O ábaco é uma espécie de calculadora que tem sido utilizada em países orientais e asiáticos desde 1200 A.C, para realizar cálculos aritméticos; incluindo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e cálculo de raiz. Os números são representados por meio de um arranjo de contas organizadas em colunas, aonde cada coluna representa um valor, que aumenta da direita para a esquerda.
De acordo com os especialistas em treino cognitivo que usam exercícios com o ábaco, é possível realizar a maioria das operações aritméticas com o ábaco físico; além de potencializar o desempenho do indivíduo na realização de cálculos mentais. Esta habilidade de realizar operações matemáticas com maior velocidade de processamento pode ser adquirida após determinada quantidade de aulas de treinamento com o ábaco e os resultados aparecem a médio e longo prazo.
O pesquisador Li Y e colaboradores realizaram um estudo em 2013 para detectar o efeito sobre a memória de trabalho em crianças após o treinamento com cálculos no ábaco. Os resultados deste estudo mostraram que o desempenho em cálculo mental foi otimizado.
Adicionalmente, o treino do ábaco gera benefícios nas seguintes habilidades mentais: habilidades visuoespaciais, função executiva, memória recente e memória de conhecimentos. Muito provavelmente, grandes redes neuronais se fortalecem e há maior plasticidade neuronal no córtex frontal, parietal e temporal igualmente envolvidas. Assim, o uso de um ábaco pode estimular múltiplos domínios cognitivos, bem como uma ampla gama de circuitos e áreas cerebrais em crianças após um período de treinamento frequente.
No estudo de Weng e colaboradores, houve uma investigação sobre os efeitos do treinamento com ábaco na organização da rede funcional cerebral de indivíduos jovens e adultos treinados.
Identificou-se que o desempenho comportamental e a habilidade de raciocínio matemático foi significativamente maior no grupo com a intervenção de ábaco, comparado ao grupo controle que não havia feito o treinamento com o uso do ábaco. As evidências deste estudo mostraram que o treinamento com ábaco a longo prazo pode contribuir para otimizar a capacidade matemática do indivíduo e otimizar a plasticidade cerebral em áreas relacionadas às nossas habilidades visuoespaciais.
Alguns estudos na ciência descreveram resultados positivos com o uso do ábaco, por exemplo, no estudo de Matías-Guiu. Ele foi o único até o presente momento que avaliou um método de estimulação cognitiva baseado na aritmética do ábaco, para uso na população idosa. Nesta pesquisa, foram incluídos pacientes com idade igual ou superior a 65 anos, que foram divididos em três grupos: idosos saudáveis, idosos com comprometimento cognitivo leve e idosos com diagnóstico de Doença de Alzheimer em fase inicial.
Os resultados mostram que os grupos tiveram uma pontuação mais alta no desempenho do teste do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) após a intervenção. Este estudo sugeriu que a estimulação cognitiva com o ábaco pode ser útil em idosos com e sem comprometimento cognitivo leve.
De modo geral, as pesquisas científicas trouxeram resultados que mostram que o treinamento com o ábaco nas diferentes faixas etárias otimiza o desenvolvimento de mudanças estruturais e funcionais do cérebro, modifica o volume de substância cinzenta assim como o parâmetro de difusão da substância branca e os padrões de ativação em tarefas cognitivas.
Ademais, treinamento com ábaco nos diferentes estágios da vida pode aprimorar a capacidade de aprendizado, a orientação espacial, o desempenho de atenção sustentada e a memória de curto prazo. Agora que você conhece os benefícios científicos comprovados com a prática do ábaco, busque treinar suas habilidades cognitivas e melhore o seu desempenho.
Estudos científicos citados:
- Li Y, Hu Y, Zhao M, Wang Y, Huang J, Chen F. The neural pathway underlying a numerical working memory task in abacus-trained children and associated functional connectivity in the resting brain. Brain Res. 2013;1539:24–33.
- Matías-Guiu JA, Pérez-Martínez DA, Matías-Guiu J. A pilot study of a new method of cognitive stimulation using abacus arithmetic in healthy and cognitively impaired elderly subjects. Neurol (English Ed. 2016;31(5):326–31.
- Weng J, Xie Y, Wang C, Chen F. The Effects of Long-term Abacus Training on Topological Properties of Brain Functional Networks. Sci Rep. 2017;7(1):8862.
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