Consciência fonológica: relação com a aprendizagem
da leitura e da escrita
Conheça a evolução das capacidades e reações auditivas do seu bebé desde que nasce até aos 4 anos de idade.
Fotografia: MyFrame
Conheça a evolução das capacidades e reações auditivas do seu bebé desde que nasce até aos 4 anos de idade.
Fotografia: MyFrame
Consciência fonológica
- O que é?
- Como se desenvolve?
- Qual a sua importância?
- Qual a relação com a leitura e a escrita?
Desde o nascimento, o bebé está exposto a uma grande variedade de estímulos sonoros, necessitando de um sistema auditivo e neurológico íntegro para ser capaz de receber, percecionar, discriminar e processar os sons (Sim-Sim, 1998).
- Inicialmente, o recém-nascido começa por assustar-se perante um som muito forte
- Aos 3 meses, responde à voz ou som suave
- Dos 3 aos 6 meses, orienta a cabeça para a voz da mãe e em direção a uma fonte sonora
Progressivamente, a criança desenvolve discriminação auditiva, definida como a capacidade para detetar a presença do som e distingui-lo de outro diferente (Sim-Sim, 1998). O bebé começa a reagir preferencialmente a sons da voz humana, a reconhecer e distinguir vozes, particularmente a da mãe, e mais tarde, é capaz de distinguir sons (ex: “ba” ≠ “pa”).
- Dos 9 meses aos 13 meses, a criança compreende o significado de sequências de sons em contexto, começando a responder a questões do tipo “Onde está o cão?” ou “Dá a bola”
- Por volta dos 36 meses de idade, a criança é capaz de discriminar todos os fonemas da sua língua, iniciando o desenvolvimento da consciência fonológica
- Por volta dos 3-4 anos a criança discrimina os sons da respectiva língua materna e apresenta sensibilidade às regras fonológicas da mesma
O que é e qual a importância da consciência fonológica?
A consciência fonológica refere-se a uma capacidade metalinguística para identificar e manipular os fonemas ou sons que constituem a língua materna.
Representa uma capacidade complexa em que a criança começa a identificar e a refletir que o discurso é constituído por um conjunto de frases, e que estas podem ser segmentadas em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em unidades mínimas, ou seja, os fonemas (Freitas, Alves e Costa, 2007).
Segundo Suehiro (2008 cit in Ferraz, 2011), a consciência fonológica pode ser dividida em três capacidades que operam ao nível da:
- Rima e da aliteração (repetição da mesma sílaba ou fonema no início da palavra)
- Sílaba (consciência silábica)
- Fonema (consciência fonémica)
Em termos de fases de desenvolvimento:
- Dos 3 aos 4 anos, a criança identifica rimas e aliterações
- Aos 4 anos, realiza a divisão silábica de palavras com 2/3 sílabas
- Por volta dos 5 anos de idade, começa a operar ao nível do fonema, identificando sons em palavras
- Aos 6 anos, a criança é capaz de realizar a maioria das atividades, embora persistam algumas lacunas relativas à consciência fonémica que só serão colmatadas aquando da aprendizagem daleitura e da escrita (Ferraz, 2011)
O desenvolvimento da consciência fonológica encontra-se intimamente relacionado com aaprendizagem da leitura e da escrita, pelo que se salienta a importância de promover estas competências até à entrada no 1ºciclo, como forma de prevenir dificuldades futuras no processo de aprendizagem da associação grafema-fonema (leitura) e fonema-grafema (escrita) (Sim-Sim, 1998).
No entanto, nem todas as crianças têm a oportunidade de adquirir e desenvolver estas competências, ocorrendo lacunas significativas que poderão passar despercebidas ao nível do pré-escolar, sendo identificadas tardiamente aquando do ingresso no 1ºciclo de escolaridade. É nesta altura que podem emergir as perturbações ao nível da leitura e da escrita que assumem repercussões a variados níveis, nomeadamente no sucesso académico, na motivação pela realização das tarefas escolares e das aprendizagens académicas, na socialização e na aceitação dos pares.
Assim sendo, recomenda-se que pais, cuidadores, educadoras de infância e demais profissionais que acompanham a criança estejam sensíveis para um conjunto de sinais de alerta, a fim de que o encaminhamento e a atuação por parte do terapeuta da fala surjam o mais precocemente possível e, principalmente, antes do ingresso no 1º ano de escolaridade.
Sinais de alerta:
Pré- Escolar:
- Fala tardia
- Linguagem “à bebé” persistente
- Palavras mal pronunciadas para além do esperado para a idade
- Dificuldade em acompanhar e decorar canções, rimas e lengalengas
- História familiar de fala tardia ou alterações ao nível da linguagem e/ou da fala
1º Ano de escolaridade:
- Dificuldade em discriminar os sons da língua (ex: quando a criança ouve “faca” e “vaca”, não identifica diferenças)
- Dificuldade na divisão silábica e fonémica
- Dificuldade em associar as letras aos seus sons e vice-versa (ex: a letra F lêse “éfe”)
- Dificuldade na leitura de sílabas e palavras, sobretudo palavras novas ou mais complexas
- Dificuldade na escrita (erros de escrita)
Referências bibliográficas
- Ferraz, I. P. R. (2011). Consciência Fonológica - Uma competência linguística fundamental na transição do Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado, Universidade da Madeira, Portugal.
- Freitas, M. J., Alves, D. & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
- Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Lúcia Magalhães - Terapeuta da Fala
Outras sugestões de leitura
- Crianças com necessidades especiais
- Desenvolvimento na primeira infância
- Despertar para o mundo
- Ver ou não televisão às refeições?
- O afeto como motor do desenvolvimento infantil
- Desenvolvimento: competências, interação e independência
- A ida para a creche
- Prepare-se para o regresso ao trabalho
- A socialização e estímulos emocionais
- A estimulação motora e cognitiva
- A linguagem
- Os sentidos
- Estimule o seu bebé
- O brinquedo certo para cada idade
- Canções de embalar
- Canções infantis
- Brinquedos perigosos: esteja atenta a riscos potenciais
- Brincar ao Carnaval em segurança
- Estratégias para o desmame da chupeta
- Como estimular a comunicação e a linguagem?
- Importância das atividades nos tempos livres
- Bullying
- O que é a síndrome da criança mimada?
- Métodos para fazer o treino do bacio
- Qual a relação entre a audição e o desenvolvimento da linguagem?
- Estratégias promotoras do desenvolvimento da linguagem da criança
- Como explorar os livros com o meu filho/a?
- Hábitos orais: O que são? Quais as consequências? Como intervir?
- Consciência fonológica: relação com a aprendizagem da leitura e da escrita
- Quando devo procurar um terapeuta da fala?
- Como lidar com a morte de um animal de estimação?
- O que é a gaguez fisiológica da criança?
- Brincar com os filhos em idade pré-escolar reduz distúrbios de comportamento
- Crianças sobredotadas: atitudes que os pais devem ter
- Crianças sobredotadas: atitudes que os professores devem ter
- O meu filho escreve as letras ao contrário, o que fazer?
- Jogar e brincar: estratégias para o saudável desenvolvimento das crianças
- Como entender: os DIS? Dislexia, Disortografia, Disgrafia, Discalculia
- Habilidades e competências necessárias para desenvolver a escrita e a leitura
- Requisitos para passagem do ensino informal para ensino formal (Alfabetização)
- Dislexia: como suspeitar e identificar precocemente o transtorno na escola
- Educação? Qual o melhor percurso para os nossos filhos?
- Como posso ajudar o meu filho a ser uma criança feliz?
- Ninguém brinca comigo…
- Como podemos ajudar os nossos filhos a serem alunos bem-sucedidos?
- A importância de ajudarmos os nossos filhos a fazer os trabalhos de casa
- Será que o meu filho gagueja?
- O meu filho gagueja! O que devo fazer?
- 9 atividades que ajudam o seu filho a desenvolver a escrita
- Expressão musical na infância
- O que é a " Filosofia para Crianças"?
- Entrevista Dr.ª Lúcia Magalhães, Terapeuta da Fala
- Entrevista Dr. Eduardo Sá - Ocupação de tempos livres
- Desmistificação de alguns mitos sobre a Terapia da Fala
- Tabela de atividades para a estimular o seu bebé no 1º ano de vida
- Tabela desenvolvimento da criança dos 0 meses aos 10 anos de idade
Obrigado pela visita, volte sempre
.http://www.maemequer.pt/desenvolvimento-infantil/crescer/desenvolvimento/consciencia-fonologica-relacao-com-a-aprendizagem-da-leitura-e-da-escrita#.Unq8L2BDuSo
Nenhum comentário:
Postar um comentário