quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Os Simpsons episódio de 1993 Vax da manipulação à burrice




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Os filhos terceirizados ; José Martins Filho é médico pediatra,

GERAL

Por César Fraga / Publicado em 5 de dezembro de 2013






Foto: Arquivo pessoal

José Martins Filho é médico pediatra, lecionou por 35 anos na Unicamp, onde atua como professor convidado da Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente e pesquisador do Centro de Investigação em Pediatria, do qual foi fundador e primeiro presidente. Ex-diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, foi também vice-reitor e reitor (1994-1998). Pró-reitor acadêmico da Universidade Cruzeiro do Sul por oito anos, atualmente é assessor acadêmico do reitor da Unifeo (SP). Possui vasta produção científica, sendo autor de livros sobre pediatria e educação universitária. É autor de Lidando com Crianças, conversando com os pais, obra vencedora do Prêmio Jabuti em 1996; e Filhos, amor e cuidados: reflexões de um pediatra; além de um dos primeiros livros sobre amamentação: Como e por que amamentar (1986). Possui mais de uma centena de trabalhos publicados dentro e fora do país. Lançou recentemente A criança terceirizada – os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo, já em sua 6ª edição e segunda reimpressão, um ano depois de seu lançamento. O livro integra uma série sobre o tema que inicia em Quem cuidará das crianças? e Cuidado, afeto e limites – uma combinação possível, esse último escrito em co-autoria com Ivan Capellato. Martins Filho concedeu entrevista exclusiva ao Extra Classe via e-mail, no final de novembro.

EC – Como enfrentar o fenômeno da terceirização das crianças?
José Martins Filho – É preciso ver qual é o problema, se tem solução, e ter a coragem de enfrentá-lo abertamente, sem subterfúgios. Quando faço conferências ou palestras por todo o Brasil, vejo gente que se entusiasma e aplaude e gente que tenta se defender. Dizem: “Ah, mas eu preciso ganhar dinheiro… tenho que ter celular, automóvel, bons colégios, boa comida etc. etc. E por isso não dá para fazer isso tudo que vocês falam a respeito da terceirização”. Infelizmente, sou obrigado, muitas vezes, a dizer que ter um filho é uma das decisões mais sérias que se pode e se deve tomar, e que é melhor não ter um filho do que, tendo-o, não poder acompanhá-lo, acariciá-lo, amamentá-lo, enfim, cuidar dele, principalmente nos primeiros anos de vida. Isso é fundamental para a saúde dessa criança na infância e na vida adulta. E o pior é que não cuidar bem de um filho, não educá-lo (e isso dá trabalho), não participar da vida dele, é também não se preocupar com a vida futura. Com a humanidade, e com a família, que é, sem dúvida, a célula fundamental dessa nossa sociedade que vive uma crise muito grave.

EC – Como o senhor sintetizaria a terceirização crescente das crianças pelas famílias?
Martins Filho – Acontece por vários motivos: por uma família que está sendo desconstruída, como atestam vários pensadores e escritores, pelo consumismo exagerado do mundo de hoje, por uma visão muito pessoal e eu diria até um pouco egoísta dos adultos que, como sempre na história da humanidade, valorizam mais seu momento de vida, sua necessidade de obter prazer e satisfação imediata, do que a atenção com o ser que colocaram no mundo. Um mercado de trabalho terrível, que não valoriza a maternidade, pelo contrário, não permite que a mulher possa exercer plenamente a maternidade, amamentando exclusivamente até seis meses e ficando perto de seu filho, pelo menos nos primeiros dois anos de vida, como outras sociedades permitem e dão até dois anos ou às vezes mais de licença-maternidade. Acho que quem não quer se submeter ao cuidado das crianças nesse período, que acha isso chato, ruim, desagradável, penoso, deveria pensar muito antes de ter um filho.

EC – Em que classes sociais é mais comum e quais as razões?
Martins Filho − Infelizmente, a terceirização existe em todas as classes sociais. O problema não é de riqueza. É de princípio. De valorização da maternidade, da paternidade e do compromisso com o outro. Crianças são terceirizadas nas favelas, onde são entregues a vizinhos, parentes, ou nas mansões mais ricas, onde quem as cuida são as babás. Claro que, dependendo da classe, variam os motivos. Às vezes por questão de sobrevivência, de desemprego, de falta de licença-maternidade, outras vezes por compromissos sociais e até por futilidades. Mães que realmente não queriam ter esse compromisso e delegam os cuidados. Não amamentam etc.

EC – Como alertar para o problema sem jogar a “culpa” sobre mães, pais e familiares, se é que é possível?
Martins Filho − Essa questão da culpa permeia sempre todas as dezenas de entrevistas que já dei para jornais, tevês, revistas. O que eu penso é que a sociedade humana, ao se defrontar com problemas críticos existenciais, sempre tenta ver se pode se eximir de culpabilidade ou de possíveis responsabilidades pessoais pelo que está acontecendo. Entretanto, o que sinto também, como professor universitário há quase 50 anos, é que tentamos não sentir culpa por eleger tanta gente incompetente e corrupta para nos governar ou decidir sobre nossas leis, tentamos não sentir culpa quando vemos pessoas embriagadas dirigindo e matando inocentes ou quando percebemos claramente a degradação do meio ambiente. Não sentimos culpa por fumar, o que traz sérias consequências para a saúde. É uma questão de consciência do que é prioritário e do que queríamos quando decidimos ter um filho. Nas vezes em que a gravidez foi inesperada, claro que é mais difícil ainda de resolver o problema. É preciso lutar pelo direito da mulher poder ficar com seu filho. Licença-maternidade igual a países que já o fizeram. Creches nos locais de trabalho para as mães (a CLT estabelece que isso é preciso, mas os próprios sindicatos e as mães aceitam uma pequena e irrisória quantia em dinheiro em substituição à necessidade de ter creches próximas a elas…). Quando isso é cumprido, as mães faltam menos ao trabalho, as crianças crescem mais felizes, e têm menos doenças.

EC – Que reflexos essa terceirização, a ausência dos pais no dia a dia, provocam na criança e no futuro jovem-adulto?
Martins Filho − Existem centenas de trabalhos, em todo o mundo, que analisam esses aspectos. Como sempre, em medicina e em biologia, as variáveis são inúmeras e não se pode dizer que uma criança que sofreu abandono vai ser mais sofrida que outra que sofreu menos ou mais. Isso depende de cada criança. Do resto da família, dos pais priorizarem as atividades infantis, das crianças se sentirem amadas. Porque eu sempre digo: não basta amar uma criança. Ela precisa saber que é amada. No meu livro você encontra um capítulo chamado A Gênese da violência na primeira infância. Crianças rejeitadas, não amadas, sem carinho, têm tendência a desenvolver claramente muito mais comportamentos antissociais e agressividade no futuro. Os ingleses mostram em trabalhos de seguimento de décadas mais dificuldades escolares, mais problemas profissionais, mais desemprego, e mesmo mais problemas conjugais. Na verdade, quem não sente que é amado tem dificuldade de amar. Há coisas interessantes. Crianças colocadas em creches durante todo o dia, segundo alguns trabalhos, podem até ter dificuldades de crescer adequadamente. Afeto nutre.

EC – Como desatar esse nó para conciliar a vida profissional e familiar diante do crescente consumo do tempo pelo trabalho, principalmente com as novas tecnologias, que levam os profissionais para muito além das suas jornadas?
Martins Filho − O primeiro passo é saber que o problema é sério e existe. As crianças precisam brincar, ter tempo para ficar com seus pais, que precisam saber priorizar essa atitude de apoiar e ficar com seus filhos sempre que podem. Muitas pessoas enchem as crianças de brinquedos, mas não brincam com as crianças. Há, hoje, um movimento, nascido na Inglaterra, que está chegando ao Brasil do “Slow Parents”, ou seja, dos pais pararem de ser apressados, de brincarem com as crianças. De brincar de coisas antigas, jogos, futebol, pular corda, mas não entregar os eletrônicos para os filhos para que eles se divirtam sozinhos. Mas isso é uma questão de conscientização. As pessoas querem ficar ricas para dar presentes para os filhos ou querem acompanhá-los em seu crescimento e desenvolvimento?

EC – Na vida real é possível equacionar o tempo nos aspectos quantitativos e qualitativos no que se refere à atenção aos filhos? De que forma?
Martins Filho − É uma questão de tomada de consciência da importância da infância e do que queremos para nossos filhos, nossa família e nossa sociedade. Eu acho e digo isso, apesar de ser criticado, que um dos maiores problemas da violência urbana, ao lado das injustiças sociais, é o desamor e a falta total de ”””conhecimento sobre a importância do vínculo e do afeto. Se você ficar atento aos crimes violentos, matança de crianças, latrocínios etc., vai perceber que os autores sempre foram provavelmente seres desamados e abandonados desde a mais tenra infância. Em um levantamento que fiz com alguns criminosos violentos, muitos deles nunca chamaram ninguém de mãe, nunca foram amamentados ou acariciados, não foram amados. A solução é desenvolvimento emocional e educacional. As pessoas têm que ser preparadas para serem pais ou mães. Muito do que acontece hoje se deve ao abandono, essa falta de cuidado e presença familiar de pai e mãe, que começou há algumas décadas. Muitos dos pais de hoje que terceirizam foram crianças sem vínculo, sem afeto e sem presença de pai e mãe, infelizmente. Formam um ciclo vicioso. Se não interrompermos isso agora, tudo tende a piorar. Não lhe parece que a violência está crescendo sem controle? Pois é, a terceirização também.

EC – Como o senhor classifica as diferenças entre o papel do pai e da mãe?
Martins Filho − É para ser politicamente correto ou responder como pediatra estudioso do desenvolvimento infantil? O politicamente correto é dizer que ambos são iguais e que pai e mãe, desde o nascimento, têm que se revezar no cuidado com o filho. Como estudioso do desenvolvimento infantil, digo que mãe é fundamental, principalmente nos primeiros dois anos de vida e fundamentalmente nos primeiros seis meses, quando a amamentação exclusiva é fundamental para o desenvolvimento biopsicossocial da criança. O pai não pode amamentar. A criança intraútero ouviu os sons do corpo da mãe, da voz, ela quer continuar nesse colo enquanto puder. Claro que o pai pode ajudar a mãe a cuidar. Mas a substituição da mãe é muito difícil, embora em alguns casos raros, por morte e por falta de uma avó, o pai substitui. Claro que à medida que o bebê se transforma em pré-escolar e escolar o pai vai assumindo as funções. A sociedade atual parece estar desconstruindo a família, o pai perdeu a autoridade, e a mãe tem muita dificuldade de dar carinho, amamentar. Até porque é explorada e não tem o direito de poder ficar com o seu filho. É realmente complexo. Quando você vê um casal que está feliz com a chegada de um bebê, percebe que não se discute quem é quem. Ambos cumprem o papel que o filho deseja. Proteção, atenção, carinho e amamentação. Pai e mãe são importantes e isso deve continuar para o resto da vida. Hoje, entretanto, o que se vê são quase 50% dos casamentos desfeitos às vezes antes dos cinco anos. Há uma preocupação dos adultos: “eu mereço ser feliz e quero ser independente; quero meu quinhão de alegria e prazer imediato, agora”! E isso, infelizmente, com um filho para criar, nem sempre é possível. E por aí vamos.

EC – E a escola no meio disso tudo, de certa forma, fica sobrecarregada com funções que estão além da sua alçada? Quais seriam?
Martins Filho − Escola ensina. A família educa. É incrível como algumas pessoas pensam que os filhos em tempo integral numa creche a partir dos três ou quatro meses vão ser felizes. Esse período é o pior período para uma criança sair do colo da mãe e ser desmamado, pois é uma fase em que as defesas imunológicas ainda não estão se desenvolvendo e tudo depende do colo, da proteção e do leite da mãe. As pessoas não querem ouvir isso. Quando falo para algumas plateias, as pessoas se olham e se perguntam. “Ah, vá, você acha que eu nasci para ser babá, para ser vaca de leite e ficar com um bebê pendurado no seio”? É algo complexo. Certa vez, numa escola em que eu dava uma conferência fui interrompido por uma mulher que me disse: “mas veja só, essa escola é péssima. Meu filho tem três anos e eles ainda não ensinaram a usar os talheres para comer”. Veja, ela queria que a escola fizesse o que ela deveria estar fazendo. Limites, paciência, controle, alegria, respeito pelo outro têm que ser ensinados pela família.

EC – Qual o papel da escola e dos professores nesse contexto?
Martins Filho − Professores e escola têm que ensinar a ler, escrever, fazer esportes, exercícios, socializar com outras crianças, respeitar o coleguinha etc… É um absurdo culpar um professor ou uma escola pela violência estudantil ou por comportamentos antissociais. Isso vem de casa. As famílias não podem e não devem delegar para as escolas o preparo e o desenvolvimento psicossocial e familiar das crianças. Isso é papel de pai e mãe. Às vezes, as coisas são muito mais graves, quando as famílias estão totalmente rotas e a alienação parental aparece.

EC – Existe uma crise da família moderna? Que consequências culturais esse modelo gera?
Martins Filho − Sim, há uma crise evidente na família moderna. Isso está sendo avaliado, estudado e discutido em milhares de trabalhos científicos. Há um desconhecimento total da responsabilidade das pessoas em relação aos seus rebentos. Não sou moralista, mas sou obrigado a dizer para muitas pessoas que me procuram que as coisas têm que ser melhor discutidas. Hoje, se casa sem pensar, às vezes, quase sem se conhecer o outro e também já se faz isso porque as pessoas já vão pensando que casamento é algo passageiro e fácil de romper. Tudo bem se não há filhos por perto. Quando há, existe sempre um sofrimento. Dificilmente você conversa com uma criança cujos pais estão separados, principalmente se há litígio grave como muitos que eu vejo todos os dias, em que ela não mostre sua tristeza e sinta certa culpa. Ela sempre imagina que tem a ver com a separação dos pais. Ter filho é uma responsabilidade muito grande. É preciso pensar, muito, antes de se colocar alguém neste mundo.


entrevista


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terça-feira, 17 de outubro de 2023

Brasil e Irã por João Maria Andarilho utópico

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Hermann Ebbinghaus E a curva do esquecimento.



Desmontando a curva do esquecimento





















Gabriel Granjeiro
23/01/2017 | 16:32Atualizado há 2311 dias

“A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo.” Eduardo Galeano

Um filósofo alemão chamado Hermann Ebbinghaus foi o primeiro pesquisador da área de psicologia a desenvolver testes de inteligência. Foi também pioneiro no uso de técnicas experimentais em pesquisas sobre a aprendizagem e o primeiro a estudar a relação entre capacidade e tempo de memorização e a facilidade de recuperação das informações retidas. Em 1885, Ebbinghaus apresentou ao mundo a sua teoria sobre a Curva do Esquecimento (Forgetting Curve), que demonstrava graficamente a quantidade de informações que nosso cérebro é capaz de reter ao longo de um dado período de tempo. Até hoje a sua teoria é amplamente empregada no campo do estudo da memória e da aprendizagem por profissionais de todo o mundo.


No artigo de hoje, tentaremos explicar, de maneira simples e objetiva, por que a tese da curva do esquecimento pode nos ajudar a melhorar a retenção dos inúmeros conteúdos das muitas matérias que constam dos editais de concursos. Analisaremos a fundo o assunto, a fim de que você, amigo concurseiro que nos acompanha, tenha mais um instrumento para melhorar a sua capacidade de armazenamento das informações que precisará recuperar no dia D do certame.

“…todos nós somos dotados de boa memória; ela só precisa ser trabalhada de forma adequada.”

O primeiro fato que você precisa assimilar é que todos nós somos dotados de boa memória; ela só precisa ser trabalhada de forma adequada. Do contrário, em condições normais, se, por exemplo, tivermos assistido a uma aula hoje pela manhã, no fim do dia lembraremos, em média, 75% do conteúdo nela ministrado. Cerca de 24 horas mais tarde, seremos capazes de recordar 50% do conteúdo; muitas vezes até menos, em torno de 35%, a depender da densidade das informações. Passados 30 dias, nós nos lembraremos de apenas 3% a 5% do que vimos. A grande maioria das pessoas relata essa limitação, que é absolutamente normal. É a tal curva do esquecimento, que foi objeto do estudo de Hermann ainda no século XIX.

O que devemos fazer, então, para quebrar a regra dessa fatídica curva do esquecimento e conseguir fixar pra valer as informações que estudamos? Devemos produzir resumos comprimidos ou eficientes (explicaremos do que se trata daqui a pouco)? Devemos revisar periodicamente e/ou explicar para alguém o conteúdo imediatamente após o termos estudado? Devemos resolver milhares de questões de provas anteriores?

Sabe-se que nosso cérebro perde muito rapidamente as informações nele retidas. Isso já é consenso na ciência. Para refrescar a memória, devemos revisar, revisar, revisar e praticar – no nosso caso, resolvendo milhares de questões de concursos anteriores ao longo do desenvolvimento do plano de estudo. Sim, estudar para concurso exige a elaboração de um bom plano de estudos, com objetivos e metas diários. Caso o assunto lhe interesse, neste artigo o meu amigo e professor de Direito Constitucional do Gran Cursos Online Wellington Antunes dá algumas dicas de como elaborar um.

Acredite: não se deve ler com os olhos, mas com a ponta da caneta, de preferência de várias cores.

A primeira técnica de memorização que quero compartilhar com você é uma que conheci ainda no tempo da escola e da faculdade e que sempre me rendeu excelentes resultados nas provas. Ela consiste em assistir à aula ou ler o capítulo do livro, da apostila, do e-book, do pdf etc. e, ao mesmo tempo, ir preparando o tal resumo ou assinalando – com rigor, concentração e critério – as passagens mais relevantes do texto. Tudo isso, claro, sem deixar de registrar anotações no rodapé e nas bordas do material de estudo. Isto é muito importante! Eu sempre soube que material de estudo deve ser riscado e rabiscado. Acredite: não se deve ler com os olhos, mas com a ponta da caneta, de preferência de várias cores.

Mas o pulo do gato vem agora: revise o conteúdo várias vezes. Em resumo, nossa sugestão é a seguinte: faça uma revisão logo após ter estudado o assunto, outra 24 horas mais tarde, mais uma depois de 7 dias, uma após 30 dias e por fim revisões de manutenção a cada 45 dias. E não se esqueça de que, em seu plano de estudo, precisam ser reservadas duas semanas antes da prova apenas para a revisão geral de todos os tópicos do edital. Essa técnica é útil para quem precisa memorizar grande volume de informações, o que é o seu caso, concurseiro e futuro servidor público.

Quando se faz a revisão do conteúdo no mesmo dia em que ele foi estudado, a retenção sobe de 75% para 100%. Rever o assunto um dia mais tarde é necessário porque o nível de lembrança, a essa altura, já caiu para 50% ou menos. Tanto essa revisão das 24 horas como as subsequentes devem ser feitas por meio da leitura do resumo que você elaborou cuidadosamente durante as anotações iniciais, lembra-se? De início, reserve até 10 minutos para lê-lo, mas vá aumentando a velocidade da leitura para reduzir o tempo para 9, 8, 7… até chegar a apenas 1 minuto por resumo. Essa técnica faz a mente manter a assimilação das informações no nível ideal, de 100%.

“Revisão programada não é, como alguns pensam e espalham por aí, perda de tempo.”

Revisão programada não é, como alguns pensam e espalham por aí, perda de tempo. Perda de tempo é estudar sem fazer resumos e sem revisar o conteúdo de modo eficaz como o que sugerimos. Quem age assim fica obrigado a, depois, ler tudo de novo, e de novo, e de novo… Isso, sim, é perda de tempo e estudo inútil e pronto para ser esquecido. É inevitável: quem estuda sem revisar vai esquecer o que estudou; quem não revisa o conteúdo estudado terá de estudar tudo de novo, e do zero! Obviamente, para esse candidato, faltará tempo para vencer todo o programa do edital.

A revisão serve para, primeiro, reativar a memória; segundo, assimilar as informações importantes; terceiro, aumentar a retenção de 75% (inicial) para 90% e até 100%. Esse método já foi exaustivamente testado e aprovado. Minha sugestão é: teste-o apenas uma vez. Garanto que você vai obter excelentes resultados e não vai mais querer saber de outro.

Estudo sério pressupõe o máximo de concentração e nada de distração. Naturalmente, também demanda um mínimo de compreensão de cada assunto do edital, aliada à memorização dos temas que não têm muita lógica ou sentido prático. Para isso, quanto mais revisões, melhor, pois o esquecimento será menor. O esquema ideal é leitura seguida de resumo, de revisões e, por fim, de exercícios.

Não há regras rígidas para aplicação desse método. Você deve levar em conta as suas características individuais, a quantidade de matérias previstas no edital do seu concurso, a sua disponibilidade de tempo para o estudo, a planilha de metas que você elaborou e a densidade do material de estudo que você adotou. São esses e outros fatores que, com base na experiência e no bom senso, definirão quantas revisões serão necessárias até o dia da prova.

“O maior desafio do concurseiro, portanto, não é tanto a quantidade de conteúdo e de disciplinas a serem vencidas, mas a capacidade de chegar ao fim do plano de estudos com tudo estudado, lido, relido, treinado e na ponta da língua.”

O maior desafio do concurseiro, portanto, não é tanto a quantidade de conteúdo e de disciplinas a serem vencidas, mas a capacidade de chegar ao fim do plano de estudos com tudo estudado, lido, relido, treinado e na ponta da língua. Em termos técnicos, com tudo devidamente armazenado na memória de longo prazo para ser recuperado durante a prova.

Esse tema é tão amplo, que pode render outro artigo. Voltaremos a conversar mais sobre estudo, memorização e esquecimento. Memorizem os ensinamentos que vimos hoje e não se esqueçam do nosso próximo encontro. Até lá!


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A Arte da Guerra Politica em 5 princípios Sílvio Medeiros sobre a obra de David Horowitz 31/09/2013

Saul Alinsky e o Império do Radicalismo por Sílvio Medeiros palestra realizada em 2013.

Letra Cursiva caligrafia exercícios



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segunda-feira, 16 de outubro de 2023

lei_de_diretrizes_e_bases_1ed



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RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.



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Olavo de Carvalho - Como tornar-se um leitor inteligente

Pirâmide de aprendizagem: você sabe o que é e qual a sua proposta?


Published on ago 24, 2021 by Josivan Mesquita da Conceição in Cultura OrganizacionalEducação Corporativa

Pirâmide de Aprendizagem

Aprender é um processo que depende de fatores internos e externos para ser efetivo, ainda mais na atualidade onde a quantidade de informações é gigantesca. Sabemos que o processo de aprendizagem é algo que pode ser encarado de pontos de vista individuais e coletivos, dos colaboradores à organização.

Conhecer essa dinâmica é essencial para a educação corporativa e o conhecimento necessita do tratamento e abordagem corretos para que haja um aprendizado real. E é em meio a este contexto que vemos propostas como a da pirâmide de aprendizagem.

A pirâmide de aprendizagem é um conceito relativamente recente e que busca compreender a qualidade de aprendizado. Ela também busca hierarquizar as formas de retenção de um determinado conhecimento através de sua eficácia.

Mas o que é a pirâmide de aprendizagem? Como ela pode te ajudar a aprender melhor? Acompanhe conosco estas questões e como a pirâmide de aprendizagem se relaciona com a educação corporativa.

O que é pirâmide de aprendizagem?

Antes de entender a pirâmide de aprendizagem é preciso conhecer o responsável pela criação e popularização do modelo. O conceito de pirâmide de aprendizagem foi criado pelo psiquiatra estadunidense William Glasser, também responsável pela criação da chamada Teoria da Escolha.

Glasser entendeu que as melhores formas de aprendizado acontecem de dentro para fora, algo que parte da motivação dos indivíduos. Portanto, isso faz com que o aprendizado seja um movimento que parte do individual para o coletivo e não o contrário. Esta visão também foi considerada na criação do conceito da pirâmide de aprendizagem.

Em sua teoria, Glasser analisou uma ferramentas e métodos que utilizamos para estudar e aprender como livros, palestras, observação e discussões em grupo. Por isso, Glasser classificou cada um desses métodos e ferramentas por meio de suas respectivas eficácias e capacidade de assimilação de conteúdo. 

Ao fazer essa classificação, Glasser criou uma proposta que visa otimizar o aprendizado de alunos de diferentes plataformas e definiu as formas como aprendemos.

Segundo Glasser, nós aprendemos 10% daquilo que apenas lemos, 20% se apenas escutarmos, 30% ao observarmos e 50% se observamos e escutamos simultaneamente. Na base da pirâmide, 70% quando discutimos o assunto com outras pessoas, 80% quando colocamos em prática. Por fim, aprendemos 95% de um conteúdo quando ensinamos aquele determinado conhecimento a outras pessoas.

Pirâmide de Aprendizagem na prática

Pirâmide de Aprendizagem de Glasser.
Fonte:Escola da Prevenção

A pirâmide de aprendizagem também é dividida entre duas categorias principais: métodos de aprendizagem passiva e métodos de aprendizagem ativa. Glasser dá um foco especial para os métodos de aprendizagem ativa, já que para ele são as formas com maior capacidade de assimilação e aprendizado.

Portanto, para Glasser, o método mais eficaz de aprendizagem seria aquele em que você tenta ensinar aos outros o conteúdo a que você foi exposto. Por exemplo, um carpinteiro saberá mais sobre carpintaria quando ensiná-la a outra pessoa, pois assim estará exercitando a técnica de seu trabalho.

Sabendo disso, vemos que a ideia de Glasser é colocar o aluno como centro de sua própria aprendizagem, e com isso possível gerar mais conhecimento.

Pirâmide de aprendizagem no ambiente corporativo

Quando se trata do processo de aprendizagem dentro das organizações, o processo de aprendizagem ganha um teor de complexidade maior, já que estamos lidando com equipes inteiras de indivíduos diferentes entre si.

Talvez a grande questão para gestores de RH, designers instrucionais e outros profissionais que lidam com o processo de aprendizagem nas organizações seja: o quão aplicável é a pirâmide de aprendizagem nos ambientes corporativos?

Vimos no exemplo do carpinteiro que a aprendizagem passiva e ativa pode ser aplicada aos modelos de trabalho nas empresas. Isso também permite que as ideias desse modelo também sejam aplicáveis aos colaboradores da sua empresa.

No ambiente da educação corporativa, o nível de aprendizado indica a eficácia ou a ineficácia dos métodos utilizados para com os colaboradores e é exatamente este o principal elemento em destaque na pirâmide de aprendizagem.

Levando isso em conta, ao organizar as maneiras como o conteúdo será repassado aos colaboradores pode ser também uma maneira de levar em consideração as diretrizes propostas por Glasser em sua pirâmide de aprendizagem.

Como estes colaboradores poderão aprender e assimilar melhor estes conteúdos? Um ambiente virtual é melhor? Aulas em vídeo ou conteúdos escritos vão contribuir de que forma? Qual a combinação de métodos mais efetiva? Por isso, todos os profissionais engajados na aprendizagem dentro da organização devem fazer estas perguntas.

Você pode aplicar os modelos da pirâmide de aprendizagem em qualquer projeto de aprendizagem e quanto mais próximo dos métodos ativos de aprendizagem, mais autonomia você dá ao colaborador em seu processo de aprendizado e mais positivos podem ser os resultados.

Pirâmide de aprendizagem: o que é útil à educação corporativa?

Mas afinal de contas, quais conceitos a pirâmide de aprendizagem pode trazer à tona e que seja útil ao cenário da educação corporativa? Em conclusão, o papel central do aluno no processo de aprendizagem da pirâmide, é possível ver uma série de benefícios que poder ser comuns à educação corporativa:

Incentivo à autonomia

Ao estimular as formas de aprendizagem ativas e uma interação dos alunos com os conteúdos alvo do aprendizado, a pirâmide de aprendizagem estimula também a ideia de autonomia.

Quando o aluno ou colaborador começa a construir hipóteses, discutir e colocar em prática aquele conjunto de informações a que teve acesso ao mesmo tempo ajuda a fixar aquele mesmo conteúdo em questão.

Portanto, ao se tornar o centro do próprio aprendizado, o aluno aprende mais, aumentando assim os resultados dos diversos objetivos dos projetos de educação corporativa.

Maior compartilhamento de informações

Dentro da pirâmide podemos ver que uma das formas mais eficazes de aprendizado consiste na discussão dos conteúdos de estudo com outras pessoas.

No ambiente corporativo, essa ideia é extremamente positiva, já que o compartilhamento e discussão de informações pode levar a uma melhor resolução de problemas, bem como modificar a cultura da empresa para a criação de ambiente com maior transparência.

Maior integração no ambiente de trabalho

Se tratando exclusivamente dos métodos de aprendizagem ativos, também é possível ver que as formas de aprendizagem baseadas nas discussões, prática e ensino dos conteúdos proposta pela pirâmide pode ajudar a construir um ambiente de maior integração entre os colaboradores.

Por isso, ao discutirem um determinado conteúdo e tentarem ensinar uns aos outros sobre uma prática específica pode criar um cenário cada vez mais propício a integração e a colaboração, ambos aspectos muito assertivos para o ambiente corporativo.

Criação de um ambiente propício ao aprendizado

Concluindo, vemos que o modelo de aprendizagem proposto pela pirâmide de aprendizagem de Glasser demonstra uma oportunidade para a criação de ambientes propícios ao aprendizado. A adaptação de métodos com foco na eficácia do aprendizado é essencial para todos as organizações que desejam ter equipes cada vez mais capacitadas

Podemos concluir então que a pirâmide de aprendizagem é um modelo válido não só para aqueles que buscam aprender. No fim, ela também serve para aqueles dispostos a compartilhar conhecimento, gerando aprendizado para si e para os outros ao seu redor.


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