segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Kali Yuga o que é (era das desavenças e hipocrisia) , por João Maria andarilho utópico.

Kali-yuga é um oceano de falhas… mas há uma coisa boa

  

Movimento Sankirtan do Senhor Caitanya

clique na imagem para ampliar

..Simplesmente cantando o santo nome de Kṛṣṇa: Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa, Kṛṣṇa Kṛṣṇa, Hare Hare/ Hare Rāma, Hare Rāma, Rāma Rāma, Hare Hare simplesmente cantando o santo nome…,” kīrtanād eva kṛṣṇasya, “ele se torna livre de todas essas contaminações, por uma coisa, simplesmente cantar Hare Kṛṣṇa.”

Kīrtanād eva kṛṣṇasya, mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet

...embora Kali-yuga seja um oceano de falhas, ainda há uma boa qualidade sobre esta era: simplesmente cantando o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa, a pessoa pode se libertar da escravidão material e ser promovida ao reino transcendental.

Este é um sloka (verso) muito importante, como pode ser confirmado pelo número de vezes que Srila Prabhupada o citou. Fiquei curioso sobre este verso, então fui à incomparável página da web Vani Quotes e fiz uma busca pela frase kīrtanād eva kṛṣṇasya, mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet, e fiquei surpreso ao descobrir quantas vezes Srila Prabhupada usou este verso em sua pregação. Acho que este será o próximo verso que tentarei memorizar.

Verso completo:

kaler doṣa-nidhe rājann
asti hy eko mahān guṇaḥ
kīrtanād eva kṛṣṇasya
mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet

kaleḥ — da era de Kali; doṣa-nidheḥ — no oceano de falhas; rājan — ó rei; asti — há; hi — certamente; ekaḥ — um; mahān — muito grande; guṇaḥ — boa qualidade; kīrtanāt — pelo canto; eva — certamente; kṛṣṇasya — do santo nome de Kṛṣṇa; mukta-saṅgaḥ — libertado da escravidão material; param — para o reino espiritual transcendental; vrajet — pode-se ir.

Meu querido Rei, embora Kali-yuga seja um oceano de falhas, ainda há uma boa qualidade sobre esta era: simplesmente cantando o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa, alguém pode se libertar da escravidão material e ser promovido ao reino transcendental. (SB 12.3.510

Versos Citados

do Srimad-Bhagavatam

SB 1.12.34, Propósito:

Que qualquer homem de qualquer lugar ou comunidade, casta ou credo se envolva em qualquer tipo de dever ocupacional, mas ele deve concordar em realizar sacrifícios como é recomendado nas escrituras para o lugar, tempo e pessoa em particular. Nas literaturas védicas, é recomendado que em Kali-yuga as pessoas se envolvam em glorificar o Senhor cantando o santo nome de Kṛṣṇa sem ofensa, e que ao fazer isso, a pessoa pode ser libertada de todos os pecados e, assim, pode atingir a mais alta perfeição da vida retornando para casa, de volta ao Supremo kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet (SB 12.3.51)). Já discutimos isso mais de uma vez nesta grande literatura em diferentes lugares, especialmente na parte introdutória, esboçando a vida do Senhor Śrī Caitanya Mahāprabhu, e ainda estamos repetindo o mesmo com o objetivo de trazer paz e prosperidade à sociedade.

SB 4.29.48, Propósito:

Deve-se estar interessado em informações sobre os planetas espirituais Vaikuṇṭha, e em particular o planeta conhecido como Goloka Vṛndāvana, e deve-se aprender a arte de ir até lá pelo método simples do serviço devocional, começando pela audição (śravaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇoḥ (SB 7.5.23)).

Isto também é confirmado no Śrīmad-Bhāgavatam (12.3.51):

kaler doṣa-nidhe rājann asti hy eko mahān guṇaḥ kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet

Pode-se ir ao planeta supremo ( paraṁ vrajet ) simplesmente cantando o mantra Hare Kṛṣṇa. Isto é especialmente destinado às pessoas desta era (kaler doṣa-nidhe). É a vantagem especial desta era que simplesmente cantando o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa, pode-se purificar de toda contaminação material e retornar para casa, de volta ao Supremo. Não há dúvidas sobre isto.

SB 7.5.23-24, Significado:

Simplesmente cantando o santo nome do Senhor, a pessoa avança perfeitamente na vida espiritual. Este é o melhor processo para o sucesso na vida. Em outras eras, o canto do santo nome é igualmente poderoso, mas especialmente nesta era, Kali-yuga, é mais poderoso. Kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet : (SB 12.3.51) simplesmente cantando o santo nome de Kṛṣṇa, a pessoa é libertada e retorna para casa, de volta ao Supremo. Portanto, mesmo que a pessoa seja capaz de realizar outros processos de serviço devocional, ela deve adotar o canto do santo nome como o principal método de avanço na vida espiritual.

SB 8.5.23, Propósito:

“Abandone todas as variedades de religião e simplesmente renda-se a Mim. Eu o livrarei de toda reação pecaminosa. Não tema.” Assim, assim que alguém se rende aos pés de lótus de Kṛṣṇa, certamente se torna livre de toda contaminação.

Kali-yuga é cheia de contaminação. Isso é descrito no Śrīmad-Bhāgavatam (12.3.51):

kaler doṣa-nidhe rājann asti hy eko mahān guṇaḥ kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet

Esta era de Kali é cheia de falhas ilimitadas. De fato, é como um oceano de falhas (doṣa-nidhi). Mas há uma chance, uma oportunidade. Kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet : simplesmente cantando o mantra Hare Kṛṣṇa, alguém pode ser libertado da contaminação de Kali-yuga e, em seu corpo espiritual original, pode retornar para casa, de volta ao Supremo. Esta é a oportunidade de Kali-yuga.

SB 8.5.23, Propósito:

O canto do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa é sempre potente, mas é especialmente potente nesta era de Kali. Portanto, Śukadeva Gosvāmī, enquanto instruía Mahārāja Parīkṣit, enfatizou este canto do mantra Hare Kṛṣṇa.

kaler doṣa-nidhe rājann asti hy eko mahān guṇaḥ kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet

Aqueles que aceitaram a tarefa de espalhar o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa em plena consciência de Kṛṣṇa devem aproveitar esta oportunidade para libertar as pessoas muito facilmente das garras da existência material. Nosso dever, portanto, é seguir as instruções de Śrī Caitanya Mahāprabhu e pregar o movimento da consciência de Kṛṣṇa em todo o mundo com muita sinceridade. Esta é a melhor atividade de bem-estar para a paz e prosperidade da sociedade humana.

SB 8.14.4, Propósito:

O dever das pessoas santas, portanto, é levar a sério a causa do sanātana-dharma e tentar restabelecê-lo para o benefício de toda a sociedade humana. O movimento da consciência de Kṛṣṇa foi iniciado de acordo com este princípio. Conforme declarado no Śrīmad-Bhāgavatam (12.3.51):

kaler doṣa-nidhe rājan asti hy eko mahān guṇaḥ kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet

Toda a Kali-yuga está cheia de falhas. É como um oceano ilimitado de falhas. Mas o movimento da consciência de Kṛṣṇa é muito autorizado. Portanto, seguindo os passos de Śrī Caitanya Mahāprabhu, que há quinhentos anos inaugurou o movimento de saṅkīrtana, kṛṣṇa-kīrtana, estamos tentando introduzir esse movimento, de acordo com ordens superiores, em todo o mundo.

SB 9.10.51, Significado:

Entre os quatro yugas-Satya, Tretā, Dvāpara e Kali-o Kali-yuga é o pior, mas se o processo de varṇāśrama-dharma for introduzido, mesmo nesta era de Kali, a situação de Satya-yuga pode ser invocada. O movimento Hare Kṛṣṇa, ou movimento da consciência de Kṛṣṇa, é destinado a este propósito.

kaler doṣa-nidhe rājann asti hy eko mahān guṇaḥ kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet

Se as pessoas adotarem esse movimento saṅkīrtana de cantar Hare Kṛṣṇa, Hare Rāma, elas certamente serão libertadas da contaminação de Kali-yuga, e as pessoas desta era serão felizes, assim como as pessoas eram em Satya-yuga, a era de ouro.

SB 9.14.48, Significado:

Em Satya-yuga, as pessoas sabiam como satisfazer as necessidades da vida simplesmente adorando Nārāyaṇa, a Suprema Personalidade de Deus. O mesmo propósito pode ser servido nesta era de Kali pelo canto do mantra Hare Kṛṣṇa, conforme recomendado no Bhāgavatam. Kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet (SB 12.3.51). Simplesmente cantando o mantra Hare Kṛṣṇa, a pessoa se torna livre da escravidão da existência material e, portanto, torna-se elegível para retornar ao lar, de volta ao Supremo.

Continue lendo clique no link abaixo.




O mistério por trás dos quatro pilares do Templo da Caverna Kedareshwar em Maharashtra

/ Atualizado: 11 de outubro de 2023, 11:11 IST

 

Sinopse

É um lugar onde o divino e o mundo natural convergem, convidando peregrinos e trekkers a experimentar um pedaço do paraíso. Se você estiver em Maharashtra e buscando uma jornada que nutra tanto a alma quanto os sentidos.

Poucos devem estar cientes desta joia escondida de um templo em Maharashtra. O Templo da Caverna Kedareshwar está situado no coração da cordilheira Sahyadri e é cercado de mistério. Esta joia escondida é dedicada ao Senhor Shiva e cativa o coração de cada visitante com sua beleza cênica.

Para saber mais, continue lendo sobre o Templo da Caverna Kedareshwar.

Os quatro pilares e uma lenda

Segundo os moradores locais, o templo foi construído pela dinastia Kalachuri dentro do forte Harishchandragad durante o século VI. Um dos maiores sábios, Changdev, ficou aqui e escreveu a famosa escritura Tatvasaar no século XIV. Há três cavernas perto do templo. Uma das cavernas aqui abriga um Shiva Lingam de 5 pés.
Leia também: Vilas pitorescas na Índia Há uma teoria que afirma que quatro pilares do Templo Kedareshwar não são apenas meros elementos estruturais, mas também têm simbolismo na mitologia hindu.


Cada pilar aqui representa quatro yugas, que são Satya Yuga, Treta Yuga, Dvapara Yuga e Kali Yuga. Hoje, este lingam está em pé sobre apenas um pilar, enquanto outros três pilares caíram. As pessoas acreditam que se o último pilar também quebrar, então o mundo chegará ao fim!

Uma jóia natural escondida em Maharashtra

O Templo da Caverna Kedareshwar não é um local religioso comum, mas está abrigado dentro de uma caverna formada naturalmente. A entrada da caverna é estreita e leva a uma vista deslumbrante. Conforme os visitantes se aventuram mais profundamente na caverna, eles encontrarão um lindo Shiva Lingam representando o Senhor Shiva. Acredita-se que o lingam aqui é automanifestado.

Destinos internacionais para os quais você pode voar diretamente de Mumbai

Destinos internacionais para os quais você pode voar diretamente de Mumbai


Outra característica encantadora do templo é a cachoeira divina que cai graciosamente sobre o Shiva Lingam, o que torna a cena ainda mais bonita. É uma vista para se ver! Dizem que a água flui sem parar aqui. Os devotos acreditam que as águas sagradas desta cachoeira possuem propriedades espirituais e curativas.


A caminhada de Harishchandragad

Chegar ao Templo da Caverna de Kedareshwar é uma aventura por si só, pois está situado dentro do complexo do forte Harishchandragad. Para acessar esta morada divina, os trekkers devem embarcar em uma jornada pelos terrenos acidentados e paisagens exuberantes dos Ghats Ocidentais.


Um oásis de espiritualidade

O Templo da Caverna Kedareshwar é mais do que apenas um local de adoração; é um oásis espiritual. O ambiente tranquilo dentro da caverna, juntamente com a beleza natural que a cerca, cria uma atmosfera de serenidade e reflexão. Devotos e buscadores da paz interior se reúnem neste templo para meditar, buscando a presença divina e o consolo que somente um lugar como este pode oferecer.

Leia mais: Dharavi de Mumbai: como é a vida na maior favela da Ásia?


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Grupo Uninter investe em super polos para expandir ensino prático

Por PRSA 31/05/2024 às 17:42 3 concordam Ouça este conteúdo O  Grupo Uninter  tem se destacado como referência em qualidade na Educação a Di...