Staal observa que embora o nome Yajnavalkya seja derivado de yajna , que conota ritual, Yajnavalkya é referido como "um pensador, não um ritualista". [ 1 ]
Segundo a tradição, Yajnavalkya foi aluno de Vaisampayana e o compilador do Shukla Yajurveda Samhita . [ 10 ] Yajnavalkya foi aluno de Uddālaka Āruṇi , a quem derrotou em debate. [ 11 ]
Tanto no Sukla Yajur Veda quanto no Brihadaranyaka Upanishad , ele é descrito como sendo direto, provocador e sarcástico. [ 12 ] No primeiro verso do Yajnavalkya Smriti , Yajnavalkya é descrito como o "yogesvara: que significa "o rei dos iogues". [ 13 ]
Yajnavalkya desempenha uma posição central em um debate organizado pelo Rei Janaka em Mithila , Videha, que fica no leste da Índia, onde Yajnavalkya derrota filósofos de todo o país. [ 14 ] O debate terminou com Gargi , uma estudiosa e uma das nove joias da corte do Rei Janaka, afirmando claramente Yajnavalkya como o brâmane mais superior de todos. [ 15 ] [ 16 ]
No Brihadaranyaka Upanishad , um conjunto de diálogos retrata Yajnavalkya como tendo duas esposas, Maitreyi e Katyayani. [ 17 ] Maitreyi, ao contrário de Katyayani, estava mais intrigada em obter conhecimento espiritual. [ 16 ] Maitreyi era conhecida como uma brahmavadini, uma debatedora de Brahman. [ 18 ] Katyayani é meramente descrita como "striprajna", que se traduz em "conhecimento feminino"; isso pode ser interpretado como alguém que é bem versado em papéis tradicionalmente femininos. [ 18 ] Enquanto Yajnavalkya e Katyayani viviam em uma vida doméstica contente, Maitreyi estudava metafísica e se envolvia em diálogos teológicos com seu marido, além de "fazer auto-investigações de introspecção". [ 17 ] [ 19 ] Em contraste com o Brihadaranyaka Upanishad , o épico Mahabharata afirma que Maitreyi é uma jovem beldade que é uma estudiosa Advaita, mas nunca se casa. [ 20 ]
A figura de Yajnavalkya é considerada por Scharfstein como um dos primeiros filósofos da história registrada . [ 3 ] Yajnavalkya é creditado por Witzel por cunhar o termo Advaita (não dualidade de Atman e Brahman). [ 21 ] As ideias atribuídas a ele para a renúncia aos apegos mundanos foram importantes para as tradições sannyasa hindus . [ 9 ]
Mais tarde em sua vida, Yajnavalkya deixou suas duas esposas para viver como um renunciante. [ 14 ]
Referências bíblicasYajnavalkya está associado a vários textos antigos importantes em sânscrito, nomeadamente o Shukla Yajurveda , o Shatapatha Brahmana , o Brihadaranyaka Upanishad , o Taittiriya Upanishad , o dharma sastra chamado Yājñavalkya Smṛti , Vriddha Yajnavalkya e Brihad Yajnavalkya . [ 6 ] Ele também é mencionado no Mahabharata, Puranas, [ 22 ] [ 8 ] bem como em textos antigos do Jainismo, como o Isibhasiyaim . [ 23 ] No texto jainista Isibhasiyaim, o sábio Yajnavalkya também é conhecido como Jannavakka . [ 24 ]
Taittiriya UpanishadYajnavalkya é referenciado no Taittiriya Upanishad . [ 25 ] Certa vez, o guru Vaisampayana ficou bravo com Yajnavalkya, que era um de seus principais discípulos. [ 25 ] Ele exigiu que Yajnavalkya devolvesse todo o conhecimento que havia aprendido com ele. Com tais instruções, Yajnavalkya vomitou todo o conhecimento. [ 25 ] O guru então instruiu seus outros discípulos a tomarem a forma de perdizes (ou seja, pássaros taittiriya) e consumirem o que foi regurgitado. [ 25 ] Esta história é o motivo pelo qual o Upanishad foi chamado de Taittiriya Upanishad. [ 25 ] A história pretende mostrar o gênio de Yajnavalkya. [ 25 ] Também foi dito que Yajnavalkya pegou o conhecimento do guru e acrescentou sua própria percepção. [ 25 ] Ao ver tal conhecimento, o guru ficou satisfeito e instruiu seus outros discípulos a aprenderem com Yajnavalkya. [ 25 ] Um estudante é encorajado a ser ativo por uma sede de conhecimento como os pássaros Taittiriya por meio desta metáfora. [ 25 ]
Brihadaranyanka UpanishadO Brihadaranyaka Upanishad é datado de c. 700 a.C. [ 4 ] [ 26 ] O Brihadaranyaka Upanishad é conhecido por destacar a personalidade magnética de Yajnavalkya, com foco em sua autoconfiança. [ 16 ]
Yajnavalkya desempenha uma posição central dentro do Brihadaranyaka Upanisad , que é uma parte do Sukla Yajur Veda . [ 14 ] A escritura detalha um dos debates mais famosos em textos hindus na presença do Rei Janaka em Mithila, Videha, que fica no leste da Índia, onde Yajnavalkya derrota filósofos de todo o país. [ 27 ] [ 14 ]
Na primeira história do Brihadaranyak Upanisad , o rei Janaka organiza um sacrifício onde ele está disposto a doar mil vacas com chifres de ouro para o melhor brâmane. [ 16 ] Yajnavalkya imediatamente ordena que seu discípulo Samasrava leve as vacas para sua casa. Isso causa um alvoroço no palácio entre os outros sábios, liderados por Asvala, que se perguntam por que Yajnavalkya se proclamou o maior. [ 16 ] Yajnavalkya responde dizendo que ele não afirma ser o maior e que quem quer que seja o maior deve ser homenageado. Yajnavalkya diz que ele apenas queria as vacas. [ 16 ] Isso leva a um debate filosófico entre os sábios, no qual Yajnavalkya derrota cada oponente que o enfrenta respondendo corretamente às suas perguntas. [ 16 ] Alguns dos principais participantes do debate incluem Asvala, Uddalaka Aruni, Bhujyu, Sakalya, Artabhaga, Usata, Kahola e outros, muitos dos quais são bem conhecidos na literatura hindu. [ 16 ]
Gargi aparece mais tarde em duas seções do debate nas seções 3.6 e 3.8 do Brihadaranyaka Upanisad . Gargi era uma estudiosa e uma das nove joias da corte do Rei Janaka. [ 18 ] Em 3.6, Gargi pergunta sucessivamente sobre qual é o suporte ou a causa dos diferentes elementos do mundo, estabelecendo uma ordenação hierárquica do mundo. [ 18 ] Gargi finalmente pergunta sobre o suporte de Brahman . Yajnavalkya responde: "Não questione muito, ó Gargi, para que sua cabeça não caia. Você está questionando muito sobre uma divindade a quem não deveríamos perguntar muito." [ 15 ]
Yajnavalkya ameaça Gargi para não perguntar o que está além de Brahman. [ 18 ] Gargi fica em silêncio. Yajnavalkya pretendia explicar que não se pode questionar quem é o suporte daquilo que é o suporte de tudo. [ 18 ] A ameaça de Yajnavalkya não é produzida por coerção para interromper a formulação de perguntas complexas, mas para encerrar uma discussão que havia se tornado finita, da qual Gargi ainda não havia se dado conta. [ 18 ]
Em 3.8, Gargi faz uma série final de perguntas a Yajnavalkya, proclamando que se ele puder responder a essas perguntas, nenhum outro brâmane poderá vencê-lo neste debate. [ 18 ] Desta vez, é visto que a retórica de Gargi mudou; em vez de fazer perguntas impetuosamente ou ansiosamente como em 3.6, o questionamento de Gargi se torna mais pontual e focado em atingir o auge do debate por meio de um teste final. [ 18 ] Ela primeiro pergunta: "Aquilo que está acima do céu, aquilo que está abaixo da terra, aquilo que está entre o céu e a terra, e aquilo que as pessoas chamam de passado, presente e futuro - [qual é o suporte de tudo isso]?" [ 18 ] Yajnavalkya responde dizendo que o suporte disso é o espaço. [ 18 ] Gargi então pergunta qual é o suporte do espaço. Yajnavalkya responde discutindo o elemento metafísico conhecido como Akshar ( Brihadaryanka Upanishad 3.8.8-9), ou aquilo que é imperecível. [ 18 ] [ 28 ] Yajnavalkya diz: "Este imperecível, Gargi, é o vidente, mas não é visto; é o ouvinte, mas não é ouvido; é o pensador, mas não é pensado; é o percebedor, mas não é percebido. Além disso, não há vidente. Além disso, não há ouvinte. Além disso, não há pensador. Além disso, não há percebedor." [ 18 ]
A erudição de Gargi é retratada pelo fato de que ela é a primeira pessoa em todo o debate a discutir o conceito de Brahman. [ 18 ] O debate termina quando Gargi, uma estudiosa, afirma claramente que Yajnavalkya é o mais superior de todos eles. [ 16 ]
No quarto capítulo do Brihadaranyaka Upanisad , Yajnavalkya decide renunciar e deixar sua família. [ 18 ] Naquela época, a esposa de Yajnavalkya, Maitreyi, pergunta sobre o conceito de alma para Yajnavalkya. [ 18 ] Maitreiyi, também era muito sábia e erudita. [ 29 ] Ela certa vez perguntou a Yajnavalkya se ela se tornaria imortal com toda a riqueza do mundo, ao que Yajnavalkya respondeu com uma negação. Ela então prega: ""O que devo fazer com aquilo pelo qual não me torno imortal?" [ 29 ]
O Brihadaranyaka Upanisad é um dos primeiros textos a retratar mulheres em debates religiosos. [ 18 ] Tanto Gargi quanto Maitreyi discutem os tópicos espirituais mais profundos do Brihadaranyaka Upanisad , principalmente sobre Brahman e o atman, mostrando seu conhecimento e curiosidade. [ 18 ]
FuncionaSukla Yajur VedaYajnavalkya foi o vidente que recebeu o Shukla Yajurveda do Divino. [ 14 ] Assim, ele é conhecido como o fundador da tradição Sukla Yujurveda. [ 14 ] O próprio Yajnavalkya menciona: “Qualquer um que deseje dominar o yoga deve conhecer o Aranyaka que recebi do sol, bem como o tratado de yoga que proclamei.” (Yajnavalkya Smriti 3.110). [ 14 ]
Yajnavalkya SmritiO Yagnavalkya Smriti fornece instruções para pessoas de todas as esferas da vida, incluindo brâmanes. [ 30 ] É escrito como um discurso de Yajnavalka para seus sábios discípulos sobre as leis ou dharmas da sociedade. [ 14 ] A escritura é dividida em três seções discutindo: (1) achara (ou seja, comportamento), (2) vyavahara (ou seja, procedimento legal) e (3) prayascita (ou seja, expiação). [ 31 ] Na segunda seção, Yagnavalkya divide todo o processo judicial em quatro etapas: reclamação, súplica, evidência e veredicto. [ 14 ] Na terceira seção, Yajnavalkya afirma que por meio de prayascita, a alma e o mundo ficam satisfeitos. ( Yajnavalkya Smriti 3.20). [ 25 ]
O Yajnavalkya Smriti é frequentemente comparável a um dharma sastra escrito anteriormente, o Manu Smriti . [ 32 ] Tanto o Manu Smriti quanto o Yajnavalkya Smriti são considerados as fontes definitivas da Lei Hindu, no entanto, o smriti de Yagnavalkya foi considerado mais autoritário do que o de Manu. [ 30 ] Embora ambas as obras sejam semelhantes, Yajnavalkya dá menos ênfase à rigidez e mais foco na praticidade. [ 10 ] O smriti de Yajnavalkya também é mais preciso e organizado do que o de Manu. Os britânicos também consideravam o Yajnavalkya Smriti a base do que eles chamavam de “Lei Hindu”. [ 14 ]
O Yajnavalkya Smriti tornou-se ainda mais conhecido através de um comentário escrito sobre ele por Vijnaneshvara chamado Mitakshara em meados do século XII. [ 14 ]
Yoga YajnavalkyaO Yoga Yajnavalkya é um comentário de Yajnavalkya sobre o conhecimento do Yoga. [ 10 ]
O verdadeiro autor do texto Yoga Yajnavalkya foi provavelmente alguém que viveu muitos séculos depois do sábio védico Yajnavalkya. [ 33 ] Ian Whicher, professor de religião na Universidade de Manitoba, afirma que o autor do Yoga Yajnavalkya pode ser um antigo Yajnavalkya, mas este Yajnavalkya não deve ser confundido com o Yajnavalkya da era védica "que é reverenciado no hinduísmo pelo Brihadaranyaka Upanishad ". [ 34 ]
De acordo com Vishwanath Narayan Mandlik , essas referências a Yajnavalkya em outros textos, além do homônimo Yoga Yajnavalkya , podem ser dois sábios diferentes com o mesmo nome. [ 8 ]
IdeiasSobre carma e renascimentoUma das primeiras exposições das teorias do carma e do renascimento aparece nas discussões de Yajnavalkya. [ 35 ]
Agora, como um homem é assim ou assado,
conforme ele age e se comporta, assim ele será;
um homem de boas ações se tornará bom, um homem de más ações, mau;
ele se torna puro por ações puras, mau por más ações;
E aqui eles dizem que uma pessoa consiste em desejos,
e como é seu desejo, assim é sua vontade;
e como é sua vontade, assim é sua ação;
e qualquer ação que ele fizer, isso ele colherá.
Max Muller e Paul Deussen , em suas respectivas traduções, descrevem a visão do Upanishad sobre "Alma, Eu" e "estado de existência livre e liberado" como, "[O Eu] é imperecível, pois não pode perecer; ele é desapegado, pois não se apega; sem amarras, ele não sofre, não falha. Ele está além do bem e do mal, e nem o que ele fez, nem o que ele deixou de fazer, o afeta. (...) Aquele, portanto, que sabe disso [alcançou a auto-realização], torna-se quieto, subjugado, satisfeito, paciente e controlado. Ele vê o eu no Eu, vê tudo como Eu. O mal não o vence, ele vence todo o mal. O mal não o queima, ele queima todo o mal. Livre do mal, livre de manchas, livre de dúvidas, ele se tornou Atman-Brâhmana; este é o mundo de Brahma, ó Rei, assim falou Yajnavalkya." [ 37 ] [ 38 ]
Sobre a libertação espiritualA seção 4.3 do Brihadaranyaka Upanishad é atribuída a Yajnavalkya. Ela tem um diálogo entre Janaka e Yajnavalkya explorando a natureza do Atman em diferentes estados de consciência e existência, incluindo vigília, sonho, sono profundo, morte, migração e libertação final. Ela discute as premissas de moksha (libertação, liberdade) e fornece alguns de seus hinos mais estudados. Paul Deussen a chama de "única em sua riqueza e calor de apresentação", com profundidade que retém seu valor total nos tempos modernos. [ 39 ]
Sobre a luz do homemQuando perguntado pelo Rei Janaka : "O que é a luz do homem?", ele responde: "O sol, ó rei; pois, tendo apenas o sol como sua luz, o homem senta-se, move-se, faz seu trabalho e retorna." Então o rei pergunta: "Quando o sol se põe, o que é a luz do homem?" Ele responde: "A lua, de fato, é sua luz; pois, tendo apenas a lua como sua luz, o homem senta-se, move-se, faz seu trabalho e retorna." Então o rei pergunta: "Quando o sol se põe, ó Yajnavalkya, e a lua se põe, o que é a luz do homem?" Ele responde: "O fogo, de fato, é sua luz; pois, tendo apenas o fogo como sua luz, o homem senta-se, move-se, faz seu trabalho e retorna." Então o rei pergunta: "Quando o sol se põe, ó Yajnavalkya, e a lua se põe, e o fogo se apaga, o que é então a luz do homem?" Ele responde: "O som é, de fato, sua luz; pois, tendo somente o som como sua luz, o homem senta-se, move-se, faz seu trabalho e retorna. Portanto, ó rei, quando alguém não consegue ver nem mesmo sua própria mão, mas quando um som é emitido, ele vai em direção a ela." Então o rei pergunta: "Quando o sol se põe, ó Yajnaavalkya, e a lua se põe, e o fogo se apaga, e o som silencia, o que é então a luz do homem?" Ele responde: "O Ser, de fato, é sua luz; pois, tendo somente o Ser como sua luz, o homem senta-se, move-se, faz seu trabalho e retorna." [ 40 ]
Sobre si mesmoEle descreve o eu por uma série de negações e diz que ele não é, não (neti, neti) - não apreensível, não destrutível, não apegado, não perturbado por nada bom ou ruim feito por ele mesmo. Ele então diz, aquele que conhece esta verdade permanece "controlado, em paz, paciente e cheio de fé" e "todos vêm a ser seu eu" e "ele se torna o eu de todos" [ 41 ] [ 42 ]
Sobre sonhosYajnavlkya acreditava que os sonhos são projeções ativas do eu. Para ele, isso é evidência de que sonhar compartilha a natureza criativa da Realidade em si mesma. [ 43 ]
Sobre amor e almaO diálogo Maitreyi-Yajnavalkya no Brihadaranyaka Upanishad afirma que o amor é movido pelo "amor por si mesmo ( ātman )", [ 44 ] e discute a natureza de Atman e Brahman e sua unidade , [ 45 ] que forma o núcleo da filosofia Advaita posterior . [ 46 ] O diálogo sobreviveu em duas recensões de manuscritos das escolas Madhyamdina e Kanva Vedic . Embora tenham diferenças literárias significativas, eles compartilham o mesmo tema filosófico. [ 47 ]
Este diálogo aparece em vários textos hindus; o mais antigo está no capítulo 2.4 – e modificado no capítulo 4.5 – do Brihadaranyaka Upanishad , um dos principais e mais antigos Upanishads . [ 48 ] [ 49 ] Adi Shankara, um estudioso da influente escola Advaita Vedanta de filosofia hindu, escreveu em seu Brihadaranyakopanishad bhashya que o propósito do diálogo Maitreyi-Yajnavalkya no capítulo 2.4 do Brihadaranyaka Upanishad é destacar a importância do conhecimento de Atman e Brahman, e entender sua unidade. [ 50 ] [ 51 ] De acordo com Shankara, o diálogo sugere que a renúncia é prescrita no Sruti (textos védicos do hinduísmo), como um meio para o conhecimento de Brahman e Atman. [ 52 ] Ele acrescenta que a busca do autoconhecimento é considerada importante no Sruti porque o diálogo Maitreyi é repetido no capítulo 4.5 como um "final lógico" para a discussão de Brahman no Upanishad. [ 53 ]
Concluindo seu diálogo sobre o “eu interior”, ou alma, Yajnavalkaya diz a Maitreyi: [ 48 ]
Sobre o dharmaDeve-se de fato ver, ouvir, compreender e meditar sobre o Ser, ó Maitreyi;
de fato, aquele que viu, ouviu, refletiu e compreendeu o Ser – somente por ele o mundo inteiro vem a ser conhecido.
Em Yajnavalkya Smriti, Yajnavalkya enfatiza a pluralidade do dharma, extraindo de múltiplas fontes, incluindo os Vedas, recordações, conduta correta, autossatisfação e desejo enraizado na intenção correta. Ele introduz a ideia de que realizar desejos com a intenção correta é parte do dharma, um afastamento de textos anteriores. Yajnavalkya enfatiza a importância da doação de presentes ( dana ) e do yoga no dharma, considerando-os práticas centrais. Ele sugere que aqueles que entendem o eu possuem conhecimento superior do dharma. Yajnavalkya categoriza o dharma em três divisões, abrangendo a vida cotidiana, conduta real e circunstâncias extraordinárias. Ele reconhece que nem todo dharma se origina de fontes védicas; alguns são derivados de costumes mundanos ou impostos por governantes. [ 55 ]
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Links externos
- Obras de Yajnavalkya no Projeto Gutenberg
- Trabalhos de ou sobre Yajnavalkya no Internet Archive
- Sukla Yajur Veda de http://www.shuklayajurveda.org
- Yogeeswara Yagnavalkya