sábado, 29 de maio de 2021

Novas diretrizes para formação inicial de professores 22/01/2020 | Cenpec

Novas diretrizes para formação inicial de professores

22/01/2020 | Cenpec

Às vésperas do Natal, o Ministério da Educação (MEC) homologou o Parecer CNE/CP nº 22/2019, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica – denominada BNC-Formação, de forma abreviada, no documento.

Assinada por Antonio Paulo Vogel de Medeiros, secretário-executivo da pasta, que atua como ministro-substituto durante as férias de Abraham Weintraub, a homologação ocorreu por meio da Portaria nº 2.167, de 19 de dezembro de 2019, publicada no dia seguinte no Diário Oficial da União (D.O.U.).

Com isso, o ano letivo de 2020 começa com a necessidade de readequação dos cursos superiores de licenciatura: o Parecer 22 estabelece o prazo de dois anos para o ajuste, que se encerra, portanto, em 20 de dezembro de 2021.


Formação de professores: principais mudanças

Por unanimidade, CNE aprova o Parecer nº 22 em novembro/2019. Foto: Reprodução/Undime.
Por unanimidade, CNE aprova o Parecer nº 22 em novembro/2019. Foto: Reprodução/Undime.

O Parecer, aprovado pelo CNE no dia 7 de novembro, marca um processo caracterizado por um debate mais restrito do que o ocorrido quando da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da formação de estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Entre os principais aspectos trazidos pelas novas diretrizes, está a carga horária mínima de 3,2 mil horas para todos os cursos superiores de licenciatura, destinados à formação inicial de professores para a educação básica.

A carga horária deve ser distribuída em três grupos: o Grupo I, com 800 horas, compreende a base comum, com conhecimentos científicos, educacionais e pedagógicos; o Grupo II, com 1,6 mil horas, deve ser destinado aos conteúdos específicos das áreas, componentes, unidades temáticas e objetos de conhecimento da BNCC; e o Grupo III, com enfoque na prática, deve ter, pelo menos, 400 horas de estágio supervisionado em situação real de trabalho na escola e 400 horas de práticas nos componentes curriculares dos dois grupos anteriores.

Outros aspectos importantes são a definição de cargas horárias diferenciadas para quem cursa segunda licenciatura e para quem quer se especializar em gestão escolar, além de curso de habilitação pedagógica destinado a graduados não licenciados, com 760 horas básicas.

O Parecer também estabelece que as instituições formadoras deverão organizar o processo de avaliação dos licenciandos “de forma continuada e articulada com os ambientes de aprendizagens” e que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) faça ajustes para contemplar as mudanças no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O documento ainda traz anexa a BNC-Formação, que, nos moldes da BNCC, estabelece competências gerais e específicas, dessa vez para os docentes. São 10 competências gerais e 12 competências específicas, estas últimas agrupadas em três dimensões (conhecimento, prática e engajamento profissionais), com descrições detalhadas de habilidades em cada uma.

Competências Gerais Docentes da BNC-Formação.
Competências Gerais Docentes da BNC-Formação. Clique para ampliar. Fonte: Parecer CNE/CP nº 22/2019, p. 17. 

Recuos e polêmicas

A necessidade de estabelecer uma Base Curricular para a formação dos professores da educação básica surgiu em 2017, quando a Lei nº 13.415 impôs que os currículos da formação docente tivessem como referência a BNCC. A Lei também estabelecia o prazo de dois anos para a adequação.

Em 2018, no governo Michel Temer, o MEC elaborou e apresentou a Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica, então chamada, abreviadamente, de BNC-Professores, em versão preliminar. O documento citava o CENPEC Educação e a pesquisa Consensos e dissensos em torno da definição e usos de referenciais de atuação docente, disponível no Boletim Educação & Equidade nº 8, entre as fontes.

A proposta do MEC chegou a ser encaminhada para o CNE, mas, em fevereiro/2019, já na gestão Bolsonaro, o Ministério pediu que o documento fosse devolvido. Posteriormente, o documento foi reencaminhado para análise e decisão normativa do Conselho, que entendeu que: 

A regulação da formação docente, com base na Resolução CNE/CP nº 1/2006 e na Resolução CNE/CP nº 2/2015, precisava ser revista e atualizada de acordo com as recentes mudanças normativas. Além disso, o CNE entendeu, em tratativas com o MEC, que deveria também elaborar os referenciais que constituem a formação de professores para a implantação da BNCC em todas as etapas e modalidades da Educação Básica.”

Parecer CNE/CP nº 22/2019, p. 2

O CNE chegou a realizar reuniões com setores da educação, com destaque para uma audiência pública ocorrida em 8 de outubro, visando a discutir a reformulação da Resolução CNE/CP nº 2/2015, que, até então, trazia as orientações curriculares de formação docente – e foi revogada pelo atual Parecer

A decisão, porém, tem sofrido críticas, especialmente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), que publicou uma nota pública em repúdio, assinada pela professora Celi Nelza Zulke Taffarel.


Acesse o Parecer e a BNC-Formação

 

Fonte: Cenpec

https://convivaeducacao.org.br/fique_atento/2072

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sexta-feira, 28 de maio de 2021

Pedagogia do movimento humano: pesquisa do ensino e da preparação profissional




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Uma Introdução à Neurociência das Emoções

EMOÇÕES

O carismático bacharel em psicologia e estudante de direito Theodore Bundy, mais conhecido como Ted Bundy, foi um famoso serial killer americano, que matou dezenas de mulheres jovens na década de 1970. Enquanto era julgado, Ted não demonstrou sentir culpa (pelos seus atos), vergonha (por ter sido pego), medo (pela então provável condenação à morte), tristeza (pela ausência de liberdade) ou raiva (pela injustiça que estava sofrendo – conforme alegado por ele durante seu julgamento). Ele parecia animado, orgulhoso e, até mesmo, feliz. Estes comportamentos não passaram despercebidos pelas pessoas que acompanhavam o julgamento.

Bundy durante seu julgamento

As emoções são tão importantes no nosso dia-a-dia, que qualquer inadequação nas reações emocionais é percebida por todos. Não precisa ser um especialista, as expressões emocionais indevidas são evidentes mesmo para pessoas leigas. A expressão correta das emoções é tão importante para uma interação social bem-sucedida, que as utilizamos como uma das principais formas de comunicação não-verbal. Mas, não é só para a comunicação que as emoções são importantes, as reações emocionais são imprescindíveis para a sobrevivência a um ambiente perigoso (medo), ameaçador (raiva) ou infectado (nojo), dentre outros.

As definições de emoção são amplamente debatidas, mas nenhuma delas é aceita de forma unânime pelos cientistas que trabalham na área. A série de adjetivos que usamos no nosso dia-a-dia para nos referirmos às nossas emoções e às dos outros (feliz, triste, depressivo, medroso, ansioso, bem-humorado, irritado, alegre etc.) não diz respeito apenas a “emoções”, para alguns autores. As emoções, juntamente com os humores, compõem uma categoria mais ampla: os afetos. Afetos são fenômenos complexos que influenciam o nosso comportamento e interações sociais, englobando as emoções, motivações, sentimentos e humores. Os afetos são estados provocados por múltiplos fatores, com grande influência subjetiva, que não são fáceis de mensurar/registrar através de métodos objetivos. Tais dificuldades inerentes a este campo de estudo afastam pesquisadores interessados no tema e tornam o progresso na área mais lento. No entanto, nas últimas décadas, com o avanço de técnicas psicofisiológicas e de neuroimagem, o estudo das emoções tem se revitalizado e encontra na neurociência uma abordagem norteadora para testar hipóteses que a muito tempo são discutidas por cientistas e filósofos.

O objetivo deste texto é resumir brevemente o passado, o presente e o “futuro” do estudo científico das emoções. Mas, antes disto, algo ainda mais básico precisa ser esclarecido…

O que são Emoções?

As emoções podem ser definidas como tendências para ações, as quais produzem uma cascata de mudanças fisiológicas (sincronizadas) em resposta a algum “gatilho” – seja uma pessoa, um objeto ou um evento. Isto é, as emoções são geradas com a ocorrência de um estímulo relevante para o organismo, preparando tendências de reações comportamentais automatizadas. Assim, muitas das definições de emoções levam em consideração três características fundamentais: I) tendências de ação; II) reações fisiológicas; e III) experiência subjetiva.

Conforme dito anteriormente, as emoções diferem dos humores. Elas são relativamente discretas, de curta duração e direcionadas a um objeto ou evento, enquanto os humores são considerados mais difusos, menos intensos e independem de um estímulo ou evento desencadeador. Ou seja, as emoções são reações agudas, como a raiva, a tristeza, o medo e a alegria, enquanto a ansiedade, a depressão, a irritação (ou “mal humor”) e a felicidade poderiam ser classificados como humores.

Emoções são reações automatizadas!

Seja para lidar com estímulos ambientais emocionalmente relevantes, seja para comunicar informações sociais, as emoções apresentam diversos componentes adaptativos para mamíferos com comportamento social complexo, sendo cruciais, até mesmo, para a suas sobrevivências.

As expressões emocionais têm diversos componentes universais para algumas emoções básicas (como a alegria, o medo, a raiva, a tristeza e o nojo). No entanto, elas também variam dependendo da cultura em que a pessoa está inserida e de características individuais. Algumas teorias atuais enfatizam a avaliação cognitiva dos eventos emocionais, assumindo que as emoções são importantes para promover a busca por metas. Enquanto outras teorias classificam e organizam os estados afetivos em duas dimensões, por sua valência (positiva, emoções desencadeadas por estímulos prazerosos; ou negativa, desencadeadas por estímulos desagradáveis) e pela sua intensidade de estimulação (baixa ou alta).

Diversas hipóteses já foram propostas ao longo dos séculos XIX e XX para explicar o funcionamento das emoções. Elas foram fundamentais para chegarmos ao conhecimento atual que temos sobre o que são e quais as funções das emoções em humanos.

Contextualização Histórica e Hipóteses Influentes

Historicamente dois autores tiveram uma enorme influência sobre os estudos subsequentes das emoções: Charles Darwin e William James. Muitas das hipóteses levantadas posteriormente buscaram aperfeiçoar ou refutar os achados desses pioneiros.

 Abordagem Biológica / Evolutiva

Ao publicar The expression of emotions in man and animals em 1872, Darwin inaugurou um campo de pesquisa que busca compreender os papeis adaptativos e funcionais das expressões das emoções. Darwin é considerado por muitos cientistas o primeiro pesquisador a investigar o papel das emoções e de suas expressões de forma sistemática, permitindo a aplicação de uma abordagem empírica e replicável para o estudo das emoções. Tal abordagem destacava que os fenótipos emocionais podem representar adaptações que foram selecionadas por pressões de fatores ambientais, através da eliminação (para ser preciosista, “diminuição do sucesso reprodutivo”) dos organismos menos adaptados a tais pressões. A expressão da raiva, por exemplo, através de sinais de ameaça e a ocorrência de reações agressivas, pode ser considerada uma emoção de alta relevância para a sobrevivência de um indivíduo e/ou seu grupo em ambiente natural.

Duas ideias discutidas por Darwin foram especialmente influentes em longo-prazo:

  • As emoções humanas são homologas às emoções animais, sendo algumas de suas expressões (faciais e corporais) padrões comportamentais vestigiais que também podem servir para comunicação;
  • Emoções também servem para comunicação não-verbal

    As expressões emocionais se manifestam de forma discreta e universal, tendo um forte componente transcultural.

Hipótese de James-Lange

Esta hipótese foi criada e divulgada por William James (1884), mas paralelamente desenvolvida por Carl Lange em 1886, ficando conhecida como hipótese James-Lange. Essa abordagem sustentou que as emoções podem ser reduzidas a percepção das reações fisiológicas aos estímulos emocionais. Ou seja, a premissa básica da proposta é que a excitação fisiológica (corporal) induz a experiência emocional. Por exemplo, quando uma pessoa vê um urso em sua frente ela corre (aumentando a frequência cardíaca, liberação de adrenalina etc.), por isto ela sente medo. Ao perder um ente querido, uma pessoa choraria e, então, ficaria triste.

Sim, para James, você não chora porque está triste, mas está triste porque chora. Essa ideia contraintuitiva, um pouco similar ao discutido pelo filósofo Espinoza no século XVII, sustentava que a emoção não é mais do que a consequência de conjuntos de mudanças corporais que ocorrem em resposta a um evento relevante.

Hipótese de Cannon-Bard

Um dos principais críticos da hipótese de James-Lange foi o fisiologista Walter Cannon, que propôs, no início do século XX, sua própria hipótese sobre como as emoções funcionam. Cannon observou que as respostas corporais (por exemplo, a ação hormonal) são muito lentas para gerar emoções, levando muitos segundos ou, até mesmo, minutos. Cannon também observou que as nossas reações fisiológicas são  bastante gerais, sendo as reações de raiva e de medo, por vezes, bastante parecidas.

Para Cannon e Philip Bard as respostas fisiológicas e as experiências emocionais ocorrem simultaneamente, e ambas são determinadas por alterações específicas no cérebro. Cannon e Bard foram além e afirmaram a importância da região talâmica para as emoções. Para eles, a expressão emocional resulta de funções de estruturas hipotalâmicas e a experiência emocional resulta da estimulação do tálamo. Ainda, estes autores destacaram que regiões neocorticais exercem um controle sobre as respostas emocionais desencadeadas pelo tálamo. Ou seja, a inibição ou remoção do neocórtex liberaria o circuito hipotalâmico do controle dos impulsos (conhecido como controle top-down).

Circuito de Papez, Hipótese de MacLean e o sistema límbico

Em 1937 James Papez enfatizou que as emoções não são funções de determinadas regiões cerebrais, mas de um circuito. Hipotálamo, corpos mamilares, tálamo, córtex cingulado e hipocampo são estruturas interconectadas que, segundo Papez, compõem um circuito responsável pela elaboração e expressão emocional. Paul MacLean buscou aperfeiçoar o circuito de Papez, o estendendo a áreas do septo, giro parahipocampal, amigdala e córtex orbitofrontal. MacLean chamou essa organização responsável pelas emoções de sistema límbico. Embora diversas estruturas do sistema límbico parecem ter um papel menor do que Papez ou MacLean originalmente imaginaram, incluindo o hipocampo e os corpos mamilares, e que alguns conceitos anatômicos e funcionais utilizados pelos autores estejam obsoletos, as suas teorias foram extremamente influentes para o estudo das bases neurobiológicas das emoções.

Teorias e Hipóteses Atuais

O estudo das bases evolutivas e biológicas das emoções teve um crescimento expressivo na segunda metade do século XX. Aproximadamente um século após a precursora publicação de Darwin sobre as emoções, e alguns anos após uma série de importantes avanços na teoria sintética da evolução e na genética, Paul Ekman, Carroll Izard, Silvan Tomkins, Robert Plutchik e outros cientistas conduziram uma série de estudos exploratórios e transculturais sobre o tema. Estas pesquisas trouxeram fortes evidências empíricas de que as expressões de algumas emoções são universalmente reconhecidas. Estes achados enfatizam uma forte base biológica para a expressão e compreensão das emoções em humanos. Estas teorias enfatizam que existem algumas emoções básicas (também chamadas de discretas), como a alegria, o medo, a raiva, a tristeza e o nojo. Embora não haja um consenso sobre quais (e quantas) seriam tais emoções básicas, esta abordagem teórica segue sendo uma das mais influentes no estudo das emoções.

Por outro lado, achados atuais também sustentam uma versão modificada da hipótese de James-Lange. O neurologista Antônio Damásio ajudou a revitalizar a ideia central de James, afirmando que feedbacks corporais modulam a experiência emocional, denominando tal fenômeno de marcadores somáticos. Os marcadores somáticos são reações fisiológicas, tais como alterações na atividade do sistema nervoso autônomo, que são associadas com a apresentação de estímulos emocionalmente relevantes. Esses marcadores permitem uma decisão rápida quando o processamento lógico não pode ser utilizado ou é insuficiente para a tomada de decisão. Damásio discute importância do córtex pré-frontal (CPF), especialmente o CPF ventromedial, para o processamento emocional. Contudo, essa hipótese é, em grande parte, baseada apenas em estudos de paciente com lesões, e ainda precisa de confirmações futuras.

Uma das teorias mais influentes atualmente no estudo das emoções, conforme mencionado anteriormente, é a teoria da avaliação cognitiva das emoções. Autores como Magda Arnold, Richard Lazarus, Klaus Scherer, Stanley Schachter, Nico Frijda e Jerome Singer argumentam que a avaliação cognitiva de um determinado evento pode determinar a reação emocional que teremos a ele. Deste modo, quando uma pessoa é xingada por um desafeto ela pode interpretar aquela ofensa como verdadeira e ficar triste ou injusta e sentir raiva. Portanto, nós imediatamente e automaticamente avaliamos os estímulos ao percebê-los e reagimos emocionalmente a eles. Mesmo dentro dessa abordagem explicativa, há diversas vertentes que buscam elucidar como isso de fato ocorre, no entanto, tal aprofundamento foge ao escopo deste texto (para mais informações sobre o tema veja a lista de referências e sugestões de leitura). Uma das críticas mais frequentes a uma parte dessas abordagens cognitivas (não todas) é que elas reduzem a importância da base fisiológica das emoções.

Enquanto diferentes perspectivas são discutidas para explicar o funcionamento e a natureza das emoções, os estudos neurocientíficos avançam solidamente nas últimas décadas. Assim, cada vez mais tem sido integrado o conhecimento sobre as interações fisiológicas e as avaliações cognitivas para a ocorrência e expressão das reações emocionais.

Neurociência Afetiva

Amígdala

Diversas linhas de pesquisa têm estabelecido que a amígdala, estrutura localizada dentro do nosso lobo temporal, como uma das mais importantes regiões cerebrais para as emoções. A amígdala tem um papel chave no processamento emocional e de sinais sociais das emoções (particularmente para o medo), e no condicionamento emocional e consolidação de memórias emocionais.

Estudos de neuroimagem têm associado a ativação da amigdala à detecção emocional e de estímulos biologicamente relevantes. Ela ajuda a guiar a atenção do organismo para estímulos com relevância emocional. Em humanos, lesões na amigdala podem levar a prejuízos no processamento de rostos e sinais sociais. Estudos mais recentes indicam que o processamento de expressões faciais emocionais, especialmente o medo, foi particularmente prejudicado em humanos com lesões amigdalares.

A ativação amigdalar a estímulos com conteúdo emocional acontece mesmo para aqueles estímulos apresentados por tempo insuficiente para serem registrados pela consciência. Ainda, a ativação da amígdala para o medo não é apenas para expressões faciais, isso também ocorre com vocalizações emocionais de medo. No entanto, o processamento emocional da amígdala é suscetível ao controle top-down de reações emocionais.

Córtex Pré-Frontal (CPF)

Diferentes regiões do CPF estão envolvidas em funções como planejamento, tomada de decisão, controle inibitório e atenção. Estudos de metanálise evidenciaram que essas mesmas regiões são ativadas com a exposição de conteúdo emocional. Tais regiões são frequentemente associadas ao controle de impulsos emocionais, podendo inibir a ativação da amigdala e outras estruturas a estímulos emocionalmente relevantes. Alguns pesquisadores sugerem que o CPF ventromedial exerce uma função interoceptiva que seria determinante para a percepção emocional e tomada de decisão. O córtex orbitofrontal seria determinante para percepção de conteúdo emocional, independentemente da valência o estímulo, e para o controle de impulsos, sendo fundamental para o controle top-down das reações emocionais.

Córtex Cingulado Anterior (CCA)

CCA desempenha um papel chave no monitoramento e avaliação emocional. Ele integra informações autonômicas, emocionais e atencionais, com intuito de regular os estados emocionais e selecionar a resposta mais adequada e as prioridades. Ou seja, os neurocientistas contemporâneos veem o CCA como um ponto de integração de informações viscerais, atencionais e emocionais, que está crucialmente envolvido na regulação afetiva e de outras formas de controle top-down. Além disso, alguns autores têm sugerido que o CCA é um componente determinante para a experiência emocional consciente e para a representação central da estimulação autonômica. Ele monitora conflitos entre o estado funcional do organismo e qualquer nova informação que tem potencial de consequências afetivas. Ainda, o CCA pode ser subdividido em: Dorsal, com uma função mais cognitiva; e Rostral/Ventral, com função mais afetiva. A subdivisão afetiva é frequentemente ativada com a apresentação de estímulos emocionais.

Ínsula

O córtex insular é uma região relacionada com a consciência de sensações corporais e com as experiências emocionais. Ela, além de coordenar respostas a estímulos ameaçadores e imprevisíveis, também atua na detecção de nojo e percepção de gostos desagradáveis. Além disso, a ínsula tem um papel de sinalização que alerta o organismo em situações ameaçadoras. A estimulação da ínsula produz sensações consistentes com o nojo e com a consciência de estados corporais (e.g., espasmos e formigamentos).

Certamente, outras regiões do cérebro também são fundamentais para o processamento emocional. No entanto, algumas dessas estruturas apresentam um papel reduzido ou controverso, já outras ainda necessitam de mais evidências para sustentar as suas funções no processamento emocional em humanos. Cabe frisar que as ações dos neurotransmissores e hormônios para as expressões emocionais fogem ao escopo deste texto geral e introdutório, contudo eles são abordados apropriadamente na literatura sugerida abaixo. O vasto (e fascinante) mundo das emoções e da neurociência afetiva não se limita, obviamente, ao que abordei neste resumo – aqui busquei apenas sintetizar o que apresentei nas palestras do VIII Curso de Neurociências da UFRGS e da VII Semana Nacional do Cérebro da UFRGS. Na verdade, a minha única ambição aqui era entender: Como você está se sentindo hoje?

Referências e sugestões de leitura:
  • Cabral, J. C. C., Tavares, P. de S., & de Almeida, R. M. M. (2016). Reciprocal effects between dominance and anger: A systematic review. Neuroscience and Biobehavioral Reviews71, 761–771.
  • Cabral, J. C. C., Tavares, P. S., Weydmann, G. J., das Neves, V. T., & de Almeida, R. M. M. (2017). Eliciting Negative Affects Using Film Clips and Real-Life Methods. Psychological Reports, 3329411773084.
  • Dalgleish, T. (2004). Timeline: The emotional brain. Nature Reviews Neuroscience5(7), 583–589.
  • de Almeida, R. M. M., Cabral, J. C. C., & Narvaes, R. (2015). Behavioural, hormonal and neurobiological mechanisms of aggressive behaviour in human and nonhuman primates. Physiology & Behavior143, 121–135.
  • LeDoux J.  (1998). The Emotional Brain. New York: Weidenfeld and Nicolson.
  • Lindquist, K. A., Wager, T. D., Kober, H., Bliss-Moreau, E., & Barrett, L. F. (2012). The brain basis of emotion: A meta-analytic review. Behavioral and Brain Sciences35(3), 121–143.
  • Meaux, E., & Vuilleumier, P. (2015). Emotion Perception and Elicitation. In Brain Mapping (Vol. 3, pp. 79–90). Elsevier.
  • Gazzaniga, M., Ivry, R., & Mangun. G. (2013). Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind. New York: W. W. Norton & Company.
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Psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC). Além de ser pesquisador/doutorando em tempo integral e divulgador de ciência nas (poucas) horas vagas, sou um curioso nato buscando entender a natureza do comportamento humano.
  


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sábado, 22 de maio de 2021

Hoje é dia do sagrado jejum de Sri Ekadasi Mohini.Dia 22|05|2021 lendo a História. Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia , religião



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A História do Mohini Ekadasi, hoje é di de Jejumde Sri Ekadasi Mohini, dia 22/05/2021



A História do Mohini Ekadasi.

Yudhishthira Maharaja disse: “Ó Janardana, qual é o nome do jejum [Ekadashi] que ocorre durante a quinzena clara do mês de Vaisakha [abr/mai]?

Qual é o processo para observá-lo corretamente? Tenha a bondade de narrar tudo isso para mim.”

O Senhor Sri Krishna respondeu: “Ó abençoado filho de Dharma, o que Vasishtha o sábio [Muni] certa vez falou para o Senhor Ramachandra agora irei descrever para ti.

Por favor ouça-Me atentamente.

O Senhor Ramachandra perguntou a Vasishtha Muni: “Ó grande sábio, gostaria de ouvir sobre o melhor de todos os dias de jejum – aquele dia que destrói todos os tipos de pecados e sofrimentos. Sofri tempo bastante em separação de Minha querida Sita, e assim desejo ouvir de ti sobre como Meu sofrimento pode ser terminado.”

O sábio Vasishtha respondeu: “Ó Senhor Rama, cuja inteligência é tão aguda, que simplesmente por lembrar de Teu nome se pode atravessar o oceano deste mundo material. Perguntaste-me a fim de beneficiar toda humanidade e realizar os desejos de todos. Agora descreverei aquele dia de jejum que purifica o mundo inteiro.

Ó Rama, aquele dia é o dia do jejum de Vaisakha-sukla, que cai no dia seguinte [Dvadashi]. Ele remove todos pecados e é famoso como Mohini Ekadashi. (3) Em verdade, ó Rama, o mérito deste jejum [Ekadashi] liberta da rede da ilusão a alma afortunada que o observa. Portanto, se quiseres aliviar Teu sofrimento, observa este auspicioso jejum [Ekadashi] perfeitamente, pois ele remove todos obstáculos do nosso caminho e alivia as maiores misérias. Tenha a bondade de ouvir enquanto descrevo suas glórias, porque até para quem apenas ouve sobre este auspicioso jejum [Ekadashi] os maiores pecados são nulificados.

Nas margens do Rio Sarasvati uma vez havia uma linda cidade chamada Bhadravati, que era governada pelo Rei Dyutiman. Ó Rama, aquele rei constante, veraz, e altamente inteligente nascera na dinastia da lua. Em seu reino havia um mercador chamado Dhanapala, que possuia grande riqueza em grãos alimentícios e dinheiro. Era também muito piedoso. Dhanapala providenciou para que fossem escavados lagos, construidas arenas sacrificiais, e belos jardins cultivados para o benefício de todos cidadãos de Bhadravati. Era um excelente devoto de Vishnu e tinha cinco filhos: Sumana, Dyutiman, Medhavi, Sukrti, e Dhrshtabuddhi.

Infelizmente, seu filho Dhrshtabuddhi sempre se ocupava em atividades muito pecaminosas, tais como dormir com prostitutas e se associar com pessoas degradadas. Desfrutava de sexo ilícito, jogatina, e muitas outras variedades de gratificação sensorial. Desrespeitava os semideuses, sacerdotes [brahmanas], antepassados e outros anciãos, e os hóspedes da família.

O malévolo Dhrshtabuddhi gastou a fortuna do pai indiscriminadamente, sempre banqueteando-se com alimentos intocáveis e bebendo vinho em excesso.

Certo dia Dhanapala chutou Dhrshtabhuddhi para fora de casa depois de vê-lo andando pela rua de braço dado com uma prostituta. Desde então todos parentes de Dhrshtabuddhi eram altamente criticos sobre ele e mantinham distância dele. Depois que havia vendido seus ornamentos e se viu em necessidade, as prostitutas também o abandonaram e insultaram devido a sua pobreza.

Dhrshtabuddhi estava agora cheio de ansiedade, e também com fome. Pensou: “Que devo fazer? Para onde devo ir? Como poderei me manter?” Então ele começou a roubar. Os guardas do rei prenderam-no, porém quando souberam que seu pai era o famoso Dhanapala, soltaram-no.

Foi pego e solto muitas vezes. Mas afinal o mal-orientado Dhrshtabuddhi foi preso, algemado e depois surrado.

Após açoitá-lo, os guardas do rei admoestaram-no: “Ó ser malvado! Não há lugar para ti aqui.”

Contudo, Dhrshtabuddhi foi libertado de suas tribulaçöes por seu pai e imediatamente depois, entrou na densa floresta.  Perambulou aqui e ali, esfomeado e sedento, sofrendo muito.  Eventualmente ele começou a matar leões, veados, javalis, e lobos para alimento. Sempre pronto em sua mão estava seu arco, e sempre em seu ombro havia uma aljava cheia de pontiagudas flechas. Também matava aves, tais como cakoras, pavões, kankas, pombos e tordos. Sem hesitar massacrava muitas espécies de aves e animais, e assim seus pecados cresciam dia a dia. Devido a seus pecados anteriores, agora estava imerso num grande oceano de pecado.

Dhrshtabuddhi estava sempre infeliz e ansioso, mas certo dia, durante o mês de Vaisakha [abr/mai], pela força de um pouco de seu mérito passado, acabou encontrando o sagrado mosteiro [ashrama] de Kaundinya Muni. O grande sábio acabava de se banhar no Rio Ganges, e pingava de água. Dhrshtabuddhi teve a boa fortuna de tocar algumas destas gotas que caíam das roupas do sábio. Instantaneamente Dhrshtabuddhi se viu livre da ignorância, e suas reações pecaminosas foram reduzidas. Oferecendo suas humildes reverências a Kaundinya o sábio [Muni], Dhrshtabuddhi orou a ele de mãos postas: “Ó grande sacerdote [brahmana], por favor descreva algum tipo de expiação que posso realizar sem muito esforço.

Cometi tantos pecados em minha vida, e agora eles me tornaram pobre.”

O grande sábio [rishi] respondeu: “Ó filho, ouça com grande atenção, pois por me ouvir irás ficar livre de todos teu pecados restantes.  Na quinzena clara deste mês, Vaisakha [abr/mai], ocorre o sagrado jejum [Mohini Ekadashi], que tem o poder de nulificar pecados vastos e pesados como o Monte Sumeru. Se seguires meu conselho e fielmente observares jejum neste dia, que é tão querido pelo Senhor Hari, será liberto de todas reações pecaminosas de muitas, muitas vidas.”

Ouvindo estas palavras com grande alegria, Dhrshtabuddhi prometeu observar o jejum de Mohini Ekadashi de acordo com as instruções do sábio. Ó melhor dos reis, ó Rama, por jejuar completamente no Mohini Ekadashi, o antes pecaminoso Dhrshtabuddhi, filho pródigo do mercador Dhanapala, ficou sem pecado. Depois ele conseguiu uma bela forma transcendental e, livre de todos obstáculos, cavalgou em Garuda [pássaro transportador], a montaria de Vishnu [Deus], para a morada suprema do Senhor.

Ó Rama, o dia de jejum de Mohini Ekadashi remove os mais obscuros apegos ilusórios à existência material. Portanto não há melhor dia de jejum em todos os três mundos.”

O Senhor Krishna concluiu: “E assim, ó Yudhishthira, não há local de peregrinação, nem sacrifício, nem caridade que possa conceder mérito igual a mesmo uma décima sexta parte do mérito que um devoto fiel a Mim obtém por observar esse jejum de Mohini Ekadashi. E aquele que ouve e estuda as glórias do Mohini Ekadashi, obtém o mérito de dar mil vacas em caridade.”

Assim termina a narrativa das glórias de Vaisakha-sukla Ekadasi, ou Mohini Ekadasi, do Kurma Purana.

Notas:

(1) Se o sagrado jejum cair no dia seguinte [Dvadashi], ainda assim é chamado de Ekadashi nas literaturas védicas.  Além do mais, no Garuda Purana 1.125.6 o Senhor Brahma [o primeiro filho de Deus neste universo] declara para Narada Muni: “Ó sacerdote [brahmana], este jejum deve ser observado quando há um Ekadashi pleno, uma mistura de Ekadashi e Dvadashi, ou mistura de três (Ekadashi, Dvadashi e Trayodashi), mas nunca no dia quando houver mistura de Dashami e Ekadashi.”


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quarta-feira, 19 de maio de 2021

PÃO FRANCÊS: Uma receita caseira para fazer pão de sal de padaria

Srimati Sita Devi consorte eterna de Sri Rama. - Dia da Aparição dia 20 de maio de 2021



rodapé gráfico

Hoje marca o dia auspicioso do aparecimento de uma grande personalidade feminina, a saber, Sita Devi, a consorte do Senhor Ram. Sita Devi, uma das personalidades mais proeminentes no grande épico Ramayan, é um epítome de puro amor e devoção e uma esposa casta exemplar. Sua personagem e seus passatempos são um grande exemplo e altos padrões para todas as mulheres no mundo de hoje, seja no papel de filha, esposa, mãe ou na verdade em qualquer papel. Também mostra a força que as mulheres de coração puro podem ter e é um bom aviso a todos para nunca desrespeitar uma mulher respeitável.

O aparecimento de Devi Sita neste planeta foi verdadeiramente extraordinário e um indicador de sua divindade. Certa vez, quando houve uma seca no reino de Mithila, o janak daquela época, maharaj Seeradhwaja, com as instruções dos Brahmanas, realizou um Yajna para invocar as bênçãos do Senhor para que seu reino pudesse ser libertado dos distúrbios criados pelo projeto. Depois que o Yajna foi realizado, os Brahmanas instruíram Maharaj Janak a arar a terra ele mesmo para que o sacrifício tivesse o resultado desejado. Quando Janak, que era um rei muito santo e erudito, estava arando a terra, a ponta do arado ficou presa em algo no solo, que quando cavado, revelou uma bela caixa de ouro. Nessa caixa, estava uma menina primorosamente linda e divina. O rei, que não tinha filhos até então,ficou extremamente feliz em receber essa garota e a excetuou como sua filha, que foi então nomeada pelos santos reunidos como Sita, por ter aparecido durante a aração da terra, já que a ponta de um arado é chamada Sita em sânscrito. Após esse incidente, o rei foi abençoado com uma filha, que se chamava Urmila, e as duas irmãs cresceram sob os cuidados amorosos de seus pais. Quando Devi Sita era uma garotinha, ela atraía o coração de todos com suas nobres e belas qualidades, e era muito devotada à adoração ao Senhor.que se chamava Urmila e as duas irmãs cresceram sob os cuidados amorosos de seus pais. Quando Devi Sita era uma garotinha, ela atraía o coração de todos com suas nobres e belas qualidades, e era muito devotada à adoração ao Senhor.que se chamava Urmila e as duas irmãs cresceram sob os cuidados amorosos de seus pais. Quando Devi Sita era uma garotinha, ela atraía o coração de todos com suas nobres e belas qualidades, e era muito devotada à adoração ao Senhor.

Os ancestrais de Maharaj Janak foram abençoados com o arco que Lord Shiva usou para matar o demônio tripurasur e, portanto, foi mantido no palácio e adorado por todos. Existem duas versões de um passatempo de Devi Sita com este arco. Alguns devotos dizem que uma vez, quando a Sita estava jogando bola com seus amigos, a bola rolou para baixo da mesa em que o arco celestial estava colocado. Com o desejo de recuperar a bola para continuar com o jogo, Devi Sita levantou com grande facilidade o arco, que de outra forma era muito difícil de levantar mesmo para os lutadores mais poderosos do planeta. Outra versão da história sugere que Sita adoraria o arco e para limpar a superfície em que o arco foi colocado, ela o ergueu. Em ambos os casos, quando Maharaj Janak ouviu sobre este incidente, ele ficou verdadeiramente surpreso,e naquela época ele fez um voto de casar sua filha com uma pessoa qualificada e forte o suficiente para levantar o arco do Senhor Shiva e amarrá-lo. Depois disso, no devido tempo, Lord Ram veio lá com Rishi Vishwamitra e ganhou a mão de Devi Sita no Swayamvar.

Depois de ter vivido pacificamente em Ayodhya por muitos anos dando prazer e servindo seus sogros, quando Maharaj Dasharath quis entronizar Ram como o rei de Ayodhya, mas foi forçado a mandá-lo para a floresta devido às duas bênçãos que ele havia prometido aos seus esposa Kaikeyi, Sita Devi insistiu em acompanhar Lord Ram para a floresta. Isso mostra como ela era totalmente dedicada ao marido e não fazia considerações sobre os desconfortos que poderia enfrentar no terreno acidentado das florestas. Sua decisão foi elogiada por todas as personalidades respeitáveis ​​da sociedade e ela foi considerada a personificação da devoção ao marido. Quando ela estava atravessando as florestas com seu marido e cunhado, ela nunca se queixou de qualquer inconveniente,ao contrário, ela estava servindo fielmente a Ram e mantendo uma atitude feliz para o prazer dele. Certa vez, enquanto vivia na floresta, antes do sequestro de Sita, Lord Ram invocou Agni dev e confiou Devi Sita aos seus cuidados, a fim de realizar a lila pela qual ele havia descido a esta terra. Posteriormente, em Panchavati, após o episódio de Shurpanakha e a morte de Khar e Dushan, por instrução de Ravan, Marich disfarçou-se de um querido de ouro para cativar Sita, e Ram foi pegar o querido por insistência de Sita. Depois de ouvir os pedidos de ajuda, que na verdade foram feitos por marich na voz de Ram, Sita instruiu Laxman a ir ajudar Ram, mas entendendo que havia algum jogo demoníaco em jogo, Laxman se recusou a ir. No entanto, ele teve que se submeter às ordens de sua cunhada e para sua proteção traçou uma linha ao redor da casa,que ele pediu que ela não cruzasse. Na ausência dos dois irmãos, o demônio enganador Ravan veio disfarçado de brâmane e implorou por esmolas. Quando Sita pediu perdão por não ser capaz de cruzar a linha e vir para servi-lo e, em vez disso, humildemente pediu-lhe que se apresentasse, ele ameaçou amaldiçoá-la e, assim, deixá-la com medo forçou-a a sair da linha. Naquela época, revelando sua verdadeira identidade e suas intenções vigorosas, ele ousou sequestrar Devi Sita, que é a mãe de todo o universo e assim garantiu sua destruição em um futuro próximo. Na verdade, ele só havia levado Chaya Sita, pois se a Sita real estivesse lá, devido à sua pureza e santidade ferozes, ele teria sido queimado imediatamente.Mas os passatempos do Senhor são inconcebíveis e Sita queria dar o crédito de salvá-la ao seu marido e também o Senhor queria matar todos os demônios do planeta o que só teria sido possível tendo uma guerra.

'Vinash kale vipreet budhi' é um ditado famoso que significa que no momento da destruição de alguém não é capaz de pensar corretamente e essa era a situação com Ravan. Apesar dos constantes pedidos e sugestões de sua esposa e irmão, para entregar Devi Sita ao Senhor Ram, Ravan, teimoso e orgulhoso como era, não deu ouvidos ao conselho sábio, que levou à sua destruição e à destruição de toda a sociedade demoníaca nas mãos de Lord Ram e seu exército. Após a guerra, no entanto, em vez de aceitar Sita de volta, Lord Ram instruiu Devi Sita a provar sua castidade entrando no fogo. Isso foi feito não porque Lord Ram tivesse dúvidas sobre seu caráter primitivo,pelo contrário, ele estava bem ciente de que a Sita real estava sob a proteção de Agni dev e, portanto, a fim de restringir a possibilidade de outros questionarem sua castidade e voltar a Sita real, este passatempo foi realizado pelo Senhor, que é verdadeiramente inconcebível para o cérebro humano comum.

Posteriormente, após seu retorno a Ayodhya e a coroação do Senhor Ram, eles viveram felizes em seu reino até que outro passatempo doloroso acontecesse. Em Ayodhya, ocorreu o incidente em que um dia a esposa de um dos cidadãos voltou para casa após ter passado uma noite em outro lugar devido a vários motivos e o marido se recusou a aceitá-la em sua casa, e disse que ele não era Ram que ele poderia exceto uma mulher em sua casa que tinha ficado com outro homem. Isso, embora dito de forma altamente inadequada pela pessoa, mas Lord Ram, sendo o rei, tinha que garantir que seus súditos tivessem fé nele e, portanto, instruiu Laxman a levar Sita, que estava grávida na época, para a floresta sob o pretexto de visitando os santos, que Devi Sita sempre desejou muito,e deixá-la na floresta e dizer a ela que Lorde Ram a havia desistido devido à inquietação entre os súditos do reino. Com o coração pesado, Laxman cumpriu a ordem de Lorde Ram, levou Sita para a floresta e a deixou lá. Quando Devi Sita descobriu o verdadeiro motivo de sua vinda para a floresta, ela ficou com o coração partido, mas devido a sua fé inabalável e amor em seu Senhor, ela aceitou sua ordem e assumiu uma vida austera para seu prazer no eremitério de Rishi Valmiki. . No devido tempo, ela deu à luz dois meninos, ou seja, Luv e Kush, e eles cresceram sob os cuidados e instruções de Rishi Valmiki.Quando Devi Sita descobriu o verdadeiro motivo de sua vinda para a floresta, ela ficou com o coração partido, mas devido a sua fé inabalável e amor em seu Senhor, ela aceitou sua ordem e assumiu uma vida austera para seu prazer no eremitério de Rishi Valmiki. . No devido tempo, ela deu à luz dois meninos, ou seja, Luv e Kush, e eles cresceram sob os cuidados e instruções de Rishi Valmiki.Quando Devi Sita descobriu o verdadeiro motivo de sua vinda para a floresta, ela ficou com o coração partido, mas devido a sua fé inabalável e amor em seu Senhor, ela aceitou sua ordem e assumiu uma vida austera para seu prazer no eremitério de Rishi Valmiki. . No devido tempo, ela deu à luz dois meninos, ou seja, Luv e Kush, e eles cresceram sob os cuidados e instruções de Rishi Valmiki.

Quando Devi Sita estava na floresta, Lorde Ram decidiu realizar um sacrifício de cavalo e solicitou ao rei Rishi Vashisht que o conduzisse. Então, o Rishi disse a Ram que ele só poderia realizar o sacrifício com sua esposa, ou se isso não fosse viável, ele deveria se casar novamente. Isso, no entanto, não era excludente para Ram, pois tudo o que ele tinha feito era devido ao público e ele pessoalmente não tinha dúvidas sobre a pureza dela e havia feito o juramento de não se casar com mais ninguém. Para resolver esse dilema, o sábio instruiu Ram a fazer uma estátua de ouro de Sita para sentar-se no yajna com ele, após o que a cada ano uma nova divindade de Sita Devi era feita. Em um desses sacrifícios, Luv e Kush cantaram o Ramayan, que aprenderam com seu guru Valmiki, o autor de Ramayan, que roubou os corações de todos os que estavam ali reunidos.Quando finalmente todos ficaram sabendo que eram filhos de Lord Ram, Devi Sita foi chamada ao tribunal para vir e mais uma vez provar sua castidade para que Lord Ram pudesse exceto ela e os meninos. Quando Sita veio ao tribunal, ela estava acompanhada por Valmiki Rishi, que proclamou na frente de todos que ela era pura e que eles deveriam exceto ela em sua palavra, já que ele nunca tinha falado uma mentira, mas apesar disso, ela foi convidada a provar que era . Então, como prova final, ela invocou a Mãe Terra e pediu-lhe que a colocasse de volta em seu colo de onde ela havia aparecido originalmente. Respondendo suas orações, a Mãe Terra apareceu e para o desânimo de todos, Devi Sita entrou na terra e, desta forma, encerrou seus passatempos nesta terra.Lorde Ram ficou muito magoado com a entrada de Sita Devi na terra, mas ele excluiu seus filhos e governou a terra por muitos mais anos antes de encerrar seus passatempos.

Desta forma, a vida de Devi Sita é verdadeiramente inspiradora, de forma que apesar de todos os problemas que surgiram em seu caminho, embora ela seja a consorte eterna de Lord Ram, seu humor sempre foi de servi-lo e ela sempre foi muito misericordiosa para com todos aqueles ao seu redor. No dia de seu auspicioso aparecimento, oramos a ela por sua misericórdia sem causa para que possamos alcançar devoção inabalável por Radha Shyamsundar.

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