sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Krishna Janmashtami jejum até meia noite em comemoração ao seu aparecimento dia 19/08/2022.

A data em que comemoramos o APARECIMENTO de Krishna no planeta Terra é chamada de Krishna Janmashtami, que acontece entre os meses de agosto/setembro. Um momento muito especial para a Índia, que fica agitada e festiva. 

Não à toa. Krishna é considerado a suprema personalidade de Deus.  Seu aparecimento, nesse planeta data de 5.200 atrás, e ele teria vindo com o propósito de restabelecer o dharma, protegendo os piedosos e eliminando os impiedosos, função a qual é Visnu (Deus) quem faz. 

Reza a lenda que quando Krishna apareceu em nosso planeta, ele veio exatamente como é, ou seja, não possuía um corpo material ao descer para cá.  Seu corpo é transcendental, não estando condicionado a velhice, à doença ou morte. 

Sendo assim, ele também não foi concebido de maneira ordinária. Então, primeiro, Ele se aloca no coração imaculado de Devaki (sua mãe) e logo em seguida na mente de Vasudeva (seu pai). 

Mas, nem todos estavam contentes com a chegada de Krishna. A exemplo de Kamsa, seu tio, que era um ser de natureza totalmente demoníaca e que mantinha sua irmã e cunhado presos numa cela, já há 8 anos. 

Ao ver sua irmã Devaki extremamente radiante, sabia que Krishna já estava em seu ventre. Ele chegou a pensar em assassinar Devaki para tentar se livrar de Krishna, mas iria lhe retirar todos os karmas bons.

Quando é dada a hora de Krishna sair do corpo de Devaki, Ele surge na forma aparentemente de um bebê com 4 braços, que carregava o búzio, a maçã, o disco e a flor de lótus em cada uma de suas mãos. 

Vasudeva ficou perplexo, pois como poderia uma criança recém-nascida estar tão bem ornamentada com elmo, braceletes, colares, brincos, vestindo seda amarela e com a marca de Srivatsa? Foi, então, que Devaki e Vasudeva puderam compreender que aquela criança era, de fato, a Suprema Personalidade de Deus.

Ao nascer, Krishna pediu para ser trocado por outra criança (uma menina) e, assim, foi feito. Quando seu tio chegou à cela onde sua irmã estava, ele vê aquela criança radiante e sem se importar com o fato de ser uma menina – mesmo que no presságio tenha sido dito que seria um menino -, vai em direção ao bebê, pega-o e tenta arremessá-lo contra o chão de pedra. Porém, a criança escapuliu de suas mãos e se eleva aos céus e se mostra como sua forma de 8 braços, decorada com guirlandas de flores, um lindo vestido, ornamentos e portando em cada uma de suas mãos um arco e flechas, um sino, a Sudarshana Chakra, uma espada, um escudo, a Trishula, um búzio e uma maçã.  

Quando os deuses viram que a deusa Durga apareceu, todos prestaram as respectivas orações. De cima, Durga fala a Kamsa: “Seu patife, por julgar que Eu era uma criança qualquer, tentou jogar-me contra as pedras. Você é um tolo, pois como poderia alguém como você me matar? A criança que vai matá-lo, já nasceu antes de mim em algum lugar do planeta! Agora não seja tão cruel para com sua própria irmã, liberte-a de imediato”. Após ouvir essas palavras, Kamsa se encheu de temor. Penalizado e chorando, ele liberta seu cunhado Vasudeva e sua querida irmã Devaki, junto a bebê que retornará a sua forma aparentemente humana. 

É preciso compreender que quando Krishna vem, Ele é sempre acompanhado de seus associados, sendo formado por deuses e Seus devotos puros – tais como Devaki e Vasudeva.  Seus atos, nomes, qualidades e formas são todos transcendentais, não sendo diferentes um dos outros, pois seus membros fazem a mesma função que todos em uma plataforma transcendental.

Por isso, nesse dia em comemoração ao aparecimento do senhor Krishna, entoe em devoção o mantra Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.

Ouça o mantra Hare Krishna: https://open.spotify.com/playlist/1koK5hRPVLLLlWojDhl 

Nenhum comentário:

REAGINDO A OLAVO DE CARVALHO #01