quinta-feira, 23 de março de 2023

Mercado de trabalho para o pedagogo, "e o salário" 2023 por João Maria andarilho utópico.

Pedagogia é o curso com maior número de formandos no Brasil

Em 2019, ano do último Censo da Educação Superior, 1,2 milhão de pessoas se formaram em cursos de graduação no país. Desse montante, 124,4 mil eram de formandos de pedagogia

por Redação

ilustração relógio

11 de fevereiro de 2022

A Revista Piauí fez uma reportagem sobre os cursos mais procurados no Brasil. Pedagogia é o que mais forma profissionais no país. Em 2019, ano do último Censo da Educação Superior, 1,2 milhão de pessoas se formaram em cursos de graduação no país. Desse total, 124,4 mil eram de formandos de pedagogia. Em segundo lugar, aparece o curso de direito, que formou 121,2 mil bacharéis naquele ano.

Leia a matéria original em Revista Piauí


Empregabilidade: 69% dos formados levam até um ano para achar trabalho

Empregabilidade

Empregabilidade: 69% dos formados levam até um ano para conseguir um emprego

Redação
Por  

Apesar dos impactos da pandemia, 69% dos egressos do ensino superior conseguem um emprego em menos de um ano após a formatura. O indicador de empregabilidade é resultado de um levantamento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e da Symplicity, empresa de empregabilidade e engajamento estudantil.

Segundo o estudo, 48,82% dos formados estavam em ocupações formais, 10,86% trabalhando como autônomos ou profissionais liberais, 2,77% como empresários e apenas 2,82% estavam na informalidade. A remuneração média dos egressos é de R$ 3,8 mil.

Os dados avaliaram a colocação profissional de 2 mil egressos de instituições de ensino superior (IES) brasileiras formados entre julho de 2020 e junho de 2021 – ou seja, ainda em um momento crítico da pandemia da covid-19.continue lendo clique aqui

EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Artigos
Published 2023-02-17
  • Diego Gomes de Mattos Coelho
  • Neli Silva do Carmo Reis
  • Simone Aparecida Barra Magalhães de Lima
  • Carla Sarlo Carneiro Chrysóstomo

Keywords

Formação contínua de professores
evasão escolar
curso de licenciatura em pedagogia

How to Cite

Coelho , D. G. de M. ., Reis , N. S. do C. ., de Lima , S. A. B. M. ., & Chrysóstomo , C. S. C. . (2023). EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE PEDAGOGIA. REVISTA FOCO16(02), e1096. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n2-167

Abstract

O objetivo desse trabalho intitulado “Evasão Escolar no Curso de Pedagogia” é investigar o processo de formação inicial e continuada dos docentes do curso de licenciatura em pedagogia no ISEPAM, para melhores práticas docentes; através de questionário virtual. Tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas. O problema envolve o questionamento: por que existe no ISEPAM um alto índice de alunos no curso de Licenciatura em Pedagogia, que tem acesso à universidade e quando conseguem dela fazer parte, em sua grande maioria abandonam o curso ou quando conseguem concluir não apresentam o Projeto Monográfico? Tem como público alvo docentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia do ISEPAM. Antunes (2011) salienta a relevância da formação contínua e a constante atualização do professor para que se alcance o sucesso do processo educativo. A metodologia está caracterizada como bibliográfica por utilizar fontes teóricas; qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores utilizados; quantitativa, por gerar dados numéricos após a aplicação e análise de questionário destinado ao corpo docente do curso de Licenciatura em Pedagogia do ISEPAM, no município de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil. Também se caracteriza por exploratória, por investigar o fenômeno “Evasão Escolar no Curso de Pedagogia”, aproximando-o da comunidade científica. Os autores utilizados foram: Gadotti (2003), Freire (1996), Libâneo (2017), Sacristán (2013), dentre outros.

References

ANTUNES, Celso. Como Desenvolver as Competências em Sala de Aula. Editora: Vozes. Petrópolis, RJ, 2011.

ARROYO, Miguel G. et al. A Reconfiguração da Escola Entre a Negação e a Afirmação de Direitos. Editora: Papirus, 2014.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Lei 9.394/96. Brasília, 1996.

________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASÍLIA. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia - DCN. Parecer CNE/CP n° 5/2005. Brasília, 2005.

CORRÊA, Maria José; LOUREIRO, Armando. Evasão escolar na educação á distância. Causas e consequências. Curitiba: Appris, 2020.

DEMO, Pedro. Outro Professor - Alunos Aprendem com Professores que Aprendem Bem. 1 edição, Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2013.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários a prática educativa. Editora: Paz e Terra. 1996.

FERREIRA, Andreia; et al. Formação Continuada de Professores Questões para Reflexão. Ministério da Educação. Belo Horizonte: Autentica, 2007.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Editora: Feevale. Novo Hamburdo, 2003.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 10 . ED- São Paulo, Cortez, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Editora: Cortez, São Paulo, 2017.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência Pedagógica do Professor Universitário. 2 Ed. Rev. Editora: Summus. São Paulo, 2012.

PEREIRA, Gilvan Elias. Insucesso Escolar: a relação entre escola, aprendizagem e linguagem / 1. Ed- Curitiba: Appris, 2016.

QUEIROZ, Lucileide Domingos. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar. 2004. Disponível em: www.anped.org.br. Acesso em:17 mar. 2022.

SACRISTÁN, José Gimeno. et al Saberes e Incertezas Sobre o Currículo. Porto Alegre, Penso, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico Crítica. 12 edição. Autores associados. Campinas, SP, 2021.

SCHARGEL, Franklin; SMINK, Jay. Estratégias Para Auxiliar o Problema de Evasão Escolar. Editora Dunya. Rio de Janeiro, 2001.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. Editora Libertad. São Paulo, 2014.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político- pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 16. ed- São Paulo: Cortez, 2019.


Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário: