domingo, 24 de março de 2013

O Bhagavad-gita Como Ele É [Cap. 3 verso 41] Karma-yoga


 *Todas as glórias a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada!
*O Bhagavad-gita Como Ele É [Cap. 3 verso 41]
Karma-yoga
Tradução
Portanto, ó Arjuna, ó melhor dos Bharatas, desde o começo, refreia este grande símbolo do pecado [a luxúria], regulando os sentidos, e aniquila este destruidor do conhecimento e da autorrealização.
Significado
O Senhor aconselhou que Arjuna passasse a regular os sentidos desde o começo, a fim de que ele pudesse refrear o inimigo mais pecaminoso, a luxúria, que destrói o impulso para a autorrealização e para o conhecimento específico do eu. Jñana refere-se ao conhecimento  do eu, que é distinto do não eu, ou em outras palavras, o conhecimento de que a alma espiritual não é o corpo. Vijñana refere-se ao conhecimento específico da posição constitucional da alma espiritual e de sua relação com a Alma Suprema. Isso recebe a seguinte explicação no Srimad-Bhagavatam (2.9.31):
jñanam parama-guhyam me
yad vijñana-samanvitam
sa-rahasyam tad-angam ca
grhana gaditam maya
“O conhecimento do eu e do Eu Supremo é muito confidencial e misterioso, mas essse conhecimento e sua percepção específica podem ser compreendidos  se explicados em seus vários aspectos pelo próprio Senhor.” O Bhagavad-gita nos brinda com este conhecimento geral e específico acerca do eu. As entidades vivas são partes integrantes do Senhor, e portanto destinam-se apenas a servir ao Senhor. Esta consciência chama-se consciência de Krsna. Logo, desde o começo da vida devemos procurar aprender esta consciência de Krsna, possibilitando-nos sermos plenamente consciente de Krsna e agirmos de modo condizente.
  A luxúria é apenas o reflexo pervertido do amor a Deus, que é natural a todo ser vivo. Mas se desde o começo alguém é educado em consciência de Krsna, este natural amor a Deus não pode deteriorar-se em luxúria. Quando o amor a Deus se deteriora em luxúria, é muito difícil voltar à condição normal. Todavia, a consciência de Krsna é tão potente que mesmo quem demorou a entrar em contato com ela pode tornar-se um amante de Deus caso siga os princípios reguladores do serviço devocional. Assim, em qualquer fase da vida, ou a partir do momento em que compreendeu a necessidade premente de aceitar essa consciência, a pessoa pode começar a regular os sentidos em consciência de Krsna, serviço devocional ao Senhor, e transformar a luxúria em amor ao Supremo – a mais elevada fase de perfeiçaõ da vida humana. 
 seu servo_ gostha-vihari dasa (PS)
 ISKCON_Nova Gokula



Obrigado pela visita, e volte sempre.
  pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,