terça-feira, 21 de agosto de 2018

Biografia de Armindo Moreira

Biografia de Armindo Moreira


Armindo Moreira nasceu em 28/08/1932, em Leiria, Portugal – país no qual concluiu seu ensino fundamental e médio. Fez Graduação e Mestrado em Filosofia, pela Universidade Pontifícia de Salamanca (na Espanha).
Posteriormente, foi docente em Portugal, Angola e Brasil.
Foi diretor da escola de ensino fundamental e médio em Portugal (da qual foi um dos fundadores do Externato da Guia) e Angola (Missão da Igreja Católica, em Uíge).
Atualmente, é professor aposentado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, onde lecionou as disciplinas de Filosofia da Ciência e de História do Pensamento Brasileiro.
Sua carreira docente incluiu palestras, cursos, publicações e entrevistas em diversos meios de comunicação, que incluem jornais, TV e internet.
Os livros publicados por ele até o momento são: Equibasismo: nem Socialismo nem Capitalismo Privilegialista (1985) [i]Ideias para um Partido Equibasista (1991) [ii]Professor Não é Educador (2012) [iii] e O Equibasismo Cria Riqueza e Elimina Miséria (2018) [iv].
Teve matérias sobre seus livros publicadas inicialmente no Jornal do Oeste (Toledo-PR) [v] [vi] e na Gazeta do Povo (Curitiba-PR) [vii]. Depois, as publicações sobre suas obras foram tomando corpo em muitos meios de comunicação, especialmente na internet.
Com uma página própria para seus livros na internet (Facebook: Professor Não é Educador e Equibasismo), profissionais do ensino, pais, alunos e os seus leitores debatem assuntos relacionados às suas obras em todo o país.
O livro Professor Não é Educador surgiu de sua experiência de mais de 40 anos como docente e diretor em Portugal, Angola e Brasil nos ensinos médio e superior. Ao residir em diversos países, conheceu os seus sistemas de ensino.
Este livro foi escrito com o interesse genuíno de melhorar a qualidade do ensino e, com isto, a vida das pessoas.
Em uma entrevista concedida ao programa de televisão Tribuna Independente da emissora REDEVIDA (levado ao ar em 13/12/2013)[viii] [ix], o filósofo Armindo Moreira debateu as ideias expostas nesta obra.
Equibasismo é um sistema socioeconômico original elaborado por Armindo Moreira, cujas obras sobre o assunto culminaram no seu mais recente livro: O Equibasismo Cria Riqueza e Elimina Miséria.
Esta obra expõe e justifica “um processo de alcançar a justiça social, que não sofra os inconvenientes do capitalismo liberal nem os do socialismo – e que reúna as vantagens de um e de outro [x].
O livro é uma proposta de “capitalização de todos a partir de 21 anos de idade. Ao invés de abolir a propriedade privada, o Equibasismo tem como objetivo acabar com o proletariado [aqueles que vivem exclusivamente de salários]. É isso mesmo: ACABAR COM O PROLETARIADO (…) procurando garantir um mínimo de propriedade privada para todos, para que o trabalhador (que não é mais proletário, porque é também proprietário) não precise ser socorrido a todo o momento pelo Estado assistencialista, ineficaz e controlador, nem esteja totalmente à mercê das flutuações e da insegurança do mercado.” (Fausto Zamboni) [xi].
Armindo Moreira ainda diz que “é nosso dever envidar todos os esforços para que ninguém viva na situação de proletário – para que o proletariado desapareça como desapareceu a escravatura [xii].
Deve-se “Limitar a pobreza de todos, sem limitar a fortuna de ninguém. Que seja permitido ser muito rico, mas não seja permitido ser muito pobre [xiii].

Por: Equipe Professor Não é Educador e Equibasismo.


Referências:
[i] MOREIRA, Armindo. Equibasismo: nem Socialismo nem Capitalismo Privilegialista. Editora Assoeste. Toledo (PR), 1985.
[ii] MOREIRA, Armindo. Ideias para um Partido Equibasista. Editora Delgg. Curitiba (PR), 1991.
[iii] MOREIRA, Armindo. Professor Não é Educador. Indicto Editora. Toledo (PR), 2012.
[iv] MOREIRA, Armindo. O Equibasismo Cria Riqueza e Elimina Miséria. Instituto Mukharajj Edições. Rio de Janeiro (RJ), 2018.
Fonte; 

Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário: