Os dois conceitos que Sriman Mahaprabhu aceita de cada sampradaya vaisnava.
Madhvacarya
Os dois itens da Sri Madhva-sampradaya:
“Ó excelsa personalidade, da Madha-sampradaya, aceitarei dois princípios essenciais: a refutação de kevaladvaita (monismo exclusivo) [impersonalismo] e o serviço à forma de Sri Krishna enquanto deidade (aceitando-a como igualmente eterna).”
Ramanujacaya
Os dois elementos essenciais da Sri Ramanuja-sampradaya:
“De Sri Ramanuja, adotarei os dois seguintes elementos: devoção exclusiva (ananya bhakti) e serviço aos devotos”.
Visnusvamiacarya
Os dois elementos essenciais da Sri Visnusvami-sampradya:
“De Sri Visnusvami, aceitarei (1) tvadiya-sarvasva-bhava (o sentimento de que Bhagavan Sri Krsna, e só Bhagavan Sri Krsna, é tudo para mim) e (2) raga-marga (o caminho da devoção espontânea).”
Nimbadityacarya
Os dois conceitos essenciais da Sri Nimbaditya-sampradaya:
“De sua sampradaya [a linhagem de Sri Nimbaditya], adotarei dois princípios sumamente essenciais: (1) Ekanta-radhi-kasraya (o refúgio exclusivo aos pés de lótus de Srimati Radhika) e (2) gopi-bhava (os sentimentos das gopis).”
Fonte: A excelência de Sri Navadvipa-dhama (cap. 16) de Srila Bhaktivinoda Thakur.
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SAMPRADAYA:
As Quatro Sampradayas
Existem quatro sampradayas ou escolas de espiritualidade vaishnava autorizadas, conforme prescrito nas escrituras védicas. Essas quatro sampradayas se originam do Senhor Supremo Sri Krishna. O Senhor Krishna transmitiu o conhecimento divino a Seus quatro devotos importantes, o Senhor Brahma, o Senhor Siva, a Deusa Lakshmi e os quatro Kumaras de quem surgiram as sampradayas. Eles ainda disseminaram o conhecimento recebido para seus discípulos e assim os paramparas devem ser.
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