Os 6 princípios da Gestalt, na sua cara, todos os dias
Em 1920 na Alemanha, um grupo de psicólogos estudava a maneira como nós enxergamos as coisas. Descobriram que o nosso cérebro fica o tempo todo tentando “enxergar coisa” onde têm e onde não têm.“Tudo bem que enxergamos esses elementos todos, mas será que JUNTOS eles viram alguma coisa?” “Será que esses 3 círculos agrupados são descansos de 3 copos… ou será que é o rosto do Mickey?” “Será que esses retângulos enfileirados são containers… ou será que é um trem?” Um jeito fácil de entender é usando esses pequenos desenhos pretos que seus olhos estão captando agora: NACMLEIA = só letras MELANCIA = virou palavra Dependendo do jeito que as coisas são arranjadas, a coisa muda. O cérebro fica tentando tornar explícito, o que está implícito. Resolveram chamar esse estudo de “o todo unificado”, ou em bom alemão, “Gestalt”. O “Junto & Misturado” que a Globo resolveu resgatar e exibir depois do Fantástico, se um dia passar lá na Alemanha, vai se chamar “Gestalt”.
Enfim, 34 anos depois, um psicólogo percebeu que essa teoria do junto e misturado tinha tudo a ver com design gráfico, principalmente na parte de branding (logos, gráficos, cartazes), afinal, harmonia e equilíbrio entre elementos é exatamente o objetivo desse tipo de trabalho. O nome desse designer é Rudolf Arnheim, que acabou escrevendo um livro chamado “Arte e Percepção Visual” (Art and Visual Perception: A Psychology of the Creative Eye) e que acabou se tornando um marco na história da arte e do design. Abaixo, o resumo dos 7 mandamentos (os princípios da teoria Gestalt). Interessante conhecer, mesmo que você não seja um diretor de arte ou arquiteto. São princípios de harmonia, um conceito que pode ser extrapolado para muitos outros universos menos óbvios, como harmonia entre pessoas de um grupo, elegância, gastronomia, música, terapia, biologia e por aí vai (eu acho). Pensa aí se não dá para usar essas regrinhas no seu dia a dia, no jeito que você trabalha, no lugar que você escolhe para se sentar à mesa com os amigos, na roupa que você escolheu hoje, na capa do disco que você resolveu comprar, na pessoa que você se apaixonou. Você vai ver como dá para tirar a cara acadêmica (Die Gestalttherapie!!!) e perceber essas dinâmicas no seu cotidiano. [su_divider top="no"] Os 6 princípios da Gestalt, que são as perguntas que o seu cérebro fica fazendo cada vez que você olha para alguma cena são: 01. SIMILARIDADE Hmmm… são parecidos. Devo agrupar?
O efeito da similaridade causa outro: o da anomalia, o diferente que chama a atenção
[su_divider top="no"] 02. CONTINUIDADE Faz seus olhos se mexerem na direção desejada
Weather Line. O melhor app de clima, só por causa de continuidade
E você achando que não tem Gestalt na sua vida, que é coisa de teórico chato…
[su_divider top="no"] 03. FECHAMENTO Pô, gente preguiçosa, pararam no meio do caminho. Vou completar.
olha como você é craque nisso.
http://www.youtube.com/watch?v=LBNGno34f_w [su_divider top="no"] 04. PROXIMIDADE Tem uma distância mágica que “cola” os elementos, vira grupo
Máoi…é namoro ou amizade?
[su_divider top="no"] 05. FIGURA Vontade de enxergar. Seu cérebro quer tanto enxergar algum significado nas formas que dá até para usar os espaços que sobram entre as coisas (o famoso espaço negativo). O logo do Carrefour, do Fedex, sabe né?
O ilustrador Noma Bar paga as contas de casa só fazendo espaço negativo
E claro, o Escher.[su_divider top="no"] 06. SIMETRIA O colírio para os olhos, tudo arrumadinho. Há exceções, mas geralmente nossa cérebro acha que a beleza é simétrica. Muitos logos são simétricos. Quer fazer uma experiência divertida? Tire uma foto bem de frente, corte-a no meio. Flipe as metades. Quanto mais parecidas, mais simétrico(a) (bonito/a) você é. Olha o Brad Pitt:Olha o Brad Pitt comparado com o Jay Leno:Olha o Zé Serra:
Tá, eu confesso, a foto não tava muito frontal. Mas você entendeu.
Tem essa campanha da Nissan, que fala que simetria é um saco, mas mesmo assim tá harmônico:Bom, é isso. Tem gente que diz que são 6, outros que são 7… não importa. O que importa é que a Gestalt taí, bem diante dos seus olhos – e dentro da sua cabeça – todos os dias.
Obrigado pela visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário