domingo, 21 de janeiro de 2024

Heráclito e Parmênides: mudança e permanência

Detalhe da 'Escola de Atenas', de Rafael Sanzio, 1510

Fonte:
https://www.ex-isto.com/2020/09/heraclito-e-parmenides-nao-ser-e-ser.html

Detalhe da 'Escola de Atenas', de Rafael Sanzio, 1510

Os pensadores Heráclito e Parmênides, da Grécia Antiga, trazem uma das primeiras grandes contradições da filosofia, sobre como conhecemos os seres e o mundo. Heráclito entende a partir da mudança, do não-ser, da experiência sensível e transformação, enquanto Parmênides defende a permanência, o ser, o teórico e a identidade, perspectivas distintas que ainda persistem em nosso tempo.

Heráclito viveu entre o século VI e V a.C., buscou compreender a multiplicidade das coisas do mundo sem rejeitar suas contradições aparentes, apreendendo a realidade em sua mutabilidade. Os seres e as coisas do mundo estão constantemente em transformação, o que temos num dado momento é diferente do que foi há pouco tempo atrás, e será diferente num momento seguinte.

"Nunca nos banhamos nos mesmos rios."
(Heráclito de Éfeso)

Segundo Heráclito, não há como nos banhar nos mesmos rios, as águas nunca serão as mesmas, pois o rio está em constante fluxo, e nós também não seremos os mesmos, pois estamos em permanente transformação. Nos mesmos rios correm outras águas, e em nós mesmos a mudança acontece continuamente, estamos sempre deixando de ser algo para nos tornar outro.

Entendendo o mundo e o ser em constante movimento e transformação, utilizou o elemento fogo para representar sua perspectiva que consiste no movimento contínuo e incessante, a agitação do devir. Para o filósofo, o ser é múltiplo, pois se constitui de diversas oposições internas, numa luta constante entre os opostos: entre a euforia e a melancolia, a alegria e a tristeza, a completude e a ausência.

Parmênides, contemporâneo a Heráclito, contrariou sua perspectiva. Segundo ele, o ser é imóvel, imutável e estático, inclusive era impensável imaginar que uma coisa pudesse ser e não ser ao mesmo tempo, como acontece na mudança e na transitoriedade da experiência da vida. Com isso, estabeleceu indícios do princípio de identidade e repetição, posteriormente utilizado na lógica.

Ele negou a existência do movimento que percebemos no mundo, onde as coisas aparecem e desaparecem, nascem e morrem, buscando o que havia de permanente nessa mudança. Segundo ele, esses movimentos acontecem apenas na experiência sensível de nossa percepção que é ilusória, os sentidos nos enganam e apenas o mundo inteligível é verdadeiro. O movimento não tem lógica, pois o ser é único, imutável, imóvel e infinito.

Entendia que o mundo percebido por nossos sentidos é composto de aparências falsas e opiniões enganosas contrariando, portanto, a concepção de ser e mundo mutável, defendendo uma noção de ser e mundo estável. Ele dizia "o ser é", no sentido de ser sempre idêntico a si mesmo, eterno, imutável, que pode ser concebido por meio do pensamento. Foi o primeiro a defender a ideia de que a aparência sensível das coisas não corresponde à verdade, contrapondo "ser" ao "não-ser".

"O ser é e não pode não-ser, o não-ser não é e não pode ser."
(Parmênides de Eléia)

Deste modo, se opôs à filosofia de Heráclito, que se dedicava ao devir e a constante transformação das coisas, como o dia que virava noite, o novo que envelhecia, ou o vivo que morria, enfatizando a multiplicidade do mundo e dos seres. Parmênides afirmou que a verdade exige a identidade, a imutabilidade e a unidade do ser, negando, portanto, a mudança e o "não-ser". Para ele, a verdade corresponde à estabilidade, ao invés da mudança e da contradição.

A filosofia, que havia iniciado com os primeiros filósofos como uma cosmologia, buscando entender o mundo em seus aspectos físicos, passa a se dedicar à metafísica e à ontologia, onde as concepções de mudança, multiplicidade e contradição passam a ser entendidas como meras aparências falsas. Essa forma de pensamento será reforçada com Platão (428-347 a.C.) em sua teoria das ideias, que entende o mundo sensível como falso e perecível, e o mundo das ideias como o verdadeiro e eterno.

Essa tendência de desvalorizar o mundo sensível se fará presente mais intensamente nas filosofias posteriores, influenciando a filosofia medieval e moderna. Na contemporaneidade ideias de mudança e transitoriedade sobre o ser e o mundo são retomadas por filósofos como Friedrich Nietzsche (1844-1900), Jean-Paul Sartre (1905-1980), Michel Foucault (1926-1984), entre outros, e tendências como o existencialismo, a fenomenologia e as filosofias pós-modernas.





Por Bruno Carrasco, terapeuta, professor e pesquisador, graduado em Psicologia, licenciado em Filosofia e Pedagogia, pós-graduado em Ensino de Filosofia, Psicoterapia Fenomenológico Existencial e Aconselhamento Filosófico. Nos últimos anos se dedica a pesquisar sobre filosofia da diferença e psicologia crítica. Referências: ARANHA, Maria Lúcia; MARTINS, Maria Helena. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.

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Hoje é dia do Sagrado jejum de Sri Putrada Ekadasi. Dia 21/01/2024 domingo

   
Yudhishthira Maharaja disse:  "ó Senhor, explicaste tão bem as glórias do auspicioso Saphala Ekadashi, que ocorre durante a quinzena obscura do mês de Pausha (dez/jan).  Agora por favor seja misericordioso para comigo e explique o Ekadashi da quinzena luminosa deste mês.  Qual é seu nome, e que Deidade deve ser adorada neste dia sagrado?  ó Purushottama, ó Hrshikesha, por favor também conta-me como podes ser satisfeito neste dia." O Senhor Sri Krishna respondeu:  "ó rei, para benefício de toda humanidade, relatarei para ti como observar jejum no Pausha-sukla Ekadashi.
 
   Conforme expliquei anteriormente, todos devem observar as regras e regulaçöes de Ekadashi ao melhor de sua capacidade.  Esta injunção se aplica ao Ekadashi chamado Putrada, que destrói todos pecados e nos eleva à morada espiritual.  Sri Narayana, o Senhor Supremo e personalidade original, é a Deidade adorável deste Ekadashi, e para Seu devoto fiel Ele alegremente realiza todos desejos e concede plena perfeição.  Assim entre todos seres animados e inanimados nos três mundos, não existe melhor personalidade que o Senhor Narayana.
 
   ó rei, agora narrarei para ti a história de Putrada Ekadashi, que remove todos tipos de pecados e nos torna famosos e eruditos.
 
   Uma vez havia um reino chamado Bhadravati, que era governado pelo Rei Suketuman.  Sua rainha era a famosa Shaibya.  Porque não tinha filho, ele passou longo tempo em ansiedade, pensando:  "Se não tiver um filho, quem irá continuar minha dinastia?"  Desta maneira o rei meditou numa atitude religiosa durante longo tempo, pensando:  "Onde devo ir?  Que devo fazer?  Como posso conseguir um filho?"  O Rei Suketuman não conseguia a felicidade em lugar algum em seu reino, mesmo em seu próprio palácio, e em breve estava passando mais e mais tempo dentro do palácio de sua esposa, pensando melancolicamente apenas em como conseguir um filho.
 
   Assim ambos, o Rei Suketuman e a Rainha Shaibya, estavam em grande sofrimento.  Mesmo quando ofereciam tarpana (oblaçöes de água para seus antepassados), sua miséria mútua os fazia pensar que era tão impossível de beber quanto água fervente.  Pensavam que não teriam descendentes para oferecer-lhes tarpana quando morressem.  O rei e rainha estavam especialmente perturbados por saberem que seus antepassados estavam preocupados que dentro em breve não haveria mais ninguém para lhes oferecer tarpana.
 
   Após saberem da infelicidade de seus antepassados, o rei e a rainha se tornaram mais e mais miseráveis, e tampouco os ministros, amigos, nem entes amados conseguiam alegrá-los.  Para o rei, seus elefantes e cavalos e infantaria não eram consolo, e afinal ele ficou praticamente inerte e desamparado.
 
   O rei pensou:  "Dizem que sem filho, o casamento é perda de tempo.  De fato, para um chefe-de-família sem filho, tanto seu coração e sua esplêndida casa permanecem vazios e infelizes.  Destituído de filhos, um homem não consegue liquidar a dívida que tem para com seus antepassados, os semideuses, e outros seres humanos.  Portanto todo homem casado deve tentar conceber um filho; assim ele poderá se tornar famoso dentro deste mundo e afinal alcançar os auspiciosos reinos celestiais.  
Um filho é prova das atividades piedosas que um homem realizou em suas cem vidas pretéritas, e tal pessoa obtém longa duração de vida neste mundo, junto com boa saúde e grande fortuna.  Possuir filhos e netos nesta vida prova que se adorou o Senhor Vishnu, a Suprema Personalidade de Deus, no passado.  As grandes bençãos de filhos, fortuna, e inteligência aguda podem ser conseguidas apenas por adorar o Senhor Supremo, Sri Krishna.  Isto é minha opinião."
 
   Pensando assim, o rei não tinha paz.  Permanecia em ansiedade dia e noite, desde a manhã até a noitinha, e desde o momento em que se deitava para dormir à noite até que o sol nascia pela manhã, seus sonhos eram igualmente cheios de grande ansiedade.  Sofrendo tal ansiedade e apreensão, o Rei Suketuman decidiu acabar com sua miséria cometendo suicídio.  Porém percebeu que suicídio lança a pessoa numa condição infernal de renascimento, e assim abandonou essa idéia.  Vendo que estava gradualmente se destruindo através de sua ansiedade de ter um filho que o consumia totalmente, o rei afinal montou em seu cavalo e partiu sozinho para a densa floresta.  Ninguém, nem mesmo os sacerdotes e brahmanas do palácio, sabiam onde tinha ido.
 
   Nessa floresta, que era cheia de veados e aves e outros animais, o Rei Suketuman vagou sem destino, notando todos diferentes tipos de árvores e arbustos, tais como figueiras, fruta bel, tamareiras, palmeiras, jaqueiras, árvores bakula, saptaparna, tinduka e tilaka, bem como shala, tala, tamala, sarala, hingota, arjuna, labhera, baheda, sallaki, karonda, patala, khaira, shaka e palasha.  Viu veados, tigres, javalis selvagens, leöes, macacos, cobras, grandes elefantes machos no cio, elefantas com suas crias, e elefantes com quatro presas junto de seus pares.  Havia vacas, chacais, lebres, leopardos, e hipopótamos.  Contemplando todos esses animais acompanhados de seus pares e rebentos, o rei lembrou de seu próprio criadouro, especialmente dos elefantes do palácio, e ficou tão triste que impensadamente vagava no meio deles.
 
   De repente, o rei ouviu um uivo de chacal à distância.  Espantado, começou a perambular, olhando em todas direçöes.  Logo era meio-dia, e o rei começou a cansar.  Estava atormentado pela fome e sede.  Pensou:  "Que ato pecaminoso possivelmente pratiquei que agora sou forçado a sofrer assim, com minha garganta ressecada e ardendo?  Agradei os semideuses com numerosos sacrifícios de fogo e abundante adoração devocional.  Dei muitos presentees e deliciosos doces como caridade a todos brahmanas dignos.  E cuidei de meus súditos como se fossem meus próprios filhos.  Porque estou sofrendo assim?  Que pecados desconhecidos vieram me atormentar desta maneira horrivel?"
 
   Absorto em tais pensamentos, o Rei Suketuman seguia adiante com esforço, e eventualmente, devido a seu crédito piedoso, chegou a uma bela lagoa que se assemelhava ao famoso Lago Manasarovara.  Estava cheio de espécies aquáticas, inclusive crocodilos e muitas variedades de peixes, e adornado de açucenas.  Belos lótus haviam se aberto ao sol, e cisnes, grous e patos nadavam felizes em suas águas.  Perto havia muitos ashramas atraentes, onde residiam muitos santos e sábios que podia realizar os desejos de qualquer pessoa.  De fato, desejavam o bem de todos.  Quando o rei viu tudo isso, seu braço direito e olho começaram a tremer, um sinal de que algo auspicioso estava para acontecer.
 
   Enquanto o rei desmontava de seu cavalo e ficava de pé diante dos sábios, que estavam sentados na beira da lagoa, viu que estavam cantando os santos nomes de Deus em suas contas de japa.  O rei prestou suas reverências e, de mãos postas, glorificou-os.  Estava mais do que feliz por estar na presença deles.  Observando o respeito que o rei lhes oferecia, os sábios disseram:  "Estamos muito contentes contigo, ó rei.  Tenha a bondade de nos dizer porque vieste até aqui?  Que se passa em tua mente?  Por favor diga-nos o que desejas."
 
   O rei respondeu:  "ó grandes sábios, quem sois?  Quais são vossos nomes, ó santos auspiciosos?  Porque viestes a este lindo lugar?  Por favor dizei-me tudo."
 
   Os sábios responderam:  "ó rei, somos os Vishvedevas (1); viemos até essa maravilhosa lagoa para tomar banho.  O mês de Magha estará aqui dentro de cinco dias, e hoje é o famoso Putrada Ekadashi.  Quem deseja um filho deve observar estritamente este Ekadashi. (2)"
O rei disse:  "Tentei com tanto esforço ter um filho.  Se vós grandes sabios estais satisfeitos comigo, por bondade concedei-me um bom filho."
 
   "O próprio significado de Putrada" responderam os sábios, "é "doador de filhos".  Portanto por favor observa um jejum completo neste dia de Ekadashi.  Se o fizeres, então por nossa benção - e pela misericórdia do Senhor Keshava - certamente obterás um filho."
 
   Com o conselho dos Vishvedevas, o rei observou o auspicioso dia de jejum de Putrada Ekadashi conforme todas regras e regulaçöes estabelecidas, e no Dvadashi, após quebrar seu jejum, ele prestou suas reverências repetidamente a todos eles.
 
   Logo depois que Suketuman retornou a seu palácio, a Rainha Shaibya ficou grávida, e exatamente como os sábios Vishvedevas tinham predito, nasceu-lhes um belo filho de rosto luminoso.  No devido tempo ele se tornou famoso como um príncipe heróico, e o rei de bom grado satisfez seu filho tornando-o seu sucessor.  O filho de Suketuman cuidou de seus súditos mui conscienciosamente, assim como se fossem seus próprios filhos.
 
   Concluindo:  ó Yudhishthira, quem deseja realizar seus desejos deve observar estritamente Putrada Ekadashi.  Enquanto estiver neste planeta, quem observa estritamente este Ekadashi certamente obterá um filho, e após a morte obterá a liberação.  Qualquer pessoa que até mesmo lê ou ouve as glórias de Putrada Ekadashi obtém o mérito acumulado por realizar um sacrifício de cavalo.  É para beneficiar toda humanidade que expliquei tudo isso para ti."
 
   Assim termina a narrativa das glórias do Pausha-sukla Ekadashi ou Putrada Ekadashi, do Bhavishya Purana.
 
Notas:
1) Os dez Vishvedevas, os filhos de Vishva, são Vasu, Kratu, Daksha, Kala, Kama, Dhrti, Pururava, Madrava, e Kuru.
 
2) A palavra sânscrita para "filho" é putra.  Pu é o nome de determinado inferno, e tra significa "salvar".  Assim a palavra putra significa "uma pessoa que salva alguém do inferno chamado Pu".  Portanto cada homem casado deve produzir pelo menos um filho e treiná-lo devidamente; então o pai será salvo de uma condição de vida infernal.  Porém esta injunção não se aplica aos devotos sérios do Senhor Vishnu ou Krishna, pois o Senhor se torna seu filho, pai, e mãe.
Além do mais Chanakya Pandita diz:
   satyam  mata pita jnanam
   dharmo bhrata daya sakha
   shantih patni kshama putrah
   shadete mama vandhavah
 
"A verdade é minha mãe, o conhecimento é meu pai, meu dever ocupacional é meu irmão, a bondade é minha amiga, tranquilidade minha esposa, e o perdão meu filho.  Estes seis são os membros de minha família."  Entre as vinte e seis principais qualidades de um devoto do Senhor, o perdão é o principal.  Portanto devotos devem fazer um esforço extra para desenvolver esta qualidade.  Aqui Chanakya diz:  "O perdão é meu filho," e portanto um devoto do Senhor, mesmo embora possa estar na senda da renúncia, poderá observar Putrada Ekadashi e orar por obter este tipo de "filho".


sábado, 20 de janeiro de 2024

QUE TAL UM MESTRADO EAD? CONFIRA AS POSSIBILIDADES!


Mulher mexendo no computador
9 minutos para ler
Banner do ebook o melhor EAD é a na Estácio: veja quais são os benefícios para os alunos

Já imaginou conquistar o título de mestre estudando de forma totalmente online? Será que isso é possível? Ao longo do artigo, você vai entender melhor como funciona o mestrado EaD e quais os requisitos para a sua implementação.

Esse é um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque na área acadêmica e tem despertado o interesse de muitos profissionais. Afinal, um curso de mestrado oferece destaque ao currículo de qualquer pessoa, mas nem todos conseguem ter acesso às aulas presenciais.

Assim, o modelo a distância facilitaria o acesso a uma formação de alto nível para uma parcela muito maior da sociedade. Venha com a gente saber mais!

É possível fazer um mestrado EaD no Brasil?

Teoricamente sim, pois essa modalidade foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Capes em dezembro de 2018. Em seguida, ela foi regulamentada por meio da Portaria nº 90, de 24 de abril de 2019.

A partir de então, várias instituições de ensino submeteram propostas de cursos a Capes para que fossem avaliadas e liberadas, caso tudo estivesse correto.

Apenas depois da análise individual de cada programa é que, de fato, é possível implementá-los e oferecer aos estudantes. A questão é que, até o momento, os cursos de mestrado EaD no Brasil ainda não estão em funcionamento e vamos explicar o motivo.

Atual situação do mestrado EaD

Em 2019, a Capes recebeu 17 projetos de mestrado EaD elaborados por diferentes instituições, porém nenhum deles foi aprovado já que não seguiam todas as regras exigidas pela instituição. 

Além disso, por conta da pandemia, não houve liberação de um novo edital em 2020. É bem provável que, até o final de 2021, saia alguma novidade sobre o assunto.

Diante de tal cenário, o mestrado EaD só deve estar disponível para matrícula daqui a algum tempo.

Obrigatoriedades que a Capes impõe para a implementação do mestrado a distância

Na Portaria nº20 constam várias regras para que um curso de mestrado possa ser ofertado de forma virtual. Porém, o documento ficou ainda mais detalhado com a regulamentação da Portaria nº2, lançada em janeiro de 2021.

O novo documento trouxe diretrizes bem específicas relacionadas ao funcionamento dos polos presenciais de apoio aos cursos.

De forma geral, para que um mestrado EaD seja aprovado, ele precisa:

  • ser ofertado por uma instituição de ensino credenciada pelo MEC e que tenha nota mínima 4 no Índice Geral de Cursos (IGC);
  • oferecer, de forma presencial: estágios obrigatórios, seminários integrativos, práticas profissionais, atividades de campo, atividades em laboratório e avaliações;
  • possuir polos com estrutura mínima de acesso aos alunos.

A estrutura dos polos precisa ser bem mais completa do que aquela exigida para graduações ou especializações e consta na Portaria 2. O documento cita que, no polo de apoio, o estudante deve encontrar:

  • sala administrativa;
  • laboratório de informática ou sala multimídia;
  • sala de estudos com acesso a biblioteca virtual e bases de dados;
  • salas de aula ou de web conferência;
  • acesso à internet em todos os espaços;
  • computadores para, no mínimo, 50% da quantidade de vagas disponibilizadas no local.

O que é Capes?

Homem usando a lousa para fazer um cálculo
Existem órgãos responsáveis pela fiscalização de programas de mestrado e doutorado.

A Capes é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior, um órgão vinculado ao MEC. Seu objetivo é apoiar as universidades brasileiras criando programas que ajudem a expandir e consolidar os cursos de mestrado e doutorado do país.

É a Capes que:

  • divulga a produção científica nacional;
  • promove cooperação científica internacional;
  • incentiva a formação continuada dos professores;
  • investe nos cursos stricto sensu, ou seja, de mestrado e doutorado;
  • avalia a qualidade desses cursos.

Como funciona o mestrado EaD?

O mestrado EaD, quando for colocado em prática, terá as mesmas regras de funcionamento de um mestrado presencial. Ou seja, a duração será de dois anos, com foco em determinada área do conhecimento.

Para entrar no curso, será preciso passar por um processo seletivo com várias etapas. Já no fim dos estudos, você precisará elaborar uma dissertação, com o auxílio de um professor orientador, e apresentar para uma banca avaliadora.

No decorrer das aulas, a universidade precisa disponibilizar o acesso a uma plataforma de estudos, o AVA. Nesta, você poderá assistir a videoaulas, fazer atividades, interagir com outros alunos, postar mensagens nos fóruns, assistir às aulas ao vivo e conversar com o professor.

É obrigatório que algumas atividades sejam realizadas presencialmente, nos polos de apoio. Isso inclui avaliações, defesa da tese, pesquisas de campo, estágios obrigatórios, seminários, etc.

Os encontros com o seu orientador para o desenvolvimento da pesquisa podem ser realizados tanto presencialmente quanto por meio de videoconferência. Tudo vai depender das regras da universidade.

Benefícios do mestrado a distância

Os principais benefícios de fazer um mestrado a distância são:

  • flexibilidade;
  • economia de tempo;
  • baixo investimento.

Pela maior parte do curso ser online, você consegue planejar melhor seus horários de estudo, tendo condições de aprender no momento que for mais conveniente.

Isso também acaba gerando economia de tempo, pois o aprendizado pode ser feito em qualquer momento da sua rotina, entre um e outro intervalo cotidiano.

Em relação ao baixo investimento, ele decorre dos custos reduzidos que a universidade tem com o modelo online. E, consequentemente, o valor das mensalidades também reduz.

Afinal, o diploma de mestrado EaD é válido no mercado?

Duas mulheres estudando pelo computador
O diploma de um mestrado EaD é válido em todo o território nacional.

Sim. De acordo com a Portaria nº20, que regulamenta o mestrado EaD, o diploma recebido tem validade nacional e o mesmo peso de um ofertado pelo mestrado presencial.

E no exterior?

O seu diploma, seja de um curso online ou tradicional, é válido apenas dentro do território brasileiro.

Caso queira utilizar o título de mestre no exterior, precisa solicitar uma revalidação de diploma. Este é um processo burocrático e que tem regras específicas em cada país. Então, organize-se com antecedência para analisar todas as exigências.

Outras possibilidades de especializações: veja alternativas!

Além do mestrado acadêmico, existem outros tipos de pós-graduações que você pode realizar e, assim, melhorar seu currículo.

Pós-graduação

pós-graduação a que nos referimos aqui é a especialização. Este é um curso que tem, no mínimo 360h, e pode ser encontrado no formato presencial, a distância ou semipresencial. Seu objetivo é desenvolver habilidades práticas específicas para o mercado de trabalho.

MBA

O MBA é similar à especialização em termos de carga horária e de modelo de aulas. A diferença é que um MBA tem ênfase na área da Administração e dos Negócios. Ou seja, é um curso para quem quer exercer cargos de liderança e de alta gerência.

Mestrado profissional

O mestrado profissional, assim como o mestrado acadêmico, ainda não tem propostas aprovadas para o modelo online. Porém, é oferecido normalmente na versão presencial.

Neste tipo de curso, o aluno une o conhecimento técnico ao conhecimento científico. Assim, ele consegue inovar na proposta de soluções para as empresas. Até porque, como o nome sugere, a formação tem uma aplicação mais voltada para o mercado econômico.

Diferenças entre mestrado acadêmico e mestrado profissional

Em termos de carga horária, seleção e modelo de curso, o mestrado acadêmico e o profissional são iguais. A diferença está no foco de cada um deles.

No primeiro, você vai desenvolver conhecimentos voltados para a atuação como pesquisador e professor universitário.  Ou seja, estudará questões mais teóricas e voltadas para a sociedade como um todo.

Em contrapartida, o mestrado profissional visa desenvolver no aluno a capacidade de utilizar a pesquisa científica para maximizar a vantagem competitiva das empresas.

Com qualquer um dos dois, entretanto, você recebe o título de mestre e pode atuar dando aula em universidades ou seguindo carreira em empresas comerciais diversas. 

Benefícios de fazer uma especialização na Estácio

Mulher sentada estudando
Existem inúmeros benefícios em fazer um mestrado EaD ou presencial.

A Estácio oferece diversos tipos de pós-graduações para você, tanto stricto sensu (mestrado e doutorado) quanto lato sensu (MBA e especialização). Assim, basta escolher a que melhor atende às suas necessidades.

Em se tratando de mestrado e doutorado, nossos programas são avaliados com notas 4 e 5 pelo MEC, o que significa qualidade extrema para você.

Caso queira começar estudando por um curso lato sensu, a Estácio possui dezenas de opções nas áreas de comunicação, educação, saúde, administração, direito, etc. O melhor é que você consegue escolher opções tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Além disso, são oferecidos vários programas de intercâmbio, bem como incentivos para participação em pesquisas internacionais. O que é ótimo para quem busca uma titulação dupla.

Bem, com tudo o que explicamos, você já pode ficar esperto. Afinal, muito em breve, o mestrado EaD vai ganhar espaço no Brasil. Até porque a modalidade já foi aprovada, só faltam surgir cursos que atendam as recomendações exigidas pela Capes.

Enquanto a novidade não sai do papel, você não precisa ficar parada. Busque por uma das especializações a distância que oferecemos e destaque o seu currículo no mercado de trabalho. Bons estudos!


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Didática Geral Claudino Piletti ( Livro PDF)



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4 Metáforas para o Conhecimento Transcendental


Mukundamala Dasa

O conhecimento acadêmico fornece informações sobre este mundo, mas o conhecimento espiritual concede a libertação eterna.

Um dos meus amigos de faculdade era conhecido por seu imenso conhecimento geral. Ele sabia os nomes de todos os filmes recentes de Hollywood e Bollywood, os atores, diretores e produtores de cada filme, e os vencedores de premiações importantes de cada ano. Nos esportes, ele conhecia os vencedores de cada torneio de tênis do Grand Slam de cada ano, bem como informações semelhantes sobre futebol e críquete. Ele também conhecia a capital e a moeda de cada país e muito mais.

Eu ficava impressionado com sua memória e admirava sua leitura voraz. E ali estava eu, lutando para lembrar fórmulas matemáticas e científicas básicas e de alguma forma passar nas provas. Eu gostaria de poder reter pelo menos metade do que eu lia diariamente.

Quando cheguei à consciência de Krishna, porém, fiquei menos impressionado com o conhecimento geral do meu amigo. Aprendi que o conhecimento visa produzir bom caráter e, em última análise, devoção a Deus. O chamado conhecimento deste mundo é incompleto, porque a informação deste mundo muda continuamente; o que é verdade hoje não será mais verdade amanhã. Quanto maior for a sua memória, maior será a sua capacidade de reter informações e maior será a sua reputação como pessoa conhecedora, mas os saberes sobre este mundo são simplesmente dados armazenados no cérebro. Como essas informações em constante mudança podem nos ajudar a alcançar algo permanente e eterno? Como esse conhecimento pode ajudar-nos a resolver os verdadeiros problemas da vida, nomeadamente o nascimento, a velhice, a doença e a morte?

Como Srila Prabhupada explica em um dos seus comentários à Bhagavad-gita, o verdadeiro conhecimento é saber o que é matéria, o que é espírito e o controlador de ambos. Além disso, tal conhecimento deve transformar nosso coração, invocando a nossa natureza divina, expressa pela manifestação de qualidades divinas como limpeza, perdão, compaixão e amor por todos os seres vivos. Embora meu amigo estivesse atualizado com os assuntos atuais e se saísse bem em seus estudos, ele claramente não possuía todas essas qualidades divinas. Sempre impuro, ele possuía muitos hábitos desagradáveis. Ele duvidava da existência de Deus e, mesmo quando aceitava hipoteticamente Sua existência, duvidava que Deus teria atividades.

O conhecimento material é chamado jada-vidya, ou conhecimento da matéria inerte, enquanto o conhecimento espiritual é chamado para-vidya, ou conhecimento da transcendência. Jada-vidya nos ajuda a usar o corpo e a viver no mundo material, ao passo que para-vidya nos ajuda a alcançar a libertação do mundo material e pode nos levar ao mundo espiritual eterno e bem-aventurado. O conhecimento do espírito é considerado transcendental porque pode nos libertar de nossa existência material condicionada.

Bhagavad-gita é conhecida como a joia da sabedoria espiritual da Índia porque apresenta a essência de todo o conhecimento transcendental que alguém precisa saber para aperfeiçoar a missão humana. Srila Prabhupada explica a posição única da Gita: “Encontraremos na Bhagavad-gita tudo o que está contido em outras escrituras, mas o leitor também encontrará coisas que não serão encontradas em nenhum outro lugar. Esse é o padrão específico da Gita. É a ciência teísta perfeita porque é falada diretamente pela Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Sri Krishna.” (Gita 1.1, Significado)

Qual é o efeito do conhecimento transcendental sobre nós? Como isso nos beneficia? O Senhor Krishna usa quatro analogias para responder a essas perguntas.

  1. O Conhecimento É como o Fogo

Embora o fogo muitas vezes atue de forma destrutiva, o Senhor Krishna compara o conhecimento ao fogo de uma forma positiva. Assim como o fogo queima todas as impurezas, o fogo do conhecimento transcendental queima toda a bagagem cármica que carregamos.

Uma alma condicionada acumula muito karma durante muitas vidas no mundo material. Em cada vida humana, a entidade viva cultiva vários desejos e age de acordo com eles, seja piedosa, seja pecaminosamente. E sejam as ações piedosas ou pecaminosas, reações inevitáveis surgem de cada ação. É preciso aproveitar as boas reações e sofrer as más reações em algum momento no futuro.

A glória do conhecimento transcendental é que ele pode queimar todas as reações ao mesmo tempo – tanto boas quanto más. Jnanagnih sarva-karmani bhasma-sat kurute tatha: “O fogo do conhecimento reduz a cinzas todas as reações às atividades materiais.” (Gita 4.37) Mas podemos não gostar de ouvir sobre o nosso estoque de bom karma sendo queimado: “Fiz tanto trabalho de caridade e bem-estar para os outros”, alguém pode protestar. “Por que eu deveria perder todos esses créditos?” Todas as reações, tanto agradáveis como desagradáveis, são, em última análise, más, visto que nos ligam ao mundo material no ciclo de repetidos nascimentos e mortes. As boas ações nos promoverão a planetas superiores, onde desfrutaremos das delícias celestiais, enquanto as ações pecaminosas nos empurrarão para planetas infernais, onde sofreremos dores terríveis. Mas mesmo se formos para os planetas celestiais, não poderemos ficar lá de maneira permanente. Uma vez esgotados os nossos créditos piedosos, somos forçados a regressar à Terra, onde iniciamos o nosso próximo conjunto de ações e reações.

  1. O Conhecimento É como um Barco

O mundo material às vezes é chamado de bhava-sagara, ou oceano de nascimento e morte. Se um homem cair no meio do oceano, ele nunca poderá chegar à margem, por mais habilidoso que seja como nadador. Mas se ele conseguir a ajuda de um barco bem construído, poderá salvar-se do afogamento.

Krishna diz na Gita (4.36) que o conhecimento transcendental é como o barco que pode ajudá-lo a cruzar o oceano material da ignorância:

api ced asi papebhyah
sarvebhyah papa-krt-tamah
sarvam jnana-plavenaiva
vrjinam santarisyasi

“Mesmo que você seja considerado o mais pecador de todos os pecadores, quando estiver situado no barco do conhecimento transcendental, você será capaz de cruzar o oceano de sofrimento.”

Nossa permanência no mundo material é causada por desejos materiais. E a raiz dos desejos materiais é avidya, ou ignorância, definida como o esquecimento desta verdade: “Eu sou um servo eterno de Sri Krishna.” O conhecimento transcendental revive nossa memória perdida de sermos servos de Krishna. Portanto, pode conceder-nos imediatamente a libertação do oceano de nascimentos e mortes. O conhecimento transcendental pode queimar todas as nossas reações e nos qualificar para o mundo espiritual eterno, de onde não há mais volta.

  1. O Conhecimento É como uma Tocha

Comparada com a nossa bem-aventurada existência eterna, a vida no mundo material é estar tateando na escuridão, por ignorância da nossa posição constitucional. Assim que iniciamos a nossa vida condicionada, nós nos esquecemos da nossa verdadeira identidade e perdemo-nos na dor e no prazer temporários deste mundo. Passamos muitas vidas na escuridão do mundo material, esquecidos da vida de iluminação no mundo espiritual. Sair da escuridão não é fácil; nunca teremos sucesso, mesmo se tentaremos por muitos anos. O que precisamos é de uma tocha: a luz esclarecedora do conhecimento. Essa é outra analogia que Krishna utiliza na Bhagavad-gita para ressaltar a importância do conhecimento transcendental.

Para os devotos constantemente engajados no serviço devocional amoroso ao Senhor Krishna, obter conhecimento transcendental torna-se algo fácil: o próprio Krishna destrói a ignorância em suas vidas ao fornecer uma tocha. Ele promete isso na Gita (10.11):

tesam evanukampartham
aham ajnana-jam tamah
nasayamy atma-bhava-stho
jnana-dipena bhasvata

“Para mostrar-lhes [àqueles que estão constantemente dedicados a servir-Me com amor] misericórdia especial, Eu, residindo em seus corações, destruo com a luz brilhante do conhecimento a escuridão nascida da ignorância.”

Logo depois de se mudar de Bengala para Jagannatha Puri, o Senhor Caitanya viajou pelo sul da Índia. No lugar sagrado chamado Sri Rangam, Ele encontrou um brahmana simples e semianalfabeto, absorto na leitura da Bhagavad-gita. Enquanto lia, lágrimas deslizavam por seu rosto e, em êxtase, seus pelos corporais se arrepiavam. O Senhor Caitanya perguntou ao brahmana por que ele estava chorando. Como Srila Prabhupada descreve, o brahmana respondeu: “Sempre que me sento para ler a Gita, a forma do Senhor Krishna como Partha-sarathi [condutor da carruagem de Arjuna] aparece em meu coração. E assim que vejo essa forma, imediatamente me lembro de como o Senhor é bhakta-vatsala [especialmente gentil com Seus devotos]. Esse pensamento me faz chorar.” Referindo-se a esse passatempo no Sri Chaitanya-charitamrita, Srila Prabhupada cita um verso da Svetasvatara Upanishad (6.23):

yasya deve para-bhaktir
yatha deve tatha gurau
tasyaite kathita hy arthah
prakasante mahatmanah

“Somente para aquelas grandes almas que têm fé absoluta no Senhor e no mestre espiritual é que todos os significados do conhecimento védico são automaticamente revelados.” O Senhor Caitanya ficou extremamente satisfeito ao ver a devoção desse brahmana e disse-lhe que ele havia atingido a perfeição de sua leitura da Gita. Embora o brahmana fosse semianalfabeto, ele recebeu toda a luz do conhecimento transcendental da Gita.

  1. O Conhecimento É como uma Espada

Um dos maiores desafios da vida espiritual é enfrentar as dúvidas – dúvidas sobre a existência de Deus, o mundo espiritual, a própria identidade, o processo do serviço devocional e outras.

Krishna diz na Bhagavad-gita (4.40): “Pessoas ignorantes e sem fé que duvidam das escrituras reveladas não alcançam a consciência de Deus; elas caem. Para a alma que duvida, não há felicidade nem neste mundo nem no próximo.”

Em sua visão geral da Gita intitulada Surrender Unto Me, o autor da ISKCON Bhurijana Dasa escreve que Visvanatha Chakravarti Thakura, ao comentar o verso acima, explica que os que duvidam pensam: “Não sei se este processo será eficaz no meu caso.” Bhurijana Dasa continua: “Os que duvidam têm alguma fé, mas, mesmo assim, duvidam que seguir as escrituras realmente trará resultados. Eles seguem dessa maneira, mas sem plena fé, esperança e otimismo. Esses que duvidam não alcançam a felicidade nem neste mundo nem no próximo. Até os tolos alcançam alguma felicidade material. Os que duvidam não alcançam nada.”

Portanto, Arjuna frequentemente se dirige a Krishna como Madhusudana, “aquele que matou Madhu”. Assim como Krishna matou sem esforço o demônio Madhu, Arjuna pede a Krishna que elimine as dúvidas demoníacas que o impedem de cumprir seu dever.

Krishna diz a Arjuna que as dúvidas surgem devido à ignorância (ajnanasambhutam) e instrui Arjuna a eliminá-las com a espada do conhecimento.

tasmad ajnana-sambhutam
hrt-stham jnanasinatmanah
chittvainam samsayam yogam
atishottistha bharata

“Portanto, as dúvidas que surgiram em seu coração por causa da ignorância devem ser eliminadas pela arma do conhecimento. Armado com o yoga, ó Bharata, levanta-te e luta.” (Gita 4.42)

Conhecimento através da Devoção

O valor do conhecimento transcendental não pode ser superestimado. Aquele que possui esse conhecimento alcança rapidamente a paz suprema porque está livre de todas as dualidades e conceitos errôneos da vida. Srila Prabhupada escreve: “Através do conhecimento vivenciado, a pessoa se torna perfeita. Pelo conhecimento transcendental, a pessoa pode permanecer firme em suas convicções, mas, pelo mero conhecimento acadêmico, pode-se facilmente ser iludido e confundido por aparentes contradições.” (Gita 6.8, Significado)

Ao glorificar o conhecimento transcendental nas seguintes palavras, Krishna revela que ele é alcançado através do serviço devocional:

na hi jnanena sadrsam
pavitram iha vidyate
tat svayam yoga-samsiddhah
kalenatmani vindati

“Neste mundo, não há nada tão sublime e puro como o conhecimento transcendental. Tal conhecimento é o fruto maduro de todo misticismo. E aquele que se tornou realizado na prática do serviço devocional desfruta deste conhecimento dentro de si no devido tempo.” (Gita 4.38)

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