Adorando Lakshmi Panchami Vrat
O jejum de Lakshmi Panchami é feito de forma única. Neste dia, os devotos acordam de manhã cedo e, após o banho, vestem roupas limpas e adoram a Deusa. Oferendas ou prasad tem um lugar significativo na cultura hindu. Os devotos oferecem grãos, açafrão e açúcar mascavo à Deusa Lakshmi. O estabelecimento de Shree Yantra neste dia é considerado auspicioso. A adoração de Ma Laksmi culmina com havan e flor de lótus, e Shrisukta é oferecido. Se a flor de lótus não estiver disponível, o havan pode ser feito com pedaços de videira e ghee.
Entre as ofertas estão itens de maquiagem ou shringar para a Deusa Laksmi e roupas vermelhas. Roupas Amarelas são oferecidas ao Senhor Vishnu, o marido da Deusa Lakshmi. Finalmente, Prasad na forma de Kheer (um doce feito com leite) é fornecido para as meninas.
A caridade é parte integrante deste festival, e grãos e dinheiro são dados aos pobres e necessitados. Alimentar vacas em Lakshmi Panchmi também é considerado muito auspicioso. O Ano Novo Hindu começa no mês Shukla Paksha de Chaitra. Desta forma, devido ao início do ano, adorar a Deusa Lakshmi mantém a graça da mãe durante todo o ano.
Acredita-se que uma vez, a Deusa Lakshmi ficou brava com os deuses e foi para Kshir Sagar. Então, para agradar a Deusa Lakshmi, Devraj Indra fez penitência severa e jejuou com rituais completos. Seguindo-a, outras divindades também mantiveram o jejum da Deusa Lakshmi. Como os deuses, os demônios também adoravam a Deusa Lakshmi. Para seus devotos, a mãe reapareceu no final do jejum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário