suk avattanvi pita bhasvat yanupama

Ela é tão delgada quanto uma folha de milho e serve como uma comparação para ilustrar.

tasya sikhaya madhye paramatma vyavasthitah

sa brahma sa sivah sendrah so’ksarah paramah svarat (e)


A Superalma mora no meio daquela língua flamejante. Ele é Brahma, Ele é Shiva, Ele é Indra. Ele é indestrutível, Absoluto e supremamente independente.

rtagm satyam param brahma purusam krsna pingalam 

urdhva retam virupaksam visvarupaya vai namo namah 


A Suprema Absoluta Verdade é uma personalidade de cor escura. Ele possui o controle supremo dos seus próprios sentidos e tem belos olhos. Eu ofereço minhas reverências àquele Ser Universal.

narayanaya vidhmahe 

vasudevaya dhimahi 
tanno visnuh pracodayat(e)


Que possamos conhecer o Senhor Narayana. Que possamos meditar no Senhor Vasudeva. Que o Senhor Visnhu nos incite na direção dEle.
http://religiaobhagavata.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html


Obrigado pela visita, e volte sempre
 pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

VOU REVELAR O ACORDO DO PC COM O COM4NDO V3RMELHO DR. LINCOLN GAKIYA.

🗣️ FAAAAALAA! NO PODCAST #370 RECEBEREMOS O DR. LINCOLN GAKIYA. EPISÓDIO COMPLETO: https://youtube.com/live/DWimWCYVCiI QUER FAZER PART...