quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A importância da tecnologia no aprendizado infantil

Especialista dá dicas sobre a utilização do computador em salas de aula

- See more at: http://www.dino.com.br/releases/a-importancia-da-tecnologia-no-aprendizado-infantil-dino8902670131#sthash.UEEz7na9.dpuf


Cada vez mais crianças e adolescentes incorporam o uso dos aparelhos eletrônicos em sua rotina. A facilidade do manuseio e o gosto por essas ferramentas, chamadas por algumas pessoas de vício, se fizeram tão importantes e úteis para a nossa comunicação que há tempos pesquisadores vêm estudando maneiras de inserir o computador, de forma eficiente, no ensino dentro das salas de aula.


Um dos pioneiros neste tipo de pesquisa é o Profº Sugata Mitra, que desde os anos 90 vem apresentando resultados de sua pesquisa realizada na Índia sobre o uso de tecnologias no aprendizado infantil. Um dos dados mais chamativos de sua pesquisa é que o uso da tecnologia nos grandes centros urbanos melhora, em média, de 3% a 5% a qualidade do aprendizado do aluno, enquanto nas zonas rurais ou em favelas esta melhoria chega a ultrapassar os 30%.



De acordo com Thalita Tomé, psicopedagoga e máster franqueada da Ensina Mais, as tecnologias devem servir como estímulo à criação, ao desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e, sobretudo, dialogar e interagir com as crianças. “O uso da tecnologia no aprendizado infantil permite desenvolver diferentes e ricas estratégias, permitindo aos alunos que aprendam de maneira lúdica, dinâmica e prazerosa, respeitando seus limites e individualidades”.



Muitas escolas ainda são resistentes à ideia de incorporar a tecnologia no ensino de matérias tradicionais temendo a dispersão dos alunos. Mas há programas sérios e eficazes para o ensino, com softwares programados para rodar vídeos, contos de histórias, games e exercícios interativos de conteúdos de Geografia, Português e Matemática. 



Ainda segundo Thalita, a melhor forma de utilizar essa digitalização na sala de aula é recriar estratégias de aprendizagem baseadas na interação conteúdo/tecnologia/conhecimento. Interatividade, 3D, redes sociais, aplicativos, uso de tablets e celulares, são recursos ainda pouco usados na escola regular. 



“O conteúdo da escola regular pode ser ensinado de inúmeras maneiras. Por exemplo, ao abordar um conteúdo de geografia, utilize como ferramenta o “Google Mapas”, ou ao contar uma estória para crianças em processo de alfabetização faça uma lista de palavras “online” e pesquise seus usos e significados. São estratégias simples que motivam, atraem e enriquecem o aprendizado evitando a temida falta de controle e atenção da sala”.



A ideia do ensino digitalizado não é substituir o professor pela máquina, mas sim adaptar aos poucos o processo do ensino do livro para a tela. Ambos podem conviver em harmonia e o uso de um não anula a importância do outro. 



A diferença entre eles é que os recursos tecnológicos quando bem utilizados conseguem integrar as pessoas de maneira universal agregando mais informação e conteúdo do que uma aula acompanhada somente pelas páginas de um caderno, uma vez que a linguagem visual é amplamente compreendida.



O uso das tecnologias na educação é inexorável nesta nova era em que vivemos. Computadores, tabletes e celulares, já se disseminaram entre a maior parte dos estudantes no mundo. “É preciso aliar a tecnologia aos conteúdos trabalhados em sala e fora dela, gerando interesse e novas oportunidades de aprendizagem”, finaliza a psicopedagoga.



Para mais informações acesse: www.ensinamais.com.br - See more at: http://www.dino.com.br/releases/a-importancia-da-tecnologia-no-aprendizado-infantil-dino8902670131#sthash.UEEz7na9.dpuf



“O uso da tecnologia no aprendizado infantil permite desenvolver diferentes e ricas estratégias, permitindo aos alunos que aprendam de maneira lúdica, dinâmica e prazerosa, respeitando seus limites e individualidades”. - See more at: http://www.dino.com.br/releases/a-importancia-da-tecnologia-no-aprendizado-infantil-dino8902670131#sthash.UEEz7na9.dpuf

Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Episódio o quê é o Karma? Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia , religião etc.

São Paulo – SP   Tantra, Sexualidade E Espiritualidade Autor(a): Georg Feuerstein   Tradução: Gilson B. Soares Editora: Nova Era Ano: 20...