Shukla Paksha Ekadashi do mês Magh é conhecido como Jaya Ekadashi. O Senhor Vishnu é adorado neste dia. Ekadashi Tithi é querido pelo Senhor Vishnu. Ao observar este jejum e realizar Puja neste dia, o devoto recebe as bênçãos do Senhor Vishnu. Jaya Ekadashi será celebrado em 08 de fevereiro de 2025, sexta-feira. (estas datas são para Índia, no Brasil é dia 08/02/2025.
Magh, Shukla Jaya Ekadashi
Jaya Ekadashi começa - 21h27, 07 de fevereiro
Jaya Ekadashi termina - 20h15, 08 de fevereiro
Ekadashi é um dia extremamente importante entre os hindus. Jejuar neste dia é considerado muito virtuoso. Narada Purana explica Ekadashi Tithi como aquele que ajuda a absolver uma pessoa de todos os pecados. É um dos meios mais simples de obter as bênçãos do Senhor Shri Vishnu.
Jaya Ekadashi Katha
Ouvir e ler Jaya Ekadashi Katha é considerado altamente eficaz. Metade da batalha é vencida apenas ouvindo o Katha mencionado no Padma Purana. Então, vamos aprender mais sobre a importância do Jaya Ekadashi Katha.
Yudhishtir pede a Deus Madhusudan (Shri Krishna) para recitar a história de Jaya Ekadashi Vrat para que ele possa entender sua glória e se beneficiar da mesma. Yudhishtir queria saber o nome alternativo para Magha Shukla Paksha Ekadashi e o procedimento para observar o jejum. O Senhor Krishna então narra o Katha para Yudhishtir.
Yudhishtir diz: “Você é onipresente. Não há começo nem fim, você é a base de todas as criaturas. Você é aquele que produz, habita e destrói as criaturas, e as liberta da escravidão do mundo. Então, gentilmente nos obrigue a nos contar o Ekadashi Katha. Estamos ansiosos para ouvir esta história.”
Seguindo as palavras gentis de Yudhishtir, o Senhor Krishna compartilha seu conhecimento sobre a importância deste Katha. O Senhor Krishna diz: 'Ei Kunti Putra, Shukla Paksha Ekadasi do mês Magha é conhecido como Jaya Ekadashi. Assim como seu nome, um devoto será vitorioso em todos os seus projetos e terá realizações.
Ao observar este jejum, o devoto obtém liberdade de Brahma Hatya. A pessoa é absolvida de todos os seus pecados e alcança a salvação. O devoto também é curado de todas as doenças. Quando alguém observa o Jaya Ekadashi corretamente, o devoto se torna capaz de alcançar não apenas minhas bênçãos, mas também as de Paramdham.'
O seguinte é o Jaya Ekadashi Katha - Era uma vez, Devraj Indra estava passeando com Apsaras e Gandharvas no Nandanvan. Lá, Pushpavati, um Gandharva Kanya e Malyavan, um garoto Gandharva se apaixonaram um pelo outro. Como resultado, eles perdem o foco e não conseguem prestar atenção ao canto.
A meditação do Senhor Indra é prejudicada devido ao canto ruim do casal. Isso irrita o Senhor Indra e ele os amaldiçoa. De acordo com a maldição, Pushpavati e Malyavan se transformarão em monstros após a morte. Isso perturba os dois e eles começam a viver no Himalaia. Suas vidas se tornam difíceis. Eles se tornam distantes de tudo e seus cinco sentidos param de funcionar. Eles se tornam completamente inconscientes de seus arredores.
Infelizes com seus sofrimentos, eles começam a passar cada momento de suas vidas procurando por Moksha. Aliás, no Jaya Ekadashi de Shukla Paksha do mês de Magha, ambos não comeram o dia todo. Eles passaram o dia todo sem comida. Devido à fome, eles também não conseguiram dormir. Inadvertidamente, eles observaram o jejum de Jaya Ekadashi, que envolve jejum e Jagran à noite. Como resultado, eles foram libertados da maldição do Senhor Indra.
Assim Shri Krishna conclui a história. Ele diz a Yudhishtir que qualquer um que observe a história de Jaya Ekadashi, ouça sua história, será beneficiado. Todos os seus pecados serão destruídos. Acredita-se que fantasmas, demônios etc. também são expulsos. Adoração, caridade, sacrifício e canto desempenham um papel muito importante neste jejum. Portanto, aqueles que observam o jejum de Jaya Ekadashi alcançam a salvação.
Vrat Vidhi de Jaya Ekadashi
- O devoto deve começar a observar todas as regras do jejum a partir do Dashami Tithi.
- O devoto deve seguir Brahmacharya e descartar objetos vingativos.
- No Ekadashi Tithi, o devoto deve tomar um banho e então adorar o Senhor Vishnu com flores, Dhoop etc.
- O Senhor Vishnu deve ser adorado com um coração puro neste dia.
- O jejum deve ser observado o dia todo e, se não for possível ficar com fome, o devoto pode comer apenas frutas.
- 'Om Namo Bhagavate Vasudevaya', este Dwadash Mantra deve ser recitado.
- Diferentes nomes do Senhor Vishnu devem ser recitados.
- A doação deve ser feita conforme a capacidade.
Similarmente, Jagran deve ser organizado durante a noite, enquanto se observa o jejum. No dia seguinte, ou seja, em Dwadashi Tithi, o devoto pode consumir alimentos somente após servir a um Bharhman. Isso marcará a conclusão do jejum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário