quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Resumão: O Conceito Filosófico de Educação: pelo professor doutor em filosofia Renato Noguera


Neste vídeo, que fez parte da programação da ANPOF( Associação de pós-graduação em Filosofia) 2021, o professor Renato Noguera nos dá um panorama da Educação como um fenômeno filosófico. Algumas Referências ABBAGNANO, N. & VISALBERGUI, A. História da pedagogia. Vol. I. Lisboa: Livros Horizonte, 1981. GOMES, Nilma Lino. “Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas” In RBPAE, v. 27, n. 1, p. 109-121, jan./abr. 2011. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberolusobras.... KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015; MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Tradução Sebastião Nascimento. São Paulo: N – 1 edições, 2018a. MBEMBE, Achille. Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Rio de Janeiro: n-1 edições, 2018b. MONGA, Célestin. Niilismo e negritude. Tradução de Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Martins Fontes, 2010. NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Selo Negro, 2009. OLIVEIRA, Eduardo David de. “Filosofia da ancestralidade como filosofia africana: Educação e cultura afro-brasileira” In Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 18, maio-out/2012, p. 28-47. ROUSSEAU, J.J. Emílio: ou, da educação. Tradução de Sérgio Milliet. 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. SANT’ANA, Antônio Olímpio. “História e conceitos básicos sobre o racismo e seus derivados. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília. INCTI, UnB, 2015. SANTOS, Ana Katia Alves. Infância afrodescendente: epistemologia crítica no ensino fundamental. Salvador: Edufba, 2006. SARR, Felwine. Afrotopia. Tradução Sebastião Nascimento. São Pualo: n – 1 Edições, 2019. TRINDADE, Azoilda Loretto da. “O racismo no cotidiano escolar”. In: BARROS, José Flávio Pessoa de; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. (Org.). Todas as cores na educação: contribuições para uma reeducação das relações étnico-raciais no ensino básico. Rio de Janeiro: Quartet, 2008. UNESCO. Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia de. (Coord.). Brasília: Unesco/Inep/Observatório de Violências nas Escolas, 2007 #filosofia #educação #brasil #amor #relacionamento #vida

Nenhum comentário:

Grupo Uninter investe em super polos para expandir ensino prático

Por PRSA 31/05/2024 às 17:42 3 concordam Ouça este conteúdo O  Grupo Uninter  tem se destacado como referência em qualidade na Educação a Di...