terça-feira, 14 de novembro de 2023

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Hoje vamos falar sobre o cravo

sábado, 11 de novembro de 2023

Etarismo: preconceito além da idade

15 de junho de 2023
etarismo é crime (1) (1)
O Brasil, assim como muitos outros países, enfrenta um desafio preocupante em relação à discriminação contra pessoas idosas, conhecido como etarismo. Esse fenômeno é evidente tanto no mercado de trabalho quanto nas interações cotidianas, inclusive no ambiente digital. No entanto, é essencial conscientizar a população sobre os direitos dos idosos e promover uma mudança cultural que valorize e respeite essa parcela tão importante da sociedade. Neste artigo, discutiremos o etarismo no Brasil, o que diz a legislação atual e forneceremos conselhos para combater essa forma de discriminação.

O Etarismo no Brasil
Infelizmente, o etarismo é uma realidade presente em diversos aspectos da vida das pessoas idosas no Brasil. No mercado de trabalho, muitas vezes, elas são excluídas de oportunidades de emprego devido a preconceitos e estereótipos negativos relacionados à sua idade. Isso ocorre apesar das experiências, habilidades e conhecimentos valiosos que muitos idosos possuem e poderiam compartilhar.


O que é o Etarismo?
O etarismo, também conhecido como ageísmo ou idadismo, envolve estereótipos e uma visão preconceituosa em relação as pessoas. Ele se refere a discriminação e preconceito às pessoas com base em sua idade. O etarismo contribui para a segregação da população e está vinculado a padrões sociais estabelecidos na sociedade, como a valorização da produtividade e da juventude, bem como o acesso desigual às novas tecnologias. É uma forma de discriminação que se baseia na ideia de que a idade avançada é um fator negativo ou inferior, levando a estereótipos negativos, tratamento injusto e exclusão social.

O etarismo pode se manifestar de várias maneiras, tanto em níveis individuais quanto estruturais. No nível individual, pode ocorrer por meio de comentários depreciativos, ridicularização, marginalização ou tratamento desrespeitoso em relação a pessoas mais velhas. Isso pode acontecer em ambientes pessoais, sociais ou profissionais, incluindo interações cotidianas, no mercado de trabalho, nos serviços de saúde e na mídia.

Em níveis estruturais, o etarismo se reflete em políticas, práticas e normas sociais que limitam ou negam oportunidades e direitos às pessoas idosas. Isso pode incluir a falta de acessibilidade em espaços públicos, discriminação no mercado de trabalho, estereótipos negativos nas representações midiáticas, falta de cuidados de saúde adequados e restrições nas esferas política e cultural.

O etarismo é prejudicial não apenas para as pessoas idosas, mas também para a sociedade como um todo. Ele perpetua estereótipos negativos, impede a participação ativa e produtiva das pessoas mais velhas e contribui para a exclusão social e o isolamento. Além disso, o etarismo limita o acesso a valiosas contribuições e experiências que as pessoas idosas podem oferecer em diversas áreas da vida.

O etarismo pode ser considerado um crime de injúria quando alguém tem sua honra ou dignidade prejudicada, porém, isso é aplicável apenas quando se trata de pessoas idosas com 60 anos ou mais. Recentemente, um caso envolvendo uma estudante de Biomedicina de 45 anos, residente em Bauru, interior de São Paulo, foi alvo de ridicularização por seus colegas de classe devido à sua idade. Em resposta a essa situação, o deputado Fábio Macedo propôs uma medida para ampliar essa proteção contra o etarismo, tornando-a aplicável a qualquer faixa etária.

Com o envelhecimento da população e o crescente investimento em qualidade de vida, muitos países ao redor do mundo estão lidando com a produtividade, vitalidade e alegria da Terceira Idade em diversos espaços e profissões. Ainda assim, o preconceito social segue crescendo e se disseminando na sociedade.

Etarismo é crime?
A Lei 10.741/2003, também conhecida como Estatuto do Idoso,em seu artigo 96, descreve o delito de discriminação contra idoso. A pena prevista é de 6 meses a 1 ano de reclusão e multa. Se a pessoa que cometer o crime for responsável pela vítima, a pena será aumentada em até 1/3.

Art. 96. Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade:

Pena – reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.

§ 1oNa mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.

§ 2o A pena será aumentada de 1/3 (um terço) se a vítima se encontrar sob os cuidados ou responsabilidade do agente.

Mas é só com pessoas idosas?
Os preconceitos podem afetar tanto os jovens quanto os mais velhos. De acordo com uma pesquisa, 73% dos profissionais das gerações Y (nascidos entre 1980 e 1989) e Z (nascidos entre 1990 e 2010) sentem que são subestimados devido à sua idade mais jovem. Por outro lado, 66% dos profissionais da geração X (nascidos entre meados da década de 1960 até 1979) sentem que os mais jovens duvidam de seu profissionalismo. Esses dados ilustram como os estereótipos etários podem afetar diferentes faixas etárias no ambiente de trabalho.

No caso citado, A universitária Patrícia Linares, 45, registrou um boletim de ocorrência por injúria e difamação contra as três jovens que gravaram um vídeo e publicaram em uma rede social em que praticam discriminação etária contra ela.

Um documento foi registrado na Delegacia de Bauru, localizada no interior de São Paulo. No documento, Patrícia relata ter sido intensamente insultada e ainda sofrer as consequências do ataque realizado por três estudantes universitárias, que teriam perturbado significativamente sua vida. Agora, há um prazo de seis meses para a apresentação de uma queixa-crime. No vídeo divulgado, onde acontece o crime, uma das jovens ironiza: “Gente, quiz do dia: como ‘desmatricula’ um colega de sala?”. Em seguida, outra diz: “Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada”. “Realmente”, declara uma terceira.

Fui vítima de etarismo, e agora?
Caso seja vítima de etarismo, existem medidas que você pode adotar para lidar com essa situação:

1. Conscientize-se: Reconheça que o etarismo é um problema real e que você não está sozinho(a) nessa experiência. Busque conhecimento sobre o assunto, aprendendo sobre os estereótipos e preconceitos relacionados à idade e como eles podem afetar as pessoas.

2. Busque apoio: Procure apoio emocional em amigos, familiares ou grupos de apoio que possam compreender e compartilhar suas vivências. Conversar com pessoas que passaram por situações semelhantes pode trazer conforto e conselhos úteis.

3. Reúna provas: Se você foi vítima de etarismo e deseja registrar provas do conteúdo discriminatório, reúna tudo que puder comprovar o fato: vídeos, imagens, mensagens, e-mails, testemunhas. Existem algumas medidas que você pode tomar para documentar e preservar as evidências digitais, que é coletar tudo por um meio de coleta com validade jurídica, como é o caso da plataforma da Verifact, que registra as capturas de tela, links das publicações acessadas, data e horário do registro, além de vídeos e áudios, com indicação da origem dos conteúdos. Apenas prints podem não ser provas suficientes, pois são imagens da tela e podem ser facilmente falsificadas.

3. Denuncie: Caso enfrente etarismo no ambiente de trabalho, estudo ou em qualquer outra situação, considere denunciar a discriminação às autoridades competentes ou às instituições responsáveis. Isso pode envolver a apresentação de uma queixa formal na empresa, na instituição de ensino ou até mesmo em órgãos governamentais responsáveis pelos direitos humanos.

4. Procure aconselhamento jurídico: Se o etarismo causar danos significativos ou violações legais, consulte um advogado especializado em direitos civis ou direito do trabalho. Eles poderão fornecer orientações sobre as opções legais disponíveis e auxiliá-lo(a) a tomar as medidas adequadas.

5. Promova conscientização: Engaje-se em campanhas e movimentos que buscam combater o etarismo e promover igualdade de oportunidades, independentemente da idade. Se sentir confortável, compartilhe sua experiência para conscientizar outras pessoas e incentivar a mudança de atitudes.

Lembre-se de que cada situação é única, e as medidas a serem tomadas podem variar de acordo com o contexto e as leis locais. É importante cuidar do seu bem-estar emocional e buscar o suporte necessário para enfrentar o etarismo de maneira adequada.

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Hoje é dia do sagrado jejum de Sri Rana Ekadasi dia 08/11/2023 quarta-feira (feito com Spreaker)






Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

O Comunismo No Brasil 4 livros da série "O comunismo no Brasil" foi digitalizado, os livros apresentam dados, arquivos e relatórios do Regime Militar a respeito da subversão vermelha (postarei os outros volumes no futuro).


O primeiro livro da série "O comunismo no Brasil" foi digitalizado, os livros apresentam dados, arquivos e relatórios do Regime Militar a respeito da subversão vermelha (postarei os outros volumes no futuro). 


O segundo livro da série "O comunismo no Brasil" foi digitalizado, os livros apresentam dados, arquivos e relatórios do Regime Militar a respeito da subversão vermelha (postarei os outros volumes no futuro). 


Digitalização do terceiro volume da série "O Comunismo no Brasil", trata-se de livros feitos na época do Regime Militar e conta com inquéritos policiais, documentos e textos de organizações marxistas. 



O quarto e último livro da série "O comunismo no Brasil" foi digitalizado, os livros apresentam dados, arquivos e relatórios do Regime Militar a respeito da subversão

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Hoje é dia do jejum sagrado de Sri Rama Ekadasi dia 08/11/2023 quarta-feira.

História do Rama Ekadashi

A História da Rama Ekadasi

Maharaja Yudhisthira disse: “Oh, Janardana! Oh, protetor de todos os seres viventes! Qual é o nome do Ekadashi que ocorre durante a quinzena escura do mês de Kartika (Outubro / novembro)? Por favor, transmita esse Sagrado Conhecimento.

O Supremo Senhor respondeu: “Ó leão entre os Reis”! Por favor, ouça: O Ekadashi que ocorre do mês de Kartika se chama de Rama Ekadashi. É muito auspicioso, pois erradica de imediato os maiores pecados e concede passagem para a morada espiritual. Vou narrar sua história e glórias para ti”.

Uma vez vivia um famoso rei chamado Mucukunda, que tinha muita amizade com o Senhor Indra, o rei do céu, e também com o Yamaraja, Yaruna e Yibhisana o irmão misericordioso do demônio Ravana. Mucukunda sempre falava a verdade e constantemente rendia serviço devocional a Mim. Porque governava segundo os princípios religiosos, não havia distúrbios em seu reino.

A filha de Mucukunda chamava-se Chandrabhaga como o rio sagrado, e de acordo com os costumes védicos, o rei a deu em casamento a Sobhana o filho de Chandrasena. Certo dia, Sobhana visitou o palácio de seu sogro no dia auspicioso de Ekadashi.  Esta visita provocou ansiedade na esposa de Sobhana, Chandrabhaga, porque ela sabia que o seu marido estava fisicamente muito enfraquecido e incapaz de suportar a austeridade de um jejum de dia inteiro.

Ela disse-lhe: “Meu pai é muito estrito quanto a seguir cumprimento do Ekadashi. No Dashami, o dia antes de se Ekadashi, ele golpeia um grande tambor timbale, e anuncia: “Ninguém deve comer no Ekadashi, o dia do Senhor Hari”.

Quando Sobhana ouviu o som do timbale disse à sua esposa: “Oh, minha linda o que farei agora”? Por favor, diga-me, como poderei salvar a minha vida e obedecer às restrições ao mesmo tempo”?

Chandrabhaga respondeu: “Meu querido marido na casa do meu pai, ninguém, nem mesmo elefantes e cavalos, sem falar em seres humanos – comem no Ekadashi. De fato, nenhum dos animais recebe sua ração de grãos, folhas ou palha – nem mesmo água! – no Ekadashi, o dia do Senhor Hari. Como poderás escapar de jejuar? Meu amado se tiver de comer algo, então deves sair daqui imediatamente. Agora, com firme convicção decida o que fazer”.

O príncipe Sobhana respondeu: “Decidi jejuar nesse sagrado dia de Ekadashi. Qualquer um seja o meu destino, certamente haverá de acontecer.”  
Decidindo assim, Sobhana tentou jejuar naquele dia, mas ficou intoleravelmente perturbado pela fome e sede excessiva. Eventualmente o sol se pôs no oeste, e a chegada da noite auspiciosa fez a felicidade de todos vaishnavas.

“Oh, Yudhisthira!, todos os devotos gostaram de adorar o Senhor Hari e permanecer acordados noite adentro, mas para o príncipe Sobhana aquela noite se tornou absolutamente intolerável. Na verdade quando o sol se levantou no Dvadashi, Sobhana estava morto.
O Rei Mucukunda observou o funeral do seu genro, ordenando que se fizesse uma grande pilha de madeira para o fogo, mas instruiu sua filha a não juntar-se a seu marido na pira funerária. Assim Chandrabhaga, após realizar todos os processos, purificatórios honrando seu marido falecido, continuou a viver na casa de seu pai. 

O Senhor Krsna disse: “Oh, melhor dos Reis, embora Sobhana morresse por ter observado Rama Ekadashi, o mérito que acumulou capacitou-o depois da morte, a ser o governante de um reino no alto do pico da montanha chamada Mandarachala. Este Reino era como uma cidade de semideuses; muito brilhante; com ilimitadas joias incrustadas nas paredes de seus prédios. Os pilares eram feitos de rubis e ouro cravejado de diamantes que rebrilhavam por todo lugar. Enquanto o rei Sobhana ficava sentado num trono sob um dossel, branco puro, servos abanavam-no com abanos de rabo de iaque. Uma estupenda coroa repousava sobre a sua cabeça, lindos brincos adornavam seus ouvidos, um colar ornava seu pescoço,

Um dia, um brahmana chamado Somasarma, que morava no reino de Mucukunda, de repente, foi dar ao reino de Sobhana enquanto viajava por diferentes locais de peregrinação. O brahmana viu-o Sobhana em todo o seu brilho de glória e pensou que ele podia ser o genro do seu próprio rei Mucukunda. Quando Sobhana viu o brahmana se aproximando, imediatamente lhe deu as boas-vindas. Depois que Sobhana lhe ofereceu as suas respeitosas reverências, perguntou ao brahmana sobre a saúde e o bem-estar do seu sogro, a sua esposa e todos os residentes da cidade.

Somasarma respondeu: “Ó, Rei, todos súditos estão bem no reino do seu sogro, e Chandrabhaga e teus outros membros familiares também estão bastante bem”.
Por favor, conte-me sobre ti. Ninguém jamais viu cidade tão bela quanto essa. Tenha a bondade de me contar como a obteve.
O Rei Sobhana disse: “Porque observei Rama Ekadashi me foi concedida esta cidade maravilhosa para reinar. Mas apesar de toda sua grandiosidade, é apenas temporária. Imploro-te que faças algo para corrigir esta deficiência”. Podes ver é apenas uma cidade efémera. Como poderei tornar suas belezas e glórias permanentes?  Por favor, instrua-me.
O brahmana perguntou-lhe: Por que este reino é instável, e como poderá se tornar estável?  Por favor, explique isso para mim e tentarei ajudá-lo.

Sobhana respondeu: “Porque jejuei no Ekadashi sem qualquer fé este reino é impermanente. Agora ouça como poderá se tornar permanente. Por favor, retorne a Chandrabhaga, a linda filha do rei Mucukunda e diga a ela o que viste e compreendeste sobre este lugar e sobre mim. Certamente, se contares isto a ela, minha cidade em breve se tornará permanente”.
Assim o brahmana retornou à sua cidade e relatou-lhe o episódio inteiro a Chandrabhaga, que ficou surpresa e muito feliz por ouvir esta notícia. Disse ela: “Oh, brahmana, isso e um sonho que tivestes ou realmente é um fato”?

Somasarma replicou: “Oh princesa”! De fato eu vi o teu marido falecido cara a cara naquele maravilhoso reino, que se assemelha a um dos reinos dos semideuses. Mas ele diz que o reino inteiro é instável e pode desaparecer a qualquer momento. Portanto, ele espera que possas encontrar algum meio de tornar permanente.

Chandrabhaga disse: “Oh, sábio entre os brahmanas”! Por favor, leve-me até meu marido imediatamente, pois desejo muito é vê-lo novamente. Certamente tornarei seu reino permanente, com o mérito que adquiri jejuando em cada Ekadashi durante minha vida toda. Por favor, reúna-nos novamente. É dito que quem reúne pessoas separadas obtém mérito muito grande.

O brahmana Somasarma guiou Chandrabhaga até o refulgente reino de Sobhana. Antes alcança-lo, entretanto, pararam no sopé do monte Mandarachala, no sagrado asrama de Vamanadeva. Ao ouvir a história deles, Vamanadeva cantou hinos dos Vedas e borrifou água sagrada em Chandrabhaga. Pela influência dos ritos do grande Rishi, o mérito que ela acumulou por jejuar por tantos Ekadashis, tornou seu corpo transcendental. Extática, seus olhos irradiando maravilhados, e Chandrabhaga continuou sua jornada.

Quando Sobhana viu sua esposa se aproximando dele, no alto da Montanha Mandarachala, foi tomado de alegria e chamou-a em voz alta com grande felicidade. Depois que ela havia chegado, sentou-se à sua esquerda e ela lhe disse: “Oh, querido! Por favor, ouça enquanto te conto uma coisa que irá te beneficiar-te grandemente. Desde que tinha oito anos sempre jejuei fiel e regularmente a cada Ekadashi. Se eu transferir a ti todo o mérito que assim acumulei, teu reino certamente de tornará permanente e tua prosperidade irá crescer e crescer até a vinda da grande inundação”.

O Senhor Krsna continuou: “Oh, Yudhisthira! Desta maneira Chandrabhaga, que estava lindamente decorada com os mais finos ornamentos tinha um corpo transcendental de rara beleza, afinal gozou da paz e felicidade com seu marido. Pela potência Rama Ekadashi, Sobhana verificou que seu reino no pico do Monte Mandarachala, pode realizar todos seus desejos e conceder-lhes felicidade eterna. Tal como se aquela obtida da vaca Kama-dhenu”.

“Ó melhor dos Reis”! Assim narrei a ti as glórias de Rama Ekadashi.

Quem quer que observe o sagrado Ekadashi, durante as quinzenas claras e obscuras de cada mês, indubitavelmente se liberta das reações do pecado de matar um brahmana. Não se deve diferenciar entre os Ekadashis da parte iluminada ou obscura do mês. Conforme vimos, ambos podem conceder prazer neste mundo e liberar até mesmo as almas mais pecaminosas e caídas. Assim vacas negras e brancas dão leite de qualidade igual, os Ekadashis da quinzena clara e obscura conferem o mesmo grau elevado de mérito eventualmente liberam a pessoa do ciclo de nascimento e morte. Quem quer que simplesmente ouça as glórias deste sagrado dia, Rama Ekadashi, se liberta de todos os tipos de pecado e obtém a morada Suprema do Senhor Vishnu.

* Desse modo termina a narração das glórias de Kartika Krsna Ekadashi ou Rama Ekadashi de Brahma Vaivarta Purana.


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Corrigindo o prof. Rodrigo Silva pastor em sua fala sobre o Hinduísmo e amor a Deus. João maria.

SOBRE O TOQUE RETAL E O CÂNCER NA PRÓSTATA (recomendo que leia até o final)

Recentemente, andou rolando nas redes sociais um vídeo de um ator “famoso” tratando de modo piadístico o exame de toque retal para detecção de câncer na próstata. É, atores agora são “conselheiros médicos”, assim como jornalistas, influenciadores digitais leigos e toda sorte de subcelebridade na Internet. Todo mundo se tornou “médico”, todo mundo “sabe” oferecer conselhos de diagnóstico e orientações de tratamento altamente atualizadas e embasadas... De qualquer forma, antes que você se deixe levar pelas gracinhas do Rei do Gado, alguns dados científicos devem ser reconhecidos: O câncer na próstata é o segundo tipo mais comum de câncer em todo o mundo, sendo considerado a 5ª causa mais comum de morte entre homens. No Brasil, segundo o INCA, mais de 60 mil novos casos de câncer na próstata ocorreram em 2022, sendo que apenas em 2020 foram registrados mais de 15 mil óbitos pela doença. Por causa desse fardo, a campanha Novembro Azul – para detecção precoce do câncer na próstata – foi criada em 2003, na Austrália. A moda desembarcou no Brasil em 2011. (1, 2, 3) Quando eu ainda era um estudante medicina, lá no começo da década de 1990, o exame de toque retal era considerado mandatório na investigação de câncer prostático em homens. Já se passaram mais de 30 anos e as coisa mudaram bastante. Quem por acaso era adulto na década de 1990 sabe disso: as coisas mudaram. E como mudaram! No final da década de 1980, o exame de PSA já estava sendo amplamente adotado nos EUA para detectar precocemente o câncer na próstata, uma vez que o exame de toque retal não era considerado a melhor ferramenta para isso. Nos últimos 20 anos, vários estudos confirmaram a ineficácia do toque retal para esta finalidade: Em 2003, pesquisadores americanos realizaram uma metanálise para comparar o exame de toque retal com a dosagem de PSA para detecção precoce de câncer na próstata. Aproximadamente 1 de cada 4 pacientes com níveis alterados de PSA apresentavam de fato câncer prostático em estágio inicial. Em comparação, apenas 1 de cada 10 pacientes com alterações no toque retal apresentavam de fato câncer prostático em estágio inicial. (4) Em 2005, pesquisadores do Departamento de Urologia do Hospital de Leighton, no Reino Unido, avaliaram centenas de homens com níveis de PSA entre 2,5 e 10 ng/mL e observaram que menos da metade daqueles com algum tipo de alteração ao exame de toque retal de fato apresentavam câncer na próstata. Os cientistas concluíram que, dada a baixa acurácia, o exame de toque retal não deveria mais ser utilizado como uma ferramenta para detecção precoce do câncer na próstata. (5) Em 2017, um estudo multicêntrico envolvendo mais de 6 mil pacientes avaliados para câncer prostático mostrou que mais de 80% daqueles que possuíam níveis elevados de PSA apresentavam câncer na próstata, significando que a dosagem dos níveis de PSA apresentava quase o dobro da capacidade do exame de toque retal em detectar aquelas mesmas lesões. (6) Em 2018, pesquisadores do Canadá e do Reino Unido realizaram uma revisão sistemática de estudos publicados envolvendo um total de mais de 9 mil pacientes investigados para câncer prostático. Os cientistas concluíram que o exame de toque retal de rotina não era uma ferramenta eficaz para detecção precoce do câncer na próstata. (7) Finalmente, em 2021, um estudo randomizado realizado por pesquisadores finlandeses concluiu que não faz sentido realizar o exame de toque retal para detecção de câncer prostático em homens com PSA abaixo de 3,9 ng/mL ou uma relação PSA total / PSA livre acima de 20%. Homens com uma relação PSA total / PSA livre abaixo de 20% devem ser avaliados com biópsia prostática, não com exame de toque retal, uma vez que 25% desses casos apresentam câncer na próstata. (8) Vale salientar que o “exame preventivo” da próstata não EVITA o câncer: este é um exame de DETECÇÃO PRECOCE, não exatamente um “exame de prevenção” – ainda que brincar com as palavras seja uma ferramenta de propaganda estatal eficaz e uma prática de populismo barato bastante conveniente em um país com QI médio de 83 e quase 30% de adultos analfabetos funcionais. Em termos de políticas públicas de saúde para detecção precoce do câncer prostático, a dosagem dos níveis de PSA total e livre no sangue é uma ferramenta BEM MELHOR que o exame de toque retal – ainda que não existam dados sólidos e irrefutáveis mostrando que a dosagem dos níveis de PSA seja capaz de reduzir de modo significativo o numero de mortes por câncer na próstata no longo prazo. Mesmo assim, já está hora de debatermos com todas as letras E SEM PIADAS a inutilidade do toque retal como uma ferramenta de screening em massa para neoplasias prostáticas. ___ REFERÊNCIAS: 1. ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P 2. gov.br/saude/pt-br/as 3. bvsms.saude.gov.br/mes-de-conscie 4. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12665174/ 5. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15839915/ 6. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29061540/ 7. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29531107/ 8. pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34409927

Alessandro Loiola M@AlessandroLoio2
Empresário, escritor, médico. CRMSP 142346. Contato: api.whatsapp.com/send?phone=556


terça-feira, 7 de novembro de 2023

Coisas que acontecem no Brasil por uma infeliz coincidência.


Viúva de Toninho do PT reafirma que o marido morreu por ferir interesses



[Imagem da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos]
Agência Senado

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, Roseana Morais Garcia, viúva de Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT - prefeito de Campinas (SP) assassinado em setembro de 2001 - voltou a afirmar nesta terça-feira (8) que o marido foi morto por questões político-administrativas, não tendo sido vítima de crime comum, conforme reconheceu a polícia civil de São Paulo.

Para Roseana Garcia, Toninho morreu por ferir interesses de "gente graúda", incluindo os de figuras importantes na história do PT, como o ex-prefeito do município Jacó Bittar, que saiu do partido em 1990. Mas disse desconhecer qualquer esquema destinado a cobrar propina de empresários de Campinas para abastecer futuras campanhas eleitorais, inclusive a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Num depoimento emocionado, Roseana denunciou que o inquérito que apurou a morte de Toninho "foi mal conduzido" e sustentou que tudo leva a crer que Toninho foi assassinado por denunciar superfaturamento de obras e licitações públicas com "cartas marcadas". Ela citou a licitação para construção do metrô de superfície de Campinas, que jamais entrou em funcionamento, no valor de US$ 80 milhões.

-Por que não interessa a ninguém investigar a morte do Toninho do PT, bem como a do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel? - indagou Roseana Garcia, ao estranhar que a Polícia Federal, na época, ou seja, em 2001, não tenha apurado a morte do marido.

Polícia Federal

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) informou que, por solicitação do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, determinou que a Polícia Federal passasse a investigar o assassinato do prefeito. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) enalteceu a decisão do ministro e solicitou ao presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), que se congratulasse oficialmente com Márcio Thomaz Bastos. A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) observou, no entanto, que a decisão foi tardia.

Roseana Garcia estranhou que Lula, ao ser eleito presidente da República, não tenha acionado, de imediato, a Polícia Federal para apurar a morte do prefeito de Campinas, conforme havia prometido a ela.

A viúva de Toninho do PT disse achar estranho ainda que as autoridades policiais não tenham preservado o local do crime e nem o gabinete do prefeito assassinado para posteriores análises periciais. Além disso, segundo Roseana, a morte de Toninho poderia ter sido acertada no interior de um bingo com sede em Campinas, e supostamente testemunhada por um garçom que já chegou a depor na polícia usando o codinome Jack. A CPI resolveu requisitar o depoimento do garçom.

Sílvio Pereira

Nesta quarta-feira (9), a partir das 11h30, a CPI dos Bingos ouve o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira e o médico e deputado federal Jamil Murad (PCdoB-SP), que acompanhou a necropsia do corpo de Celso Daniel, prefeito de Santo André (SP), também assassinado, em janeiro de 2002.

Na quinta-feira (10), às 10h30, presta depoimento o economista Vladimir Poleto, ex-assessor do ministro Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto, em 2002. Poleto foi acusado, em matéria publicadapela revista Veja, de ter transportado de Brasília para São Paulo cerca de US$ 3 milhões oriundos do governo de Cuba, que teriam sido usados na campanha eleitoral de Lula. Também presta depoimento no mesmo dia o advogado Rogério Tadeu Buratti.

(Cláudio Bernardo)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

www12.senado.leg.br/noticias/materias/2005/11/08/viuva-de-toninho-do-pt-reafirma-que-o-marido-morreu-por-ferir-interesses

Conversas sobre Didática,