1. ASSUNTO
· Fração.
2. CONTEÚDOS:
· Frações equivalentes.
3. OBJETIVOS:
· Compreender o significado de frações equivalentes;
· Perceber que duas frações são equivalentes quando ambas representam a mesma quantidade;
· Utilizar a representação de frações equivalentes em situações que indicam a relação parte-todo;
4. LINHAS DE AÇÃO:
4.1. Desenvolvimento Metodológico:
· Aula expositiva e dialogada;
· Apresentação de vídeo do “Novo telecurso – Ensino Fundamental – Teleaula 24” (tempo: 12min).
· Resolução e compreensão de situações-problema;
· Jogos com frações equivalentes.
4.2. Desenvolvimento do Conteúdo: Em anexo.
4.3. Recursos Utilizados: Quadro branco, caneta de quadro, datashow, tabela de equivalência, folha A4 com as cartas do jogo “Papa todas”, cartolina, tesoura e cola.
4.4. Avaliação: A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades e nos jogos.
4.5. Conteúdo da aula anterior: Conceitos dos Números Fracionários.
4.6. Conteúdo da aula posterior: Comparação dos Números Fracionários.
5. BIBLIOGRAFIA:
Bonjorno, J. R. e Azenha, R.F.S. Matemática pode contar comigo, 5° ano. São Paulo: Ed. FTD, 2008.
“Novo telecurso – Ensino Fundamental –Teleaula 24” (tempo: 12min). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=stQj8YTng2A&feature=player_embedded. Acesso em: 29 set. 2012.
Smole, K. S. . Jogo Papa Todas. Disponível em: http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/jogos/papa_todas.html Acesso em: 29 set. 2012.
ANEXO
Desenvolvimento do conteúdo das aulas
1ª Aula:
Retomarei com os alunos a aula anterior, na qual eles construíram o conceito de fração. Depois, comentarei com os alunos que podemos dividir o inteiro em partes para representar quantidades diferentes e outras para representar a mesma quantidade. No caso de frações diferentes que representam a mesma quantidade, damos o nome de frações equivalentes. A única condição para que existam frações equivalentes é que elas pertençam ao mesmo inteiro.
1
| |||||||
1/2
|
1/2
| ||||||
1/4
|
1/4
|
1/4
|
1/4
| ||||
1/8
|
1/8
|
1/8
|
1/8
|
1/8
|
1/8
|
1/8
|
1/8
|
Em seguida, assistiremos ao vídeo do “Novo telecurso – Ensino Fundamental – Teleaula 24”, onde explicam de uma forma clara noções de “Fração Equivalente”. Discutiremos a respeito do vídeo, darei exemplos e tirarei as dúvidas no quadro de frações equivalentes.
No final da aula, faremos exercícios de fixação do conteúdo do livro: Matemática pode contar comigo do Bonjorno, página 160, exercícios 1, 2 e 3.
2ª Aula: Aula de exercícios para fixação e correção
3ª Aula: Jogo Papa todas (construção e o jogo)
Objetivos: Compreender o conceito de fração; comparar frações com diferentes denominadores; noção de equivalência de frações; leitura e representação de frações; resolução de problemas que envolvam frações e realizar cálculo mental com frações.
Recursos necessários: um baralho de frações com 32 cartas, uma tabela com tiras de frações e as regras do jogo para cada grupo.
Regras:
· O jogo é para grupos de 4 a 5 alunos (não sugerimos duplas porque ele perde o sentido de desafio).
· Todas as cartas do baralho são distribuídas entre os jogadores que não veem suas cartas.
· Cada jogador coloca suas cartas em uma pilha com os números virados para baixo.
· A tabela com as tiras de fração é colocada no centro da mesa de modo que todos a vejam.
· Os jogadores combinam entre si um sinal ou uma palavra.
· Dado o sinal todos os jogadores viram a carta de cima de sua pilha ao mesmo tempo e comparam as frações. O jogador que tiver a carta representando a maior fração vence a rodada e fica com todas as cartas (Papa todas).
· A tabela de tiras de frações pode ser usada se necessário para que as comparações sejam feitas.
· Se houver duas cartas de mesmo valor todas as cartas ficam na mesa e na próxima rodada o jogador com a maior carta papa todas, inclusive aquelas que estão na mesa.
· O jogo termina quando as cartas acabarem.
Vencedor: O jogador com o maior número de cartas.
Link da TeleAula:
Obrigado pela visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário