Kali-yuga é um oceano de falhas… mas há uma coisa boa
em AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada , Cantando Hare Krishna , Meditação Mantra , Srimad Bhagavatam , Vocabulário Vaisnava Tags: AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada , cantando Hare Krishna , Hare Krishna , Hare Krishna Mantra , santo nome , kirtanad eva krsnasya , Krsna maha -mantra , Senhor Caitanya Mahaprabhu , Srila Prabhupada
clique na imagem para ampliar
..Simplesmente cantando o santo nome de Kṛṣṇa: Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa, Kṛṣṇa Kṛṣṇa, Hare Hare/ Hare Rāma, Hare Rāma, Rāma Rāma, Hare Hare simplesmente cantando o santo nome…,” kīrtanād eva kṛṣṇasya, “ele se torna livre de todas essas contaminações, por uma coisa, simplesmente cantar Hare Kṛṣṇa.”
Kīrtanād eva kṛṣṇasya, mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet
...embora Kali-yuga seja um oceano de falhas, ainda há uma boa qualidade sobre esta era: simplesmente cantando o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa, a pessoa pode se libertar da escravidão material e ser promovida ao reino transcendental.
Este é um sloka (verso) muito importante, como pode ser confirmado pelo número de vezes que Srila Prabhupada o citou. Fiquei curioso sobre este verso, então fui à incomparável página da web Vani Quotes e fiz uma busca pela frase kīrtanād eva kṛṣṇasya, mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet, e fiquei surpreso ao descobrir quantas vezes Srila Prabhupada usou este verso em sua pregação. Acho que este será o próximo verso que tentarei memorizar.
Verso completo:
kaler doṣa-nidhe rājann
asti hy eko mahān guṇaḥ
kīrtanād eva kṛṣṇasya
mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet
kaleḥ — da era de Kali; doṣa-nidheḥ — no oceano de falhas; rājan — ó rei; asti — há; hi — certamente; ekaḥ — um; mahān — muito grande; guṇaḥ — boa qualidade; kīrtanāt — pelo canto; eva — certamente; kṛṣṇasya — do santo nome de Kṛṣṇa; mukta-saṅgaḥ — libertado da escravidão material; param — para o reino espiritual transcendental; vrajet — pode-se ir.
Meu querido Rei, embora Kali-yuga seja um oceano de falhas, ainda há uma boa qualidade sobre esta era: simplesmente cantando o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa, alguém pode se libertar da escravidão material e ser promovido ao reino transcendental. (SB 12.3.510
Versos Citados
do Srimad-Bhagavatam
SB 1.12.34, Propósito:
Que qualquer homem de qualquer lugar ou comunidade, casta ou credo se envolva em qualquer tipo de dever ocupacional, mas ele deve concordar em realizar sacrifícios como é recomendado nas escrituras para o lugar, tempo e pessoa em particular. Nas literaturas védicas, é recomendado que em Kali-yuga as pessoas se envolvam em glorificar o Senhor cantando o santo nome de Kṛṣṇa sem ofensa, e que ao fazer isso, a pessoa pode ser libertada de todos os pecados e, assim, pode atingir a mais alta perfeição da vida retornando para casa, de volta ao Supremo kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet (SB 12.3.51)). Já discutimos isso mais de uma vez nesta grande literatura em diferentes lugares, especialmente na parte introdutória, esboçando a vida do Senhor Śrī Caitanya Mahāprabhu, e ainda estamos repetindo o mesmo com o objetivo de trazer paz e prosperidade à sociedade.
SB 4.29.48, Propósito:
Deve-se estar interessado em informações sobre os planetas espirituais Vaikuṇṭha, e em particular o planeta conhecido como Goloka Vṛndāvana, e deve-se aprender a arte de ir até lá pelo método simples do serviço devocional, começando pela audição (śravaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇoḥ (SB 7.5.23)).
Isto também é confirmado no Śrīmad-Bhāgavatam (12.3.51):
kaler doṣa-nidhe rājann asti hy eko mahān guṇaḥ kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet
Pode-se ir ao planeta supremo ( paraṁ vrajet ) simplesmente cantando o mantra Hare Kṛṣṇa. Isto é especialmente destinado às pessoas desta era (kaler doṣa-nidhe). É a vantagem especial desta era que simplesmente cantando o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa, pode-se purificar de toda contaminação material e retornar para casa, de volta ao Supremo. Não há dúvidas sobre isto.
SB 7.5.23-24, Significado:
Simplesmente cantando o santo nome do Senhor, a pessoa avança perfeitamente na vida espiritual. Este é o melhor processo para o sucesso na vida. Em outras eras, o canto do santo nome é igualmente poderoso, mas especialmente nesta era, Kali-yuga, é mais poderoso. Kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet : (SB 12.3.51) simplesmente cantando o santo nome de Kṛṣṇa, a pessoa é libertada e retorna para casa, de volta ao Supremo. Portanto, mesmo que a pessoa seja capaz de realizar outros processos de serviço devocional, ela deve adotar o canto do santo nome como o principal método de avanço na vida espiritual.
SB 8.5.23, Propósito:
“Abandone todas as variedades de religião e simplesmente renda-se a Mim. Eu o livrarei de toda reação pecaminosa. Não tema.” Assim, assim que alguém se rende aos pés de lótus de Kṛṣṇa, certamente se torna livre de toda contaminação.
Kali-yuga é cheia de contaminação. Isso é descrito no Śrīmad-Bhāgavatam (12.3.51):
kaler doṣa-nidhe rājann asti hy eko mahān guṇaḥ kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet
Esta era de Kali é cheia de falhas ilimitadas. De fato, é como um oceano de falhas (doṣa-nidhi). Mas há uma chance, uma oportunidade. Kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet : simplesmente cantando o mantra Hare Kṛṣṇa, alguém pode ser libertado da contaminação de Kali-yuga e, em seu corpo espiritual original, pode retornar para casa, de volta ao Supremo. Esta é a oportunidade de Kali-yuga.
SB 8.5.23, Propósito:
O canto do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa é sempre potente, mas é especialmente potente nesta era de Kali. Portanto, Śukadeva Gosvāmī, enquanto instruía Mahārāja Parīkṣit, enfatizou este canto do mantra Hare Kṛṣṇa.
kaler doṣa-nidhe rājann asti hy eko mahān guṇaḥ kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet
Aqueles que aceitaram a tarefa de espalhar o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa em plena consciência de Kṛṣṇa devem aproveitar esta oportunidade para libertar as pessoas muito facilmente das garras da existência material. Nosso dever, portanto, é seguir as instruções de Śrī Caitanya Mahāprabhu e pregar o movimento da consciência de Kṛṣṇa em todo o mundo com muita sinceridade. Esta é a melhor atividade de bem-estar para a paz e prosperidade da sociedade humana.
SB 8.14.4, Propósito:
O dever das pessoas santas, portanto, é levar a sério a causa do sanātana-dharma e tentar restabelecê-lo para o benefício de toda a sociedade humana. O movimento da consciência de Kṛṣṇa foi iniciado de acordo com este princípio. Conforme declarado no Śrīmad-Bhāgavatam (12.3.51):
kaler doṣa-nidhe rājan asti hy eko mahān guṇaḥ kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet
Toda a Kali-yuga está cheia de falhas. É como um oceano ilimitado de falhas. Mas o movimento da consciência de Kṛṣṇa é muito autorizado. Portanto, seguindo os passos de Śrī Caitanya Mahāprabhu, que há quinhentos anos inaugurou o movimento de saṅkīrtana, kṛṣṇa-kīrtana, estamos tentando introduzir esse movimento, de acordo com ordens superiores, em todo o mundo.
SB 9.10.51, Significado:
Entre os quatro yugas-Satya, Tretā, Dvāpara e Kali-o Kali-yuga é o pior, mas se o processo de varṇāśrama-dharma for introduzido, mesmo nesta era de Kali, a situação de Satya-yuga pode ser invocada. O movimento Hare Kṛṣṇa, ou movimento da consciência de Kṛṣṇa, é destinado a este propósito.
kaler doṣa-nidhe rājann asti hy eko mahān guṇaḥ kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet
Se as pessoas adotarem esse movimento saṅkīrtana de cantar Hare Kṛṣṇa, Hare Rāma, elas certamente serão libertadas da contaminação de Kali-yuga, e as pessoas desta era serão felizes, assim como as pessoas eram em Satya-yuga, a era de ouro.
SB 9.14.48, Significado:
Em Satya-yuga, as pessoas sabiam como satisfazer as necessidades da vida simplesmente adorando Nārāyaṇa, a Suprema Personalidade de Deus. O mesmo propósito pode ser servido nesta era de Kali pelo canto do mantra Hare Kṛṣṇa, conforme recomendado no Bhāgavatam. Kīrtanād eva kṛṣṇasya mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet (SB 12.3.51). Simplesmente cantando o mantra Hare Kṛṣṇa, a pessoa se torna livre da escravidão da existência material e, portanto, torna-se elegível para retornar ao lar, de volta ao Supremo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário