Reciclagem de plástico como tema motivador para o ensino de química
Márcia Christina Veiga Amorim, Mônica Regina Marques Palermo de Aguiar e Claudia Gonçalves Cristino
Introdução
Há algum tempo as críticas existentes entre o ensino e o aprendizado das ciências vêm se tornando cada vez mais numerosas. Foi constatado que os estudantes brasileiros mostravam grande facilidade em expor princípios científicos, mas nenhuma capacidade de relacioná-los com eventos do cotidiano.1
A vivência do aluno e de seu cotidiano precisam ser levados em consideração no processo de aprender. Fazer educação através da química significa um continuado esforço em colocar a ciência a serviço do mundo, na multidisciplinaridade, no intercâmbio das ciências entre si. Os alunos devem aprender a se referir de maneira racional à natureza, à sociedade e à cultura. Assim, devem adquirir competência para se tornarem verdadeiros cidadãos.2
Diante disso, vem sendo desenvolvido no Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, um projeto na área de ensino de Química Orgânica, com o objetivo de desenvolver técnicas ou novas metodologias relacionadas com o cotidiano para estimular o aprendizado desta disciplina.
Este projeto teve início com a realização de duas monografias do curso de Especialização em Ensino de Ciências, orientadas pelas professoras Márcia Christina Veiga Amorim e Mônica Regina Marques Palermo de Aguiar. O texto a seguir é a cópia do trabalho apresentado na 22ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em maio de 1999 em Poços de Caldas, MG, referente a uma dessas monografias.
Reciclagem de plásticos como tema motivador para o ensino de química
O problema do lixo e a necessidade de preservação do meio ambiente se enquadram como uma questão importante do cotidiano. A reciclagem de materiais surge como uma das principais maneiras de ajudar a solucionar este problema, pois cerca de 35% do lixo que vai para os aterros é composto por materiais que poderiam ser reciclados ou reaproveitados.3
Os plásticos por serem leves, práticos, versáteis, resistentes, duráveis e relativamente baratos, são uma das expressões máxima da tecnologia do homem. Entretanto, sua baixa velocidade de degradação quando descartados, causa danos ao meio ambiente, poluindo os lençóis d'água e o solo.4
Várias instituições de ensino, principalmente fora do município do Rio de Janeiro, vêm desenvolvendo trabalhos sobre a preservação do meio ambiente, com boa repercussão na comunidade e com os alunos. Normalmente, o que é feito é a "coleta seletiva" de plásticos, papel, alumínio e vidro. Entretanto, para que o projeto de coleta seletiva seja eficiente, é necessário que se promova concomitantemente o desenvolvimento do conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e à melhoria da qualidade ambiental.4
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo utilizar a "Reciclagem do plástico" para incentivar o ensino de Química Orgânica do ensino médio. Com este assunto, pretende-se não apenas melhorar o aprendizado de química, como formar cidadãos que possam aplicar esses conhecimentos no dia a dia tornando-se mais conscientes de seu importante papel para a preservação do meio ambiente.
Metodologia
Este trabalho foi desenvolvido com duas turmas do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Gomes Freire de Andrade, situada no Bairro da Penha, município do Rio de Janeiro. As turmas 1301 e 1302, cada uma com média de 55 alunos, foram trabalhadas individualmente.
O trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira foi constituída de duas palestras, ministradas por professores convidados da UERJ, versando sobre a conscientização dos alunos para o "Problema do Meio Ambiente", a segunda etapa consistiu em um evento de coleta de plásticos - oficina de plásticos. Todas as etapas foram registradas com fotografias e avaliadas por intermédio de questionários aplicados aos alunos e recolhidos ao final das mesmas. Os questionários avaliavam o aprendizado dos conceitos abordados em sala, assim como, a opinião pessoal dos alunos em relação a preservação do meio ambiente e reutilização e recuperação de materiais.
Antes do evento, o professor regente trabalhou, em sala de aula, com os alunos os conhecimentos prévios necessários para a melhor compreensão dos assuntos que seriam abordados nas palestras. Como por exemplo, a definição de plásticos, composição, características e algumas reações de polimerização.
Questionários
1º Questionário foi sobre a palestra "Reciclagem de Plásticos"
1) Defina, com suas palavras o que é reciclagem?
2) Quais as vantagens da reciclagem?
3) Quais os tipos de plásticos que podem ser reciclados?
4) Explique com suas palavras o que significa a mudança de estado físico chamada fusão.
5) Como você pode saber de que tipo de polímero é formado um determinado plástico (por exemplo uma garrafa de refrigerante)?
6) Quais são as principais dificuldades da reciclagem e como elas podem ser reduzidas?
7) Quais são os quatro tipos de processos utilizados para a reciclagem de plásticos?
8) O que você entendeu sobre a reciclagem mecânica?
9) Que tipos de artefatos podem ser produzidos utilizando-se plástico reciclado?
10) O que você pode fazer para ajudar sua comunidade em relação aos problemas causado pelo lixo plástico ao nosso meio-ambiente ?
2º Questionário de Avaliação do Evento de "Coleta de Plástico"
1) O que você achou de mais interessante no trabalho apresentado?
2) Dê sua opinião no que poderia ser feito para melhorar o trabalho realizado.
3) Você acha importante o trabalho de preservação do meio ambiente?
4)Você gostaria de participar de nossa equipe de trabalho?
5)Você acha possível realizar este trabalho em sua comunidade?
6)Como você acha que este trabalho poderia ser realizado em sua comunidade?
7)Você tem alguma sugestão para melhorar o trabalho apresentado ?
Resultados
A palestra sobre reciclagem de plástico, ministrada por uma aluna do Curso de Licenciatura do Instituto de Química da UERJ, foi composta de duas etapas: Na primeira etapa os alunos assistiram um filme, o Vira Plástico5. O filme utiliza como recurso didático um rap atraente para a faixa jovem, para mostrar a importância da reciclagem do plástico.
Após o filme, os alunos assistiram a palestra e manusearam com curiosidade os materiais feitos de plásticos virgem e reciclados (Foto 1). Foram enfocados os tipos de reciclagem e o que podemos fazer para ajudar na reciclagem do plástico.
Os alunos participaram também, da fusão do polietileno, simulando um processo de reciclagem mecânica.
Foto 1
Avaliação das respostas dos alunos
Das dez perguntas feitas no questionário, apenas serão apresentadas os resultados das quatro questões, que avaliavam a conscientização do aluno sobre o tema proposto.
Pergunta 1: Defina, com suas palavras, o que é reciclagem ?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
É uma forma de evitar a poluição e reaproveitamento de materiais. | 44 |
Reutilização de materiais, reduzindo a quantidade de lixo. | 45 |
Minimizar os problemas ambientais. | 9 |
Respostas não coerentes. | 2 |
Pergunta 2: Quais são as vantagens da reciclagem ?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Diminuir o volume do lixo. | 36 |
Melhorar o meio ambiente. | 13 |
Baixo custo do material produzido. | 12 |
Economia de material produzido. | 33 |
Evitar enchentes. | 6 |
Não responderam. | 1 |
Pergunta 3: Quais são as principais dificuldades da reciclagem e como elas podem ser reduzidas ?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Falta do sistema de coleta seletiva. | 75 |
A despreocupação do Governo. | 8 |
Conscientização da população. | 16 |
Não respondeu. | 1 |
Pergunta 4: O que você pode fazer para ajudar a sua comunidade em relação aos problemas causados pelo lixo plástico ao nosso meio ambiente?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Separar o material que pode se reciclado. | 57 |
Evitar de jogar lixo na rua. | 12 |
Comunicar a idéia de reciclagem aos vizinhos. | 8 |
Fazer campanhas de conscientização e divulgação. | 21 |
Solicitar na prefeitura o programa de coleta seletiva. | 1 |
Não responderam. | 1 |
Foi observado, através das respostas dos alunos, que quando o assunto está relacionado ao cotidiano, eles são mais motivados e consequentemente acabam assimilando mais o conteúdo desejado.
Avaliação do evento
A seguir serão apresentadas as respostas dos alunos, ao questionário de avaliação:
Pergunta 1: "Você acha importante, o trabalho de preservação do meio ambiente?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Sim | 98 |
Não | 2 |
Pergunta 2: " Você acha possível realizar este trabalho em sua comunidade ?
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Sim | 65 |
Não | <20 |
Talvez | 8 |
Não respondeu | 2 |
Já existe um trabalho | 5 |
Pergunta 3: " Como você acha que este trabalho poderia ser realizado em sua comunidade ?"
Respostas:
Respostas | Nº de alunos (%) |
Com cestos de lixo para a coleta. | 36 |
Através de mutirão. | 3 |
Através da conscientização da população. | 51 |
Não responderam | 13 |
Coleta do plástico
Este evento constituiu-se de dois momentos: no primeiro os alunos assistiram uma palestra sobre o problema do lixo e depois participavam de uma oficina de reciclagem, que foi montada em uma sala na escola.
Palestra sobra o "o problema do lixo"
Esta palestra foi ministrada pela Prof. Cristina Rivoir, do Programa de Despoluição da Baía da Guanabara - UERJ e foi dividida em duas partes: a primeira a apresentação de um vídeo educativo e a Segunda etapa, constitui de um debate.
O filme educativo escolhido foi o Viravolta5, onde era apresentado de maneira criativa e alegre o problema de lixo e como e por quê reciclá-lo.
Depois do filme, a palestrante definiu que lixo é todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas, que ninguém quer ou que não tem valor comercial.
Desse ponto em diante, segui-se um debate orientado pelo palestrante, onde foi discutido a composição do lixo, problemas causados pelo descarte do lixo em lugares impróprios e como esse lixo pode voltar para nós, sob a forma de enchentes e de muitas doenças.
Oficina do lixo
No evento de coleta do lixo na turma foi feita com materiais reciclados. Na porta da oficina foi colocada uma grande caixa de papelão na cor vermelha (Foto 2), cor definida para a coleta do plástico, onde os alunos colocavam o seu "lixo".
Após os alunos percorrem a exposição, eles mexeram e criaram novos objetos a partir dos plásticos trazidos por eles, com o objetivo de transformar o lixo em luxo (Foto 3 e 4). Ao final da oficina, os alunos que mais se destacaram em suas criações, foram premiados com livros.
Foto 3
Foto 4
Participaram da exposição quase cem alunos, divididos em dois grupos, cada um, em média, com 50 alunos.
Foi coletado um volume muito grande de objetos de plásticos, enchendo cinco sacos de 200 litros, que foram vendidos para os compradores de plásticos.
Conclusões
Após a análise dos questionários e pela satisfação com que os alunos participaram do trabalho, vale a pena afirmar que somente um ensino diversificado pode trazer motivação para o aluno. Pode-se concluir que a estratégia é valida, motivadora e bastante adequada para propiciar uma ligação da Química com a vida do cotidiano, especialmente quanto ao aspecto ecológico-ambiental.
_______________
1. Lessa, G. (1964) Revista Brasileira de estudos Pedagógicos 41:252
2. Chassot, A. I. (1993) Catalisando transformações na educação, 3º ed. Editora Unijuí, Rio Grande do Sul, 174p.
Abaixo, links de monografias e projetos sobre este tema.