Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
sábado, 25 de março de 2023
O Sul no NorteOlavo de CarvalhoDiário do Comércio, 11 de janeiro de 2012. Muito atual em 2023.
Lakshmi Panchami 2023 hojebdia 25/03/. Sábado jejum.
sexta-feira, 24 de março de 2023
Um Conselho Para Quem Faz Formação Pedagógica Na Faculdade Ibra.
quinta-feira, 23 de março de 2023
Quinta de ouro #09 VIDA INTELIGENTE NA UNIVERSIDADE, com Marcos EBERLIN
Mercado de trabalho para o pedagogo, "e o salário" 2023 por João Maria andarilho utópico.
Pedagogia é o curso com maior número de formandos no Brasil
Em 2019, ano do último Censo da Educação Superior, 1,2 milhão de pessoas se formaram em cursos de graduação no país. Desse montante, 124,4 mil eram de formandos de pedagogia
por Redação

11 de fevereiro de 2022
A Revista Piauí fez uma reportagem sobre os cursos mais procurados no Brasil. Pedagogia é o que mais forma profissionais no país. Em 2019, ano do último Censo da Educação Superior, 1,2 milhão de pessoas se formaram em cursos de graduação no país. Desse total, 124,4 mil eram de formandos de pedagogia. Em segundo lugar, aparece o curso de direito, que formou 121,2 mil bacharéis naquele ano.
Leia a matéria original em Revista Piauí
por Redação
11 de fevereiro de 2022
A Revista Piauí fez uma reportagem sobre os cursos mais procurados no Brasil. Pedagogia é o que mais forma profissionais no país. Em 2019, ano do último Censo da Educação Superior, 1,2 milhão de pessoas se formaram em cursos de graduação no país. Desse total, 124,4 mil eram de formandos de pedagogia. Em segundo lugar, aparece o curso de direito, que formou 121,2 mil bacharéis naquele ano.
Leia a matéria original em Revista Piauí
Empregabilidade: 69% dos formados levam até um ano para achar trabalho
Empregabilidade: 69% dos formados levam até um ano para conseguir um emprego
Apesar dos impactos da pandemia, 69% dos egressos do ensino superior conseguem um emprego em menos de um ano após a formatura. O indicador de empregabilidade é resultado de um levantamento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e da Symplicity, empresa de empregabilidade e engajamento estudantil.
Segundo o estudo, 48,82% dos formados estavam em ocupações formais, 10,86% trabalhando como autônomos ou profissionais liberais, 2,77% como empresários e apenas 2,82% estavam na informalidade. A remuneração média dos egressos é de R$ 3,8 mil.
Os dados avaliaram a colocação profissional de 2 mil egressos de instituições de ensino superior (IES) brasileiras formados entre julho de 2020 e junho de 2021 – ou seja, ainda em um momento crítico da pandemia da covid-19.continue lendo clique aqui
EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
- Diego Gomes de Mattos Coelho
- Neli Silva do Carmo Reis
- Simone Aparecida Barra Magalhães de Lima
- Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo

Keywords
evasão escolar
curso de licenciatura em pedagogia
How to Cite
Abstract
O objetivo desse trabalho intitulado “Evasão Escolar no Curso de Pedagogia” é investigar o processo de formação inicial e continuada dos docentes do curso de licenciatura em pedagogia no ISEPAM, para melhores práticas docentes; através de questionário virtual. Tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas. O problema envolve o questionamento: por que existe no ISEPAM um alto índice de alunos no curso de Licenciatura em Pedagogia, que tem acesso à universidade e quando conseguem dela fazer parte, em sua grande maioria abandonam o curso ou quando conseguem concluir não apresentam o Projeto Monográfico? Tem como público alvo docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia do ISEPAM. Antunes (2011) salienta a relevância da formação contínua e a constante atualização do professor para que se alcance o sucesso do processo educativo. A metodologia está caracterizada como bibliográfica por utilizar fontes teóricas; qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores utilizados; quantitativa, por gerar dados numéricos após a aplicação e análise de questionário destinado ao corpo docente do curso de Licenciatura em Pedagogia do ISEPAM, no município de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil. Também se caracteriza por exploratória, por investigar o fenômeno “Evasão Escolar no Curso de Pedagogia”, aproximando-o da comunidade científica. Os autores utilizados foram: Gadotti (2003), Freire (1996), Libâneo (2017), Sacristán (2013), dentre outros.
References
ANTUNES, Celso. Como Desenvolver as Competências em Sala de Aula. Editora: Vozes. Petrópolis, RJ, 2011.
ARROYO, Miguel G. et al. A Reconfiguração da Escola Entre a Negação e a Afirmação de Direitos. Editora: Papirus, 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Lei 9.394/96. Brasília, 1996.
________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASÍLIA. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia - DCN. Parecer CNE/CP n° 5/2005. Brasília, 2005.
CORRÊA, Maria José; LOUREIRO, Armando. Evasão escolar na educação á distância. Causas e consequências. Curitiba: Appris, 2020.
DEMO, Pedro. Outro Professor - Alunos Aprendem com Professores que Aprendem Bem. 1 edição, Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2013.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários a prática educativa. Editora: Paz e Terra. 1996.
FERREIRA, Andreia; et al. Formação Continuada de Professores Questões para Reflexão. Ministério da Educação. Belo Horizonte: Autentica, 2007.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Editora: Feevale. Novo Hamburdo, 2003.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 10 . ED- São Paulo, Cortez, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Editora: Cortez, São Paulo, 2017.
MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência Pedagógica do Professor Universitário. 2 Ed. Rev. Editora: Summus. São Paulo, 2012.
PEREIRA, Gilvan Elias. Insucesso Escolar: a relação entre escola, aprendizagem e linguagem / 1. Ed- Curitiba: Appris, 2016.
QUEIROZ, Lucileide Domingos. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. 2004. Disponível em: www.anped.org.br. Acesso em:17 mar. 2022.
SACRISTÁN, José Gimeno. et al Saberes e Incertezas Sobre o Currículo. Porto Alegre, Penso, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico Crítica. 12 edição. Autores associados. Campinas, SP, 2021.
SCHARGEL, Franklin; SMINK, Jay. Estratégias Para Auxiliar o Problema de Evasão Escolar. Editora Dunya. Rio de Janeiro, 2001.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. Editora Libertad. São Paulo, 2014.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político- pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 16. ed- São Paulo: Cortez, 2019.
Educação O Quê Quer Dizer? (feito com Spreaker)
Educação e Educar
Etimologia de Educação e Educar

É visto no latim como educatio, observando a associação e uso do verbo educar como educāre, para transmitir a premissa de orientar ou liderar, vinculado a educĕre, entendido como revelar ou expor, composto pelo prefixo ex-, configurando o sentido de tirar ou externalizar, e ducĕre, para compreendendo a ação de conduzir (no latim conducĕre, regido pelo prefixo com-, em função de união ou totalidade), sobre a referência do indo-europeu *deuk-, por liderar ou levar, cuja influência manifesta-se nas palavras duque (no francês duc, em relação às formas latinas dux, ducis), produzir (no latim como producĕre), ou até na construção de seduzir (determinado no latim seducĕre). Expressa uma ideia concreta: promover o desenvolvimento intelectual e cultural do indivíduo e, ao mesmo tempo, incentivar a aprendizagem de conhecimentos e habilidades.
Como critério geral, todo processo educativo é realizado através de determinados profissionais, como os professores. Estes são responsáveis por inculcar conhecimentos e destrezas no ambiente escolar. A outra modalidade essencial de aprendizagem se baseia na figura do autodidata, um termo que se localiza no francês autodidacte sobre a origem grega autodídaktos.
A educação pública é o resultado de um longo processo histórico
No mundo antigo não havia centros de ensino como conhecemos na atualidade. Mas, no caso de Atenas havia espaços para reflexão e debate (por exemplo, a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles).
Na polis de Esparta, os menores recebiam instrução com um forte espírito militar, pois havia dura disciplina e o comportamento era moldado através do exercício físico.
Na civilização romana havia um modelo educacional baseado no trivium (incluía conhecimentos de retórica, gramática e dialética) e no quadrivium (música, astronomia, aritmética e geometria). Neste período histórico se consolida o binômio professor-aluno, mas apenas para o setor privilegiado da sociedade (o povo comum não fazia parte da formação e as elites sociais eram instruídas em um equilíbrio entre saber, arte e exercício físico).
O escravo que acompanhava as crianças na escola era o paedagogus, daí a origem da palavra pedagogia
Durante a Idade Média, os únicos centros culturais estavam ligados à igreja (nos mosteiros havia bibliotecas e nelas os escribas copiavam os diferentes textos). Durante a Idade Média, surgiram as primeiras universidades nas cidades de Bolonha, Paris, Oxford e Salamanca, assim como as primeiras escolas municipais para atender as crianças órfãs (por exemplo, na cidade de Valência, em 1410, foi fundado o Colégio Imperial de Crianças Órfãs, de San Vicente Ferrer).
Foi a partir do período do Iluminismo no século XVIII que surgiram os primeiros centros de educação pública, sendo gratuitos e de caráter obrigatório para o conjunto da população infantil. Os monarcas absolutistas europeus impulsionaram as primeiras escolas públicas para educar o povo (por exemplo, a escola prussiana seguia o modelo espartano e promovia a disciplina e o regime autoritário com o propósito de que a população fosse dócil e facilmente manipulável).
A Lei de instrução pública de 1857, promovida por Cláudio Moyano Samaniego, estabeleceu a modernização do sistema educativo espanhol.
A escola como instituição educativa regulamentada pelo estado foi desenvolvida ao longo do século XIX, junto com a expansão do sistema capitalista.
Se tomarmos como referência a Espanha, a lei da educação pública, também conhecida como Lei Moyano, significou o impulso definitivo do modelo educativo do ensino público.
quarta-feira, 22 de março de 2023
Dia 22/03/2023 Gudi Padwa é celebrado como Ugadi pelo povo de Karnataka e Andhra Pradesh. Ambos Gudi Padwa e Ugadi são celebrados no mesmo dia.
Indicação de leitura 56 , LUz do Bhagavata, Fábulas de esopo. Blog do João Maria andarilho.
A literatura infantil é um mundo fascinante, repleto de magia e imaginação! Descubra a beleza dos Contos de Fadas, Fábulas e Parlendas!
Por Victor Palandi
A literatura infantil é um mundo fascinante! Repleto de magia e imaginação! Quem não foi criança e se imaginou brincando em castelos, lutando com dragões e gigantes, sendo a princesa no mundo do faz de conta?
Todas as crianças passam por fases de evolução e amadurecimento durante a vida até chegar à fase adulta. Quando se é criança a literatura é mais que uma brincadeira: é um ato de prazer, é uma fase de descobertas, de aprendizagem e deve ser encarada como tal.
A cada fase da evolução da criança, ela se interessa por determinado tipo de leitura. A faixa etária da criança deve ser respeitada pelo adulto que deve interagir nesse mundo de mistério e magia. Vamos aprender e entender sobre os contos de fadas, as fábulas e as parlendas!
Contos de Fadas
Os contos de fadas são histórias curtas de tradição oral, ou seja, são histórias contadas de pais para filhos. Seus personagens principais, de forma geral, têm de enfrentar grandes e perigosos obstáculos, até chegar num final feliz. Os contos de fadas têm cenários como castelos, florestas, um mundo encantado cheio de magia, mistérios e perigos. Seus personagens são fadas, princesas, bruxas, animais mágicos e grandiosos, enfim um mundo idealizado e encantador.
Você conhece uma história que tem uma princesa, uma bruxa muito malvada e sete anões como seus personagens? É isso mesmo! Você adivinhou! A história da Branca de Neve e os sete anões é um conto de fadas escrita pelos Irmãos Grimm. Eles escreveram vários outros contos como Rapunzel, João e Maria, A Gata Borralheira, Chapeuzinho Vermelho, O Lobo e as Sete Crianças, O Ganso de Ouro, Os Músicos de Bremen e muito outros contos.
Sugestões de leitura de contos de fadas
- Outra vez os três porquinhos – Erico Veríssimo. São Paulo: Companhia das Letrinhas;
- Contos de fadas clássicos – Helen Cresswell. São Paulo: Martins Editora;
- Contos de Grimm – Jakob e Wilhelm Grimm. São Paulo: Companhia das Letrinhas.

Fábulas
As fábulas são histórias curtas, em que os personagens em sua grande maioria são sempre animais que falam, pensam e agem como seres humanos. Toda fábula possui uma moral no final. Moral é o ensinamento que é passado pela história.
As fábulas de Esopo são várias histórias que fazem parte da tradição popular que divertem, ensinam e despertam a imaginação e a criatividade.
Sugestão de leitura de fábulas
- O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado – Don e Audrey Wood. São Paulo: Brinque-Book;
- Por que os sapos são verdes? –Pedro Paulo Monteiro. São Paulo: Cortez;
- Fábulas de Esopo – Ruth Rocha. Editora Salamandra.
Parlendas
As parlendas são versinhos com temas infantis criados para as crianças como forma de entretenimento que ajudam despertar a criatividade e a imaginação. São cantigas bem antigas repletas de rimas alegres e divertidas. Elas são famosas e muitas bem conhecidas. Elas fazem parte da cultura e ensinamentos de um povo, de uma cultura. Algumas parlendas que você certamente já ouviu! Existem várias, mas vou deixar duas como exemplo:
“Meio-dia, macaco assobia.
Panela no fogo, barriga vazia”.
“Eu vou fazer um relógio
de um galinho de poejo
para contar os minutos
do tempo que não te vejo”.
Leia para uma criança. Ler é um ato de amor e sabedoria!
Trava-línguas – Wikipédia, a enciclopédia livre
Trava-línguas são um conjunto de palavras formando uma frase que seja de difícil pronunciação Os trava-línguas, além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e alegria.
O uso do trava-línguas na escola
Os trava-línguas fazem parte das manifestações orais da cultura popular, são elementos do nosso folclore, como as lendas, os acalantos, as parlendas, as adivinhas e os contos. O que faz as crianças repeti-los é o desafio de reproduzi-los sem errar. Entra aqui também a questão do ritmo, pois elas começam a perceber que, quanto mais rápido tentam dizer, maior é a chance de não concluir o trava-língua. Esse tipo de poema pode ser um bom recurso para trabalhar a leitura oral, com o cuidado de não expor alunos com mais dificuldades. É nessa leitura que melhor se observa o efeito do trava-línguas e, dependendo da atividade, passa a ser uma brincadeira que agrada sempre. Os trava-línguas podem ainda ser escritos para criar uma coletânea de elementos do folclore e pesquisados em diferentes fontes: livros, sites na internet ou revistas de passatempos.Um dos trava-línguas mais usados na escola é:
- "O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem".
Curiosidades
O trava-línguas é citado no Kama Sutra como uma das 64 artes a serem estudadas pelas cortesãs e é descrito da seguinte maneira:
- Estudo de frases difíceis de pronunciar. É um jogo praticado principalmente pelas mulheres e crianças, e consiste em dar-se uma determinada frase cujas palavras, quando rapidamente repetidas, são frequentemente trocadas ou mal pronunciadas.
Parlenda
Parlenda é uma forma literária tradicional, rimada com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. É usada, em muitas ocasiões, para brincadeiras populares. Normalmente é uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. A finalidade é entreter a criança, ensinando-lhe algo.
Algumas vezes, é chamada de trava-línguas, quando é repetida de forma rápida ou várias vezes seguidas, provocando um problema de dicção ou paralisia da língua, que diverte os ouvintes. Assim, pede-se a alguém que repita uma parlenda, em prosa ou verso, de forma rápida - "fale bem depressa" - "diga correndo" - ou que a repita várias vezes seguidas - "repita três vezes".
As parlendas não são cantadas e, sim, declamadas em forma de texto, estabelecendo-se como base a acentuação verbal.
Os portugueses denominam as parlendas cantilenas ou lengalengas. Na literatura oral é um dos entendimentos iniciais para a criança e uma das fórmulas verbais que ficam, indeléveis, na memória dos adultos.
Exemplos de trava-línguas
Os seguintes são exemplos de trava-línguas em português:[1]
- Três pratos de trigo para três tigres tristes.
- O rato roeu a roupa do Rei de Roma e a rainha com raiva resolveu remendar.
- Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.
- A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.
- Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
- Bagre branco, branco bagre.
- O padre pouca capa tem porque pouca capa compra.
- Casa suja, chão sujo.
- Se o Pedro é preto, o peito do Pedro é preto e o peito do pé do Pedro também é preto.
- O pinto pia, a pipa pinga. Pinga a pipa e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia, mais a pipa pinga.
Para saber mais
- HEYLEN, Jacqueline. Parlenda, riqueza folclórica; base para a educação e iniciação à música. 2ª ed. São Paulo, Editora HUCITEC, 1991.
- DA SILVA, Regina Helena Pranke, Revista Nova Escola. Esto es una porqueria
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
-
Muitas pessoas com minha idade, em torno dos 40 , foram alfabetizadas com esta cartilha. Ela foi utilizada durante muitos anos. Para ver e...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
Martinho Lutero Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (Redirecionado de Martinho lutero ) Ir para: navegação , pesqu...
-
Kami Xintoísmo Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa A Wikipédia possui o Po...
-
O Vastu Shastra Vastu Shastra é a ciência da construção de casas que tragam saúde, prosperidade, paz e felicidade aos morador...
-
Escala Portage-1 from Carlos Junior Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro...


.jpg)
.jpg)
.jpg)