terça-feira, 10 de setembro de 2024

Sri Radhastami: aparecimento transcendental de Srimat Radharani dia 11/09/2024


devi krsna-mayi prokta
radhika para-devata
sarva-laksmi-mayi sarva-
kantih sammohini para

A deusa transcendental Srimati Radharani é a contraparte direta do Senhor Sri Krsna. Ela é a figura central para todas as deusas da fortuna. Ela possui toda a atratividade para atrair a toda-atrativa Personalidade de Deus. Ela é a potência interna primordial do Senhor. (Caitanya-caritamrta, Adi-lila, 4.83)

Que atos piedosos o Shukla ashtami tithi deve ter realizado no mês de Bhadrapada para ser abençoado com a boa fortuna de ser o dia do aparecimento de Srimati Radhika, a deusa original da fortuna e a contraparte direta de Sri Krishna. Para acompanhar Sri Krishna em seus passatempos neste mundo material, que ele realiza para atrair as entidades vivas condicionadas para que elas possam abandonar seu apego a este mundo temporário e saborear a eterna bem-aventurança transcendental no reino espiritual a serviço de Radha Shyamsundatr, ela desceu neste planeta terrestre em Raval neste dia mais auspicioso.

Um dia, quando Sri Vrishabhanu Maharaj, o rei de Raval, foi ao rio Yamuna para tomar seu banho matinal diário, ele ficou impressionado quando viu uma gloriosa flor de lótus dourada que era dotada de uma beleza sobrenatural e irradiava uma efulgência divina. Sendo hipnotizado pela transcendental flor de lótus de mil pétalas, ele se aproximou dela e, olhando para dentro dela, viu uma menina bebê maravilhosa, linda, delicada e divina, deitada no verticilo da flor. Como ele estava orando por uma filha de seu adorável Senhor, o deus Sol, ele imediatamente pegou a menina em seu colo e a aceitou como a bênção do Deus Sol. Levando-a para casa, ele contou alegremente à sua esposa, Devi Kirtida, sobre o incidente, e ambos banharam a criança com lágrimas de amor que escorriam incessantemente de seus olhos. Alheios ao fato de que eles tinham recebido a Laxmi original e a consorte da Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna, como sua filha, eles simplesmente pensaram nela como sua filha muito querida e derramaram todo seu afeto maternal sobre ela. Apesar de sua felicidade sem limites, eles ficaram muito tristes pelo fato de que sua filha não estava abrindo os olhos, por isso eles não celebraram seu nascimento com os moradores de Raval. No entanto, antecipando o aparecimento de Srimati Radhika, Narad Muni logo veio à casa de Vrishabhanu Maharaj e após as gentilezas iniciais perguntou a ele sobre seus filhos. Maharaj Vrishabhanu então chamou Sridam para a frente e o submeteu aos pés de lótus do sábio. No entanto, Narad Muni estava ansioso para saber sobre sua filha, mas devido a ela ser cega, eles não o informaram sobre ela. Após ser insistido e perguntado repetidamente, ele finalmente contou sobre Srimati Radhika, e ao ouvir sobre ela Narad Muni imediatamente sentiu grande êxtase em seu coração. Ele então pediu para ver a criança, e instruindo-os a fazer arranjos para uma cerimônia que ele realizaria para ela, ele a adorou com as mais selecionadas orações quando eles foram fazer os arranjos. Para cumprir o desejo do grande devoto, Srimati Radhika apareceu diante dele em sua forma Kishori e abençoou Narad Muni. Ele então os instruiu a organizar um grande festival para celebrar seu nascimento, no qual eles deveriam convidar Nanda Maharaj e Krishna. Seguindo suas instruções, Maharaj Vrishabhanu organizou um festival elaborado, e durante este festival, quando Sri Krishna rastejou até o berço de Radha, e olhou para dentro, percebendo que seu amado mais querido estava presente diante dela, ela abriu seus olhos de lótus e recebeu darshan de Shyamsundar. Vendo o evento milagroso, todos os Vrajavasis ficaram muito felizes e celebraram a ocasião em grande êxtase. Desta forma, Srimati Radhika apareceu neste mundo para realizar passatempos com Shyamsundar para atrair todas as entidades vivas.

Em Iskcon Vrindavan, assim que chaturmaas começa, todos os devotos esperam ansiosamente por Sri Radhashtami, pois este é de fato o maior festival do ano, pois Srimati Radhika é a rainha mais adorável dos corações de todos os vaisnavas. Janmashtami e outros festivais são apenas a preparação para o festival real que é o dia sagrado do aparecimento de nossa Praneshwari, a deusa de nossas vidas. No dito dia glorioso, todos os devotos vêm para tomar darshan de seus pés de lótus, que só se pode ver na ocasião do dia de seu aparecimento e em Gopashtami em Karitk. Tomando darshan de seus dois pés de lótus, que são mais refrescantes do que pasta de madeira de sândalo e são o reservatório de toda misericórdia, os devotos sentem grande satisfação. Depois de receber o darshan dos Senhores em Mangal araati, eles se reúnem novamente para receber o darshan de Sri Radha Shyamsundar durante o darshan arati, quando vestem uma roupa nova e deslumbrante, ornamentos esplêndidos e são cobertos por flores perfumadas fabulosas. Enviando um oceano de misericórdia com seus olhos de corça, ela sorri docemente ao ver todos os devotos reunidos ali para celebrar o dia de seu aparecimento. Depois disso, os devotos ouvem discursos glorificando as qualidades ilimitadas de Gandharva Sri Radha, que é seguido pela mais feliz cerimônia Abhishek, banhando seus Senhores com leite, iogurte, ghee, mel, água com açúcar e vários sucos de frutas. Depois de terem sido banhados no acompanhamento do tumultuado Kirtan, os senhores recebem uma suntuosa oferenda de bhoga compreendendo inúmeros pratos saborosos preparados pelos devotos com grande amor e devoção, cada um dos quais é perfeitamente temperado e tem um sabor delicioso. Depois disso, o arati do meio-dia é realizado, após o qual todos os devotos saboreiam um banquete. As festividades, no entanto, não param por aí, a noite traz mais celebrações com as divindades sendo oferecidas outra roupa nova às 4:30 e programas culturais sendo realizados retratando os passatempos de Srimati Radhika. A cereja do bolo é o darshan das 10 horas da noite, quando todos os devotos se reúnem para kirtan e um darshan muito especial dos Senhores. Desta forma, o festival de Radhashtami é celebrado com grande entusiasmo por todos os viashnavas.

Neste dia tão auspicioso, oramos aos pés de lótus de Srimati Radhika para que, por favor, nos conceda sua misericórdia sem causa e nos conceda serviço a seus pés de lótus, contando-nos entre suas próprias servas.

fonte; https://iskconvrindavan-com.translate.goog/festival/radhastmi?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc&_x_tr_hist=true


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário: