Srinivasa
asyaartho vivrtas tair yah
sa sankshipyaa vilikhyate
bhakta-rupo gaurachandro
yato 'sau nandanandanah
bhakta-swarupo nityanando
vraje yah sri-halayudhah
bhaktaavatara acaryo
'dvaito yah sri-sadaasivah
bhaktaakhyaah srinivaasaadyaa
yatas te bhakta-rupinah
bhakta-shaktir dvi jaagranyah
sri-gadaadhara-panditah
"Vou agora explicar resumidamente o significado dessas palavras. Neste Pancha-tattwa, o bhakta-rupa (forma de um devoto) é o Senhor Chaitanya Mahaprabhu, que anteriormente apareceu como Sri Krishna, o filho de Nanda Maharaj. O bhakta-swarupa (encarnação devocional) é o Senhor Nityananda, que anteriormente apareceu em Vrajabhumi como o Senhor Balarama. O bhaktaavatara (manifestação devocional) é o Senhor Advaita Acarya, que não é diferente de Sadaashiva. O bhataakhya (devoto puro) é Srinivasa e outros grandes devotos também. O bhakta-shakti (energia devocional) é Gadadhara Pandita, o principal dos brahmanas." (Gaura Ganodesh Dipika 11.)
sri-visvambharaadvaita-
nityanandaavadhutahah
Atra Trayah Samunneyaa
vighraha prabhavaash ca te
eko mahaaprabhur jneyah
sri-caitanya dayaambudhih
prabhu dvau sri-yutau nityaa-
nandaadvaitau mahaashayau
goswaamino vighrash ca
te dvi jaash ca gadaadharah
pancha-tattwaatmaka ete
srinivaasas ca panditah
"O Senhor Chaitanya, o Senhor Nityananda Avadhuta e o Senhor Advaita são todos encarnações da supremamente exaltada Personalidade de Deus, e todos são conhecidos pelo título de Prabhu (Mestre). Entre eles, o Senhor Chaitanya, que é um oceano de misericórdia, é conhecido como Mahaprabhu (O Grande Mestre), e as grandes personalidades Senhor Nityananda e Senhor Advaita são conhecidas apenas como Prabhu (Mestre). Todos os três também são conhecidos como Goswami (Mestre dos Sentidos). Gadaadhara é chamado pelo título Dvija (Brahmana , e Srinivaasa é chamado pelo título de Pandita (Erudito). Estes são os títulos dos membros do Pancha-tattwa." (Gaura Ganodesha Dipika 13.)
"Ó meu Senhor Gaurahari, Você é a morada de auspiciosidade que é tão bela quanto o kirtana de Krsna. Você é o oceano de elegância, doador de fluxo constante de devoção e montanha de amor que é brilhante como ouro. Suas belas feições dão alívio reconfortante para os olhos de todos os seres vivos e você é a salvação da humanidade de todos os tipos de infortúnio. Você é o centro da Lila Vilasa e a vida dos devotos. Seja gentil comigo." (Bhakti-ratnakara. KJA1.)
"Ó meu Prabhu, Sri Gopala Bhatta, a abelha aos pés de lótus de Sri Gaura. Você é o sol que destrói a escuridão da ilusão, o oceano de bondade e o maior de todos os brahmanas. Você é o filho de Sri Venkata Bhatta e um valioso ornamento de amor e devoção divinos. Você é o destruidor das misérias mundanas e um recurso de felicidade para as pessoas atingidas pela miséria. Ó Senhor, salve-me." (Bhakti-ratnakara. KJA.2.)
"Ó meu Prabhu, Srila Gopala Bhatta, uma abelha aos pés de lótus de Mahaprabhu. Você é o devoto mais hábil do Senhor. Ó meu Prabhu Srinivasa, cuja tez é tão dourada quanto Sri Sacinandana, você é o rei entre todos os brahmanas. Por favor, abençoe-me." (Bhakti-ratnakara. KJA3.)
"Eu adoro constantemente os companheiros de Srinivasa Prabhu, que é como a árvore dos desejos do amor devocional de Sri Krsna Caitanya Candra." (Bhakti-ratnakara. KJA4.)
"Meus queridos ouvintes, por favor, ouçam repetidamente e com alegria o Bhaktiratnakara que é a vida de todos os Vaisnavas e o destruidor de todas as misérias e infortúnios." (Bhakti-ratnakara. KJA5.)
"Sri Gadadhara é a expansão de Radharani e Srinivasa é a expansão de Narada Muni, ou em outras palavras, eles são a energia interna e a devocional, respectivamente." (AC Bhaktivedanta Swami Prabhupad. 27 de maio de 1970. Carta a Tamal Krishna.)
srivas-pandito dhimaan
yah pura narado munih
purvataakhyo muni-varo
ya aasin narada-priyah
sa raama-panditah srimams
tat-kanistha-sahaodarah
"O inteligente Srivaasa Pandita havia sido anteriormente Narada Muni, o melhor dos sábios. O irmão mais novo de Srivaasa, Sriman Rama Pandita, anteriormente havia sido o amigo íntimo de Narada, Parvata Muni" (Gaura Ganodesh Dipika 90.)
Srila Vrindavana dasa Thakura, o Vyasadeva dos passatempos de Sri Gaurasundara, cantou louvores a Srivasa Pandita desta forma:
"Foi na casa de Srivasa Pandita que Sri Caitanya realizou Seus passatempos de sankirtana. Esses quatro irmãos (Srivasa, Sri Rama, Sripati e Srinidhi) estavam continuamente ocupados em cantar os nomes de Sri Krsna. Eles adoraram Sri Krsna e se banharam no Ganges três vezes diário."
Esses quatro irmãos viviam anteriormente no distrito de Sri Hatta. Mais tarde, eles passaram a residir nas margens do Ganges. Lá eles costumavam frequentar a assembléia de devotos que se reuniam na casa de Sri Advaita Acarya para ouvir o Srimad Bhagavatam e se envolver no canto congregacional dos Santos Nomes. Gradualmente, os irmãos tornaram-se amigos íntimos de Sri Jagannatha Misra, com quem cantavam e ouviam o Bhagavatam.
Em todos os assuntos, Srivasa era o líder dos quatro irmãos. Pela força de sua devoção, ele pôde entender que Sri Krsna iria aparecer na casa de Jagannatha Misra.
O nome da esposa de Srivasa Pandits era Sri Malinidevi. Ela era uma amiga muito próxima de Sri Sacidevi e sempre foi muito prestativa com ela.
Vendo o estado miserável das entidades vivas caídas em Kali yuga, os devotos começaram a orar melancolicamente ao Senhor por sua libertação. Krsna ouve o chamado de Seus devotos. No dia da lua cheia do mês de Phalguna, no ano de 1407 (era cristã de 1486), o Senhor encarnou. Com Sua aparição houve o surgimento simultâneo de toda auspiciosidade dentro do mundo, à medida que ele se encheu de Harinama. Assim como Sri Advaita Acarya, de Santipura, pôde entender que o Senhor havia aparecido, da mesma forma, Srivasa e alguns dos outros devotos de Navadwipa também entenderam.
Como anteriormente Malinidevi estava empenhada em atender Sacidevi, Srivasa e Jagannatha Misra vieram até ela neste momento e insinuaram que ela era especialmente necessária agora.
Enquanto o Senhor escolher não se revelar, ninguém poderá reconhecê-lo. Portanto, embora desde a infância o Senhor exibisse muitas habilidades sobrenaturais, ainda assim, devido à Sua potência ilusória, os devotos não conseguiam compreender plenamente Sua verdadeira natureza.
Seus corações estavam simplesmente cheios de afeição paternal por Ele, sem um traço de admiração ou reverência. Srivasa e Malini deram muitos conselhos a Sacidevi e Jagannatha sobre como criar seu novo filho. Srivasa e Malini eram como uma mãe e um pai para Sri Gaurasundara. Como o jovem Nimai Pandita parecia ter se tornado arrogante por causa de Sua erudição, um dia Srivasa Pandita decidiu dar-Lhe um bom conselho.
"Por que as pessoas estudam? Para que possam entender o que é a devoção a Sri Krsna", disse ele a Nimai. "Se por erudição alguém não ganha devoção a Sri Krsna, então como esse aprendizado o ajudará? Torna-se simplesmente um esforço tedioso que no final não passa de uma perda de tempo. Se você realmente aprendeu algo, então comece sua adoração de Sri Krsna agora. Apresse-se. Este é o propósito de sua vida."
Nimai riu ao responder: "Por sua misericórdia certamente isso acontecerá. Se todos vocês forem gentis o suficiente para mim, então definitivamente obterei a devoção aos pés de lótus de Sri Krsna."
Pouco tempo depois, Mahaprabhu viajou para Gaya, onde realizou os passatempos de aceitar a iniciação de Sri Isvara Puri. Assim, gradualmente, Ele começou a assumir Seu verdadeiro trabalho de distribuir devoção amorosa a Sri Krsna.
Um dia, em êxtase, o Senhor Gauranga entrou na casa de Srivasa perguntando: "Srivas, a quem você adora? Em quem você medita? Agora, com seus próprios olhos, veja aquela pessoa diante de você." [CB Madhya 2/258]
Dizendo isso, Mahaprabhu entrou na sala da Deidade dentro do templo natal de Srivasa e sentou-se no simhasana do Senhor Visnu, revelando Sua própria forma de quatro braços, segurando a concha, maça de disco e flor de lótus. Vendo esta forma, Srivasa ficou totalmente estupefato.
Sri Gaurasundara então disse: "Devido ao chamado de seu sankirtana e ao rugido alto de Sri Advaita Acarya, deixei Vaikuntha e desci sobre este mundo mortal, acompanhado por Meus associados eternos, destruirei os malfeitores e libertarei os piedosos. Agora , sem medo, você pode cantar minhas glórias."
Ao ouvir essas palavras de Seu Senhor, que dissiparam todo o medo, Srivasa caiu no chão, oferecendo suas reverências. Então ele começou a recitar hinos em louvor ao Senhor.
"Minhas reverências aos pés de lótus do suporte de todo o universo Visvambhara, cuja cor corporal é como a de uma nuvem de chuva recém-chegada e usava roupas que são da cor de um raio. Minhas reverências aos pés de lótus do filho de Saci , que está enfeitado com ornamentos de penas de pavão e uma guirlanda de contas lidas (gunja-mala). seus pés de lótus, Você que carrega um chifre de búfalo, bastão e flauta. Os quatro Vedas proclamaram que Você é o filho de Nanda. A Você, meu querido Senhor, minhas reverências eu ofereço repetidas vezes." [CBMadhya 2/272]
"Hoje meu nascimento, minhas atividades, meu tudo tornou-se um sucesso. Hoje minha própria existência foi coroada com a maior auspiciosidade. Hoje a raça de meus antepassados finalmente deu frutos e minha casa, que também era a casa deles, tornou-se abençoada . Hoje a grande fortuna dos meus olhos está completamente além do cálculo, porque pude ver aquela pessoa cujos pés de lótus são servidos pela deusa da fortuna, Laksmi devi”.
Tendo descrito as glórias de Sri Gaurasundara de várias maneiras, Sri Gaurasundara mostrou ainda mais compaixão por Srivasa revelando-se a todos os membros de sua família. Vendo a sobrinha de Srivasa Pandita presente diante Dele, Prabhu a chamou, "Narayani! Invoque Sri Krsna com lágrimas em seus olhos."
E imediatamente esta garotinha, de apenas quatro anos de idade, como se estivesse em um frenesi delirante, começou a gritar: "Hari! Krsna!" enquanto derrama lágrimas incessantemente. Na verdade, a torrente de lágrimas desceu por seu corpo a tal ponto que o chão ao redor de seus pés ficou encharcado.” [CB Madhya. 2].
Vendo o pequeno Narayani totalmente agitado em amor extático, a esposa de Srivasa e até mesmo os empregados domésticos também começaram a derramar lágrimas de amor. O pátio de Srivasa assumiu uma aparência muito bonita, sendo decorado com amor extático por Krsna.
Havia uma criada na casa de Srivasa Pandita chamada Duhkhi. Todos os dias ela trazia água do Ganga para o banho de Mahaprabhu. Um dia Gaurasundara perguntou a Srivasa: "Quem traz esta água?"
“Duhkhi traz,” Srivasa respondeu.
"A partir de hoje o nome dela é Sukhi." Assim, o Senhor indicou que aqueles que servem ao Senhor e aos devotos do Senhor não são duhkhi (tristes); ao contrário, eles são sukhi (felizes).
Nessa época, Sri Gaursundor começou Sua lila como yuga-avatara na casa de Srivasa Pandit. Tendo se reunido com Sri Nityananda Prabhu, Ele começou a cantar congregacionalmente os Santos Nomes do Senhor no pátio da casa de Srivasa. Nityananda Prabhu passou a residir ali. Sri Malinidevi serviu a Nityananda como se fosse seu próprio filho.
Sri Nityananda era na verdade o próprio Sri Baladeva, e em Seus passatempos como o Senhor Nityananda Ele se comportava como um louco. Ele sempre foi dominado pelo amor por Krsna e não estava ciente do estado de Suas vestes ou ornamentos externos.
Certa noite, Sri Gaurasundara, acompanhado por Seus associados, estava envolvido em cânticos e danças na casa de Srivasa Thakura quando um dos filhos de Srivas Thakura faleceu após ter sofrido os efeitos de alguma doença. Dentro do aposento interno de sua casa, as mulheres começaram a chorar em lamentação pela morte prematura do menino. Srivasa Pandita, que estava do lado de fora no pátio, entendeu que alguma tragédia deve ter acontecido.
Ele rapidamente entrou na casa apenas para descobrir que seu filho havia passado para o outro mundo. Como ele era um devoto muito sério e completamente familiarizado com a ciência da Verdade Absoluta, ele foi capaz de consolar as mulheres em sua dor.
"Todos vocês estão cientes das glórias de Krsna, então, por favor, contenham-se e não chorem. Quem quer que durante seu último momento ouça o Santo Nome do Senhor, mesmo que seja o maior pecador, alcança a morada de Krsna. E esse Senhor incomparavelmente maravilhoso, Ele cujas glórias são cantadas por todos os Seus servos até e incluindo o Senhor Brahma, está agora dançando pessoalmente no pátio de sua casa.
"Este momento é tão auspicioso que é certo que este menino completou com sucesso sua jornada deste mundo. Há algo a ser lamentado nisso? Sua boa sorte está completamente garantida. Eu posso entender que qualquer parte que eu tenha desempenhado nisso é também coroado de sucesso." [CBM 25.30]
Ele concluiu dizendo a eles: "Se vocês não conseguem controlar suas emoções por causa da afeição de sua família pelo menino, então pelo menos não chorem agora, vocês podem chorar mais tarde. O próprio Senhor Supremo de Gokula, Sri Gaurasundara, está realizando sankirtana acompanhado por Seus devotos nesta casa. Se, devido ao seu choro, a felicidade que Ele está experimentando ao dançar em êxtase durante o sankirtana for perturbada, então neste minuto eu pularei no Ganges e desistirei de minha própria vida."
"Nenhuma folha de grama se move a menos que seja pela vontade de Krsna. Ver nesta felicidade ou angústia, ou conhecimento ou ignorância é simplesmente imaginação. Saiba que tudo o que Krsna deseja é bom e, assim, desistindo de seus próprios desejos egoístas, torne-se livre de confusão e incômodo desnecessário. Krsna está dando e Krsna está tirando, e é Krsna sozinho Quem está mantendo a todos. Alguém Ele protege e alguém Ele destrói, tudo de acordo com Sua vontade. Se alguém contemplar algo contrário à vontade de Krsna, então, como resultado de Seu desejo Ele só consegue tormento. Desistindo de toda lamentação, simplesmente ouça o nome de Krsna, e assim passe por todas as dificuldades sentindo grande felicidade. Então seus desejos serão realmente realizados.'
Tendo dado todas essas instruções aos presentes, Srivasa novamente saiu para se juntar a Mahaprabhu em cânticos e danças extáticos. As mulheres, deixando o cadáver, vieram ouvir o kirtan de Mahaprabhu. E assim Mahaprabhu continuou a cantar até o meio da noite.
Quando todos finalmente estavam saindo para descansar, Mahaprabhu falou. "Hoje minha mente está sentindo alguma angústia. Acho que algum acontecimento triste ocorreu na casa de Srivasa."
O pandit respondeu: "Que possível infelicidade poderia haver na casa daquela pessoa onde Seu semblante divinamente bem-aventurado é visto?"
"Srivasa! Por que não estava me sentindo bem-aventurado no kirtana hoje? Que coisa desfavorável aconteceu em sua casa?"
Srivasa respondeu: "Meu Senhor, Você mesmo é todo auspicioso. Onde Você está presente, nenhuma tristeza pode ser encontrada em lugar nenhum!" Mas os outros devotos informaram ao Senhor que o filho de Srivasa havia falecido.
Ao ouvir esta notícia, Gaura Raya gritou: "Ai, que evento trágico. Por que você não me contou esta infeliz notícia antes?"
“Eu explicarei,” Srivasa Pandita respondeu. "Eu não poderia tolerar perturbá-lo enquanto você estava desfrutando de sankirtana. Se um de meus filhos morrer, que tristeza haverá nisso para mim? Se todos nós morrermos enquanto vemos você, isso seria realmente uma questão de grande felicidade. Por outro lado, se tivesse que parar de dançar, talvez eu tivesse morrido. Meu Senhor, esse era o perigo que eu temia e, portanto, não lhe disse na época.
Vendo a profunda devoção de Srivasa Pandita, Sri Gaurasundara disse: "Como posso desistir de uma companhia como esta?" Com lágrimas nos olhos Ele continuou. "Por amor a Mim, ele nem sentiu lamento pela morte de seu filho. Como vou abandonar a companhia deles?"
O Senhor continuou a chorar e os devotos começaram a se preocupar por dentro, tendo ouvido falar em deixá-los.
Depois disso, Mahaprabhu foi até onde jazia o cadáver da criança. Tocando-o, Ele chamou: "Rapaz! Por que você está indo embora e deixando Srivasa Pandita?"
A vida da criança morta voltou com o toque da mão de Mahaprabhu. Depois de oferecer reverências ao Senhor, ele respondeu: “Ó Prabhu! Agora que meu tempo se esgotou, comecei a sair.
"Meu Senhor, eu nasci e morri várias vezes. Mas desta vez, na hora da morte, eu morri muito feliz, tendo tomado o darsana de Seu lindo rosto."
Depois de dizer isso, a criança ficou em silêncio. Sri Gauranga Raya assim desfrutou de uma espécie de esporte transcendental. Tendo ouvido as palavras incomuns da criança morta, os devotos flutuaram no oceano de bem-aventurança. Srivasa Pandita, junto com seus familiares, caiu aos pés de lótus de Sri Gaursundara e chorou em êxtase de amor.
Mahaprabhu então disse a ele: "Já que eu e Nityananda somos seus dois filhos, por favor, não sinta mais angústia em sua mente pelo que aconteceu." Ouvindo essas palavras compassivas de seu Senhor, as saudações dos devotos ressoaram por todo o céu.
Provando as declarações do sastra, Suas Senhorias Gaura-Nitya nanda tornaram-se profundamente gratos a Srivasa devido ao seu grande amor e serviço a Eles.
Depois que Mahaprabhu assumiu sannyasa, Srivasa Pandit veio morar em Kumarhatta. Todos os anos ele ia com Seus irmãos ver Mahaprabhu em Puri. Ele também vinha regularmente ver Sri Sacimata em Navadwip e passava alguns dias lá durante esses tempos.
Quando Mahaprabhu veio de Nilacala para ver Sua mãe e o rio Ganges, Ele também parou em Kumarhatta para ver Srivasa.
"Depois de ficar alguns dias na casa de Advaita, Mahaprabhu veio ao templo de Srivasa em Kumarhatta." [CB]
Foi nessa época que Mahaprabhu deu esta bênção a Srivasa: "Nunca haverá pobreza em sua casa. Se você simplesmente permanecer dentro de casa, nunca se aventurando a sair de casa, tudo o que você precisar para sua adoração chegará à sua porta".
Srivasa Pandita, junto com seus três irmãos, servem Sri Gaurasundara eternamente. Ele é a encarnação de Narada e acompanhou Mahaprabhu em todas as Suas lilas de Navadwipa.
Do outro lado do Ganges de Halisahar (o nome atual da vila de Kumarhatta), há uma cidade chamada Chuchura. Localizadas aqui estão algumas Deidades muito bonitas de Sri Sri Nitai-Gauranga. No momento, o seva-puja está sendo realizado por Devananda Gaudiya Matha. O residente Swami Maharaja lembra que quando o Gaudiya Math assumiu a administração deste templo, seu nome era Srivasa- Mahaprabhu Mandir. Portanto, há uma forte possibilidade de que essas sejam as Deidades adoráveis de Srivasa Pandita. O templo é atualmente chamado de 'Uddhavar Gaudiya Math'. Fica perto de 'Chaumatha', perto do cruzamento 'Chori Mor', onde fica o relógio da cidade.
Há uma estação ferroviária em Chuchura (Chinsura) na linha Bandel-Navadwip. Chuchura também pode ser alcançada por balsa de Halisahar, do outro lado do Ganga, onde Caitanya Boda, local de nascimento de Sri Isvara Puri, está localizado.
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