Govinda Bhashya - Wikipedia
Govinda Bhashya: Gaudiya Vaishnava comentário sobre Vedanta
Nessa época ( 1718 CE ), um ramo do Sri (Ramanuja) Sampradaya conhecido como o Seita Ramanandi, na corte do rei Sadacari Raja em Jaipur, Rajasthan, reclamou que, como os Gaudiya Vaisnavas não tinham comentários sobre o Vedanta Sutra, eles não estavam qualificados para adorar a Deidade e, portanto, o culto deveria ser entregue ao Sri Sampradaya. Eles também se opuseram ao culto a Srimati Radharani junto com Sri Krishna como não sendo autorizado em nenhum lugar do shastras.
O rei foi iniciado dentro da amostra Gaudiya e enviou uma mensagem a Vrindavana, informando os devotos do que havia acontecido. Naquela época Srila Visvanatha Chakravarti estava muito envelhecido, então em seu lugar ele enviou seu aluno, Sri Baladeva. Em uma grande assembléia, ele apresentou argumentos tão fortes aos seguidores de Ramanuja que eles não puderam responder a eles. Ele explicou ainda: "O criador do Gaudiya Vaisnava sampradaya, Sri Caitanya Mahaprabhu, aceitou Srimad Bhagavatam como o comentário natural sobre o Vedanta-sutra, composto pelo próprio Srila Vyasadeva. Isso é comprovado no Sat-sandarbhas."
Os estudiosos da assembléia, no entanto, recusaram-se a aceitar outra coisa senão um comentário direto sobre o sutra. Não tendo outro recurso, Baladeva prometeu apresentá-los com um.
Sentindo-se muito magoado, Sri Baladeva chegou a Sri Govindaji'mandira ( temple ) e informou Sri Govinda de tudo o que havia acontecido. Naquela noite, o Senhor apareceu para ele em um sonho e o instruiu a escrever um comentário sobre o Vedanta-sutra: "Ditarei a você o que escrever e, portanto, ninguém poderá se recusar a aceitá-lo."
Assim, Baladeva começou a escrever e, em poucos dias, completou o comentário intitulado 'Sri Govinda Bhashya'. Convenceu os estudiosos do Ramanandi e eles concederam a Sri Baladeva o título 'Vidyabhushana' ( 'ornamento do conhecimento (vidya) ').
Eles expressaram seu desejo de aceitar a iniciação de Sri Baladeva Vidyabhushana. No entanto, ele recusou o pedido afirmando que, entre as quatro sampradayas autorizadas, o Sri sampradaya era altamente respeitável e o principal aderente da dasya-bhakti ( devoção na servidão ). Se houver alguma causa de perda de respeito ao sampradaya, isso pode ser considerado uma ofensa.
Uma tradução para o inglês deste texto foi apresentada por Rai Bahadur Srisa Chandra Vasu em 1916.
Nenhum comentário:
Postar um comentário