domingo, 14 de novembro de 2010

Reciclagem de plástico como tema motivador para o ensino de química. E links de monografia


Reciclagem de plástico como tema motivador para o ensino de química

Márcia Christina Veiga Amorim, Mônica Regina Marques Palermo de Aguiar e Claudia Gonçalves Cristino

Introdução

Há algum tempo as críticas existentes entre o ensino e o aprendizado das ciências vêm se tornando cada vez mais numerosas. Foi constatado que os estudantes brasileiros mostravam grande facilidade em expor princípios científicos, mas nenhuma capacidade de relacioná-los com eventos do cotidiano.1

A vivência do aluno e de seu cotidiano precisam ser levados em consideração no processo de aprender. Fazer educação através da química significa um continuado esforço em colocar a ciência a serviço do mundo, na multidisciplinaridade, no intercâmbio das ciências entre si. Os alunos devem aprender a se referir de maneira racional à natureza, à sociedade e à cultura. Assim, devem adquirir competência para se tornarem verdadeiros cidadãos.2

Diante disso, vem sendo desenvolvido no Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, um projeto na área de ensino de Química Orgânica, com o objetivo de desenvolver técnicas ou novas metodologias relacionadas com o cotidiano para estimular o aprendizado desta disciplina.

Este projeto teve início com a realização de duas monografias do curso de Especialização em Ensino de Ciências, orientadas pelas professoras Márcia Christina Veiga Amorim e Mônica Regina Marques Palermo de Aguiar. O texto a seguir é a cópia do trabalho apresentado na 22ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em maio de 1999 em Poços de Caldas, MG, referente a uma dessas monografias.



Reciclagem de plásticos como tema motivador para o ensino de química


O problema do lixo e a necessidade de preservação do meio ambiente se enquadram como uma questão importante do cotidiano. A reciclagem de materiais surge como uma das principais maneiras de ajudar a solucionar este problema, pois cerca de 35% do lixo que vai para os aterros é composto por materiais que poderiam ser reciclados ou reaproveitados.3

Os plásticos por serem leves, práticos, versáteis, resistentes, duráveis e relativamente baratos, são uma das expressões máxima da tecnologia do homem. Entretanto, sua baixa velocidade de degradação quando descartados, causa danos ao meio ambiente, poluindo os lençóis d'água e o solo.4

Várias instituições de ensino, principalmente fora do município do Rio de Janeiro, vêm desenvolvendo trabalhos sobre a preservação do meio ambiente, com boa repercussão na comunidade e com os alunos. Normalmente, o que é feito é a "coleta seletiva" de plásticos, papel, alumínio e vidro. Entretanto, para que o projeto de coleta seletiva seja eficiente, é necessário que se promova concomitantemente o desenvolvimento do conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e à melhoria da qualidade ambiental.4


Objetivo

Este trabalho tem como objetivo utilizar a "Reciclagem do plástico" para incentivar o ensino de Química Orgânica do ensino médio. Com este assunto, pretende-se não apenas melhorar o aprendizado de química, como formar cidadãos que possam aplicar esses conhecimentos no dia a dia tornando-se mais conscientes de seu importante papel para a preservação do meio ambiente.
Metodologia

Este trabalho foi desenvolvido com duas turmas do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Gomes Freire de Andrade, situada no Bairro da Penha, município do Rio de Janeiro. As turmas 1301 e 1302, cada uma com média de 55 alunos, foram trabalhadas individualmente.

O trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira foi constituída de duas palestras, ministradas por professores convidados da UERJ, versando sobre a conscientização dos alunos para o "Problema do Meio Ambiente", a segunda etapa consistiu em um evento de coleta de plásticos - oficina de plásticos. Todas as etapas foram registradas com fotografias e avaliadas por intermédio de questionários aplicados aos alunos e recolhidos ao final das mesmas. Os questionários avaliavam o aprendizado dos conceitos abordados em sala, assim como, a opinião pessoal dos alunos em relação a preservação do meio ambiente e reutilização e recuperação de materiais.

Antes do evento, o professor regente trabalhou, em sala de aula, com os alunos os conhecimentos prévios necessários para a melhor compreensão dos assuntos que seriam abordados nas palestras. Como por exemplo, a definição de plásticos, composição, características e algumas reações de polimerização.

Questionários

1º Questionário foi sobre a palestra "Reciclagem de Plásticos"

1) Defina, com suas palavras o que é reciclagem?

2) Quais as vantagens da reciclagem?

3) Quais os tipos de plásticos que podem ser reciclados?

4) Explique com suas palavras o que significa a mudança de estado físico chamada fusão.

5) Como você pode saber de que tipo de polímero é formado um determinado plástico (por exemplo uma garrafa de refrigerante)?

6) Quais são as principais dificuldades da reciclagem e como elas podem ser reduzidas?

7) Quais são os quatro tipos de processos utilizados para a reciclagem de plásticos?

8) O que você entendeu sobre a reciclagem mecânica?
9) Que tipos de artefatos podem ser produzidos utilizando-se plástico reciclado?

10) O que você pode fazer para ajudar sua comunidade em relação aos problemas causado pelo lixo plástico ao nosso meio-ambiente ?

2º Questionário de Avaliação do Evento de "Coleta de Plástico"

1) O que você achou de mais interessante no trabalho apresentado?

2) Dê sua opinião no que poderia ser feito para melhorar o trabalho realizado.

3) Você acha importante o trabalho de preservação do meio ambiente?

4)Você gostaria de participar de nossa equipe de trabalho?

5)Você acha possível realizar este trabalho em sua comunidade?
6)Como você acha que este trabalho poderia ser realizado em sua comunidade?

7)Você tem alguma sugestão para melhorar o trabalho apresentado ?

Resultados


A palestra sobre reciclagem de plástico, ministrada por uma aluna do Curso de Licenciatura do Instituto de Química da UERJ, foi composta de duas etapas: Na primeira etapa os alunos assistiram um filme, o Vira Plástico5. O filme utiliza como recurso didático um rap atraente para a faixa jovem, para mostrar a importância da reciclagem do plástico.

Após o filme, os alunos assistiram a palestra e manusearam com curiosidade os materiais feitos de plásticos virgem e reciclados (Foto 1). Foram enfocados os tipos de reciclagem e o que podemos fazer para ajudar na reciclagem do plástico.

Os alunos participaram também, da fusão do polietileno, simulando um processo de reciclagem mecânica.

Foto 1


Avaliação das respostas dos alunos

Das dez perguntas feitas no questionário, apenas serão apresentadas os resultados das quatro questões, que avaliavam a conscientização do aluno sobre o tema proposto.

Pergunta 1: Defina, com suas palavras, o que é reciclagem ?
Respostas:


RespostasNº de alunos (%)
É uma forma de evitar a poluição e reaproveitamento de materiais.
44
Reutilização de materiais, reduzindo a quantidade de lixo.
45
Minimizar os problemas ambientais.
9
Respostas não coerentes.
2


Pergunta 2: Quais são as vantagens da reciclagem ?
Respostas:

RespostasNº de alunos (%)
Diminuir o volume do lixo.
36
Melhorar o meio ambiente.
13
Baixo custo do material produzido.
12
Economia de material produzido.
33
Evitar enchentes.
6
Não responderam.
1


Pergunta 3: Quais são as principais dificuldades da reciclagem e como elas podem ser reduzidas ?
Respostas:

RespostasNº de alunos (%)
Falta do sistema de coleta seletiva.
75
A despreocupação do Governo.
8
Conscientização da população.
16
Não respondeu.
1
Pergunta 4: O que você pode fazer para ajudar a sua comunidade em relação aos problemas causados pelo lixo plástico ao nosso meio ambiente?
Respostas:

RespostasNº de alunos (%)
Separar o material que pode se reciclado.
57
Evitar de jogar lixo na rua.
12
Comunicar a idéia de reciclagem aos vizinhos.
8
Fazer campanhas de conscientização e divulgação.
21
Solicitar na prefeitura o programa de coleta seletiva.
1
Não responderam.
1
Foi observado, através das respostas dos alunos, que quando o assunto está relacionado ao cotidiano, eles são mais motivados e consequentemente acabam assimilando mais o conteúdo desejado.
Avaliação do evento
A seguir serão apresentadas as respostas dos alunos, ao questionário de avaliação:
Pergunta 1: "Você acha importante, o trabalho de preservação do meio ambiente?
Respostas:

RespostasNº de alunos (%)
Sim
98
Não
2
Pergunta 2: " Você acha possível realizar este trabalho em sua comunidade ?
Respostas:

RespostasNº de alunos (%)
Sim
65
Não
<20
Talvez
8
Não respondeu
2
Já existe um trabalho
5
Pergunta 3: " Como você acha que este trabalho poderia ser realizado em sua comunidade ?"
Respostas:

RespostasNº de alunos (%)
Com cestos de lixo para a coleta.
36
Através de mutirão.
3
Através da conscientização da população.
51
Não responderam
13


Coleta do plástico

Este evento constituiu-se de dois momentos: no primeiro os alunos assistiram uma palestra sobre o problema do lixo e depois participavam de uma oficina de reciclagem, que foi montada em uma sala na escola.

Palestra sobra o "o problema do lixo"

Esta palestra foi ministrada pela Prof. Cristina Rivoir, do Programa de Despoluição da Baía da Guanabara - UERJ e foi dividida em duas partes: a primeira a apresentação de um vídeo educativo e a Segunda etapa, constitui de um debate.

O filme educativo escolhido foi o Viravolta5, onde era apresentado de maneira criativa e alegre o problema de lixo e como e por quê reciclá-lo.

Depois do filme, a palestrante definiu que lixo é todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas, que ninguém quer ou que não tem valor comercial.

Desse ponto em diante, segui-se um debate orientado pelo palestrante, onde foi discutido a composição do lixo, problemas causados pelo descarte do lixo em lugares impróprios e como esse lixo pode voltar para nós, sob a forma de enchentes e de muitas doenças.



Oficina do lixo

No evento de coleta do lixo na turma foi feita com materiais reciclados. Na porta da oficina foi colocada uma grande caixa de papelão na cor vermelha (Foto 2), cor definida para a coleta do plástico, onde os alunos colocavam o seu "lixo".




Após os alunos percorrem a exposição, eles mexeram e criaram novos objetos a partir dos plásticos trazidos por eles, com o objetivo de transformar o lixo em luxo (Foto 3 e 4). Ao final da oficina, os alunos que mais se destacaram em suas criações, foram premiados com livros.

Foto 3


Foto 4



Participaram da exposição quase cem alunos, divididos em dois grupos, cada um, em média, com 50 alunos.
Foi coletado um volume muito grande de objetos de plásticos, enchendo cinco sacos de 200 litros, que foram vendidos para os compradores de plásticos.

Conclusões

Após a análise dos questionários e pela satisfação com que os alunos participaram do trabalho, vale a pena afirmar que somente um ensino diversificado pode trazer motivação para o aluno. Pode-se concluir que a estratégia é valida, motivadora e bastante adequada para propiciar uma ligação da Química com a vida do cotidiano, especialmente quanto ao aspecto ecológico-ambiental.

_______________

1. Lessa, G. (1964) Revista Brasileira de estudos Pedagógicos 41:252

2. Chassot, A. I. (1993) Catalisando transformações na educação, 3º ed. Editora Unijuí, Rio Grande do Sul, 174p.

3. Cempre (1997) Folheto Informativo, nº36, São Paulo.

4. Cristino, C. G. (1998) Monografia do Curso de Especialização em Ensino de Ciências, IB, UERJ.




Abaixo, links de monografias e projetos sobre este tema.







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sábado, 13 de novembro de 2010

EPMD - You're A Customer

toxicofera


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Pet Shop Boys - West End Girls (1985)

Ichnos71live



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champaign - how bout us

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Junior - Mama Used To Say

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1982 promo video for Junior's "Mama Used To Say".


Rare video for this R&B hit.




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Free Life - I'll Keep a Light In My Window

lolfox99



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I'll Keep My Light In My Window


renren009

25 de junho de 2008

The Temptations

From Album: Truly For You




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Caderno Exercícios Voz

Caderno Exercícios Voz

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Introdução à Psicologia - Lição 01 em 4 partes


Introdução ao estudo de Psicologia. Fonte: Psicologias, uma introdução ao estudo de Psicologia. Autores: Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Editora Saraiva.



Introdução ao Estudo de Psicologia - Lição 01 - Parte 02
Fonte: Psicologias, uma introdução ao estudo de Psicologia. Autores: Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Editora Saraiva.




Introdução ao Estudo de Psicologia - Lição 01 - Parte 03
Fonte: Psicologias, uma introdução ao estudo de Psicologia. Autores: Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Editora Saraiva.


Introdução à Psicologia - Lição 01 - Parte 04. 
Fonte: Psicologias, uma introdução ao estudo de Psicologia. Autores: Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Editora Saraiva.

fonte http://www.youtube.com/user/Estudospsi2009

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Método Fônico Capovilla

Metodo Fonico Capovilla                                                            

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Um olhar para_as_altas_habilidades


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Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais




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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática

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Pedagogia Empresarial



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O USO DE FONTES HISTÓRICAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Plano de Aula modelo.

Plano de Aula

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WIKIPÉDIA, uma reflexão... João Maria Andarilho Utópico... não tenho med...



Muitos critícam, e há uma paradoxo eles também usam. Wikipédia, não tenho medo de dizer eu uso...

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Faça você mesmo.

Como construir um trepa-trepa com tubos de PVC, para incrementar a área de brincadeiras da creche.

A terapeuta ocupacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE), Ione Matsuoka, ensina a confeccionar um brinquedo para crianças com e sem deficiência mental. O brinquedo inclusivo pode ser usado na sala de aula regular, por todas as crianças.

Conheça o trabalho da professora Nylse Cunha e da Brinquedoteca Indianópolis, em São Paulo. Neste vídeo, aprenda a fazer um brinquedo que ajuda a desenvolver a memória da garotada, feito com caixas de fósforo. No dia 21, aprenda a fazer o forma palavras.


fonte http://www.youtube.com/user/revistanovaescola.

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Professores substitutos, a rotina no banco de reservas

 Diretoria de Ensino Campinas Leste-SP

Professores substitutos, a rotina no banco de reservas

Escalados para assumir as faltas e licenças dos titulares, professores substitutos contam como lidam com um cotidiano puxado e um futuro incerto

Ana Rita Martins (novaescola@atleitor.com.br), de Salvador, BA, Paula Takada, de São Leopoldo, RS, e Rodrigo Ratier, de Jaraguá do Sul, SC
Página   1 2 _ _
=== PARTE 1 ====
Seus nomes são Mara, Carla e Ana Beatriz, mas os alunos, pelo menos nas primeiras aulas, se referem a elas da mesma maneira: professora substituta. São elas que assumem o lugar de colegas que faltam ou que se afastam temporariamente de sala por diversos motivos. A tarefa, espinhosa, inclui tocar um trabalho iniciado por outra pessoa, preparar a transição para a volta do titular e lidar com a aflição de não ter turma para lecionar no ano seguinte.

Mara é de Jaraguá do Sul, a 187 quilômetros de Florianópolis. Carla leciona em Salvador. Ana Beatriz, por sua vez, dá aulas em São Leopoldo, a 40 quilômetros de Porto Alegre. Todas levam um dia a dia puxado e repleto de incertezas. A começar pela relação trabalhista, em que quase sempre a palavra "substituto" rima com "temporário" - ou "eventual" e "de módulo", dependendo da cidade e do estado. Os nomes designam os profissionais com um vínculo por tempo determinado com as redes, raramente superior a um ano
(leia o quadro na página seguinte). É o caso de Mara (leia o depoimento no destaque abaixo). Em geral, são selecionados pelo currículo e pela experiência profissional. Em menor número, as substituições são feitas por estudantes de Pedagogia e de licenciaturas específicas (como Carla), numa situação que está longe de ser a ideal - as Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia afirmam que o estágio deve ser pautado por uma mescla de atividades de observação, coparticipação e participação, sempre com supervisão. Por fim, substitutos concursados, que fazem parte do quadro fixo (como Ana Beatriz), são uma exceção.

Outro desafio recorrente é a sensação de despreparo para assumir uma classe
(leia o depoimento na página seguinte). "Muitas vezes, a raiz do problema é própria formação do docente. Diversos substitutos são professores que ainda não conseguiram passar em concursos", afirma José Marcelino de Rezende Pinto, docente da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. Mas parte do obstáculo tem a ver com a falta de informação sobre a turma, o que indica que a transição para a entrada do suplente não foi bem feita. A missão se torna ainda mais difícil para os docentes que a cada dia têm de lecionar em uma classe diferente (leia o depoimento na página seguinte). "Nessas condições, sem a orientação adequada, fica quase impossível planejar uma aula", afirma Roberta Panico, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa Cedac, em São Paulo.
Ilustração Melissa Lagoa sobre foto Eduardo Marques
Mara Luciana Kamschen Silva, professora
substituta das séries iniciais do Ensino
Fundamental na EM Luiz Gonzaga Ayroso,
em Jaraguá do Sul, SC.
Ilustração Melissa Lagoa sobre
foto Eduardo Marques
"Há 15 anos, pulo de licença em licença"
"Jaraguá do Sul, a cidade onde moro e trabalho, possui uma modalidade de contrato de trabalho chamada de ACT, Admissão em Caráter Temporário. Em geral, somos chamados no início do ano e ficamos até dezembro, cobrindo diversos tipos de licença: saúde, gestação, licença-prêmio etc. Sou ACT há 15 anos. Já lecionei em 19 das 32 escolas da rede, pulando de licença em licença. Em 2010, dei sorte: fico até o fim do ano com as mesmas turmas de 4º ano. Dizem que um ACT deve evitar criar vínculos, mas não consigo: me apego às turmas. A questão financeira também preocupa. Meu grande problema são os meses de janeiro e fevereiro, quando não recebo salário - já prevejo o problema e faço economia ao longo do ano. Meu objetivo é passar no concurso e virar uma professora efetiva. No último que prestei, estava muito ansiosa e não passei. Amo o que faço, mas gostaria de ter estabilidade para não viver sempre nessa agonia."
=== PARTE 2 ====
Continue lendo
Página   1 2 _

fonte; http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/carreira/professores-substitutos-rotina-banco-reservas-584460.shtml

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Atividade diagnóstica de Língua Portuguesa

Atividade diagnóstica de Língua Portuguesa

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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

GOSTO SUPERIOR (Guia Prático de Vegetarianismo Hare Krishna)

Anônimo - GOSTO SUPERIOR (Guia Prático de Vegetarianismo Hare Krishna)                                                            

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Taylor e os dias atuais links. O tempo passou e os pontos evidenciados por Taylor ainda são muito presentes nas organizações




O tempo passou e os pontos evidenciados por Taylor ainda são muito presentes nas organizações, principalmente nas empresas produtivas.

Os estudos de Taylor, relacionados à Administração Científica, evidenciam a busca constante pela produtividade com a máxima eficiência, através da Organização Racional do Trabalho que é a base desse estudo e que se fundamenta nos seguintes princípios: estudo dos tempos e movimentos, prêmios de produção, divisão de tarefas, padronização, desenho de cargos e tarefas e condições ambientais, entre outros, sendo que esses são os principais para o desenvolvimento de tarefas e conseqüentemente um aumento na produtividade. O tempo passou e os pontos evidenciados por Taylor ainda são muito presentes nas organizações, principalmente nas empresas produtivas. Dessa forma, o trabalho objetiva, através de pesquisa bibliográfica e estudo de caso na empresa João Carlos Peixinho – ME, do ramo de confecção, demonstrar a importância dos estudos da Teoria de Taylor -Administração Científica, como base do processo administrativo das empresas, pois esses podem ser constatados nas empresas contemporâneas. Pode-se dizer que por mais que o modelo taylorista tenha sido bastante criticado, ele está muito vivo e se faz necessário para o crescimento das empresas, sejam elas, produtivas ou não. (Angela Maria Bissoli da Silva, Rosângela Salvador Biral dos Santos).
http://www.univen.edu.br/revista/n007/AS%20INFLU%CANCIAS%20E%20CONTRIBUI%C7%D5ES%20DOS%20ESTUDOS%20DE%20TAYLOR%20NAS%20ORGANIZA%C7%D5ES%20CONTEMPOR%C2NEAS.pdf




http://educacaodialogica.blogspot.com/2008/03/administrao-taylor.html
http://www.scribd.com/doc/406402/Taylor-Superstar
http://historia.abril.com.br/gente/frederick-winslow-taylor-senhor-tempo-435026.shtml
http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/administracao-cientifica-de-taylor-o-homem-do-tempo/318/
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-obra-de-taylor-suas-constatacoes-e-propostas/10905/
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2000_E0092.PDF
http://www.scribd.com/doc/42010467/Leonardo-Melo-e-Silva-ONTEM-E-HOJE-CAPITULOS-DE-HISTORIA-E-DE-SOCIOLOGIA-DO-TRABALHO
1. ANSOFF, H. Igor. Administração Estratégica. São Paulo: Atlas. 1990.
2. BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no século XX.
3.ed. Ed. Guanabara. 1995.
3. CORIAT, Benjamim. Pensar pelo Avesso. Rio de Janeiro: Revan. 1994.
4. TAYLOR, Frederick W. Princípios de Administração Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas. 1986


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Pedagoga/o pode concorrer à cargos de Inspeção Educacional com um diploma contendo as novas diretrizes do curso de 15/05/2006

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais ...