segunda-feira, 25 de março de 2013

Organização da Sala de Aula : Educação Infantil.


Organização da Sala de Aula

Organização da Sala de Aula
Texto de Ivanise Meyer
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A organização da sala de aula revela nossa maneira de pensar Educação.
Porém, pode acontecer que a organização seja padronizada pela escola, ou simplesmente existir pouca possibilidade de modificar o espaço por vários motivos...
No meu livro Brincar & Viver eu conto a minha história como professora de Educação Infantil e de como modifiquei o espaço da sala de aula para receber as crianças dessa faixa etária.
A arrumação da sala depende da professora, mas a manutenção da mesma deve ser compartilhada com as crianças: arrumar os brinquedos e livros, limpar o que sujar, são atitudes de cuidado com a sala.
A limpeza e higienização do ambiente deverá ser realizada pelo profissional responsável na escola.
Deixarei aqui no Baú de Ideias algumas sugestões para deixar sua sala mais aconchegante, alegre, dinâmica e organizada.
É importante ter um espaço para a "roda de conversas". As crianças devem sentar ao redor da educadora de forma confortável. Se necessário, pode-se forrar o chão com esteiras ou tapetes laváveis.
A "roda de conversas" também pode acontecer em outros espaços da escola como em um pátio, parque ou debaixo de uma árvore (quintal). O importante é garantir que a turma possa estar com a educadora sem "interrupções" externas.

Lemos para as crianças todos os dias!
Cada dia podemos ter um tipo de texto: um poema, uma história, uma parlenda, um trava-língua, um capítulo de uma história, uma informação sobre um animal...
É importante ler para a criança, pois o professor será seu modelo de leitor.
Essa leitura precisa ser planejada (escolha o livro, o tema, verifique se precisará de algum objeto ou música para enriquecer a leitura), o espaço poderá ser o mesmo da "roda de conversas", ou fora da sala (no pátio, debaixo de uma árvore, na sala de leitura ou biblioteca escolar).
Quantas mesas haverá na sala?
As mesas podem ser usadas como "cantinhos" (cantos) para: jogos pedagógicos, modelagem, colagem, desenho e brinquedos que necessitem do apoio da mesa.
As mesas também são usadas para atividades de escrita. Geralmente, o número de mesas equivale ao número de alunos na sala.
No trabalho diversificado, pode-se diminuir o número de mesas, pois nem todos estarão sentados fazendo uma mesma atividade.
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula.
Onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc.
As crianças aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia.
Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.
Um cantinho para as artes é fundamental!
Um dos espaços da sala  pode ser reservado para as Artes Plásticas:
desenho, pintura, modelagem e colagem.
Este é um espaço que precisa da organização pela professora (manter os materiais necessários) e das crianças (aprendem a manusear os materiais para suas produções).
A limpeza posterior deve ser compartilhada com as crianças.
Um dos cantinhos preferidos das crianças da Educação Infantil é o da dramatização: a "casinha" ou "casa de bonecas", no qual elas vivem os papéis familiares e constroem relações com os colegas da turma.
Para organizar esse espaço você pode dispor de móveis e utensílios em tamanho reduzido, bonecas diversas (de plástico, de tecido) e outros brinquedos.

cantinho de Ciências pode ser montado com experimentos de acordo com o projeto desenvolvido.
Livros de assuntos estudados também podem ficar neste canto.
Já montei aquário na sala várias vezes, as crianças adoram observar os peixinhos!
Também podemos montar terrários.

Caso haja espaço na sala, pode existir um espaço para brincadeiras no chão: carrinhos, construção, etc.
Um quadro-de-giz (ou quadro-branco) será um espaço para registros provisórios, pois serão apagados no final da aula. O que necessitar ficar exposto (ou guardado) deverá ser registrado em cartaz ou "blocão".
Eu uso para registrar a data do dia, escrever o planejamento diário, produzir textos com as crianças, escrever seus nomes (listas), ou seja, quando escrever seja uma forma de comunicar algo importante para a turma.
O que encontraremos nas paredes?
O que mereça ser registrado e ser lido pelas crianças.
  • Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente.
  • Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior.
  • Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.
  • Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.
  • Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar em local que possa ser consultado pelas crianças e por mim quando há necessidade de "relembrar".
  • Alfabetário: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.
  • Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta.
  • Dependendo do projeto, pode-se pendurar pela parede: mapas, cartazes do corpo humano, ou sobre temas específicos (animais, plantas, etc).
  • espelho serve para atividades especifícas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!
  • O cartaz de boas vindas do início do ano pode ser renovado a cada período, como novos temas.
Muitas escolas contam com a televisão nas sala de aula.
O programa escolhido deverá fazer parte do planejamento.
Há boas propostas que podem ser aproveitadas pela Educação Infantil:
Cocoricó, Sítio do Pica-pau Amarelo, Turma da Mônica, Vila Sésamo, Barney, Baby Einstein, entre outras. Além de filmes e desenhos de animação que divertem as crianças.
Lembre-se: assistir um programa pela televisão não é apenas um "preenchimento de tempo", mas deverá ter um objetivo dentro de planejamento da professora.

Muitas escolas já contam com a informática na Educação Infantil.
Em geral, são utilizados softwares com jogos educativos ou navegação na internet com o mesmo fim.
As atividades desenvolvidas também devem ser planejadas pela professora.

Saindo da sala, as crianças deverão contar com espaço para brincadeiras ao ar livre.
Se chover, mude a organização das mesas,
crie mais espaço em sua sala e faça brincadeiras bem divertidas!

O professor pode tornar sua
"sala do tamanho do mundo"!

Desejo um bom ano de trabalho para você!
Um beijinho,
Ivanise

Cantinho de Leitura da minha sala em 2010.

Se quiser imagens de rotinas
para a Educação Infantil

Leia também sobre o



A autora(descrição dela abaixo) deste artigo acima é professora e escritora. Visitem o blog dela no link abaixo. Vale a pena.

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Sou Ivanise Meyer, professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro desde 1988, especialista em Educação Infantil e graduada em Ciências Biológicas. Sou autora do livro Brincar & Viver: projetos em Educação Infantil, pela editora WAK, que já está na 5.ª edição. Adoro a minha profissão, gosto de tranquilidade e de conversar com os amigos. Sou editora dos blogs: Baú de Ideias, Baú das Dobraduras, Baú de Informática, Baú das Mensagens, do Baú das Histórias e Poemas e Baú dos Vídeos Educativos. 


fonte http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/2011/01/organizacao-da-sala-de-aula.html

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Documentário - O Pantanal




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O CÉREBRO - Documentário Completo - Conhecimento ValiosO. 2011


Sinópse:

O cérebro é o principal orgão e centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, e em muitos invertebrados. Alguns animais primitivos como os celenterados e equinodermes como a estrela-do-mar possuem um sistemas nervoso descentralizado sem cérebro, enquanto as esponjas não possuem sistema nervoso. Nos vertebrados o cérebro localiza-se na cabeça protegido pelo crânio, próximo aos aparatos sensoriais primários: visão, audição, equilíbrio, paladar, e olfato.

Os cérebros podem ser extremamente complexos. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10,000 conexões sinápticas cada. Esses neurônios comunicam-se por meio de fibras protoplasmáticas chamadas axônio, que conduzem pulsos em sinais chamados potencial de ação para partes distantes do cérebro e do corpo e as encaminham para serem recebidas por células específicas.

De um ponto de vista filosófico, pode-se dizer que a função mais importante do cérebro é servir como estrutura física subjacente da mente. Do o ponto de vista biológico, entretanto, a função mais importante do cérebro é a de gerador de comportamentos que promovam o bem-estar de um animal. O cérebro controla o comportamento, seja ativando músculos, seja causando a secreção de substâncias químicas, como os hormônios.

Nem todos os comportamentos precisam de um cérebro. Mesmo organismos unicelulares são capazes de extrair informação do ambiente e responderem de acordo. As esponjas, às quais falta um sistema nervoso central, são capazes de coordenar suas contrações corporais, e até mesmo de se locomoverem. Nos vertebrados, a própria coluna vertebral contém circuitos neurais capazes de gerar respostas reflexas, assim como padrões motores simples, como nadar ou andar.

Entretanto, o controle sofisticado do comportamento, baseado em um sistema sensorial complexo requer a capacidade de integração de informações de um cérebro centralizado.

Apesar do rápido avanço científico, muito do funcionamento do cérebro continua um mistério. As operações individuais de neurônios e sinapses hoje são compreendidas com detalhamento considerável, mas o modo como eles cooperam em grupos de milhares ou milhões tem sido difícil de decifrar. Métodos de observação como registros de EEG e imageamento funcional cerebral mostram que as operações cerebrais são altamente organizadas, mas estes métodos não têm resolução suficiente para revelar a atividade de neurônios individualmente. Assim, mesmo os princípios mais fundamentais das redes de computação neural podem ficar, em grande medida, a serem descobertos por futuros pesquisadores.

Para ler mais sobre o Cérebro clique aqui.


fonte : http://diariodeumpalhaco.blogspot.com/2011/07/o-cerebro-history-channel.html

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Documentário completo: Império Invisível: A Nova Ordem Mundial Explicada...




Império Invisível cataloga as principais empresas criminosas através das quais a agenda é financiada, operada e avançada - controlada pelo tráfico governamental de drogas, do terrorismo de bandeira falsa, fraudes bancárias, e dos assassinatos patrocinados pelos governos.O ramo mais contemporâneas da agenda do feudalismo para impor néo-comunitarismo de cima para baixo, hostil á noção da liberdade verdadeira e da individualidade - o falso movimento ambientalista - que é impulsionado pela fraude do aquecimento global, é também mostrado completamente descoberto.

Link's:

Blog: http://www.midiailluminati.com/
Página Facebook: http://www.facebook.com/Antinovaordem
Grupo do Facebook: http://www.facebook.com/groups/469912...
Página do Google Plus: https://plus.google.com/1065992875429...
Twitter:http://twitter.com/killuminatiblog
Canal Youtube: http://www.youtube.com/user/killumina...

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NINGUÉM MATOU CHORÂO, ELE MORREU PORQUE PROCUROU A MORTE.




NINGUÉM MATOU CHORÂO, ELE MORREU PORQUE PROCUROU A MORTE.
 Não sei se, ao fim, ele esperava encontrá-la. Mas, por uma razão ou outra, atentar as parcas, que cuidam de nosso destino, pode ser algo muito, mas muito perigoso mesmo.
O que chamou a minha atenção no caso da morte de Chorão foi a descrição feita em uma reportagem do ambiente em que ele estava, e a situação em que ele se encontrava.
Um sujeito de 42 anos de idade, pai de um filho de mais de 20 anos, duas ex-mulheres, muito conhecido e admirado pela sua música, caído no chão, de bruços, com as mãos feridas e sujas de sangue.
Chorão lutou com a Morte. E perdeu.
A cena que me impressionou foi a seguinte: um homem, um adulto, cercado por garrafas de bebidas, estimulantes, remédios que não se misturam com álcool, e um pó branco que a polícia acredita ser cocaína (a ex-mulher de Chorão disse que ele era muito viciado em cocaína), e fitas pornográficas.
Se isso não é o retrato da própria solidão, não sei mais o que é a solidão.
Chorão morreu porque desafiou a Morte, e não se ligou na vida à sua volta.
Li numa das poucas entrevistas de sua ex-esposa, a estilista Graziela Gonçalves, 41 anos), que ela, a outra ex-esposa e o filho tentaram interná-lo compulsoriamente para tratamento em uma clínica para viciados. Não sei se funcionaria. Mas o estranho é que ela disse que alguém, ou algumas pessoas, os impediu.
Esses que impediram a internação, também não são os verdadeiros culpados pela morte de Chorão, mas facilitaram as coisas para as parcas. Leio em comentários de sites, que andam querendo por a culpa na ex-mulher. Um absurdo. A entrevista dela a respeito do sofrimento dele e do vício dele (Isto É) é muito clara e cheia de detalhes.
Chorão, um homem de 42 anos de idade, não importa o sofrimento na infância ou juventude, teria, como adulto, que aprender a lidar com seus demônios. O mundo dos artistas pode parecer glamuroso, mas pode ser bem complicado e traiçoeiro. Temos tantos exemplos!
Há bons amigos e há os que confundem espalhar amizade com porções de cocaína.
Mas, no fundo, no final das contas, meus amigos, entra nessa quem quer.
Chorão, de certo modo, atormentado por seus problemas internos, chegou perto demais da Morte; e ela o levou. A morte o levou mas, pensando bem, ele estava brigando era com a vida.
Um coisa é certa, e é sobre isso que todos deveriam refletir: a mensageira da Morte foi a droga.Drogas matam, ainda mais com a ajuda do desespero e da solidão.
GUTENBERG J.


ENTREVISTA DE GRAZIELA PARA ISTO É





http://laudaamassada.blogspot.com.br/2013/03/ninguem-matou-chorao-ele-morreu-porque.html

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domingo, 24 de março de 2013

O Bhagavad-gita Como Ele É [Cap. 3 verso 41] Karma-yoga


 *Todas as glórias a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada!
*O Bhagavad-gita Como Ele É [Cap. 3 verso 41]
Karma-yoga
Tradução
Portanto, ó Arjuna, ó melhor dos Bharatas, desde o começo, refreia este grande símbolo do pecado [a luxúria], regulando os sentidos, e aniquila este destruidor do conhecimento e da autorrealização.
Significado
O Senhor aconselhou que Arjuna passasse a regular os sentidos desde o começo, a fim de que ele pudesse refrear o inimigo mais pecaminoso, a luxúria, que destrói o impulso para a autorrealização e para o conhecimento específico do eu. Jñana refere-se ao conhecimento  do eu, que é distinto do não eu, ou em outras palavras, o conhecimento de que a alma espiritual não é o corpo. Vijñana refere-se ao conhecimento específico da posição constitucional da alma espiritual e de sua relação com a Alma Suprema. Isso recebe a seguinte explicação no Srimad-Bhagavatam (2.9.31):
jñanam parama-guhyam me
yad vijñana-samanvitam
sa-rahasyam tad-angam ca
grhana gaditam maya
“O conhecimento do eu e do Eu Supremo é muito confidencial e misterioso, mas essse conhecimento e sua percepção específica podem ser compreendidos  se explicados em seus vários aspectos pelo próprio Senhor.” O Bhagavad-gita nos brinda com este conhecimento geral e específico acerca do eu. As entidades vivas são partes integrantes do Senhor, e portanto destinam-se apenas a servir ao Senhor. Esta consciência chama-se consciência de Krsna. Logo, desde o começo da vida devemos procurar aprender esta consciência de Krsna, possibilitando-nos sermos plenamente consciente de Krsna e agirmos de modo condizente.
  A luxúria é apenas o reflexo pervertido do amor a Deus, que é natural a todo ser vivo. Mas se desde o começo alguém é educado em consciência de Krsna, este natural amor a Deus não pode deteriorar-se em luxúria. Quando o amor a Deus se deteriora em luxúria, é muito difícil voltar à condição normal. Todavia, a consciência de Krsna é tão potente que mesmo quem demorou a entrar em contato com ela pode tornar-se um amante de Deus caso siga os princípios reguladores do serviço devocional. Assim, em qualquer fase da vida, ou a partir do momento em que compreendeu a necessidade premente de aceitar essa consciência, a pessoa pode começar a regular os sentidos em consciência de Krsna, serviço devocional ao Senhor, e transformar a luxúria em amor ao Supremo – a mais elevada fase de perfeiçaõ da vida humana. 
 seu servo_ gostha-vihari dasa (PS)
 ISKCON_Nova Gokula



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JEHOVA O KRISHNA

JEHOVA O KRISHNA



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Domingo de Ramos.




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Muitos querem salvar o mundo, esquecem de salvar a si mesmos e sua famíl...




Mudemos o Mundo, Mudando a Nós Mesmos
Seja a mudança que você quer ver neste mundo
A melhor forma de salvar o planeta é através de ações individuais.



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Seja a mudança que você quer ver neste mundo
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O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: Ditadura das minorias

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: Ditadura das minorias: “Roseli Fischmann tem 53 anos, é doutora, livre-docente, professora do programa de pós-graduação em educação da USP e expert da Une...

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Ditadura das minorias




“Roseli Fischmann tem 53 anos, é doutora, livre-docente, professora do programa de pós-graduação em educação da USP e expert da Unesco para a Coalizão de Cidades contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia”. Eu copiei esses dados do pé biográfico que acompanha um artigo seu na Folha deste sábado (íntegraaqui). A pergunta é a seguinte: “A Câmara dos Deputados deve instituir feriado nacional no dia da canonização de Frei Galvão?”
Roseli e seu pé biográfico para 300 talheres acham que não. Até aí, tudo bem. Vejam só: eu também sou contra um feriado novo. Por razões puramente pragmáticas. Já há muitos no Brasil. O país precisa trabalhar mais, não menos. Os católicos podem muito bem comemorar a data tocando normalmente a sua vida. Ah, mas Roseli não se conforma com isso não. Ela gosta de debater o mérito das coisas. Aí veio com aquela conversa de que a República é laica, de que nem todos são católicos etc e tal.
Huuummm. Estando Roseli certa, as sociedades chamadas, então por imposição inaceitável, “cristãs” terão de abolir o feriado do Natal. Por que não? Ou com o Natal ela concede? Caso conceda, certamente o fará, quero crer, porque reconhecerá que a data já é um fato cultural, independetemente da crença. Se assim for, onde ela põe o seguinte argumento, que é seu: “Feriado nacional, estabelecido pelo Estado laico, é para celebrar cidadãos exemplares (apenas humanos, não necessariamente santos, mas certamente justos) que contribuíram com o Estado de forma relevante, na humanamente falível esfera pública, em que o poder se estabelece como ação em concerto, conforme Arendt.”? Sim, fica parecendo que Hannah Arendt se dedicava a fazer digressões sobre feriados… Ora, o que responder à professora Roseli? Que também os “cidadãos exemplares” sempre o serão de acordo com a versão triunfante num dado momento da história?
Ela é contra o feriado de Frei Galvão porque acredita que ele atenta contra a diversidade — embora uma data que seria simpática a quase 80% dos brasileiros não ferisse o direito de nenhuma minoria. Mas e se eu for contra a República, por exemplo? Tenho o direito de argumentar que o feriado de 15 de Novembro é uma imposição mistificadora? Ela, provavelmente, dirá que não, já que, na esfera pública, o vencedor (olha só: estou escrevendo como se fosse um deles…) decreta o destino da razão dos vencidos, não é assim? O legal se impõe sobre a legitimidade das visões particulares. Para ela, entendo, um feriado é correto no caso de uma celebração política, mas inaceitável se ela for religiosa. Roseli não pode manter o seu critério sem pedir o fim do feriado no Natal. Ou, então, admite a data natalina e também o feriado de Frei Galvão em nome da relevância cultural da celebração.
Vejam só: eu votaria contra o feriado. O que fiz até agora é demonstrar que Roseli teria de ser a favor dele segundo os critérios que ela escolheu para debater. O meu é mais simples: “Vai trabalhar, Mané, e reza em casa ou na Igreja”. Mas sigo. Ela está equivocada até aqui, mas ainda não deu uma piscadela para o escândalo, o que fará agora. Vejam só como conclui o seu artigo: “Por reconhecerem-se como humanos, compreendem os seres democráticos que se necessitam mutuamente para estabelecer o bem comum, que a nenhum pode excluir. Assim, melhor seria que o Congresso estabelecesse o Dia Nacional da Liberdade de Consciência e de Crença, celebração laica que a todos unirá, ou que finalmente aprovasse o Dia de Zumbi, de todas as gentes, como feriado nacional.”
O último parágrafo de seu texto desmascara todo o resto. A liberdade de consciência e de crença está ameaçada no Brasil, dona Roseli, a ponto de merecer um feriado nacional? Qual é a minoria religiosa impedida de exercer o seu culto? E por que Zumbi é “de todas as gentes?” Por acaso a exaltação dessa figura histórica também não traduz uma certa compreensão da história, parcial como qualquer uma? O Dia de Zumbi deve embutir um protesto contra os negros que escravizavam negros dentro dos quilombos? O seu Dia Nacional da Liberdade de Consciência e de Crença não seria, por acaso, um feriado especialmente interessante aos pouco mais de 20% não católicos, em oposição à esmagadora maioria, que é católica?
A universidade pública brasileira não é uma das piores do mundo, na área de humanidades, por acaso. Dona Roseli já tem 53 anos. Ninguém aprende mais nada de relevante a esta altura da vida. Poderíamos estar juntos, contra esse feriado e, por que não?, em defesa do estado leigo. Mas quê!!! A mulher é contra o que ela chama de imposição da maioria porque defende a imposição da minoria. No fundo, ela odeia a democracia que diz defender. E talvez nem mesmo se dê conta disso.
Eu sou contra o feriado. Mas sou ainda mais contra o, por assim dizer, pensamento de Roseli.
Por Reinaldo Azevedo

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/ditadura-das-minorias/

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Hoje é do desaparecimento sagrado de Sri Charanga Takura dia 28/11/2024 quinta-feira.

Shri Saranga Murari Thakura costumava residir em Modadrumadwipa Mam-gachi, onde suas divindades de Shri Shri Radha-Gopinath ainda estão pres...